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quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Exigência para o novo varejo

Tornar-se competitivo atualmente não é uma tarefa fácil para o varejista. O cenário muda rapidamente e a necessidade de se atualizar é imprescindível devido às transformações impostas pelo mercado. E não é só o mercado que muda, mas também o consumidor. Escrevo este artigo do maior evento de varejo do mundo, a Retail’s Big Show 2016, promovido pela National Retail 


Federation (NRF), realizado em Nova York há 105 anos. Aqui, a todo instante vemos como a reorganização do mercado, o crescimento da concorrência globalizada e a transformação do consumidor assumem grandes proporções. 


Falando de consumidor, foi muito citado sobre o antigo modelo de negócio a que estávamos acostumados, no qual o varejo conversava com cliente. Agora, o consumidor está no centro das atenções e ele quem dita as regras. Neste cenário, tudo acontece rapidamente 
e as marcas, por meios de ações e promoções, devem se adaptar a essa nova realidade para sobreviverem. 



Será que a sua empresa está preparada para pensar na mensagem que transmite ao novo consumidor e dar motivos para gerar interesse pelo seu produto ou até mesmo entrar na sua loja? Outra discussão interessante nos corredores do evento e nas palestras a que assisti trata do retorno da loja física como experiência única. O comércio virtual continua em vetor de crescimento, mas o consumidor, principalmente o da nova geração, quer passar por experiências sensoriais, coisas que somente as lojas físicas continuam proporcionando.


Muitos foram os assuntos abordados sobre estes novos consumidores. Entre as constatações, a mais evidente é que temos uma geração conectada: 55% do público entre 13 e 24 anos consomem ao menos 4 horas de internet por dia; 75% estão ativos em ao menos uma rede social, e 90% utilizam smartphones diariamente. A conectividade é acompanhada pela experiência de compra, o importante é a sensação proporcionada. 



Outra questão pertinente durante todo o evento é a mudança que gira em torno da fidelização dos clientes. Mais uma vez, voltamos à palavra-chave: experiência. Para conquistar seu cliente hoje, as ações de fidelidade de longo prazo não impactam mais. Não esqueça, estamos em um momento em que o que prevalece não é o estático e, sim, a mudança gerando o novo.


E por isso que eventos como a NRF são fundamentais para o varejista. Nós, do setor de comércio e serviço, não podemos parar. Hoje, aqui na NRF, temos a delegação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a maior comitiva de brasileiros no evento, com mais de 200 varejistas de diversos setores. Estamos buscando inovações e conhecimentos para passarmos ao nosso Sistema CNDL e difundirmos ao nosso setor. Afinal, as mudanças já acontecem e não queremos perder espaço. Pergunte-se o quanto o seu consumidor é importante para você. Tenho certeza de que, com a resposta, irá trilhar um novo caminho.

Confira o artigo clicando Aqui



Honório Pinheiro

presidente@cndl.org.br

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

Foto: Twitter

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