01 de Junho de 2015 - 08h30
Uma empresa é como um organismo, ela é composta por vários “órgãos” e é preciso que todos estejam funcionando em sintonia para que o mesmo seja saudável e dê frutos. Ou seja, não adianta cada área da organização funcionar bem separadamente se em conjunto elas não interagem e não se complementam em prol de um objetivo maior: o crescimento da organização.
Muitas vezes, diferentes departamentos vão bem, cumprem as metas, mas a empresa como um todo vai mal. Isso acontece porque é comum os departamentos se enxergarem individualmente quando deveriam se ver como parte do ecossistema completo da organização e trabalharem em conjunto. Com isso, fica difícil para os gestores identificarem qual o problema, já que todas as áreas estão, de certa forma, cumprindo suas metas.
Mas como identificar quais áreas não estão trabalhando em conjunto?
Atualmente, existem ferramentas que propiciam aos gestores uma visão geral da organização e a interação entre as áreas por meio de cruzamento de dados e análises preditivas de novos cenários. Entretanto, há algumas dicas que podem ser úteis para as empresas que procuram melhorar a integração e as metas entre as áreas. São elas:
1. Estabelecer KPIs em comum
Os gestores são os responsáveis por definir os KPIs (Key Performance Indicator) de suas equipes. E para estabelecer metas que integrem as áreas e que façam sentido, é necessário enxergar os dados com inteligência. A partir desse princípio, é possível, por exemplo, analisar a relação entre os itens vendidos e as ações de marketing que foram realizadas no período de maior pico de vendas e descobrir quais ações foram mais assertivas ao impulsionar as vendas. Com isso, fica mais fácil a tarefa de estabelecer indicadores entre diversas áreas. Todas elas tem relação uma com a outra, basta identificar e metrificar.
2. Utilizar dados reais em apresentações
Uma das etapas mais importantes ao utilizar uma plataforma de análise de dados é a maneira como as informações são apresentadas. É importante que não só os gestores, mas toda a equipe consiga procurar dados, em qualquer tempo, para consultas diárias ou reuniões em que é importante ter informações chave em mãos rapidamente. Quanto mais simples for a interface, mais fácil será o entendimento das amostragens, proporcionando uma economia de tempo e maior dinamicidade às reuniões, já que é possível esclarecer dúvidas em tempo real com mais precisão, agregar novas informações e traçar novos cenários a partir disso.
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