Por Alan Ordonhez 13/11/2017
Caminho é
olhar para as oportunidades que surgem à esteira das profundas mudanças pelas
quais o setor passou nos últimos anos, e identificar onde se pode azeitar os
negócios.
Quem pensa
que, no varejo, ganha quem grita mais alto, engana-se. Varejo é técnica de
negócios, entendimento preciso do win, ou seja, do
que se quer alcançar, de qual problema resolver, para, então, com técnica,
pesquisa, expertise e informação criar a solução customizada, o que vai
resolver a questão e acelerar os resultados.
Atualmente,
o varejo está diretamente afetado pela crise macroeconômica estendida, que caiu
como uma bomba sobre as vendas e o fluxo de caixa. Claro que, para essa, não
temos a solução, mas algo que dá para fazer é olhar para as oportunidades que
surgem à esteira das profundas mudanças pelas quais o setor passou nos últimos
anos, e identificar onde se pode azeitar os negócios. Vejamos a seguir os 5 principais desafios e
oportunidades do varejo.
1)
Ganhar em escala
Mais do que apenas a integração on e off, para o varejo virar é necessário ganhar em escala e promover com qualidade a jornada completa: produto, entrega e experiência.
2)
Identificar novas oportunidades
Claro que foco é importante em qualquer que seja o segmento do negócio, mas uma boa ideia é gerar receitas adicionais. Você vende produtos? Será que não há algum serviço adicional que possa ser integrado a essa venda?
Dependendo
do porte da empresa, também não é viável, em questão de custo, lançar a loja
virtual, mas atualmente há muitas alternativas para pequenos e médios fazer
e-commerce, via marketplaces, por exemplo;
3)
Estar pronto para o novo consumidor
Em 2020, calcula-se que metade dos consumidores serão millenials, os primeiros nativos da era digital e das redes sociais. A forma como essa geração compra é uma disrupção em relação a qualquer consumo das gerações anteriores. As empresas precisam estar preparadas para estar disponível em qualquer lugar, onde esse cliente quiser consumir;
4)
O mundo mudou
E já faz um tempo, mas será cada vez mais imperativo a chegada da concorrência mundial ao seu negócio, sem contar novos empreendedores. Um exemplo que cresce a cada dia são, por exemplo, os produtos de um determinado segmento, que chegam na casa do cliente, por assinatura, de alimentos orgânicos a vinhos, passando por produtos de bebê;
5)
Ajuste da casa
Por fim, algo que sempre é possível de fazer é um ajuste interno. Há de se cortar custos, mas especialmente otimizá-los, em busca de aumentar a produtividade.
Seja
qualquer que for o segmento, o varejo tem uma pista a ser percorrida. Quem
parar, vai ficar pelo caminho. Por mais difícil que seja, na minha opinião, é
tempo de pensar grande e aproveitar as oportunidades. A junção da menor
taxa/ano de inflação desde 1994 aliada ao menor patamar de juros, desde 2013,
coloca uma expectativa para a retomada do consumo. À esteira dos desafios, é
hora de apostar: de lançar novos produtos a estratégias para crescer a receita,
passando pela diversificação de canais e na experiência do cliente. Ou seja: o
varejo está com a faca e o queijo na mão.
Fonte: Mundo do Marketing
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