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quinta-feira, 30 de abril de 2015

Novidades na Biblioteca!

Biblioteca cheia de novidades! Para quem gosta de literatura, são muitas as opções, inclusive com realce para o Ceará.


BARROS LEAL, Angela. Clovis Rolim: uma vida intensa. Fortaleza: SgPropag, único. 2008. 176 p.

CAPIBERIBE, João. Florestas do meu exílio. São Paulo: Terceiro Nome, 2013. 368 p.

CHAVES, Gilmar. Ceará de corpo e alma: um olhar contemporâneo de 53 autores sobre a Terra da Luz. Fortaleza: Relume Dumará, 2002. 381 p.

INSTITUTO DO CEARÁ. Arquivos do Barão de Sturdart. Fortaleza: Instituto do Ceará , 2010. 160 p.

MONTENEGRO, Abelardo F. Cearense e judeu. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2010. 238 p.

NOBRE, Geraldo. As sete vidas de Gilberto Câmara. Fortaleza: ABC, 1999. 326 p.

ROCHA, Maria Corina. Síntese da coleção História Geral da África: pré-história ao século XVI. Brasília: UNESCO, 2013. 744 p.

ROCHA, Maria Corina. Síntese da coleção História geral da África: século XVI ao século XX. Brasília: UNESCO, 2013. 784 p.

SILVA, Pedro Alberto de Oliveira. História da escravidão no Ceará: das origens à extinção. Fortaleza: Editora UFC, 2002. 311 p.

STUDART, G. Barão de. Geografia do Ceará: Barão de Studart. Fortaleza: Expressão Grafica, 2010. 332 p.

Biblioteca

Profissional de Eventos

PARABÉNS!!!


Desejamos sucesso para aqueles que fazem dos pequenos detalhes um grande acontecimento. 

Parabéns especial aos colegas de casa!


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Veja como sua empresa pode surfar na onda da crise

Daniel Castello, da Endeavor


EpicStockMedia/Thinkstock

Surfando: um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer na crise é andar com a manada

Daniel Castello, da Endeavor

São Paulo - O cenário está complicado… Complicado como? Os fatos básicos podem ser comuns a todos – inflação, juros, dólar alto, retração do consumo, arrocho fiscal, entre outros pontos, que acabam pesando no fluxo de caixa e na gestão do negócio – mas, o que isto significa especificamente para você e para sua empresa? É ruim? É neutro? É bom? Não se engane: para algumas empresas, é muito bom. 

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer em um momento de crise é “andar com a manada”. Nas crises, sempre existem oportunidades, só que, quase por definição, elas não estão disponíveis para todos. 

Outro erro é arrogantemente achar que “nada mudou” e que a crise não tem impacto sobre o seu negócio. Provavelmente tem. E é importante entender quais são. 

Para surfar na onda da crise, é preciso ter atenção, capacidade analítica e uma certa habilidade de ficar imune ao mau humor que toma conta do ambiente. 

Há uma certa fala turbulenta e assustadora que alimenta e é alimentada pela mídia (é a oportunidade dela na crise!), mas que, no fundo, faz bem pouco sentido estruturalmente. 

A capacidade de planejar na crise é essencial. Sinceramente, também não é tão difícil. É claro que o plano não vai ser tão cheio de detalhes, as metas provavelmente terão que ser renegociadas ao longo do caminho. Eu diria que esta é mais hora de focar no essencial do que de entrar em aventuras. Mas dá para fazer! É só ter método. 

Segundo os professores Nathan Bennett e G. James Lemoine, em um artigo brilhante da HBR chamado “What VUCA Really Means for You”, o plano demandará certas características específicas de acordo com a dinâmica dominante nos espaços competitivos em que você decidir jogar. 

VUCA é o acrônimo de Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). É uma forma simples e prática de entender com que tipo de cenário estamos lidando: 

- Se a dinâmica for de grande Complexidade (muitas partes e variáveis interconectadas de forma, na prática, imprevisível), o plano terá que incluir a construção de recursos para lidar com a complexidade, como contratação de especialistas e reestruturação de processos de coleta e processamento de informações.

- Se a dinâmica for de grande Volatilidade (o desafio é inesperado ou instável, mas não necessariamente difícil de entender), o plano terá que gerenciar cuidadosamente risco e custo. Por exemplo, a estratégia de busca do estoque ideal em um operador logístico vai ter que balancear risco de ruptura e risco de endividamento excessivo. As premissas para tomada de decisão desta questão têm que fazer parte do plano.

- Se a dinâmica for de grande Ambiguidade (as relações causais no ambiente são totalmente obscuras e muitas coisas nem sabemos que não sabemos), o plano terá que incluir testagem e prototipagem. Ou o risco de fracasso será exagerado.

- Se a dinâmica for de grande Incerteza (sabemos como os eventos se comportam, mas nem sempre temos a informação necessária para tomada de decisão), o plano terá que definir formas de coletar, organizar e processar informação no tempo adequado para a tomada de decisão tática-operacional. 

O cenário não é o mesmo para todos os setores e empresas. Cada um é afetado pela conjuntura de uma forma diferente e específica. 

Pare e pense. De que forma sua empresa está sendo afetada? O que você tem que fazer para colher as oportunidades que esta crise lhe oferece? Qual é o seu plano?

Fonte: Exame.com 

Dia do Profissional de Contabilidade

Parabéns aos profissionais de Contabilidade, especialmente aqueles que fazem parte da CDL, FCDL e Faculdade CDL.



Biblioteca

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sumário de revista: Você S/A


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Você S/A (Abril 2015, Ed. 202), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!


Sumário

5 PARA VOCÊ
Adapte-se ou fique para trás

RECEPÇÃO
10 FEEDBACK
12 #VOCÊNOINSTA
14 DIGITAL

AGORA
18 QUEM FAZ
O novo aplicativo para localizar consultoras da Natura

20 NOTAS
Peixe Urbano expande e procura profissionais para a área comercial, de TI e de administração

22 MUNDO
A Starbucks quer que seus funcionários conversem com clientes sobre preconceito

23 POR DENTRO
Como é trabalhar na Fiat

24 ENTREVISTA COM O PRESIDENTE
Luiz Eduardo Falco, da CVC

26 PODER DE ADAPTAÇÃO
Como reagir bem ao novo cenário do trabalho, mudar rápido e conquistar resultados

CARREIRA
38 ATIVE O PLANO B Saiba tudo que um profissional empregado pode fazer para montar um negócio próprio antes de pedir demissão

46 CHEFE DE PRIMEIRA VIAGEM
Por mais preparado que um profissional esteja, há muitos desafios para um gestor novato. Descubra o que fazer nos três primeiros meses

48 AS NOVAS REGRAS DO DESEMPENHO
Em seu novo livro, o americano Daniel Góleman apresenta uma coletânea de textos que mostram que desenvolver o quociente emocional é importante para a boa formação dos, profissionais

50 QUESTIONE SUA FORMAÇÃO
Nem teoria nem prática. Para o acadêmico americano William Deresiewics, a universidade deveria formar pessoas com mais autonomia para escolher caminhos profissionais por conta própria

52 OS 4 MODOS DE AGIR NO TRABALHO
Um teste com 30000 pessoas mapeou os quatro comportamentos mais comuns entre os profissionais brasileiros. Descubra qual é o seu e aprenda a melhorar os pontos fracos

56 LIÇÕES DE CARREIRA DE MAD MEN
A consagrada série americana, cuja última temporada estreia em abril, mostra que dramas profissionais dos anos 60 continuam atuais

MERCADO
60 O CAMINHO PARA O TOPO
As competências e as habilidades que sete empresas vão cobrar dos principais executivos, em diferentes cargos, daqui a cinco anos. E o que fazer para conseguir chegar lá

68 O EXCELENTÍSSIMO PALESTRANTE
Com 1 milhão de livros vendidos e mais de 1,6 milhão de espectadores em suas palestras, o juiz William Douglas desenvolveu a fórmula para falar de qualquer tipo de superação: de passar em concurso público a correr a Maratona de Nova York

70 E SE FALTAR ÁGUA?
Diante da possibilidade de interrupções no abastecimento, algumas empresas estão organizando esquemas alternativos de trabalho. Como se planejar para que mudanças na rotina não afetem sua produtividade

DINHEIRO
72 O TESTE DAS PLANILHAS
Há dezenas de aplicativos para quem deseja organizar as finanças. Mas qual é o mais adequado ao seu gosto? Fizemos o comparativo para você

76 CONHECIMENTO MAIS EM CONTA
Saiba como salvar seu projeto de estudar fora em tempos de real desvalorizado

78 ARMADILHAS DA GRANA
Evite as pegadinhas em que até bons investidores derrapam

ARTIGOS
87 Dados para todos
Por Gil Giardeli

88 É hora de ser racional
Por Samy Dana

89 Informar ou explicar
Por Luis Carlos Cabrera

90 Como se comportar agora
Por Eugênio Mussak

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Estratégias online reduzem custo e aumentam eficácia





COBRANÇAS 17/04/2015

O uso das tecnologias em cobranças segmenta os tipos de devedores e ajuda a manter o cliente

Ingrid Coelho


MAURI MELO
Congresso reuniu profissionais do setor da Faculdade CDL


Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que 52% das transações financeiras em 2014 foram realizadas por meio da internet e mobile banking. Esse contexto demonstra a importância das instituições financeiras utilizarem as plataformas digitais para reduzir custos, segmentar devedores e manter o cliente.

Segundo Silvana Mora, gerente de risco da Intercommer Finantial Services, para utilizar a hiperconectividade à favor da empresa é importante avaliar qual medida é mais eficiente em diversas situações. Ela destaca o uso das mídias sociais e de aplicativos como fundamentais.

“Com essas novas estratégias, o cobrador terá mais recursos para estar em contato com o seu devedor, que por sua vez, terá mais tempo e mais possibilidades de negociação.”, explica Silvana.

Ela ressalta que, além disso, a instituição cobradora terá mais chances de manter o cliente. “Caso o devedor tenha realmente a intenção de pagar, o uso dessas tecnologias é ainda melhor para quem está cobrando. O uso dessa hiperconectividade auxilia na recuperação do devedor. ”, completa Silvana.

Seminário

Direcionado a profissionais que atuam no mercado de crédito e cobrança, o Seminário “Cobrança Efetiva na Era da Hiperconectividade”, durante o Congresso de Crédito e Cobrança reuniu, ontem, na Faculdade CDL, representantes de empresas e instituições financeiras. O evento objetivou auxiliar no aperfeiçoamento de estratégias e táticas de contato com clientes endividados.

De acordo com Elaine Cortez, diretora de Desenvolvimento Corporativo da CMS Brasil, instituição especializada na indústrias de crédito, a educação financeira e o crédito devem caminhar juntos. “A educação deve ser tratada como estratégia, não como uma simples ferramenta”.

“Os bancos, por exemplo, tem interesse nessa educação financeira, até porque ele tem um conjunto de produtos a oferecer que só quem se planeja financeiramente pode consumir e o crédito está entre esses produtos”, destaca Elaine.

Fonte: O POVO


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Trabalhos e provas movimentam a Biblioteca

Alunos do turno da manhã e da noite utilizam o espaço e os recursos da Biblioteca, para efetuarem seus estudos e assim terem êxito nos trabalhos e nas provas.

















Biblioteca

terça-feira, 14 de abril de 2015

Sumário de revista: Tecnologística


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Tecnologística (Março 2015, ANO XX, Nº 232), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

Sumário

06 MERCADO
Siga todas as novidades do mercado brasileiro de logística nesta seção

32 CROSS-DOCKING
Acompanhe o vai e vem dos profissionais no nosso movimentado setor de logística

34 ENTREVISTA
Adriana Firmo, gerente-geral da Still Brasil, fala da campanha de emissão zero lançada no Brasil este ano e dos novos produtos sustentáveis que a empresa está lançando no mercado brasileiro

42 DISTRIBUIÇÃO
Célere realiza megaoperação para a integração dos equipamentos digitais em todos os cinemas da rede Cinemark, atividade que não interferiu no funcionamento normal das salas

46 ARMAZENAGEM
Especialistas abordam os diferentes métodos construtivos para os armazéns logísticos, que cada vez mais são feitos de forma colaborativa entre empresas de arquitetura, engenharia e fornecedores de estruturas, para atender às necessidades específicas de cada usuário

56 POLI-CISLOG
Artigo apresenta um modelo de análise para otimizar o serviço logístico de movimentação e armazenagem em um centro de distribuição, tendo como resultado uma operação economicamente viável para atender ao mercado brasileiro

62 PERSPECTIVAS
Oito especialistas em diferentes setores da logística brasileira falam das projeções para 2015 e os próximos anos, diante do cenário atual de aumento de custos e retração da economia

76 HIDROVIAS
Hidrovia Tietê-Pinheiros, na capital paulista, tem possibilidades concretas de sair do papel para ser uma alternativa para a distribuição de cargas urbanas

84 ILOS
Artigo fala do Menu-Pricing, prática que separa o preço do produto do serviço logístico prestado e que pode incentivar o cliente a optar por formas de colocação do pedido que estimulam a eficiência das operações

88 PRODUTOS
Conheça os principais lançamentos de produtos, sistemas e serviços voltados à logística

90 AGENDA

Confira os mais importantes cursos, seminários, MBAs e demais eventos nacionais e internacionais do setor de logística em nossa agenda

Sumário de revista: Harvard Business Review


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Harvard Business Review (Março 2015), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!


Conteúdo

FOCO: ONDE A ESTRATÉGIA TROPEÇA
34 CULTURA
Por que a execução da estratégia falha — e o que fazer a respeito
Os gestores normalmente culpam a falta de alinhamento, mas o verdadeiro problema está em outro lugar. As empresas precisam' se concentrar em duas áreas: a coordenação de atividades entre unidades e a realocação de recursos quando as condições de mercado mudam. Donald Sull, Rebecca Homkes e Charles Sull

44 ESTRATÉGIA
Armadilhas do oceano vermelho
As suposições equivocadas que prejudicam a capacidade da empresa de criar novos mercados. W. Chan Kim e Renée Mauborgne

52 SERVIÇOS PROFISSIONAIS
Quando falta colaboração entre sócios
Para as empresas de serviços profissionais, os projetos que abrangem especialidades são os mais lucrativos, mas obstáculos estruturais e culturais dificultam a colaboração interdisciplinar. Veja como os indivíduos e suas empresas podem reduzir esses obstáculos. Heidi K. Gardner

62 FERRAMENTAS
Planejamento em ação
Expansão da Matriz SWOT promete garantir o cumprimento da estratégia desenhada, definindo prioridades e estabelecendo responsáveis. Christina Carvalho

Artigos e Seções
24 A GRANDE IDEIA
Como alcançar os consumidores mais pobres do mundo rico
Os modelos de "negócios sociais" buscam atender ao grande número de pessoas em risco de pobreza no mundo desenvolvido. Veja aqui cinco empresas que estão abrindo o caminho na França. Muhammad Yunus e outros

68 VENDAS
Fazendo a venda por consenso
Na maioria das vezes, as decisões de compra estão nas mãos de cinco ou mais indivíduos. Fazê-los concordar é a tarefa mais difícil de um representante de vendas. Karl Schmidt, Brent Adamson e Anna Bird

78 TECNOLOGIA
O consumidor com mais poder
Varejo busca novas técnicas para atender a demanda dos clientes por um atendimento mais rápido, para racionalizar as operações e também reduzir os custos. Christina Carvalho

90 "O medo dos filmes de mulheres está incorporado à cultura."

8 Carta ao leitor

18 Campo de visão

32 Humor estratégico

RADAR
13 PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
A ciência do marketing sensorial
Novo estudo aponta formas poderosas para que as empresas se conectem com os sentidos dos clientes.

16 DEFENDA SEU ESTUDO
Colocar-se no lugar do cliente não funciona
Às vezes, empatia pode ser tiro pela culatra

20 COMO EU FIZ
Quatro regras básicas orientam as decisões da empresa sobre quais serviços oferecer — e onde. Michel Landel

EXPERIÊNCIA
85 GESTÃO PESSOAL
Reduzindo a distância psicológica
O sucesso nos negócios pode depender de sua distância em relação a tarefas ou a outras pessoas. Rebecca Hamilton

90 DE CORPO & ALMA
Goldie Hawn
A veterana "avoada" da série cômica Laugh-In quer ensinar resiliência às crianças.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Estamos na praça!

A Praça do Riacho Pajeú é mantida pela CDL de Fortaleza, por intermédio de parceria com a Prefeitura de Fortaleza, junto ao Projeto de Adoção de Praças e Áreas Verdes.

Agora, com jardins cuidados, nova iluminação e arborização, a praça tornou-se uma opção de espaço de convivência e socialização e passou a ser bastante movimentada pelos alunos, principalmente depois que se tornou o elo entre os dois prédios, compondo, assim, o Campus da Faculdade CDL.

Para incrementar essa movimentação, mantendo a praça sempre viva e presente tanto para os alunos como para os Fortalezenses, a Biblioteca, juntamente com a Coordenação da Faculdade, CDL e parceiros, está idealizando novos projetos, que possam vir a garantir o envolvimento de alunos e transeuntes na aquisição do gosto pela leitura e pela prática de atividades culturais. 

Prepare-se para futuras novidades!!!





















Biblioteca

Cursos de Extensão Faculdade CDL - Abril 2015

Excelentes cursos de extensão!
Participe! E fique atualizado para o mercado de trabalho.


A trajetória econômica de Fortaleza e os potenciais da cidade







CICLOS 10/04/2015


Indústria ao turismo, Fortaleza tem hoje como base da sua economia o setor de serviços. O que virá no futuro?




Após passar por diversos ciclos em 289 anos, a economia de Fortaleza está baseada majoritariamente no setor de serviços, no qual se destaca o segmento do Turismo. A Capital, cuja economia era irrelevante mesmo quando foi elevada a condição de vila, tem o nono maior Produto Interno Bruto (PIB) entre os municípios brasileiros e o maior da região Nordeste, segundo dados do IBGE de 2011.

Para o futuro, espera-se que Fortaleza se beneficie com o crescimento do polo do Pecém, desenvolvendo ainda mais os setores de serviços e comércio.

Se no início do século passado, a atividade econômica de Fortaleza girava em torno das exportações de matérias primas, hoje a cidade contribui para que o Estado seja o maior exportador do Brasil de calçados.

“Há 60 anos, nós tínhamos um polo industrial na avenida Francisco Sá. Depois, com o Porto do Mucuripe, novos horizontes foram abertos. E com o primeiro governo de Virgílio Távora, o Ceará passou a ter a primeira política industrial, com o distrito de Maracanaú”, diz o economista Lauro Chaves, doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona e professor da Uece.

No primeiro momento, entretanto, o distrito industrial não se desenvolveu como os de outras capitais, apesar dos incentivos da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Algumas indústrias começaram a se instalar na década de 1960, com os incentivos do governo federal, mas não dá para comparar com o que ocorreu nos distritos de Salvador e Recife, por exemplo, que se desenvolveram muito mais”, diz Rui Rodrigues, doutor em história e professor da UFC.

A partir do final da década de 1980, o Ceará começou a se destacar como destino turístico, o que ajudou a desenvolver também o setor em Fortaleza. “O Turismo começou a se desenvolver pelo binômio sol e praia, o que é uma visão conservadora”, diz o economista Ireleno Benevides, doutor em Geografia do Turismo e professor da UFC. “O turismo é consequência do desenvolvimento e não sua causa. Ele não deve ter o papel de indutor da diversificação da economia”, ele diz.

Futuro

“Olhando pra frente, acho que Fortaleza deva ter um plano estratégico para que se consolide uma cidade de serviços, mesmo que isso ocorra em detrimento da atividade industrial”, diz Chaves. 

Para ele, a consolidação do polo do Pecém deve fazer de Fortaleza um centro de excelência em gestão, para as empresas lá instaladas.

O potencial do Estado para geração de energias renováveis deverá contribuir para que a Capital crie um tecnológico, diz o economista Raimundo Padilha. “O vento e o sol são as matrizes energéticas que mais avançam tecnologicamente no mundo moderno. Temos muito potencial, mas temos que avançar no conhecimento, com as nossas universidades”, ele diz.

Saiba mais

Pecuária

Enquanto a pecuária, primeira atividade econômica desenvolvida no Ceará, dominava a produção e o mercado local no século XVIII, Aracati era o núcleo urbano dominante do Ceará, de onde eram exportados produtos de couro e, sobretudo, a carne salgada. 

Fortaleza até 1700

“Não seriam tomadas muitas páginas se quiséssemos descrever a indigência econômica de Fortaleza até 1700”, disse o historiador Raimundo Girão , na obra Geografia Estética de Fortaleza, sobre a economia do povoado que se formava no entorno do Forte de Nossa Senhora da Assunção.

Consolidação de Fortaleza

Foi, portanto, como cidade-porto e sede administrativa que Fortaleza se tornou a principal cidade do Ceará, tendo na atividade comercial vinculada ao comércio exterior a sua base de sustentação econômica.

Depois do ciclo do algodão, a economia de Fortaleza se beneficiaria, como porto exportador, de outros produtos que movimentaram a economia de todo o Ceará, como a cera de carnaúba, óleo de oiticica e o café.Mas a pecuária e o algodão ainda mantém duas vocações do Estado, com os produtos em couro e têxteis.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia do Jornalista

A CDL de Fortaleza, a FCDL Ceará e a Faculdade CDL comemoram hoje o Dia do Jornalista e homenageiam as profissionais da casa: Eugênia Nogueira e Daniele Andrade . 

A Biblioteca também registra os parabéns a esses valiosos profissionais que trabalham com a informação, fazendo com que ela chegue de forma democrática à população.



Fonte: Sinergia, em 07/04/2015