Por Renato Mesquita
A área de marketing sempre foi considerada como uma das mais indispensáveis para qualquer empresa. Soma-se a isso, o fato de que em pleno século 21, essa área vem se consolidando como a principal responsável pela expansão de qualquer empresa, trazendo cada vez mais clientes de forma rápida.
O que mudou de uns tempos para cá é que o Marketing vem assumindo a responsabilidade de trazer resultado de forma objetiva através de suas ações, que hoje tem condições de serem melhores mensuradas.
A consequência disso se reflete na área de vendas, que está sendo totalmente alimentada de forma mais adequada pela área de marketing, com possíveis clientes mais maduros e preparados para compra.
Dentre os motivos de toda essa mudança, destaca-se o crescimento da influência da internet na jornada do cliente, que possui mais informações e um maior poder de decisão sobre a compra de qualquer produto ou serviço.
Com toda essa evolução e empoderamento do consumidor, o marketing digital está cada vez mais se posicionando como o foco principal da área de marketing de uma empresa e, para que ele seja melhor trabalhado, surgiram inúmeras ferramentas para dar apoio na execução e produtividade em suas atividades.
Hoje, essas ferramentas de marketing já são consideradas indispensáveis na rotina de qualquer empreendedor ou profissional que atua na área.
As ferramentas de marketing
A grande verdade é que a realidade do marketing das empresas é composta por uma rotina com muitas atividades, que devem ser executadas todos os dias. Essas tarefas estão ligadas a todas as partes do funil de vendas: Atração, Conversão, Relacionamento, Análise e até apoio nas vendas!
Para garantir que tudo isso seja feito com excelência em prol dos resultados esperados, o uso das ferramentas de marketing é inevitável e totalmente benéfico para qualquer empresa.
Além de ajudar na eficiência e produtividade da execução da rotina do dia a dia, o principal ganho é que as ferramentas de marketing possuem o poder de simplificar tudo isso, deixando a equipe cada vez mais disponível em focar boa parte de seus esforços na parte estratégica da área.
Felizmente há uma infinidade de ferramentas que apoiam todas as atividades que competem a área de marketing de uma empresa. Elas fornecem suporte para todas as atividades, desde as mais visuais (posts em blog, por exemplo) até na análise de métricas e números (sendo que a área de marketing é constantemente cobrada sobre o que está dando certo ou não, para corrigir possíveis falhas e aplicar melhorias).
Porém, deve se tomar muito cuidado! As ferramentas são muitas e a chance de “inflar” a empresa com várias delas é grande, então deve-se avaliar e utilizar somente as que atendam às reais necessidades.
Para ajudar com isso, separamos aqui 15 ferramentas de marketing, que são consideradas referências no que se propõem a fazer e que são as mais indicadas para pequenas empresas. Assim, você poderá conhecê-las melhor e avaliar junto a sua equipe uma possível adoção para sua empresa:
1 - Rock Content
Já falamos por aqui sobre a importância do Marketing de Conteúdo para qualquer negócio. Pois bem, com a plataforma da Rock Content é possível gerenciar toda estratégia que envolve a produção de conteúdo da sua empresa através da plataforma que eles criaram.
Por essa plataforma é possível definir suas personas, referências, informações gerais e até a linguagem do negócio. É por lá que ficam todas as informações relacionadas ao seu posicionamento de conteúdo, como por exemplo, pesquisas de palavras-chave, concorrentes e textos já produzidos. Tudo centralizado em um só lugar.
E a principal vantagem é que também é por lá que irá acontecer toda interação com os redatores que irão produzir o conteúdo para a sua empresa, conforme a sua demanda.
2 - RD Station
O RD Station é um software de automação de marketing, oferecido pela Resultados Digitais. Além de ser uma das soluções mais completas do mercado, é uma das que mais se adequa ao orçamento de Pequenas e Médias empresas.
A plataforma abrange ações em todas as etapas do funil de marketing, proporcionando a gestão completa de todos as leads. Dentro dela, é possível criar landing pages, se relacionar por email, criar fluxos de nutrição, segmentar as leads, aplicar Lead Scoring e até analisar os resultados de todas as ações provenientes do Inbound Marketing de qualquer empresa.
Além disso, o RD Station também integra com alguns CRMs de vendas, tornando a passagem das leads do marketing para vendas totalmente eficiente.
3 - WordPress
Criar um site ou um blog se tornou algo 100% viável, principalmente para pessoas que não tem conhecimento em programação, graças às plataformas CMS (em português: Sistema de gerenciamento de conteúdos).
E o CMS mais conhecido e mais popular é o WordPress. É uma das plataformas mais intuitivas de se utilizar, sendo que nela é possível criar, editar e publicar todo o conteúdo do seu site ou blog. Suas ferramentas são consideradas simples e além disso há plugins externos para deixar as possibilidades ainda mais completas e flexíveis.
4 - Google Analytics
Se existe uma ferramenta de marketing indispensável para qualquer empresa, essa ferramenta é o Google Analytics, que é o sistema de monitoramento do Google.
Ele pode ser usado em qualquer site, inclusive blogs, e seu objetivo é identificar a origem de cada visitante da página. O dado mais importante que ele trás é o volume de visitas do site em um determinado período de tempo.
Nele também é possível consultar quais conteúdos estão gerando mais visitas, além de monitorar campanhas no Adwords e também nas redes sociais.
5 - Optiemezely
Uma das grandes necessidades de qualquer equipe de marketing é a realização de testes A/B, pois são indispensáveis na construção de qualquer estratégia.
Para ajudar com essa demanda, o Optimezely permite comparações de versões de uma mesma landing page, emails, anúncios, campanhas, etc.
Além disso, a sua plataforma é totalmente personalizável, conforme a necessidade do negócio, e também fornece relatórios completos para análise.
6 - Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de mídia paga do Facebook. Ela permite uma análise completa de todas as campanhas pagas feitas por uma página comercial na rede social. Essa análise envolve desde o número de curtidas e cliques, até a possibilidade de segmentação e alcance do público de uma campanha em específico.
Nela, é possível mensurar também as taxas que envolvem as conversões de leads de cada campanha, ajudando a empresa a avaliar quais delas estão trazendo o melhor custo-benefício.
Hoje, saber lidar com o Facebook Ads é indispensável para qualquer profissional de marketing que trabalha com mídias sociais.
7 - Google Adwords
Outra ferramenta de mídia paga imprescindível para qualquer empresa é o Google Adwords, uma das soluções que o Google oferece.
O Google Adwords é indicado para empresas que querem aparecer nas primeiras posições das pesquisas do Google de forma mais imediata, sem precisar construir uma reputação para aparecer na mídia orgânica. Ela é indicada para campanhas e anúncios que tenham um caráter mais comercial.
Com essa plataforma também é possível criar, gerenciar e analisar os resultados de qualquer campanha, mostrando dados que são importantes para também mensurar o custo benefício daquele investimento, como por exemplo, o CPC (custo por clique).
8 - Mixpanel
O Mixpanel é uma das ferramentas mais poderosas para acompanhar os possíveis caminhos que todos os seus leads fazem em seu site. Nela, é possível verificar todas as conversões e assim fazer uma análise de engajamento de usuários, por exemplo.
Outro poderoso recurso oferecido pela ferramenta é a análise de dados, segmentando os tipos de usuário. Ela também disponibiliza relatórios que dão suporte na estratégia da empresa, fornecendo insights e ideias de melhoria que são totalmente intuitivas.
É possível começar com a versão gratuita, mas também há planos que são pagos com mais opções e recursos.
9 - SEMRush
Se você está querendo investir em ações para melhorar o SEO do seu site, não pode deixar de conhecer o SEMRush!
Essa ferramenta oferece suporte inteligente nas escolhas de palavras-chave, análise de concorrentes e até auxílio com dados referente à saúde “on-page” do site. É uma ótima maneira de identificar oportunidades para alavancar sua reputação na mídia orgânica.
É disponível nas versões gratuitas (com algumas limitações) e paga.
10 - MailChimp
O MailChimp é uma das opções mais simples e baratas do mercado, quando estamos falando de disparos de e-mail. Através dele, é possível criar campanhas de email marketing de forma completa e estratégica.
A possibilidade de personalização dos layouts dos emails é outro ponto positivo, pois é bem fácil e flexível. Outras vantagens que merecem destaque são: o mensuramento do rendimento das campanhas e a possibilidade de começar a utilizá-la com uma versão gratuita.
11 - MOZ
Outra ferramenta importante no auxílio com questões de SEO e mídia orgânica é o MOZ. Assim como o SEMrush, ele também auxilia em relação a lidar com a concorrência na utilização de palavras-chave.
Nela também é possível fazer uma análise completa do SEO do seu site e aplicar correções, além disso, é possível consultar o rankeamento de palavras-chave a nível local e global.
Em relação ao custo, há a vantagem de que oferecem um Trial gratuito por 30 dias.
12 - Google Trends
No Google Trends é possível realizar pesquisas de palavras-chave e descobrir com que frequência são buscadas na web. Nele, é possível também analisar a demanda de uma palavra-chave em específico por região, e também outras palavras relacionadas a ela.
É uma ferramenta que fornece apoio total nas estratégias de utilização do Google Adwords e é uma excelente maneira de qualquer empresa se planejar, pois é possível analisar em quais palavras será mais compensador investir ao longo do tempo.
Ela também auxilia em questões de SEO, já que é possível verificar qual é a tendência de pesquisa no momento. O acesso a ela é gratuito, basta ter uma conta do Google para utilizá-la.
13 - SimilarWeb
O SimilarWeb é a ferramenta ideal para analisar a audiência de qualquer site. Sendo possível consultar, inclusive, a audiência e reputação de seus concorrentes.
Os principais dados fornecidos por ela são: volume e fonte de tráfego, taxa de rejeição, média de páginas por visita e tempo médio de permanência na página.
Possui versão gratuita e paga, que oferece como vantagem a análise do perfil dos visitantes do site e qual é o seu comportamento na web, ou seja, que outros sites esses visitantes também acessam.
14 - Google Keyword planner
Outra ferramenta que fornece apoio nas estratégias de campanhas pagas é o Google Keyword planner. Ela auxilia na elaboração e organização das campanhas feitas no Google Adwords.
Nela é possível encontrar o volume de buscas, CPC (custo por clique) e até outras palavras que são relacionadas a uma certa palavra-chave.
Outras vantagens dessa ferramenta é que ela é integrada com o próprio Google Adwords e também é possível agrupar mais de uma palavra-chave para um mesmo anúncio.
15 - Kissmetrics
O Kissmetrics é uma ferramenta que auxilia na análise, a ponto de fornecer dados que trazem a sensação que está acompanhando os usuários do seu site de perto.
A ferramenta ajuda a analisar de forma completa toda a jornada do usuário no site, identificando comportamentos para que futuras otimizações sejam feitas. Ela também fornece dados importantes, como por exemplo, resolução de tela, localização e até a versão do navegador.
Nela é possível também fazer testes A/B, acompanhar métricas e emitir relatórios.
Conclusão
Deu para perceber que essas ferramentas podem ser um ótimo braço tecnológico na área de marketing de qualquer empresa, não é mesmo? Lembrando que as ferramentas apresentadas são apenas algumas dentro de uma infinidade que existem por aí.
E como já vem sendo apresentado desde o início desse post, com toda a ascensão da internet, é indispensável que qualquer empresa deixe o marketing digital de lado, e são ferramentas como essas que vão fornecer produtividade e escala para todas as suas ações. Basta escolhê-las de forma correta.
Sobre o autor: Jornalista especializado em Marketing de Conteúdo.