No Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil, é comemorado no dia 18 de abril, em homenagem ao grande escritor brasileiro Monteiro Lobato. A data foi escolhida em 2002 e oficializada por intermédio da Lei 10.402, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em alusão ao nascimento do escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi o criador da literatura infantil no Brasil, suas obras estão imortalizadas pelos personagens inesquecíveis de suas histórias infantis: Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho e Emília, contextualizados no Sítio do Picapau Amarelo.
Segundo a Wikipédia, a Literatura infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico. O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.
Todos nós já fomos criança um dia e lemos ou ouvimos as histórias dos clássicos da literatura infantil mundial e nacional que, com certeza, contribuíram de alguma forma para a nossa formação. Cabe aos pais e professores incentivar o gosto pela leitura nas crianças.
A Biblioteca da Faculdade CDL dispõe de alguns títulos de literatura infanto-juvenil recebidos por doação, se você tem filhos, vale a pena conferir.
Biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!