Voltar à página inicial

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tipologia e Estética do Visual Merchandising

Sylvia Demetresco, ministrou a palestra Vitrine Conceitual e Experiência de Compra para os alunos do Curso de Gestão Comercial da Faculdade CDL, no auditório Gervásio Pegado, na quinta-feira, 12/09/13.

Professores da Faculdade CDL recepcionaram a autora, que autografou o livro Tipologia e Estética do Visual Merchandising.


A palestrante, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, encantou a platéia com informações valiosas e atuais sobre o assunto, enriquecendo com sua experiência profissional.

A Biblioteca já dispõe em seu acervo de vinte exemplares do livro de Sylvia Demetresco e Rita Regamey e estão prontos para serem emprestados.













DEMETRESCO, Sylvia; REGAMEY, Rita. Tipologia e estética do visual merchandising. Typologie et esthétique du visual  merchandising. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012. 268 p.

Conservar a memória da arte na vitrina, colecionar objetos cotidianos, não esquecer as tradições, dar visibilidade ao testemunho histórico, descobrir a engenhosidade do trabalho, pesquisar as matérias e as texturas, profundar-se um pouco mais sobre um saber-fazer... estar constantemente em busca de novas pesquisas e investigações no universo das vitrinas é o que nos fez folhear todas as edições da importante revista Inspiration.

O resultado desse trabalho pode ser constatado na sistematização de possíveis tipologias das vitrinas que ganham estampa neste livro. Nas leituras e releituras de todo o conteúdo encontrado nas revistas, as classificações se pautaram na emergência do ordinário, que, aos poucos, foi dando lugar e assumindo o espaço de um universo paralelo, o extraordinário, que também é criado pelas, nas e com as vitrinas.

Nossas diferentes e diversas vivências em vários países, assim como nossas bagagens acadêmicas e profissionais direcionadas ao saber-fazer e ao saber analisar as vitrinas e seus entornos, possibilitaram-nos escrever este livro a quatro mãos.

A criação deste livro está focada nas primeiras linhas do título “Tipologia e estética do Visual Merchandising.

Criamos tipologias de classificação e selecionamos 879 imagens que constroem os sentidos específicos em cada uma das construções e encanações elencadas.

Trata-se de um grande estudo, repleto de referências criativas que contam a história do Visual Merchandising e também permitem observar várias questões visuais e matérias que as estruturam ao longo do tempo.

Ideias é o que não faltará para o exercício estético da linguagem criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!