Saiba mais sobre esta área que visa proporcionar uma
melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Termo ainda recente e desconhecido pela maioria das
pessoas, a tecnologia assistiva é tida como todo e qualquer recurso ou serviço
que visa dar assistência, promover a reabilitação e melhorar a qualidade de
vida de pessoas com deficiência. Para isso, utiliza-se um conjunto de
dispositivos, técnicas e processos.
A tecnologia assistiva vem ajudando pessoas com
deficiência ao redor do mundo a ganhar mais autonomia e independência, visto
que os recursos e serviços envolvidos nesta ideia visam facilitar o
desenvolvimento de tarefas diárias por pessoas que possuem deficiência. Além
disso, ela é uma importante ferramenta para a chamada inclusão social. Imagem:
Reprodução Internet.
Em um primeiro
momento, quando se fala em tecnologia assistiva, é comum associar o termo a
dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones, softwares e
aplicativos. Mas, os recursos desta área são todo e qualquer item,
equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida
utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas
com deficiência. Já os serviços são aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa
com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
A tecnologia assistiva está presente desde um
instrumento adaptado, como um lápis com um cabo curvado mais grosso, um teclado
adaptado ou leitores de tela, até programas especiais de computador e
dispositivos móveis que miram a acessibilidade. Mara Lúcia Sartoretto e Rita
Bersch (2014) para o site Assistiva Tecnologia e Educação, listam as diferentes
categorias da tecnologia assistiva. São elas:
1 – Auxílios para a vida diária: Materiais e produtos
para auxílio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar
banho e executar necessidades pessoais, manutenção da casa etc.
2 – CAA (CSA): Comunicação aumentativa (suplementar)
e alternativa: Recursos, eletrônicos ou não, que permitem a comunicação
expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma. São
muito utilizadas as pranchas de comunicação com os símbolos PCS ou Bliss, além
de vocalizadores e softwares dedicados para este fim.
3 - Recursos de acessibilidade ao computador:
Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios
alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos,
acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem
as pessoas com deficiência a usarem o computador.
4 - Sistemas de controle de ambiente: Sistemas
eletrônicos que permitem as pessoas com limitações moto-locomotoras, controlar
remotamente aparelhos eletro-eletrônicos, sistemas de segurança, entre outros,
localizados em seu quarto, sala, escritório, casa e arredores.
5 - Projetos arquitetônicos para acessibilidade:
Adaptações estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho, através de
rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou
reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com
deficiência.
6 - Órteses e próteses: Troca ou ajuste de partes do
corpo, faltantes ou de funcionamento comprometido, por membros artificiais ou
outros recursos ortopédicos (talas, apoios etc.). Inclui-se os protéticos para
auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita
magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos.
7 - Adequação Postural: Adaptações para cadeira de
rodas ou outro sistema de sentar visando o conforto e distribuição adequada da
pressão na superfície da pele (almofadas especiais, assentos e encostos
anatômicos), bem como posicionadores e contentores que propiciam maior
estabilidade e postura adequada do corpo através do suporte e posicionamento de
tronco/cabeça/membros.
8 – Auxílios de mobilidade: Cadeiras de rodas manuais
e motorizadas, bases móveis, andadores, scooters de 3 rodas e qualquer outro
veículo utilizado na melhoria da mobilidade pessoal.
9 - Auxílios para cegos ou com visão subnormal:
Auxílios para grupos específicos que inclui lupas e lentes, Braille para
equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com
aumento para leitura de documentos, publicações, etc.
10 - Auxílios para surdos ou com déficit auditivo:
Auxílios que inclui vários equipamentos (infravermelho, FM), aparelhos para
surdez, telefones com teclado — teletipo (TTY), sistemas com alerta
táctil-visual, entre outros.
11 - Adaptações em veículos: Acessórios e adaptações
que possibilitam a condução do veículo, elevadores para cadeiras de rodas,
camionetas modificadas e outros veículos automotores usados no transporte
pessoal.
De uma forma mais resumida, podemos dizer que a
tecnologia assistiva é aquela destinada a dar suporte, seja ele mecânico,
eletrônico, elétrico ou computadorizado, a pessoas com deficiência física, auditiva,
visual, intelectual ou múltipla. Este suporte pode ser uma prótese, adaptações
em objetos comuns do dia a dia, aparelhos e equipamentos nas mais diversas
áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, mobilidade, transporte,
educação, lazer, esporte, trabalho e outras).
Fonte: Oficina da Net
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