Samuel Moore Walton (Sam Walton) foi o fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, e de outra também entre as maiores, o Sam's Club. Ele é o patriarca da Família Walton, a família mais rica do mundo. Morreu aos 74 anos, mas antes deixou alguns ensinamentos para nós sobre empreender.
A matéria é de Marcelo Nakagawa, professor de Empreendedorismo do Insper, membro do
Conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor da
Endeavor e autor de livros sobre empreendedorismo e inovação.
Horácio Neto
Estagiário da Biblioteca
Quem sonhou grande antes do sonho grande
As dez lições de Sam Walton, o empresário que inspirou Jorge Paulo Lemann
Por Marcelo Nakagawa - 08/01/2015
O que torna alguém grandioso é a sua humildade em reconhecer que o seu
sucesso foi construído a partir de outras pessoas. “Se vi mais longe,
foi por estar de pé sobre ombros de gigantes’, disse certa vez Isaac
Newton a respeito das suas descobertas. E se atualmente milhares de
brasileiros buscam inspiração nos aprendizados do sonho grande de Jorge
Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, é porque eles também
estiveram nos ombros de gigantes. E reconhecem isso.
No prefácio da edição brasileira do livro Sam Walton: Made in America
(Campus, 1993), eles contam como conheceram a pessoa mais rica do mundo
na época. O trio, que tinha comprado as Lojas Americanas, enviou cartas a
todos os grandes varejistas do mundo, pedindo para visitá-los. Sam
Walton foi um dos poucos que responderam. No dia combinado, foi
buscá-los no pequeno aeroporto de Bentonville, no estado do Arkansas,
onde fica a sede da Walmart. Os brasileiros ficaram impressionados: a
pessoa mais rica do mundo não só tinha ido buscá-los pessoalmente, mas
em seu próprio carro, uma pick-up velha, levando consigo seu cachorro.
Quando foram recebidos em sua casa, descobriram que teriam que retirar
os pratos do jantar e lavá-los, pois a família não tinha empregados.
As lições que achavam que teriam com o gigante do varejo mundial
começaram aí. Por mais que a Walmart receba críticas atualmente, a
trajetória de Sam Walton é curso obrigatório para qualquer empreendedor
que sonhe grande. Afinal, ele soube construir a maior empresa do mundo a
partir de um capital inicial emprestado pelo sogro, e cresceu
inicialmente em cidades pequenas, onde nenhuma das grandes do setor
tinha interesse em atuar.
Mais tarde, seus 10 mandamentos seriam seguidos por diversos
empreendedores ao redor do mundo, inclusive os nossos, que tornaram seus
sonhos grandes realidades. Desta forma, se ainda sonha grande, vale a
pena refletir sobre alguns ensinamentos de Walton.
1. Comprometa-se com seu negócio Acredite nele mais do
que qualquer outra pessoa. Se amar o que faz, fará o melhor que puder
todos os dias, e logo todos ao seu redor também compartilharão da sua
paixão.
2. Divida seus lucros com todos os seus associados
Trate-os como parceiros. Em troca, também o tratarão da mesma forma e,
juntos, atingirão resultados muito além das suas expectativas.
3. Inspire seus parceiros
Dinheiro e participação não são suficientes. Estabeleça grandes
objetivos, encoraje a competição interna e mensure. Faça apostas
atreladas a recompensas malucas.
4. Comunique tudo o que puder para os seus associados
Quanto mais souberem, mais compreenderão. E, quanto mais entenderem, mas
se preocuparão. Uma vez que eles passem a se preocupar com a empresa,
nada os deterá. O ganho que você tem empoderando seus associados é maior
do que o risco desta informação chegar aos seus competidores.
5. Aprecie qualquer coisa que os seus associados façam
Nada pode substituir palavras de estímulo sinceras, bem escolhidas e no
momento correto. Elas não custam nada, mas valem uma fortuna.
6. Celebre os sucessos e aja com humor nos fracassos Não se leve tão a sério. Relaxe e todos ficarão mais tranquilos. Divirta-se e sempre mostre entusiasmo.
7. Ouça todos na sua empresa Descubra formas de
mantê-los falando. As pessoas na linha de frente, que, de fato, falam
com os clientes, são as que realmente conhecem o que está acontecendo. É
melhor descobrir o que eles sabem.
8. Exceda a expectativa dos consumidores Se fizer
isto, voltarão. Ofereça o que querem e um pouco mais. Faça com que
saibam que se preocupa com eles. Faça o correto quando errar: não dê
desculpas, peça desculpas. Seja responsável por tudo o que faz.
Satisfação garantida fará toda a diferença.
9. Controle seus gastos melhor do que a concorrência
Essa será sempre a sua vantagem. Se tiver uma operação eficiente, poderá
cometer muitos erros e ainda assim se recuperar. Mas, se tiver uma
operação ineficiente, poderá ser brilhante e ainda falir.
10. Nade contra a correnteza
Vá para o outro lado. Ignore a sabedoria convencional. Se todos estão
indo na mesma direção, há uma boa chance de encontrar seu nicho fazendo
justamente o oposto.
E ainda resta o mandamento pessoal de Sam Walton, quase que totalmente
esquecido atualmente: “Se quer um negócio de sucesso, seu pessoal deve
entender que você trabalha para eles, e não que eles estão trabalhando
para você”. Muitos podem acreditar que as regras de Walton não passam de
um sonho. Mas os que sonham grande acordam todos os dias e botam pra
fazer!
Fonte: PEGN
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