Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Contextualizando a disciplina

Professor: Mardônio Costa

Disciplina: Estatística Aplicada a Negócios
----------------------------------------------------------------



Jornal O Estado
Economia

Quarta, 13 de Abril de 2011

Comércio varejista do Ceará registra início de 2011 bastante positivo

O início de 2011 mostrou-se positivo para o comércio varejista do Ceará. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo cearense cresceram 13% em fevereiro deste ano, na comparação com igual mês do ano anterior. Com esse resultado, o setor acumula expansão de 12,6% no primeiro bimestre de 2011 e de 13,6% nos últimos 12 meses. Todos esses resultados estão acima da média nacional, que registrou expansão de 8,2% em fevereiro, 8,2% no bimestre e 10,4% nos últimos 12 meses.

Conforme o estudo, a receita nominal do varejo cearense também registrou resultados positivos, com expansões de 18,7% em fevereiro, 18,2% no bimestre e 18,5% nos últimos 12 meses. Mais uma vez, os índices do Ceará ficaram acima da média nacional, que registrou incremento na receita nominal do varejo de 13% em fevereiro, 13,2% no bimestre e 14,4% nos últimos 12 meses.

SETORES

A pesquisa do IBGE mostra que, no Ceará, sete das oito atividades pesquisadas registraram resultados positivos em fevereiro, apenas a atividade de Combustíveis e Lubrificantes apresentou queda na comparação com fevereiro de 2010 (-1,2). As expansões anotadas para as demais atividades foram: Livros, jornais, revistas e papelaria (48,5%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (24%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (20,5%); Móveis e eletrodomésticos (19,9%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,1%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,2%); e Tecidos, vestuário e calçados (7,9%).

VAREJO AMPLIADO

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também registrou taxas positivas em relação ao mês anterior. As maiores taxas de desempenho no volume de vendas ocorreram em Tocantins (36,8%); Espírito Santo (33,9%); Paraíba (32,2%); Mato Grosso (24,5%) e Ceará (21,8%). Em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram os estados de São Paulo (10,0%); Rio de Janeiro (16,7%); Minas Gerais (18,1%); Paraná (18,5%) e Rio Grande do Sul (17,0%).

Ainda por unidades da federação, os resultados com ajuste sazonal, para o volume de vendas, apontam para dez estados com resultados positivos na comparação entre fevereiro e janeiro. As maiores variações foram em Tocantins (4,6%); Paraíba (4,6%); Amapá (3,3%); Maranhão (3,0%). As maiores quedas foram registradas em: Roraima (-6,9%); Sergipe (-4,4%); Espírito Santo (–3,6%) e Amazonas (-2,3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...