terça,
21/11/2017 08:01
Talvez você seja um veterano do marketing, trabalhe nessa vertical por
alguns bons anos e seja bastante habilidoso para apresentar seus produtos para
os seus clientes. E o melhor? Você tem conseguido bons resultados e a empresa
tem crescido satisfatoriamente.
Seus métodos parecem funcionar bem - apesar de serem bastante manuais e compostos por uma série de rotinas - e você possui um histórico de bons trabalhos e ótimos resultados em várias diferentes empresas.
Dado esse
cenário, você precisa se preocupar com ferramentas de automatização de
marketing? Uma estratégia de automatização é realmente necessária quando tudo
funciona tão bem? Afinal de contas, existe uma série de custos associados em
criar uma estrutura automatizada como essa e no geral são projetos longos e que
envolvem diversos times.
Não existe
uma resposta certa ou errada para essa pergunta. Mas, queremos te trazer alguns
fatos que podem te ajudar a tirar algumas conclusões por conta própria.
Automatização permite a paixão
As coisas
estão indo bem para o seu negócio. Você tem trabalhado duro, entregue bons
resultados e vem recebendo recompensas por isso. Mas, não existe uma
necessidade de dar um passo além? Qual era o seu sonho inicial ao montar o
negócio? Talvez você tivesse a visão de revolucionar um mercado ou levar o
negócio da sua família para um próximo nível.
Independente
de qual era o seu sonho, provavelmente ele não era relacionado a executar
diariamente tarefas repetitivas e que individualmente agregam pouco valor.
É nesse
contexto que a automatização de marketing entra
em cena. Ao automatizar seus processos, você está liberando seu tempo para
focar em questões mais relevantes do seu negócio. Por que ficar atolado com a
execução de pequenas tarefas ao invés de liderar novas iniciativas e projetos
que podem mudar o rumo da sua empresa?
Uma empresa escalável
No geral uma
empresa nasce quando alguém se foca em transformar uma ideia em realidade. No
início, os fundadores se dedicam ao máximo e tentam preencher por conta própria
o máximo de funções possíveis na tentativa de reduzir custos. Se tudo der
certo, depois de algum tempo, existe um momento em que a empresa começa a
crescer, conta com um pouco mais de recursos, os times crescem e a rotina fica
um pouco menos conturbada.
Porém, o crescimento
da empresa trás novas dificuldades. Com o crescimento, descobrimos que os
procedimentos e boas práticas não são mais adequados e precisam ser melhorados.
A transição de uma empresa pequena para uma empresa média pode ser extremamente
conturbada.
Para se
tornar uma empresa escalável, é necessário que
a empresa invista em recursos de automatização. Através de relatórios e
projeções de crescimento e do uso de ferramentas de automatização, é possível
eliminar qualquer tipo de dor do crescimento.
Atinja seus grandes planos
Não importa
quantos consumidores você está impactando com a sua estratégia atual, sempre
existe espaço para aperfeiçoamento. Todos os possíveis consumidores estão
cientes das vantagens do seu produto? Você está interagindo com seus
consumidores antes que a competição? Existem outros mercados que a empresa pode
atacar?
Ferramentas
de automatização de marketing não somente te permitem realizar seus grandes
planos, elas permitem você ir mais além do que jamais imaginou, respondendo questões
complexas e atacando mercado que antes não eram imagináveis.
Os benefícios da automatização
1- Ajuda a economizar tempo e ser mais eficiente: Ao implementar ferramentas
de automatização você com certeza vai ganhar tempo, afinal esse é o grande objetivo.
Em um primeiro momento pode ser bastante trabalhoso passar pelo processo de
automatização, porém, no curto/médio prazo você vai evitar tarefas repetitivas,
vai poder se focar em projetos mais relevantes e reduzir custos.
2 - Oferece informações e dados extras: Automatização de marketing
vai te gerar dados, muitos dados. Se você souber o que fazer com eles, com
certeza vão ser extremamente úteis. Com mais dados você vai poder aprender mais
sobre seus clientes e consequentemente vai conseguir obter mais valor deles.
3 - Permite personalização: Por que a personalização é importante?
Simplesmente porque é ela quem coloca um toque mais humano no seu contato com o
cliente e permite oferecer a cada consumidor o que lhe for mais relevante.
4 - Aumenta a lucratividade e fidelização de cada cliente: Automatização de marketing
permite que você implemente estratégias para maximizar a receita gerada por
cada cliente. E-mails automáticos de
carrinhos abandonados, mensagens para converter usuários que estão desengajando
da sua plataforma e várias outras estratégias.
Mas, afinal
de contas, vale a pena de fato a automatização de marketing? É uma pergunta que
depende muito do momento específico de cada empresa. Mas, se feita no momento e
da maneira correta, com certeza a automatização de marketing permite grandes
ganhos.
Fonte: Baguete
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