Por André Fernandes
Abraham Lincoln recebe muito crédito por ter sido
um grande líder. Francamente, a maioria de nós realmente não sabe por que ele
merece ele mérito todo. O que ele fez para um líder tão extraordinário?
Aqui estão algumas de suas lições:
1. Saia do
escritório e circule entre as pessoas
Em 1861, Lincoln passou mais tempo fora da Casa
Branca do que nela. E acredita-se que ele conheceu cada soldado da União que se
alistou no início da Guerra Civil.
Como é ser um
líder acessível?
Como notável que possa parecer, em 1861, Lincoln
passou mais tempo fora da Casa Branca do que nela. E as chances são boas
de que se um soldado da União tivesse se alistado no início da Guerra Civil,
ele tenha visto o presidente pessoalmente.
Lincoln fez questão de inspecionar pessoalmente
cada estado de regimento de voluntários que passaram por
Washington. Lincoln sabia que as pessoas eram sua melhor fonte de
informação. E a acessibilidade construía a confiança. Ele passava 75% do dia em
reunião com as pessoas. Lincoln teve uma política de portas abertas. Sim,
o presidente dos Estados Unidos tinha uma política de portas
abertas. Lincoln era provavelmente o principal executivo mais acessível
que os Estados Unidos já conheceram.
Adivinhem? A teoria moderna do negócio traz isso.
Nos dias de hoje, os gurus da administração chamam de gerenciamento em movimento.
2. Persuadir
ao invés de coagir
Apesar de ter o poder da presidência, Lincoln não
teve tendências repressivas com as pessoas, ele as convencia. Como ele
fazia isso?
Ele se tornou amigo dessas pessoas. Aqui está
Lincoln falando sobre seus métodos:
“Quando a conduta dos homens é projetada para ser
influenciada, a persuasão, tipo, a persuasão despretensiosa, nunca deve ser
adotada. É uma velha e uma verdadeira máxima, uma ‘gota de mel apanha mais
moscas do que um galão de fel’. Então, com os homens, se você ganhar um
homem para a sua causa, primeiro convença-o de que você é seu amigo
sincero. Aí está uma gota de mel que pega seu coração, que, diga o que
quiser, é a grande estrada para a sua razão, e que, uma vez adquirida, vai
fazer com que você encontre menos dificuldade em convencer seu julgamento da
justiça.”
A pesquisa moderna concorda? Sim.
Qual é a primeira coisa que a Harvard Business
School ensina aos estudantes de MBA sobre a negociação? As pessoas
precisam gostar de você.
Não é surpresa que as pessoas prefiram dizer sim a
um pedido quando conhecem e gostam de quem está pedindo. Uma
maneira simples de fazer as coisas acontecerem é descobrir semelhanças ou
paralelos que existem entre você e a pessoa que você quer influenciar e, depois
ressaltar essas coisas.
Lincoln tem uma famosa citação sobre o assunto:
Eu destruo meus inimigos quando faço deles
meus amigos.
3. Lidere
sendo liderado
Lincoln sempre dava crédito onde o crédito era devido
e também assumia a responsabilidade quando as coisas davam errado.
Isso não apenas satisfazia a necessidade de Lincoln
com a honestidade, a integridade e a dignidade humana; também dava aos seus
subordinados a percepção correta de que eles eram, de muitas maneiras,
responsáveis por suas atitudes.
Nada faz as pessoas se sentirem melhores do que
isso. Lincoln não tinha problema em dizer que ele era o responsável quando algo
errado acontecia. Ele confiou no julgamento das pessoas que estavam na linha de
frente. Essa é uma das características de uma boa liderança militar.
“Durante o início da década de 1960, a Unidade de
Pesquisa de Neuropsiquiatria da Marinha médica (agora o Centro de Pesquisa de
Saúde Naval) realizou uma série de estudos sobre liderança em pequenas estações
antárticas. Nesse programa de pesquisa, foi descoberto que os líderes estimados
tendiam a possuir uma orientação de liderança relativamente democrática e um
estilo de liderança caracterizado por uma maior participação nas atividades do
que as tradicionais para uma organização militar.”
4. Estimule
a inovação
Muitos serviços são pagos para incentivar a
inovação nos dias de hoje. O que Lincoln sabe sobre inovação? Bem, ele é o
único presidente dos Estados Unidos que sempre patenteava alguma coisa.
Anos antes de assumir a presidência, Lincoln tinha
mostrado seu interesse por inovação, quando, em 10 de marco de 1849 (aos 40
anos), ele recebeu uma patente para um novo método de fazer barcos aterrados
mais flutuantes.
O que é necessário para aumentar a criatividade e a
inovação em uma organização? Como eu disse antes, é bastante simples: Recompensar
as pessoas por tentar coisas novas e não puni-las com o fracasso. Lincoln
sabia disso.
E mesmo durante seus momentos mais difíceis, Lincoln
continuava a exortar os seus subordinados para ir atrás de novos avanços,
implementar ideias e, ao mesmo tempo, ter tempo para aprender. Ele
percebeu que, como líder do executivo, era sua responsabilidade principal criar
o clima de empreendedorismo necessário livre de risco para promover a inovação
eficaz.
5.
Influencie pessoas através do storytelling
Lincoln era um grande contador de histórias e,
ativamente aproveitou essa habilidade para conquistar as pessoas. O próprio
Lincoln disse claramente:
“Eles dizem que eu conto muitas histórias. Acho que
eu faço isso; mas eu aprendi em longa experiência que as pessoas simples são
mais facilmente influenciadas por meio de uma ilustração ampla e bem-humorada
do que de qualquer outra forma.”
Quando os alunos são convidados a recordar de
discursos, 63% se lembram das histórias. Apenas 5% se lembram de
alguma estatística individual. Se você é um líder como Lincoln era, você
precisa saber o que inspira a moral da equipe. E a resposta é: uma boa
história. O storytelling pode melhorar quase todas as áreas de sua
vida.
Por que contar histórias é tão poderoso?
A professora de Stanford Jennifer Aaker fez uma
pesquisa mostrando que histórias são fundamentais para o nosso senso de
significado. Alguns novos estudos sugerem que se gastarmos tempo pensando
sobre histórias em nossas vidas, isso pode ser a forma mais eficaz de se
descobrir o que é significativo e o que não é.
_______________________________
Este
artigo foi adaptado do original, “Lessons From Lincoln: 5 Leadership
Tips History And Science Agree On”, da Time.
Sobre o autor:
Em 2004, André foi responsável por levar internet discada para mais de 4.400
cidades brasileiras. Estudou eletrônica e tecnologia na Unicamp, Harvard e MIT
e Finanças na USP. Trabalha intensivamente em 2 novos projetos: Fight e Hack
além de atender mais de 150 clientes na YOW Internet.
Fonte: Jornal do Empreendedor
Biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!