Biblioteca da Faculdade CDL

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O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Sumário de revista: Mundo Logística



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Mundo Logística (Maço e Abril 2015, Nº 45), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

Sumário

08:: A "revolução" logística A sua empresa conta com competências logísticas diferenciadas para enfrentar os desafios futuros? Por Marco Antonio Oliveira Neves

14:: 5S em armazéns Foco no resultado, na busca da eliminação dos desperdícios e na quebra de hábitos ultrapassados nos armazéns. Por Viviane Pimenta e Bruno Martinelli

18:: Coluna Um Ponto Maximize o trabalho que não será feito. Por Oswaldo D'Andréa Neto

20:: A importância do profissional da área de suprimentos A relevância de ter profissionais de suprimentos capacitados, com visão estratégica para sustentar a longevidade dos negócios. Por Sandro Reis

26:: Coluna APICS Supply Chain Council Gestão de estoques: onde está o dinheiro? Por Élcio Grassia

28::
Obtendo eficiência e controle nos centros de distribuição
Entenda como a Natura separa 2 milhões de itens por dia, com a aplicação de ferramentas de gestão e controle. Por Cairu Barros

36:: O papel estratégico da Gestão de Contratos & Projetos Ajudando a empresa a não perder mercado em um ambiente competitivo, potencializando os resultados financeiros e diminuindo os riscos. Por Frank Koji Migiyama e Rochelle Gonçalves de Souza

44:: Especial: Condomínios Logísticos Conheça a opinião de importantes profissionais do setor sobre o cenário em 2015 e o futuro.

56:: Esverdeando a gestão da cadeia de suprimento Conceitos e práticas de Green Supply Chain Management (GSCM). Por Luiz Claudio Gonçalves e Alcir Gomes das Neves

64:: Considere automatizar sua intralogística O que avaliar antes de automatizar a sua intralogística. Por Edson Carillo

68:: Segurança automatizada em condomínio logísticos O papel dos bollards, nesse cenário como uma opção eficiente e segura. Por Ademir Franzoi Marcos

70:: Coluna Gestão em Foco Criando a sua própria bola de cristal. Por Donald Neumann

72:: A importância da evolução para 4PL A evolução do operador logístico para atender ao cliente e ao mercado competitivo. Por Anderson Barth

76:: Exigências do mercado aos operadores logísticos, no cenário de 2015 O que será necessário para este ano? Por Paulo Roberto Guedes


80:: Coluna lnbrasc O futuro do Supply Chain.

Sumário de revista: hsm management



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista HSM MANAGEMENT (Janeiro/Fevereiro 2015, Nº 108), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

NESTA EDIÇÃO

16l As histórias da HSM ExpoManagement 2014
Em meio à complexidade, o storytelling torna-se a linguagem fundamental para uma organização ter sucesso. Infográfico mostra um pouco das histórias compartilhadas no megaevento.

CAPA
20 Quase tudo está à venda
Nos últimos 30 anos, a economia de mercado deu origem à sociedade de mercado, distorcendo comportamentos, diz o filósofo Michael Sandel, dentro e fora das empresas.

26 Ética corporativa é a nova sustentabilidade
Finalmente, intensifica-se a preocupação com o assunto.

32 Quem tem medo de Stephen Wolfram?
O inventor do software Mathematica é a prova de que inovadores crônicos são líderes "diferentes".

38 Verticalizar para agilizar
Polêmica: quando se pede rapidez ou a complexidade é alta, é obrigatório centralizar a decisão?

72 Espalhando a excelência
Se você tem equipes excelentes e outras ruins em sua empresa, pode fazer as primeiras "contaminarem" as segundas, com quatro princípios, diz Robert Sutton.

76 Dividir para multiplicar?
Com o spin-off da HP em duas empresas em 2015, a cisão pode tomar-se uma ferramenta estratégica

78 O novo caminho do Facebook (após 6 lições aprendidas)
Em cinco anos, a organização de Zuckerberg será bem diferente da atual.

Nosso código de cores

HSM Management organiza seu conteúdo pelos temas de gestão que mais interessam aos líderes de hoje e de amanhã. Cada matéria tem um tema principal e, de modo multidisciplinar, aborda outros. Identifique os temas também pelas cores:

estratégia e execução
liderança e pessoas
empreendedorismo
educação executiva
ética e sustentabilidade
inovação
marketing e vendas





86 Errei, não espalha
Gestores brasileiros são perfeccionistas, mas começam a expor seus erros, aprendendo com o Vale do Silício.

92 Tory Burch e o risco do novo luxo
Como a grife dos EUA decolou no mundo - e por que ainda não fez o mesmo no Brasil.


A LIDERANÇA SERÁ EXTINTA?
Não. Os líderes vão tornar-se cada vez mais relevantes, segundo diferentes análises. Apesar de muitas decisões serem delegadas a algoritmos, só pessoas toleram a ambiguidade, fazem as perguntas certas, gerenciam situações de exceção. Mas os líderes mudam de perfil.

44l OS LIDERES MUDAM E GANHAM RELEVÂNCIA
48l ELES CRIAM AMBIENTES COLABORATIVOS
54l ELES DEFENDEM GRANDES CAUSAS
60l ELES PROMOVEM CRESCIMENTO EXPONENCIAL
66l ELES LIDERAM OS TRÊS PERFIS DE SEGUIDORES



 98 A Fila do Brasil reinventa o tênis?
Com a ajuda de maratonistas quenianos, o Grupo Dass, gaúcho, desenvolve novas tecnologias.

102 O pensamento do design no Brasil
Os obstáculos e as vantagens que nossa cultura oferece à adoção do design thinking.

106 A melhor ratoeira não garante o êxito; use a psicologia

O desenvolvimento de um produto precisa ser pautado pelo comportamento do consumidor.

108l Trecho do novo livro de Osterwalder mostra como fazer um canvas de proposta de valor mudando de produto para serviço.

quinta-feira, 26 de março de 2015

22 dicas para gastar menos com água e energia na sua empresa


Da Agência Sebrae de Notícia - 26/03/2015

Empreendedores mineiros adotam medidas simples nos negócios e acabam reduzindo quase pela metade os valores nas contas de água e luz



Empreendedores ensinam como gastar menos com energia e água (Foto: Thinkstock)

Donos de micro e pequenas empresas mineiras reduzem o consumo de água e energia gerando economia para o bolso e benefícios para o meio ambiente. Os empresários são estimulados pelo Cinco menos que são mais, um projeto de redução de desperdício, desenvolvido pelo Sebrae, com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas a partir do consumo consciente.

No Cinco Menos que são Mais a sustentabilidade é trabalhada a partir das cinco premissas de menos (redução) e mais (resultados). Menos: água, energia, matéria-prima, resíduos e poluição. Mais: lucro, competitividade, satisfação do consumidor, produtividade e qualidade ambiental.

“O empresário é orientado sobre como o aumento de rentabilidade e de lucratividade podem ser gerados com a diminuição de desperdícios, trabalhando itens como matéria-prima, água, energia, resíduos e poluição”, explica Liliane de Carvalho, analista da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae em Minas Gerais.


Desde 2010, 133 pequenos negócios em 40 cidades já foram beneficiados pelo programa. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 676 mil em treinamento, capacitações e consultorias para as micro e pequenas empresas participantes do projeto.

Em Betim, o projeto beneficiou, em 2014, estabelecimentos comerciais, entre bares, restaurantes, lanchonetes e padarias. Foi o caso da Usina Choperia e Restaurante. Há dois anos e meio no mercado, o negócio é comandando por Augusto Freitas da Silva, formado pela Escola de Formação Gerencial (EFG), e seu sócio. Após participarem da consultoria oferecida pelo programa, eles perceberam que a empresa gastava muita água e energia elétrica, impactando diretamente no lucro do negócio.

“Passamos a utilizar bicos dosadores nas torneiras da parte de produção e também nos banheiros dos clientes. Conscientizamos nossos funcionários sobre a importância de economizar a água e compramos uma máquina de lavar louça para que a água limpasse mais peças de uma só vez”, explica Augusto.

Sentido no bolso

Outro ganho foi na conta de luz. Antes, o estabelecimento gastava R$ 3 mil e, agora, R$ 1,8 mil. “Colocamos sensores de presença de luz e um sistema de desligamento informatizado. Substituímos as lâmpadas antigas pelas de leds. Colocamos um timer no funcionamento do freezer, mantendo a temperatura e não perdendo a qualidade”, conta o empresário.

Após alguns meses, Augusto já sente a diferença. “Investimos cerca de R$ 5 mil e já conseguimos em cinco meses o retorno deste valor. O empresário deve entender que é um investimento, não um custo. Agora estamos estudando a possibilidade em substituir os talheres convencionais pelos de plástico, caso o cliente não se importe”, comenta.

A empresária Vânia Viana Barros, da Padaria Nutrivida, também sentiu no bolso a redução significativa do consumo de água, poucas semanas depois receber as orientações do Sebrae. A conta de água que era de R$ 1,1 mil, hoje está a R$ 400. “Conversamos com nossos funcionários e adotamos medidas simples como colocar chuveirinho de silicone nas torneiras e redutores de pressão para controlarem a saída da água; utilizamos vaporizador para a limpeza; diminuindo o gasto de água e passamos a reutilizar a água do ar condicionado para lavar o chão da padaria”, conta Vânia.

Além da economia de água, a padaria também economizou com os materiais de limpeza. “Passamos a comprar produtos concentrados em maior quantidade para ser diluído, alugamos uma lavadora de louça diminuindo o gasto com detergente. O resultado foi a economia de 40% na compra de produtos de limpeza”, admite a empresária.

Dicas para economizar água e energia na empresa: 

1. Evite substituir aparelhos eletrônicos desnecessariamente
2. Elimine vazamentos
3. Faça a captação e o aproveitamento da água da chuva
4. Dê preferência a equipamento que reduza o consumo de água

5. Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em standy by. Desligue equipamentos e aparelhos da tomada
6. Instale painéis fotovoltaicos (painéis de energia solar). Energia solar é muito mais econômica
7. Mantenha as fiações elétricas em bom estado
8. Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes
9. Economia de água na manutenção do jardim
10. Use aparelhos elétricos fora do horário de pico (das 18h às 21h)
11. Lave o carro de sua empresa a seco
12. Diminua custos de limpeza, adotando produtos biodegradáveis
13. Envolva e capacite todos os colaboradores rumo à sustentabilidade
14. Diminua o uso de bebedouros
15. Prefira tecnologias limpas e de baixo consumo energético
16. Instale torneiras de baixo consumo de água. Use torneiras automáticas
17. Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acopladas com caixa
18. Economize energia desligando o monitor do computador
19. Reformule o ciclo de vida de seus serviços e produtos
20. Use de maneira eficiente o ar condicionado
21. Mantenha as lâmpadas ligadas apenas quando necessário. Sempre que possível aproveite a iluminação natural, abrindo as persianas, janelas, etc
22. Sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o uso e consumo de água

Fonte: PEGN

quarta-feira, 18 de março de 2015

Pesquisa sobre administração científica leva alunos à Biblioteca

Alunos de Administração compareceram hoje à Biblioteca para elaborar pesquisa sobre administração científica, sob o comando do Prof. Jaildo Borges. 

Os livros mais procurados foram: Introdução à Teoria Geral da Administração, do Chiavenato; Introdução à administração, do Maximiano e Administração - série essencial, de Montana e Charnov.

O Professor interagiu com os alunos, indo a cada mesa para tirar dúvidas e explicar detalhes.

Biblioteca cheia é mais bonita!











terça-feira, 17 de março de 2015

O Peregrino de Moreira Campos

Alunos do 1º semestre do Curso de Gestão Comercial Noturno, reuniram-se na Biblioteca, ontem e hoje para discutir o Conto "O Pregrino", do escritor cearense Moreira Campos, para elaboração de trabalho da disciplina de Português e Redação, da Profª Sany Rios.



Para ampliar o trabalho, além do livro do autor, os alunos utilizaram outras obras relacionadas à literatura de cordel.


 
        

Biblioteca

Aprendizes visitam a Biblioteca


Um grupo de aprendizes do Pinheiro Supermercado visitou hoje a Biblioteca, acompanhados da Coordenadora Meirijane, que orientou os jovens em pesquisa sobre marketing no varejo, junto ao acervo de revistas.



Biblioteca

"Sozinhos" e "apenas" lendo...

Nada substitui uma boa leitura. Cada um concentrado, faz a sua leitura de escolha.







Bibioteca

segunda-feira, 16 de março de 2015

Varejo local não vai estagnar, afirma presidente da CDL 15.03.2015


15.03.2015

Para o presidente da CDL Fortaleza, será preciso muito trabalho para driblar a crise neste ano e seguir crescendo

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Para Severino, é difícil prevê o que acontecerá no ramo de supermercados, mas ele diz acreditar na manutenção de taxas crescentes 
FOTO: BRUNO GOMES
[...]
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Relacionamento de confiança com clientes é o mais valorizado pelos empresários
FOTO:HONÓRIO BARBOSA
"A palavra do ano é produtividade". A afirmação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Severino Ramalho Neto, ao pontuar que será preciso muito trabalho por parte do setor varejista para que o comércio drible os efeitos da crise e continue crescendo em 2015. Segundo ele, é inevitável que as pessoas se afastem um pouco do setor se tiverem suas rendas comprometidas, mas é totalmente possível reduzir o impacto disso, para que o varejo feche o ano no azul.
"É obvio que o varejo cearense não vai crescer como no ano passado, quando avançou 5,6% - mais que o dobro do País (2,2%) -, porém acredito que o setor não vá estagnar", afirma o presidente da CDL de Fortaleza. Conforme diz, será preciso produzir mais com menos custo, aumentando a produtividade, já que o repasse de custos está bastante limitado. "O consumidor não aguenta mais custos. Precisamos de preços competitivos para obtermos um bom resultado em 2015 e os lojistas entendem isso", complementa.
Iniciativas
De acordo com Severino Neto, ações como o Fortaleza Liquida - ação promocional promovida tradicionalmente pela CDL em março -, que começou no último dia 7 e oferece descontos em mais de 4 mil lojas da Capital cearense, são a prova de que é possível obter bons resultados em 2015, mesmo com a economia difícil.
"Ainda não tenho os número do evento, mas o sucesso é total. Conseguimos movimentar um período tradicionalmente fraco, que é o mês de março, e ainda elevar a confiança do consumidores, que estava em baixa", ressalta o dirigente.
As vantagens do dólar alto
Com o dólar superando o patamar de R$ 3,20, os varejistas que lidam com produtos importados terão alguns problemas de custos, mas, para Severino Neto, há um lado positivo na valorização da moeda americana: o crescimento do consumo no mercado interno. "O brasileiro, de uma forma geral, não viaja para fazer turismo, mas para gastar. Com o dólar alto, porém, o que seria gasto lá fora acabará ficando por aqui, já que muitos produtos do exterior estão deixando de ser vantajosos financeiramente. Temos que trabalhar nessas oportunidades", argumenta.
Ainda segundo Severino, como Fortaleza é uma referência turística, muitos visitantes, nacionais e internacionais, tendem a desembarcar na Cidade em 2015, já que está ficando caro ir para o exterior. Assim, o varejo também pode se beneficiar com o incremento desses visitantes, tendo em vista que muitos chegam dispostos a consumir.
Supermercados
Sobre a expectativa para o desempenho dos supermercados cearenses em 2015, Severino Neto, que é ex-presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e sócio-proprietário da rede Mercadinhos São Luiz, ressalta que é difícil prever como será o desempenho do setor, mas que é possível continuar em uma crescente. "Uma pessoa que consome arroz não vai deixar de comprá-lo, mas talvez abra mão de um outro produto para mantê-lo na feira. Mas ela também pode deixar de gastar de outra forma e manter toda a cesta. Fica difícil dizer o que vai acontecer", comenta.
O dirigente finaliza afirmando que o maior prejudicado com atual momento da economia é o consumidor de baixa renda, que também é o maior mercado do Ceará. Para ele, "é importante focar nesse público" para minimizar os efeitos da crise.
[...]
Áquila Leite
Repórter

sexta-feira, 13 de março de 2015

Os Doze parafusos de Moreira Campos

Alunos do 1º semestre do Curso de Logística Noturno, reuniram-se na Biblioteca para interpretar e discutir o Conto "Os Doze parafusos", do escritor cearense Moreira Campos, a fim de atender à disciplina de Português e Redação, da Profª Sany Rios.




Biblioteca

quarta-feira, 11 de março de 2015

6 atitudes dos empreendedores criativos

Pequenas empresas grandes negócios

IGOR TASIC > INOVAÇÃO

Por Igor Tasic - 02/03/2015
Saiba como pensam e agem donos de negócios mais inovadores do mundo

criação, criatividade, startup, produto (Foto: ThinkStock)
Disciplina, repetição e treino são atitudes importantes para empreendedores criativos (Foto: ThinkStock)

Ninguém nasce empreendedor ou criativo, mas sem dúvida nascemos todos com um grande potencial para sermos os dois. Então por que será que ficamos muitas vezes no meio do caminho?

Disciplina, repetição, treino. Por mais contrárias que possam parecer aos conceitos de empreendedorismo e criatividade, essas três palavras definem bem o que fazem os empreendedores mais criativos do mundo.

Quantas horas por semana você acha que um pintor, um dançarino ou um músico gastam para criarem as suas performances? Empreendedores experientes igualmente dedicam uma quantidade enorme de tempo repetindo ideias, testando conceitos, treinando habilidades que podem ou não ser úteis naquele exato momento, mas que certamente os deixarão em melhores condições de ter “a grande” ideia de negócio.

Diversos estudos já foram publicados sobre a importância da persistência e do trabalho duro antes da criação de algo realmente inovador. Das dezenas de tentativas de Thomas Edison antes de criar a lâmpada às 10 mil horas de trabalho antes de que alguém de fato domine um assunto e possa inovar sobre ele - veja o livro Outliers, de Malcolm Gladwell.

Em minha experiência com empreendedores e criativos em vários países, noto que ambos possuem em comum algumas atitudes que você também pode desenvolver para se tornar uma pessoa mais inovadora (nenhuma tem a ver com usar roupas coloridas e celulares da moda).

1. Eles treinam todos os dias (ou todas as semanas) de forma sistemática uma habilidade que já dominam, mas que precisam manter no “topo” para seguir inovando;

2. Dividem com maestria o tempo entre momentos para “criar” (pensar algo novo) e momentos para “trabalhar” (fazer algo rotineiro, criativo ou não);

3. São produtivos e trabalham bem em equipe, delegando tarefas e garantindo bom alinhamento de objetivos entre todos os envolvidos em uma atividade (seja ela criativa ou rotineira);

4. Buscam ser diariamente pessoas interessantes (leia-se aqui, o contrário de “chatos”), atraindo pessoas com ideias e conceitos inovadores, que logo poderão utilizar como ferramentas em seu processo criativo;

5. Refletem e aprendem constantemente a partir de suas experiências pessoais e profissionais, realizando “autofeedbacks” constantes;

6. Fazem (ou buscam fazer) o bem sempre, com objetivos altruístas, sem pensar em gratificações instantâneas, atraindo parceiros, clientes e apoiadores alinhados a esta forma de encarar os projetos.

Não é tarefa fácil repetir estas lições no dia-a-dia. Mas vale lembrar que a criatividade (assim como a sorte?) é fruto do domínio de uma habilidade, seja ela qual for. Disciplina, repetição, treino: essas três palavras podem fazer toda a diferença na sua história – e na de sua empresa.

As informações deste artigo refletem apenas as opiniões do autor, e não da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 

Fonte: PEGN

terça-feira, 10 de março de 2015

Sumário de revista: Harvard Business Review


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Harvard Business Review (Fevereiro 2015), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!


Conteúdo

6 Carta ao leitor

10 Campo de visão

RADAR

12 COMO EU FIZ
Presidente da PwC nos EUA conta como manteve Millenials engajados
Eles querem flexibilidade imediata de trabalho, assim como feedback e recompensas mais frequentes.
Bob Moritz

18

A GRANDE IDEIA
A ascensão (e provável queda) da economia do talento
O talento se tornou o elemento-chave da economia moderna - e essa mudança tem um lado sombrio.
Roger L. Martin

28 AS VERDADES DE ONTEM E AS REALIDADES DE HOJE
Uma nova mentalidade global para as empresas brasileiras.
Armen Ovanessoff, Athena Peppes, Eduardo Plastino e Felippe Oliveira

38 COMO CONTROLAR OS INTERMEDIÁRIOS
Quatro estratégias para ajudar fornecedores a reduzir sua dependência de poderosas plataformas online.
Benjamin Edelman

46 TRANSFORME SUA CIÊNCIA EM UM NEGÓCIO
Os inventores enfrentam uma série de armadilhas potencialmente fatais quando comercializam suas inovações. Saiba como evitá-las.
Reddi Kotha, Phillip H. Kim e Oliver Alexy

56 A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO
Práticas emergentes em alguns conselhos estão melhorando a supervisão gerencial.
Richard D. Parsons e Marc A. Feigen

64 DEIXE A TENSÃO FORA DE CONVERSAS ESTRESSANTES
Técnicas podem ajudar a prever e lidar com esses momentos difíceis.
Holly Weeks

72 DUESTMONAR VELHOS CONCEITOS ABRE CAMINHO PARA A INOVAÇÃO
Como a mentalidade de inovação pode revolucionar o design e alterar as regras da concorrência.
Maria Christina Carvalho

78 COMO E POR QUE MENTIMOS NO TRABALHO
Criatividade e inteligência nem sempre estão ao lado da retidão.
Tomas Chamorro-Premuzic

81 Humor estratégico

EXPERIÊNCIA

82 GESTÃO PESSOAL
Regras para negociar uma oferta de emprego Alguns conselhos claros de u professor de negociação da Harvard Business School.
Deepak Malhotra

86 ESTUDO DE CASO
Negócios e política se misturam?
Quando o comitê para o qual Natural Foods contribuiu apo um candidato com pontos de vista polêmicos, protestos de consumidores e funcionários perturbam a empresa.
Brion K. Richter

segunda-feira, 9 de março de 2015

Os otimistas enfrentam melhor os momentos de adversidade

O BOM COMBATE

Escrito por: Karin Parodi
quinta-feira, 26 fevereiro, 2015 - 14:06


Estamos vivendo um momento que para quem tem mais de 40 anos não deixa de ser um déjà vu. Um ano que chegou trazendo muitas incertezas e mudanças, além de surpresas que têm nos atingido no dia a dia, impactando nossa vida pessoal e, em especial, nossa carreira. Não é nada confortável vivenciar o nevoeiro. Ele que nos deixa com a sensação de não termos controle. Esse cenário, por tempo prolongado, produz uma série de sentimentos negativos que, ao nos acompanhar para a vida corporativa, acaba por drenar as nossas energias e a capacidade de entregarmos o que temos de melhor em termos de resultados. Não me refiro ao cansaço por trabalhar acima da média, mas sim ao desgaste emocional, à inevitável frustração, sensações que vão abrindo caminho para o estresse e para a baixa autoestima.

Em momentos de crise e de incertezas é natural aflorar o senso de preservação, ou seja, investimos muita energia para que seja garantida a nossa continuidade. Os fantasmas – reais ou imagináveis – tomam conta do ambiente de trabalho. Se a situação se agravar, a empresa pode precisar reduzir custos. E aí, quem fica e quem vai embora? Trabalhar com essa sombra deslizando pelos corredores acaba com o espírito de equipe, o tão falado e fundamental engajamento fica comprometido. A má notícia é que, nesse estado, qualquer profissional tem seu equilíbrio emocional afetado. É comum, nessa fase, a perda da criatividade, a queda da produtividade e o surgimento de um quadro de estresse. Mais lenta e avessa ao risco, dificilmente uma pessoa toma as decisões mais acertadas.

Sei que é difícil enfrentar esse cenário. Dependendo do grau de estresse, o bom senso oscila. Mas minha sugestão é que o profissional enfrente a situação com atitude positiva, fazendo tudo de melhor que esteja ao seu alcance. A grande questão é focar naquilo que é possível fazer, influenciar os outros a se manterem produtivos e ativos, colaborar para conservar a integridade e o alinhamento de todos com os valores da organização.

Todo cuidado é pouco quando o assunto é o poder de influenciar. Esse processo leva às emoções positivas, cria um ambiente mais otimista, onde cada um pode ser e dar o que tem de melhor. Pessoas que são otimistas, sem deixarem de ser realistas, têm um grande diferencial competitivo que sempre contará a favor das suas respectivas carreiras. É uma característica que extrapola o ser ou não otimista. Pessoas com mais equilíbrio emocional são capazes de manter o grupo mais motivado. Se o momento já é complicado e cada um precisa administrar suas renúncias e adversidades, imagina enfrentar essa situação com alguém de mau humor, de temperamento explosivo e negativista? Muito complicado.

O fato é que, no decorrer da vida, todos nós vamos nos moldando por meio das nossas experiências. São esses momentos pessoais que nos habilitam a sermos maduros para enfrentar as adversidades. Podemos ser desesperados e chatos, ou podemos seguir com nossa vida com mais confiança e otimismo. Ao mesmo tempo, o equilíbrio íntimo, combinado a outros comportamentos e talentos, vai permitir que cada um administre o dia a dia na vida profissional com mais desenvoltura e encontre meios de sofrer o menos possível, neutralizando ao máximo as situações negativas.

David Mezzapelle, autor do livro Contagious Optimism, e Jason Wachob, co-fundador e CEO do site MindBodyGreen.com, destacam algumas características das pessoas otimistas. Confira algumas delas seguir:

Gratidão até pelas pequenas coisas da vida e resiliência para enfrentar desafios são características marcantes. Doar tempo e energia, estar disponível para alguém que precisa, ter interesse genuíno pelo outro, exercitar a escuta ativa e reforçar a esperança. Cercar-se de pessoas com perfil parecido e que geram e absorvem energia positiva faz muita diferença. Ter perseverança e acreditar nos seus objetivos e capacidade de atingi-los, não se deixando afetar pelo pessimismo e realidade do outro.

Uma pessoa otimista tem maior disposição para perdoar, pois não se prende tanto ao passado, prefere esquecer o agressor. E, por fim, o otimista tem o sorriso que contagia o ambiente e diminui o estresse. A maioria das pessoas funciona melhor em lugares que tenham uma equipe assim, especialmente quando há uma dose de realismo presente. O ambiente otimista cria um clima de maior confiança entre seus membros e ajuda a estimular a criação de planos e ideias.

Destaco, ainda, a importância do pensamento positivo na evolução da carreira. Pois sempre iremos nos deparar com situações e cenários como o atual e, é certo que os otimistas terão mais energia, serão capazes de se renovarem, motivarem em meio ao caos e buscarem soluções e oportunidades, diferentemente dos pessimistas ou conformados. Cabe a você escolher de que lado quer estar.

(*) Karin Parodi é CEO da Career Center.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Fortaleza Liquida' deve faturar R$ 300 milhões com descontos de até 70%

'Fortaleza Liquida' ocorre de 7 a 15 de março em 4 mil lojas.

Campanha tem adesão de todos os shoppings centers da capital e RMF.
Fortaleza Liquida darã descontos de até 70% (Foto: CDL/Divulgação)
Presidente da CDL (à direita) espera faturamento de
R$ 300 milhões (Foto: CDL/Divulgação)



A sexta edição do “Fortaleza Liquida' deve gerar R$ 300 milhões para o comércio varejista de Fortaleza e Região Metropolitana, o que representa um aumento de 11% em relação à edição anterior, em 2014, onde o faturamento ultrapassou R$ 270 milhões durante os nove dias de campanha. “Esse é o maior evento promocional do varejo do Ceará. É uma ótima oportunidade para o consumidor fazer suas compras com descontos e ainda participar de uma premiação fantástica”, explica o empresário Severino Ramalho Neto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Em 2015, a campanha 'Fortaleza Liquida', que ocorre no período de 7 a 15 de março, tem a participação de quatro mil pontos de vendas que prometem descontos de até 70% para os consumidores. Além das lojas de rua, participam da megaliquidação os shoppings centers Iguatemi, Riomar, Aldeota, Del Paseo, North Shopping, Via Sul, North Shopping Jóquei, Parangaba, Maracanaú e Iandê.

Além dos descontos, o consumidor concorre a cinco automóveis Toyota Etios, cinco caminhões de prêmios, além de cinco bolsas de estudo na Faculdade CDL. Para cada R$ 25 em compras, o consumidor recebe um cupom para concorrer aos prêmios e se o pagamento for realizado por meio das máquinas Rede, recebe cupons em dobro.

Varejistas
Os comerciantes participantes do 'Fortaleza Liquida' também contam com vantagens, como publicitária para impulsionar as vendas; parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ( ICMS) do mês de março; linhas de crédito pra renovação de estoques; prêmios para vendedores; capacitação gratuita da equipe de vendas; e aumento das vendas em um período de baixo desempenho. "Temos uma ótima oportunidade para que o varejo aproveite essa campanha regional a fim de alavancar as vendas e qualificar estoques", comenta o presidente da CDL..

Balanço
Nos cinco anos anteriores, o 'Fortaleza Liquida' atingiu a marca de 29 milhões de cupons distribuídos, 13.831 profissionais capacitados e 14.966 empresas participantes, das quais 95% são micro e pequenos varejistas.

Fonte: G1 CEARÁ

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