No Dia do Comerciante, os empresários das mais de 30 mil empresas do setor em Fortaleza comemoram. A maior parte dos estabelecimentos está no setor varejista, cerca de 28 mil. Os demais são atacadistas.
No varejo, a área de mercadorias em geral é que mais concentra estabelecimentos (6,5 mil), seguida de lojas de tecidos, vestuário ou armarinho, com 5,5 mil, e de lojas de material de construção, que representam 2,5 mil estabelecimentos.
Segundo Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), a expressividade do setor é reflexo da verve cearense, que tem espírito empreendedor, alegre e acolhedor, o que faz dele um bom comerciante.
“O empreendedor do Ceará tem facilidade de se adaptar às mudanças. Quando não dá certo em um setor, ele migra para outro e termina dando certo. Essa condição de enfrentar as mudanças nos faz diferente”.
Das riquezas geradas em Fortaleza, 77,8% são provenientes do setor de serviços, segundo os dados mais recentes do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Desse montante, 20,5% são referentes ao comércio.
Efeméride
Foi o ex-presidente Café Filho quem instituiu o Dia do Comerciante, em 1953. A data escolhida, 16 de julho, é em homenagem ao nascimento do Visconde de Cayru. Político baiano, ele colaborou com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808.
SERVIÇO
28° Edição da Entrega do Troféu Clóvis Rolim
Quando: hoje, 16 de julho, às 20h
Onde: Theatro José de Alencar
Somente para convidados
Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/07/16/noticiasjornaleconomia,2879083/mais-de-30-mil-comerciantes-comemoram-dia-na-capital.shtml
Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/07/16/noticiasjornaleconomia,2879083/mais-de-30-mil-comerciantes-comemoram-dia-na-capital.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!