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quarta-feira, 16 de março de 2011

Contextualizando a disciplina







Professor: Mardônio Costa
Disciplina: Estatística Aplicada a Negócios
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Economia
Diário do Nordeste

ECONOMIA BENEFICIADA (02/03/2011)

Classe C puxa vendas em higiene e beleza

























No Ceará, já há empresas que refizeram sua linha de produção, dando maior enfoque a esse nicho de mercado.

O setor de cosméticos acumulou bons resultados em 2010. O Brasil continuou entre os três principais mercados do mundo na atualidade. E para continuar vivo nessa acirrada disputa pelo consumidor brasileiro, neste ano, o segredo é cativar, cada vez mais, o consumidor da classe C. Segmento de mercado que já representa o maior percentual das vendas de todos os itens de beleza no País.

Segundo pesquisa sobre hábitos de consumo e comportamento, realizada pelo Instituto Data Popular, com cinco mil pessoas distribuídas nas regiões metropolitanas das maiores cidades brasileiras, a nova classe média é quem detém a maior participação no volume vendido de protetor solar (49,40%), creme corporal (53,00%), maquiagem (53,66%), perfumes (53,72%), esmalte ( 53,93%), sabonete (54,05%), desodorante (54,11%), xampu (54,18%), creme facial (54,88%) e creme dental (56,38%).

O levantamento também fez uma análise comparativa do mercado entre nos últimos 30 dias dos anos de 2003 e 2010. O crescimento de consumo de homens e mulheres foi percebido em todas as classes sociais. Porém, evidencia-se, segundo a pesquisa, um aumento na compra dos produtos de beleza de maior ou de mesma proporção em determinados da participação das camadas mais populares em relação às classes A e B.

O estudo mostra, ainda, que, nos últimos nove anos, a elevação na quantidade de mulheres e a migração de milhões de famílias das camadas mais pobres para a classe C foi determinante para o avanço desse perfil de cliente no Brasil. Para o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refino de Petróleo do Ceará (Sindquímica-CE), José Dias Vasconcelos, a economia local foi uma das mais beneficiadas com esse fenômeno.

Ceará forte

"No Nordeste e, especialmente, no Ceará, por ser um dos estados mais pobres da região, houve uma ampliação mais significativa do poder de compra. Não temos os números porque as empresas mantêm isso em sigilo, mas é notório o ganho no faturamento a cada ano. Estimo que a média de crescimento seja de 18% a 20% por ano", disse o representante do Sindquímica.

Ele ressaltou também que todas as empresas de conhecimento dele estão modernizando suas instalações e gerando empregos. Para ele, o Estado ocupa uma posição de destaque também na produção, sendo um dos polos da indústria de cosmético da região nordestina. "Estamos em fase crescente, disputando mercado com Bahia e Pernambuco", completou José Dias.

Investimentos

O proprietário da empresa Biomática, José Dias, revelou que nos últimos meses de 2010 reposicionou a linha de produtos da empresa. Com base nesse avanço da classe C, foram direcionados mais de 50 itens com foco específico desse tipo de consumidor. Conforme o empresário, desde 2006, quando foi criada a Biomática, o aumento anual do faturamento é de aproximadamente 50%. "Com esse trabalho voltado para a nova classe média, esperamos ampliar ainda mais esse índice de crescimento", acrescentou.

Mercado

"Estimo que a média de crescimento seja de 18% a 20% por ano no Ceará"


José Dias Vasconcelos
Presidente do Sindquímica-CE


12,6% A MAIS


Setor movimentou R$ 27,5 bilhões no ano passado


Há 1,6 mil empresas espalhadas no País, que empregam direta e indiretamente mais de 4,2 milhões de pessoas

Em 2010, o faturamento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos foi o maior da série histórica dos últimos 15 anos. O setor movimentou R$ 27,5 bilhões nominais ante R$ 24,4 bilhões do ano imediatamente anterior, uma elevação de 12,6%.

Existem 1,6 mil empresas espalhadas no País, que empregam direta e indiretamente mais de 4,2 milhões de pessoas. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

"Uma das razões deste crescimento do setor, além da modernização do parque industrial, do investimento em marketing e da inovação tecnológica das indústrias, é a democratização do consumo e do maior acesso a produtos pelas classes D e E, principalmente em produtos de higiene", contou João Carlos Basílio, presidente da Abihpec.


Avanço baixa renda


"Essa esfera da sociedade duplicou o consumo de protetores solares, ampliou em mais de 1.000% a compra de enxaguatórios bucais e ampliou em média 2% a 3% o consumo de sabonetes de barra e cremes dentais. Produtos como esses são essenciais para a manutenção da saúde da população com aumentos de preços inferiores à inflação, uma combinação ideal para o aumento de hábitos saudáveis de higiene".

As exportações de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) cresceram 17,8% em 2010, chegando a US$ 693 milhões, contra US$ 588 milhões em 2009. As importações destes produtos ao Brasil também se ampliaram, atingindo US$ 696 milhões contra US$ 456 milhões no ano imediatamente anterior, alta de 52,6%.


Expectativas


A projeção da entidade aponta que a expectativa em 2011 é que as indústrias de HPPC faturem R$ 31,12 bilhões, avanço de 13,2% sobre o ano passado. Até 2013, o consumo per capita de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos deve atingir US$ 178. (ISJ)


ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

Originalmente disponível em:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=942174

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