Para ser um líder que atende às exigências do mercado, é necessário desenvolver competências
específicas. Um líder se depara com inúmeras situações diariamente,
tendo a difícil missão de fazer com que a sua equipe produza melhor e
promova resultados além das expectativas.
1- Para fazer com que a sua equipe seja mais produtiva, dê exemplos de eficiência entregando mais e exigindo menos.
Um excelente líder consegue ultrapassar expectativas e trazer ótimos resultados.
2- Diante de situações difíceis, mantenha o equilíbrio emocinal e reflita sobre as soluções, tirando o foco do problema.
3- Existem diversas competências que um líder dever ter. Porém, uma das mais importantes é a habilidade de se comunicar.
4- Um líder deve saber
controlar o tempo das reuniões, tornando-as mais eficazes. Para isso,
definida as metas, promova as ações e seja objetivo.
Equilíbrio emocional, comunicação e objetividade são essenciais para um líder.
Otimizar o tempo é imprescindível para produzir mais e atingir metas.
5- Para manter uma equipe unida é fundamental ter uma relação profissional saudável, permitindo a descontração e o comprometimento na dose certa.
6- Em um momento de grande tensão, procure manter a calma para não perder a razão. A paciência é uma grande habilidade de um líder.
7- Se a sua equipe não cumpriu prazos, analise os pontos que prejudicaram o trabalho e identifique o que pode ser aprimorado.
Siga todas as dicas e aprimore sua liderança
Se sua equipe estiver num impasse, realinhe os objetivos, relembre os pontos em comum e reafirme o resultado desejado.
8- Planejamento é tudo! Antes de iniciar um trabalho, organize-se, trace um plano e estabeleça uma data de entrega.
9- O que fazer diante
de prazo curto? Analise os possíveis riscos e seja prudente. Nunca se
comprometa com prazos que não podem ser cumpridos.
10- O trabalho de um
líder reflete diretamente no desempenho da equipe. Portanto, é preciso
encarar os desafios diários de forma construtiva.
Autor: Villela da Mata. Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, uma
organização pioneira, com mais de uma década de tradição em excelência e
qualidade. Master Coach com mais de 20 anos de experiência em grandes
corporações globais, tais como Serasa, Votorantim, Coca-cola, Daimler
Chrysler & Mercedes Benz. Formado em MBA pela FGV e possui diversas
especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança. Membro
do IOC e ICC.
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