Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Indústria no Ceará cai 5,4% em junho



PRODUÇÃO
07.08.2014


Com o recuo registrado na produção do sexto mês do ano, o setor interrompe a retomada do crescimento
Queda na Indústria
Entre os principais recuos na produção estão os setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-25,2%) e de têxteis (-36,4%)
FOTO: KIKO SILVA
Após registrar recuperação de 0,2% em abril e expansão de 0,7% em maio, a produção industrial cearense ajustada sazonalmente volta a interromper a retomada do crescimento e registra recuo de 5,4%, em junho, em relação ao mês anterior, e de 6,7%, no confronto com junho de 2013, anotando segunda taxa negativa seguida nesse tipo de comparação e a mais intensa desde o mês de fevereiro de 2012 (-9,7%). Em âmbito nacional, a indústria do Ceará anotou a maior queda em junho, atrás apenas do Amazonas (-9,3%), do Paraná (-7,5%) e de Pernambuco, (-7,4%)
Com o resultado de junho, a produção da indústria do Ceará fecha o acumulado do primeiro semestre de 2014 em baixa de 1,5%, quando comparado com os primeiros seis meses do ano passado. No acumulado de 12 meses, porém, o setor ainda computa alta de 4,7%, mantendo-se em terceiro lugar em termos de crescimento anualizado, entre os 14 Estados pesquisados pelo IBGE, atrás apenas do Amazonas e Pará cujas indústrias avançam (4,8%) e (9,1%), respectivamente, mas à frente de Pernambuco (2,1%) e da Bahia (0,2%), este último puxado por queda de 12,1%, em junho último.
Setores
O recuo de 6,7%, em junho último, em relação a igual mês de 2013, foi puxado pela retração de sete dos 11 ramos pesquisados. As principais quedas na produção industrial sobre o total global foram registradas nos setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-25,2%) e de produtos têxteis (-36,4%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-36,8%), de produtos de minerais não-metálicos (-18,8%) e de produtos de metal (-26,6%).
Em contrapartida, os setores de produtos alimentícios, com alta de 9,9%, e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, de 15,4%, exerceram pressão positiva sobre os resultados; alimentados, sobretudo, pela maior produção de farinha de trigo, no primeiro ramo; e de óleos combustíveis, no segundo segmento.
Regional
No Nordeste, a queda na produção da indústria em junho, ante junho de 2013, no Ceará (-6,7%), em Pernambuco (-7,3%) e na Bahia (-12,1%), resultou em impacto negativo médio de 8,3%, na região. No Acumulado dos seis primeiros meses deste ano, a indústria do Nordeste fecha o período com recuo de 0,1%, em relação ao acumulado do primeiro semestre de 2013. Em 12 meses, a variação acumulada é de 1% positivo.
No País
Dados do IBGE mostram ainda que, ao se comparar os indicadores de junho último com igual mês de 2013, o setor industrial nacional recuou 6,9%, com perfil disseminado de resultados negativos em termos regionais, já que 12 dos 15 Estados pesquisados apontaram queda na produção. Em relação a maio, a retração anotada no setor no País, foi de 1,4%, em junho, e 2,6%, quando se compara a performance do setor no acumulado dos primeiros meses de 2014 com igual período do ano passado. Em 12 meses, o recuo é de 0,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...