O marketing constantemente procura se reinventar para alcançar seus clientes. Mas, dessa dessa vez o meio que o marketing usa para alcançar os seus cliente não é "se reinventar" e sim procurar o que já existe, o que dá saudade, ou melhor dizendo, o que toca nas pessoas um sentimento chamado nostalgia.
É desse assunto que José Dornelas, palestrante, consultor, autor de livros best-sellers e o professor nas principais escolas de negócio, fez uma matéria falando sobre isso.
A Biblioteca da Faculdade CDL possui livros do referido autor e estão disponíveis para empréstimo.
Horácio Neto
Estagiário da Biblioteca
A nostalgia pode ser um instrumento poderoso de marketing
José Dornelas
Colunista do UOL06/10/201406h00
Muitas pessoas gostam de resgatar sentimentos prazerosos de momentos
do passado e não se cansam em dizer "antigamente, isso era bem melhor".
E os marqueteiros já aprenderam, há um bom tempo, a capitalizar sobre
esse comportamento em prol dos negócios.
Não é de hoje que os
que trabalham com marketing sabem que o uso da nostalgia pode ser um
instrumento poderoso no convencimento dos consumidores em se desapegarem
do dinheiro e decidirem comprar ou até pagar mais por algo. E agora há
estudos que compravam tal fato.
Um deles foi desenvolvido por
uma equipe de pesquisadores liderados por Jannine D. Lasaleta, da Escola
de Administração de Grenoble, na França. Em um experimento, os
sentimentos nostálgicos aumentaram a disposição das pessoas em pagar por
objetos desejados.
Em outro, os participantes foram convidados a
desenhar figuras de moedas após descreverem uma experiência ou evento
nostálgico. Ao serem comparados com um grupo de controle, os que
descreveram eventos nostálgicos desenharam as moedas com tamanho 10%
menor.
A conclusão é que induzir os consumidores a resgatarem ou
terem sentimentos calorosos sobre um passado que apreciam faz com que
eles se desprendam do dinheiro e, com isso, tendam a pagar por algo que
desejam e até a gastar mais.
A questão, porém, é mais profunda
que apenas uma estratégia de marketing, pois faz as pessoas pensarem na
vida, no que já vivenciaram e no que ainda têm pela frente.
Nesses momentos, não é difícil pensar (e muitas vezes concretizar o que
se pensou): por que não? Se eu comprar esse determinado produto posso me
satisfazer um pouco e fugir das amarras do mundo moderno, de contenção
de despesas, planejamento financeiro etc.
Mas esse comportamento
pode ser também uma armadilha poderosa e danosa, caso torne-se
sistemático. Muitos consumidores tendem a agir de maneira não racional
com muita frequência e isso pode levá-los a sentimentos antagônicos após
a concretização da compra.
Aos empreendedores, fica o recado
que muitos já conhecem na prática. De fato, usar eventos nostálgicos
como maneira de inspirar os consumidores a gastar por determinado
produto pode ser uma estratégia muito eficaz.
E você, já se deixou seduzir por algo parecido como consumidor? Em caso afirmativo, já se arrependeu por ter agido assim?
JOSÉ DORNELAS
José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller "Empreendedorismo, transformando ideias em negócios."
Palestrante,
consultor, autor de livros best-seller e professor nas principais
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