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terça-feira, 21 de novembro de 2017

Automatização de marketing: vale a pena?







terça, 21/11/2017 08:01

Talvez você seja um veterano do marketing, trabalhe nessa vertical por alguns bons anos e seja bastante habilidoso para apresentar seus produtos para os seus clientes. E o melhor? Você tem conseguido bons resultados e a empresa tem crescido satisfatoriamente.


Seus métodos parecem funcionar bem - apesar de serem bastante manuais e compostos por uma série de rotinas - e você possui um histórico de bons trabalhos e ótimos resultados em várias diferentes empresas. 
Dado esse cenário, você precisa se preocupar com ferramentas de automatização de marketing? Uma estratégia de automatização é realmente necessária quando tudo funciona tão bem? Afinal de contas, existe uma série de custos associados em criar uma estrutura automatizada como essa e no geral são projetos longos e que envolvem diversos times.
Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta. Mas, queremos te trazer alguns fatos que podem te ajudar a tirar algumas conclusões por conta própria.

Automatização permite a paixão

As coisas estão indo bem para o seu negócio. Você tem trabalhado duro, entregue bons resultados e vem recebendo recompensas por isso. Mas, não existe uma necessidade de dar um passo além? Qual era o seu sonho inicial ao montar o negócio? Talvez você tivesse a visão de revolucionar um mercado ou levar o negócio da sua família para um próximo nível.
Independente de qual era o seu sonho, provavelmente ele não era relacionado a executar diariamente tarefas repetitivas e que individualmente agregam pouco valor.

É nesse contexto que a automatização de marketing entra em cena. Ao automatizar seus processos, você está liberando seu tempo para focar em questões mais relevantes do seu negócio. Por que ficar atolado com a execução de pequenas tarefas ao invés de liderar novas iniciativas e projetos que podem mudar o rumo da sua empresa?

Uma empresa escalável

No geral uma empresa nasce quando alguém se foca em transformar uma ideia em realidade. No início, os fundadores se dedicam ao máximo e tentam preencher por conta própria o máximo de funções possíveis na tentativa de reduzir custos. Se tudo der certo, depois de algum tempo, existe um momento em que a empresa começa a crescer, conta com um pouco mais de recursos, os times crescem e a rotina fica um pouco menos conturbada.

Porém, o crescimento da empresa trás novas dificuldades. Com o crescimento, descobrimos que os procedimentos e boas práticas não são mais adequados e precisam ser melhorados. A transição de uma empresa pequena para uma empresa média pode ser extremamente conturbada.

Para se tornar uma empresa escalável, é necessário que a empresa invista em recursos de automatização. Através de relatórios e projeções de crescimento e do uso de ferramentas de automatização, é possível eliminar qualquer tipo de dor do crescimento.

Atinja seus grandes planos
Não importa quantos consumidores você está impactando com a sua estratégia atual, sempre existe espaço para aperfeiçoamento. Todos os possíveis consumidores estão cientes das vantagens do seu produto? Você está interagindo com seus consumidores antes que a competição? Existem outros mercados que a empresa pode atacar?
Ferramentas de automatização de marketing não somente te permitem realizar seus grandes planos, elas permitem você ir mais além do que jamais imaginou, respondendo questões complexas e atacando mercado que antes não eram imagináveis.

Os benefícios da automatização

1- Ajuda a economizar tempo e ser mais eficiente: Ao implementar ferramentas de automatização você com certeza vai ganhar tempo, afinal esse é o grande objetivo. Em um primeiro momento pode ser bastante trabalhoso passar pelo processo de automatização, porém, no curto/médio prazo você vai evitar tarefas repetitivas, vai poder se focar em projetos mais relevantes e reduzir custos.
2 - Oferece informações e dados extras: Automatização de marketing vai te gerar dados, muitos dados. Se você souber o que fazer com eles, com certeza vão ser extremamente úteis. Com mais dados você vai poder aprender mais sobre seus clientes e consequentemente vai conseguir obter mais valor deles.
3 - Permite personalização: Por que a personalização é importante? Simplesmente porque é ela quem coloca um toque mais humano no seu contato com o cliente e permite oferecer a cada consumidor o que lhe for mais relevante.
4 - Aumenta a lucratividade e fidelização de cada cliente: Automatização de marketing permite que você implemente estratégias para maximizar a receita gerada por cada cliente. E-mails automáticos de carrinhos abandonados, mensagens para converter usuários que estão desengajando da sua plataforma e várias outras estratégias.
Mas, afinal de contas, vale a pena de fato a automatização de marketing? É uma pergunta que depende muito do momento específico de cada empresa. Mas, se feita no momento e da maneira correta, com certeza a automatização de marketing permite grandes ganhos.

Fonte: Baguete

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