O estrategista de marketing Gabriel Rossi elencou os dez mandamentos para que Micro e Pequenas Empresas (MPEs) tenham destaque no mercado.
O primeiro item da lista elaborada por Rossi é evitar a “miopia do marketing”. “Muitas empresas ainda focam no produto, não no mercado. É importante lembrar que o verdadeiro marketing é feito de fora para dentro. As empresas devem focar nos anseios e nas necessidades dos clientes, facilitando sua vida”.
O especialista orienta a pensar na marca desde o início; ser flexível, pois o consumidor é mutante; lembrar do pós-venda e estimular sempre o boca a boca.
Para Rossi, é importante Investir nas mídias digitais, mas com profissionais capacitados. Nada de colocar um conhecido.
Será um “tiro no pé”.
O funcionário está com um novo perfil e não existe mais equipe que quer bater ponto e receber o salário no fim do mês. Existem, sim, os nativos digitais. Independentemente de idade ou sexo, estão ansiosos por mudanças e novas oportunidades.
Outra dica é fazer sempre networking, conhecer pessoas. Além disso, investir em design, o que pode significar que primeiro você será percebido, em seguida “gostado” e depois “confiado”. O consumidor está cada vez mais emocional, se apegando à comunicação visual e as experiências de compra.
Por fim, é importante ter parceiros, é mais produtivo – e, muitas vezes, mais barato. (Andreh Jonathas)
Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/21/noticiasjornaleconomia,2991862/os-mandamentos-das-mpes-no-mercado-mais-competitivo.shtml
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/21/noticiasjornaleconomia,2991862/os-mandamentos-das-mpes-no-mercado-mais-competitivo.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!