Voltar à página inicial

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Um bom gestor e líder reconhece as pessoas por suas conquistas

Gestores devem trabalhar em conjunto com sua equipe para crescer com a instituição

06 jan 2017   
Publicado por: Publicações GS&MD - Gouvêa de Souza

Alinhamento. Essa é a palavra de ordem para que organizações alcancem seus objetivos e, em contrapartida, possam partilhar as conquistas com seus colaboradores. O alinhamento se faz necessário, pois contempla a capacidade da empresa de se comunicar com seus interlocutores (colaboradores, acionistas, fornecedores e comunidade), criando uma atmosfera de confiança, respeito e objetivos comuns, para que possa ter o retorno financeiro esperado.

Uma equipe vitoriosa é formada com uma liderança que possua espírito de servir, que seja capaz de investir no desenvolvimento de seu time e, em complemento, tenha um time engajado formado pelas pessoas certas. Quem faz bem o que faz e faz porque gosta é automotivado e tem mais propensão ao trabalho em equipe.

E como melhorar a relação entre gestores e equipe? Por meio da constante prática do feedback e direcionando expectativas de ambos os lados. Um bom gestor e líder reconhece as pessoas por suas conquistas, e trata as falhas de modo profissional gerando aprendizado sem exposições, promovendo espaços para que todos possam ser “vistos”, valorizando os conhecimentos da equipe e não somente impondo novas diretrizes e promovendo autonomia e descentralização.

A área de Recursos Humanos pode atuar no melhor relacionamento dos gestores com suas equipes apoiando para que os mesmos tenham ferramentas, técnicas e postura adequada no desenvolvimento de seus times.  O RH deve atuar com uma parceria estreita entre as áreas e os colaboradores, garantindo que os valores da empresa sejam cumpridos.

Em períodos de conflitos em algumas áreas de uma Companhia, é preciso enxergar no problema uma solução. A gestão por conflitos pode sim trazer resultados, principalmente em equipes competitivas. Contudo, é fundamental que a condução desse tipo de gestão seja feito por alguém muito experiente, que saiba o momento de cessar o conflito. Do contrário, corre-se o risco de gerar um ambiente de medo e aí o propósito é perdido.

E é sempre bom lembrar que trabalhar em equipe é a melhor solução quando se espera alcançar grandes objetivos. Alguns cargos aceitam atividades isoladas, porém, em algum momento haverá a necessidade e reporte, de repasse de informações e, querendo ou não, o profissional estará dentro de um time. A Liderança tem forte contribuição nessa motivação de time, tratando a todos de forma igualitária permitindo as trocas e sendo referência.

Sandra Ferraz é Graduada em Direito, possui MBA em Direito da Empresa e Econômico e Gestão Empresarial e acumula uma experiência de mais de 20 anos no mercado empresarial e há três anos é diretora jurídica, RH e Suprimentos do GRUPO GR.

Fonte: Mundo RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!