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terça-feira, 1 de abril de 2014

10 competências que você pode desenvolver com trabalho voluntário

Experiência pode ser boa opção para quem deseja se envolver com uma causa social e ainda ter um valioso aprendizado

Mariana Fonseca
sexta-feira, 28 de março de 2014

 

A maioria das pessoas que atua como voluntário em algum tipo de trabalho – ONGs, igrejas, entidades de assistência social – acredita que está fazendo um bem enorme para os outros. Realmente. No entanto, muitas vezes o voluntário não tem consciência do bem tamanho que está fazendo para si e seu desenvolvimento. “O voluntariado é uma importante ferramenta para desenvolver competências fundamentais para a carreira”, diz Cíntia Bortotto, consultora de Recursos Humanos. A especialista lista a seguir os aprendizados que a experiência numa causa social pode proporcionar.

1 - Comprometimento: para ser voluntário, é preciso manter um compromisso em termos de periodicidade, horário e disponibilidade de tempo.

2 - Jogo de cintura: em situações de pressão ou de muitas variáveis e incertezas, temos de demonstrar flexibilidade e adotar uma postura de quem vê oportunidades ao invés de problemas.

3 – Dedicação: quando se dedica a uma causa, demonstra-se que acredita. O simples fato de acreditar gera uma motivação que tem como consequência a influência para que outras pessoas acreditem e se dediquem também. Esta é uma atitude bem vista, principalmente em tempos em que as pessoas pensam mais em si mesmas do que em uma causa.

4 - Trabalho em equipe: o trabalho em equipe também pode ser desenvolvido quando falamos em atividades que devem ser compartilhadas ou realizadas de forma mais rápida. O fato de você depender de outra pessoa para que seu trabalho fique melhor ou mais veloz, faz com que você demonstre bom relacionamento interpessoal e humildade.

5 - Respeito: respeito é uma premissa para se conseguir trabalhar com outras pessoas. Ele é fundamental para alcançar bons resultados entre o trabalho em equipe.

6- Organização: quando estamos em situações que envolvem muitas pessoas e atividades, caso de grandes eventos ou trabalhos em ONGs, temos de ser organizados, ter clareza do que é importante e do que é urgente, o que pode ser feito apenas por mim e o que é delegável.

7 - Bom relacionamento interpessoal: a prática da empatia, saber diferenciar o que é seu e o que é do outro são pontos importantes. Em geral, as pessoas com bom relacionamento interpessoal têm a capacidade de conseguir os resultados sendo muito agradáveis.

8 - Bom humor: característica que se sobressalta, principalmente quando se trabalha em grandes grupos ou em situações de muita pressão. Pessoas bem-humoradas riem de si mesmas, fazem piadas inteligentes e sabem brincar de forma respeitosa e carinhosa, criando vínculo e aumentando a produtividade da equipe.

9 - Capacidade de resolver problemas: é um aspecto valorizado no mercado e pode diferenciar o profissional, pois os líderes querem em suas equipes profissionais que resolvam as situações. Para isso, é importante ter leitura do cenário, entender o impacto de cada parte do problema no todo, estruturar de forma lógica as possíveis soluções e conversar com outras pessoas para encontrar e eleger a melhor solução para o problema apresentado.

10 - Tranquilidade para lidar com situações sensíveis: ainda encontramos muitos profissionais imaturos que não conseguem fazer uma pausa para lidar com situações difíceis com tranquilidade. Para isso, é importante ter controle emocional, capacidade de análise, empatia e bom senso.

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