Essa matéria mostra algumas dicas de Jack Welch. Mas quem é Jack Welch? Ele é consultor para um pequeno grupo de 500 CEOs empresariais da Fortune, palestrante e tem um passado glorioso no ramo dos negócios. Para maior aprofundamento, temos dois livros que falam sobre ele e suas ideias na Biblioteca. Os livros são "29 segredos de Jack Welch" e "Os princípios de liderança de Jack Welch".
Segue abaixo a matéria da Dinheiro Vivo.
Horácio Neto
Estagiário da Biblioteca
Durante 20 anos levou a cabo uma reestruturação na General Electric e tornou-se um CEO polémico pelas decisões que tomou
Jack Welch trabalhou mais de 20 anos na General Electric e implementou a chamada "curva da vitalidade"
Natacha Cardoso/GI
02/12/2014 | 10:50 | Dinheiro Vivo
Se a gestão que Jack Welch levou a cabo durante mais de 20 anos na General Electric ficou conhecida pela forte reestruturação que levou a enormes melhorias do ponto de vista económico (a faturação da empresa aumentou cinco vezes), o mesmo não se pode dizer sobre o número de pessoas afetadas pelas suas medidas.
Num artigo publicado no The Wall Street Journal, o precursor da chamada "curva da vitalidade" - um método de gestão de pessoal segundo o qual, todos os anos, os empregados são avaliados segundo uma tabela de rendimento pré-definida que prevê despedimento direto em caso de baixos resultados - diz que, na prática, esta estratégia é "a forma mais amável de gestão de pessoa. Dá a oportunidade de melhorar às pessoas que rendem menos e, se não conseguem fazê-lo num ano, são despedidas." E explica, em dez pontos, como evitar um despedimento.
"Estas dez falhas podem marcar a diferença entre progredir no trabalho ou entrar numa espiral descendente. Se reconheceres neles os teus próprios comportamentos, faz com que a tua missão seja mudá-los, antes que seja demasiado tarde", alerta.
1. Evita falhar no rendimento e nos valores: não esquecer os valores da empresa, "nem por excesso, nem por defeito", explica Welch.
2. Não resistas à mudança: a incapacidade de abraçar novas ideias e pedidos pode ser um obstáculo para avançar na empresa.
3. Queixa-te dos problemas mas tenta resolvê-los: as empresas não querem pessoas que saibam apenas identificar os problemas mas também gente que saiba resolvê-los.
4. Ganha ao chefe mas não aos colegas de trabalho: dizia Adam Gram, professor de gestão, que a generosidade é o verdadeiro segredo do sucesso no trabalho.
5. Preocupa-te com o teu trabalho atual: pensar no que queres fazer a seguir é a melhor maneira de progredir na carreira. No entanto, não te esqueças que só progredirás por mérito se fizeres bem o teu trabalho no presente.
6. Não disputes um cargo: mais tarde ou mais cedo vais fazê-lo por isso assegura-te de que és discreto nas tuas intenções. Se os chefes se veem ameaçados podem começar a desconfiar de ti.
7. Sorri: uma atitude demasiado rígida, sem sentido de humor, pode ser problemática dentro do ambiente laboral. Seth Godin, guru do marketing, assegura que as empresas não procuram gente com talento mas com atitude.
8. Tem a sensibilidade para te destacares: a coragem e a convicção são características muito valiosas em contexto de trabalho mas isto não quer dizer que os diretores promovam gente demasiado atrevida.
9. Encontra um substituto: conseguir ser promovido depende também da sucessão por isso tenta ser companheiro ao ponto de preparar sucessão. Os teus chefes terão mais à vontade para te promover se tiveres um substituto à altura.
10. Não vás com a maré.
Se deixas de acreditar que podes melhorar e que queres mais do teu
trabalho, não só não serás promovido como acabarás na rua, segundo o
próprio Welch.
Fonte: Dinheiro Vivo
Fonte: Dinheiro Vivo
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