EMPREENDEDOR 06/08/2014
Evento será realizado até o próximo sábado, no Centro de Eventos do Ceará, com a realização de cursos, oficinas e apresentação de produtos. A entrada é franca
Flávia Oliveira flavia@opovo.com.br
FOTO: HUMBERTO MOTA
Atendimento personalizado com orientações precisas sobre como abrir um negócio, consultoria para solução de problemas, formação de rede de contatos, palestras e informações sobre as tendências de vários setores. Essas são apenas alguns dos serviços que o visitante da Feira do Empreendedor 2014 pode encontrar até sábado no Centro de Eventos do Ceará.
Segundo Alci Porto, diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), para acompanhar o aumento do público, a Feira teve de sair do Centro de Negócios do Sebrae na Monsenhor Tabosa para o Centro de Eventos do Ceará (CEC), na Washington Soares.
“Além disso, aumentamos o número e a variedades das capacitações. Com o desenvolvimento de novos polos produtivos, como o Porto do Pecém, o que exigiu capacitações específicas, buscamos nessa edição nos atualizar sobre o que é tendência para os empreendedores”, afirma.
A nova estrutura da Feira possibilitou a instalação de 165 expositores em 22 mil metros quadrados. As edições anteriores recebiam uma média de 30 mil pessoas. Com um dia a mais de evento, a organização espera dobrar a participação do público, com geração de pelo menos 5 mil novos negócios.
Segundo dados do Sebrae, do ano passado para cá, o número de empreendedores no Ceará saltou de 150 mil para 248 mil, crescimento impulsionado principalmente pelo aumento do número de micro e pequenas empresas no interior do estado.
Com o tema “Espetáculo de negócios”, a edição deste ano busca mostrar como usar a criatividade para empreender e superar as adversidades.
“O povo cearense é, em essência, empreendedor. Convivemos historicamente com muitas dificuldades, como a seca por exemplo. Mesmo assim, não desanimamos”, destaca Carlos Cruz, superintendente do Sebrae.
Além de palestras e exposição de produtos voltados ao micro e pequeno empreendedor individual, a Feira também possui mini fábricas onde o visitante pode acompanhar ao vivo desde a concepção do produto até o acabamento final.
Lauro Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Ceará (Sindipan), destaca a panificadora modelo como uma oportunidade para o empreendedor se informar sobre insumos, fornecedores e novas tendências do mercado da panificação. “O negócio de panificação tem se sofisticado. Quem oferece apenas pãozinho e bolo vai ficar para trás”, avisa.
Luciano Schewe, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul, estava no evento para dar uma oficina sobre o novo modelo de nota fiscal eletrônica (NF-e), que deve substituir a convencional.
“É uma mudança positiva para o empreendedor, pois gera economia na compra de equipamentos. Portanto, é bom se informar sobre o sistema o quanto antes”, aponta. Cerca de 50 oficinas são ministradas em cada dia do evento.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor
Quando: De 5 a 9 de agosto, das 14 às 22 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará
Entrada franca.
Informações: 0800-570-0800
NÚMEROS
377
eventos paralelos vão acontecer até a próxima sexta durante a feira
50
mil pessoas são esperadas no CEC durante os 5 dias do evento
Hoje
14h30 às 20h. Oficinas sobre abertura de empresas, sustentabilidade e responsabilidade social, finanças, gestão e desenvolvimento de pessoas, atendimento, marketing, empreendedorismo, inovação, tributação, oportunidades e tendências, gestão, acesso ao crédito, compras e vendas, cine empreendedor, e casos de sucesso
14h30 às 21h30. Palestras e atividades exclusivas nos espaços da moda, tecnologia, turismo, gastronomia , artesanato e e-commerce.
17h30 às 19h. Palestra “Facebook para Pequenos Negócios”
20 às 21:30h. Palestra “A Receita do Sucesso”, com o chef Olivier Anquier (Veja a programação completa no site do Sebrae em: http://goo.gl/IKXfTL)
Fonte: Jornal O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!