Débito é a forma de pagamento que mais cresce
Segundo a pesquisa, o consumidor usa cartão de débito especialmente para gastos em postos de gasolina
São Paulo O mercado de cartões de débito no Brasil cresceu 25% ao ano de 2006 a 2011, segundo um estudo realizado pela MasterCard Advisors, empresa de consultoria do grupo MasterCard Worldwide. Entre todos os meios de pagamento, foi a maior alta no período.
Para pagamentos acima de
R$ 50, o cartão de débito é o meio eletrônico preferido e abaixo desse
valor, o dinheiro
FOTO: LUCAS DE MENEZES
De
acordo com a pesquisa, o consumidor usa essa modalidade, em média,
cinco vezes por mês, principalmente para cobrir gastos como supermercado
e postos de gasolina.
O
cartão de crédito é o segundo que mais cresceu, com 22% de expansão; os
cartões de loja avançaram 16%; e as outras formas de pagamento, como o
dinheiro, 9%.
O mercado hoje movimenta R$ 200 bilhões e deve chegar a R$ 493 bilhões até 2016, segundo o estudo.
De
acordo com Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de
negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul, o crescimento do uso do cartão
de débito está ligado à maior bancarização dos consumidores, que agora
têm mais acesso a conta corrente, conta poupança e contas também para
pagamentos de benefício. Em todos os casos citados, ele pode usar o
cartão de débito.
Educação financeira
Além
disso, o aumento da educação financeira e a expansão da aceitação desse
meio também contribuíram. "O débito hoje é muito aceito em lugares que
tem um valor de transação baixo, que há cinco ou seis anos praticamente
não aceitavam esse meio", diz.
O
estudo mostrou ainda que, apesar de queda significativa, o meio
preferido de pagamento pelos consumidores continua sendo o dinheiro
(escolhido por 60%, ante 48% na pesquisa anterior), seguido por cartão
de débito, cuja preferência subiu de 26% para 34%.
Para
pagamentos acima de R$ 50, o cartão de débito é o meio eletrônico
preferido e abaixo desse valor, o dinheiro. O cartão de crédito é o mais
usado para transações acima de R$ 100. O valor médio da compra com
cartão de débito caiu de R$ 62 para R$ 54, ou seja, o uso cresceu em
compras de pequenos valores.
Motivação
As
razões apontadas pelos consumidores para o uso do cartão de débito
foram o controle dos gastos, a praticidade e também a segurança.
Magnani
disse ainda que não acredita que a possível cobrança de juros no
parcelamento com cartão de crédito, que está sendo discutida pela
indústria, possa impulsionar o uso do cartão de débito pela diferença de
perfil da utilização desses meios.
A
pesquisa, que é a segunda edição de um estudo feito em 2005, foi feita
em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Recife e Porto Alegre.
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