Se esse não é um dos seus pontos fortes, basta praticar. Vender bem também depende de treino
Por Elisabete Miranda
Uma das características comuns entre empresas é a necessidade de aumentar as vendas. Muito raramente encontramos alguém com o maravilhoso problema de não dar conta de atender todos os seus clientes. A maioria de nós está sempre tentando encontrar aquela solução mágica que vai fazer o negócio “explodir” de tanto vender. Infelizmente ainda não achei essa solução, mas listo abaixo algumas dicas extraídas do livro The Eight Competencies of Relationship Selling, que com certeza ajudarão a melhorar as vendas da sua empresa e, consequentemente, otimizar seus resultados.
1. Identifique o que está funcionando
Faça uma autoanálise. Avalie seus produtos ou serviços e sua empresa como um todo para saber o que está funcionando. Reforce atitudes, ferramentas e estratégias que estão dando resultados. Aprenda com seus sucessos e também com os fracassos.
2. Saiba qual é a sua vantagem competitiva
Compare sua empresa, seus produtos e serviços com a concorrência. Saiba onde e como você se destaca ou não. Esteja preparado para discutir essas comparações sempre que necessário.
3. Melhore suas habilidades de vendas e não apenas o conhecimento sobre os produtos/serviços
Não confie no conhecimento que você tem sobre seus produtos ou serviços como a única forma de persuasão. Melhore suas habilidades de entender as pessoas, de descrever sua oferta de forma mais atraente e peça pelo fechamento da venda na hora certa.
4. Concentre-se em pessoas que têm o perfil dos seus melhores clientes
Os melhores clientes seguem um padrão, portanto foque em pessoas que seguem esse modelo para que sejam seus clientes potenciais. Ao oferecer seus produtos ou serviços a esse tipo de pessoa, você aumentará sua chance de ter clientes melhores.
5. Procure tesouros no seu próprio quintal
Existem mais oportunidades de negócios à sua volta do que você imagina. Procure oportunidades que outros possam ter ignorado entre seus amigos, vizinhos, clientes atuais, antigos clientes, colegas, concorrentes etc.
6. Peça indicações específicas
Explique qual é o perfil do seu cliente ideal e pergunte às pessoas quem elas conhecem com essas características. Peça que elas façam alguma coisa específica que o ajudará a conhecer mais clientes em potencial. Por exemplo, um telefonema ou e-mail de apresentação, uma carta de referência, ajuda para marcar uma visita para um café etc.
7. Aumente o reconhecimento da sua marca
Torne você e a sua marca mais conhecidos escrevendo artigos, oferendo ajuda como especialista a jornalistas, fazendo pesquisas, ofertando serviços gratuitos a uma pessoa-chave, doando seu tempo a boas causas, oferecendo dicas em mídias sociais etc.
8. Seja sempre a “boa notícia” para seus clientes
A impressão que seus clientes têm sobre você determina o nível de resistência que você encontrará ao tentar vender. Aprenda a despertar um sentimento positivo entre as pessoas com as quais se comunica. Seja um parceiro para solucionar problemas e não um vendedor insistente e chato.
9. Mereça a fidelidade dos clientes
Aprenda a cultivar clientes dedicados e “à prova de concorrência”, oferecendo mais do que as pessoas esperam. Satisfaça as necessidades dos seus clientes e seja visto como um recurso de negócios mesmo que eles não estejam comprando de você. Torne-se alguém que as pessoas estão sempre elogiando.
Não se esqueça de que dificilmente você encontrará um vendedor melhor para a sua empresa do que você mesmo. Se acha que esse não é um dos seus pontos fortes, está na hora de aprender. Como qualquer outra habilidade, basta praticar. Boas vendas
Fonte: PEGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!