Biblioteca da Faculdade CDL

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sexta-feira, 6 de julho de 2012

"Marketing digital para o mundo real"



 

Marketing digital para o mundo real

"Hoje em dia temos o que chamo de elevado Grau de Atividade do Consumidor"


O escritor, consultor e palestrante de marketing digital Conrado Adolpho, autor dos best sellers Google Marketing e Os 8Ps do Marketing Digital, estará em Fortaleza neste fim de semana para ministrar um curso sobre como aplicar a metodologia dos 8Ps do Marketing Digital a serviço do aumento dos lucros e receita de negócios.

Neste artigo para O POVO, Adolpho antecipa a discussão do assunto.

A comunicação na Internet é um processo de comunicação como tantos outros. Há um emissor e receptor, porém, a grande diferença com relação a veículos como TV ou rádio é que o receptor pode se transformar a qualquer momento em um emissor e vice-versa. Daí, a designação de meio interativo. Essa troca entre receptor e emissor de modo ativo por ambas as partes faz com que a internet tenha regras bem diferenciadas com relação a outros meios. E essa é a grande dificuldade que muitas empresas têm para entender como conquistar o mercado nesse novo ambiente.
A primeira dica que dou a tais empresas é entender que, como em todo processo de comunicação, é fundamental que o emissor da mensagem saiba que o processo comunicativo se inicia no receptor – em quem está ouvindo, não quem está falando. Essa é a base de uma comunicação eficiente. Para isso é necessário que quem está iniciando o diálogo (sim, a palavra é “diálogo”, devido à comunicação bidirecional que a web possibilita) entenda exatamente para quem está falando.
Há alguns anos criei uma metodologia denominada 8Ps do Marketing Digital que tem sido utilizada por muitas agências, empresas e profissionais de marketing no Brasil e no mundo. O 1º dos oito passos denominados Ps é justamente a Pesquisa sobre esse receptor da mensagem inicial. Tal passo consiste no levantamento de dados de pesquisa e de interações diversas dos consumidores com a rede. Uma mineração de pistas que os consumidores deixam a cada post, a cada comentário, a cada busca.
Isso só é possível hoje por alguns motivos que se somam e se potencializam mutuamente. Hoje em dia temos o que chamo de elevado Grau de Atividade do Consumidor. O consumidor hoje é muito ativo em termos de comunicação no mercado. Ele bloga, ele compartilha, ele tweeta, ele curte e tantos outros novos verbos criados pelos novos meios interativos. Isso acontece em muito maior intensidade do que há 10 ou 20 anos devido às possibilidades de interação que o consumidor tem. O consumidor hoje tem o hardware (smartphones, notebooks e outros que estão cada vez mais baratos e acessíveis), a infra-estrutura da rede (também cada vez mais acessível e democrática) e o software (mídias sociais como Facebook, Instagram e YouTube criados aos montes a todo momento em todo mundo). Além disso, vivemos em um estado democrático de direito na maior parte dos países do mundo, o que garante a expressão livre de sua opinião sem o medo da punição pela crítica a um regime, marca ou pessoa.
Esses quatro fatores – o hardware, o software, a rede e a liberdade de expressão – fazem com que o consumidor hoje não precise mais guardar sua opinião para si, ou por falta de ferramentas para expô-la ou por falta de um sistema que garanta este direito. Ele critica e elogia. Ele compartilha e comenta. E isso é ótimo para o mercado como um todo, seja por conta do nivelamento da informação para os próprios consumidores com relação a um fato qualquer (um mau atendimento, por exemplo), seja por conta de um serviço que pode salvar a vida de alguém (no caso de fotos de desaparecimentos que tanto vemos atualmente no Facebook). As vantagens para a população são muitas. A Internet, ao nivelar a informação, força as empresas a serem mais transparentes e elimina o mau jogador por mostrar suas falhas de modo impiedoso ao mercado. A internet e, principalmente, as mídias sociais alteram a dinâmica do mercado de um modo ainda não observado em nenhuma esfera do ambiente comunicacional.
Há, contudo, um ponto a se considerar nesse novo ambiente online que, ao apesar de expor as falhas de um negócio, também o ajuda tremendamente no ato de traçar suas estratégias para a abordagem do mercado. Na Internet, cada bit deixa rastro. Quanto mais o consumidor interage com a rede, mais ele deixa pistas do que gosta e do que não gosta. Qual sua intenção de compra ou desejo. Um empreendedor que saiba como interpretar esses sinais, conseguirá identificar para onde está caminhando essa grande amorfa de desejos e necessidades que povoam as mentes dos consumidores.
Se a busca no Google por uma palavra como “imóveis Zona Sul Rio de Janeiro” – que acontece no ambiente online – cresce, é provável que haja uma busca maior por esses imóveis no ambiente offline e que isso altere os preços deles devido à lei de oferta e demanda. Essa informação é essencial para um investidor em imóveis, para um corretor ou para uma imobiliária traçar suas estratégias.
Se palavras-chave pertencentes ao campo semântico da gripe como “gripe”, “resfriado”, “tosse”, “vitamina C”, “vírose” e outras passam a ter um crescente índice de buscas no Google em uma determinada cidade, como Fortaleza, por exemplo, é possível que esteja se iniciando um surto de gripe na cidade. Essa é uma informação altamente lucrativa para redes de farmácias, laboratórios farmacêuticos, propagandistas e clínicos gerais de Fortaleza que podem melhorar suas abordagens de vendas ao público já sabendo o que se passa nas mentes deles.
Lendo-se essas linhas, pode-se perceber um fato muito importante para o correto entendimento da dinâmica da comunicação que acontece hoje em dia: que o ambiente físico segue o ambiente virtual. O que quero dizer com isso é que antes de tomarmos alguma atitude no ambiente físico – por exemplo, antes de irmos na farmácia comprarmos um remédio – pesquisamos no Google por “sintomas da gripe” ou “melhor remédio para gripe”. Se soubermos o que está sendo pesquisado e desejado no ambiente virtual, por meio do levantamento das informações das palavras buscadas no Google, saberemos que atitudes tomar no ambiente físico. Após essas buscas no ambiente virtual, o consumidor tomará atitudes no mundo físico, logo, a empresa que estiver melhor preparada terá maior êxito em suas vendas aumentando seu market share.
Tais palavras são registradas o tempo todo no Google e as informações sobre número de buscas, tendências de pesquisa de uma determinada palavra ao longo do tempo e vários outros dados estão abertos gratuitamente para qualquer um que saiba como usar a ferramenta correta. O 1ºP, da metodologia 8Ps do Marketing Digital, ensina justamente como fazer o levantamento desses dados para que a empresa possa entender melhor seu mercado e, de certa forma, “prever o futuro” do ambiente físico observando as origens das ações por parte dos consumidores no ambiente virtual.

Serviço

Certificação 8Ps do Marketing Digital
Quando: amanhã e domingo
(7 e 8 de Julho)
Horário: 9 às 19 horas
Onde: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740)
Carga Horária: 60 horas (16h presenciais e 44h online)
Outras informações: 3063 8398

Conrado Adolpho
Autor do best-seller Os 8P do Marketing Digital, editado no Brasil e em mais 11 países no mundo, empresário, consultor, palestrante e blogueiro nas horas vagas (www.conrado.com.br)

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