ARTIGO 13/08/2014
Os contemporâneos desse cenário de avanços que caracterizam a sociedade moderna têm vivido uma época marcada por um mercado de trabalho que se impõe sobre o obsoleto de modo marcante. Tal imposição tem significado, em muitos casos, a quase extinção de profissões que antes nos eram essenciais. Somente para ilustrar, incluam-se como exemplos os bancários, os carteiros e os agentes de viagens.
É necessário, dentro desse modernizador cenário, que os profissionais em atuação movimentem-se junto com o mercado, observando para onde essa maré tecnológica e globalizada os conduz, a fim de que possam se atualizar para, de modo sempre necessário, buscar novas opções profissionais, afinal, o mercado que extingue é também o mercado que inova, que se renova e que inexoravelmente renova os profissionais nele inseridos. Os que se mantêm atentos e abertos a esse processo, vendo nele oportunidades, certamente estarão à frente dos que para ele se fecham.
Carreiras ligadas à inovação, à sustentabilidade, ao lazer, à saúde, ao meio ambiente, à tecnologia e ao marketing são indicadas como as mais recentes no mercado nacional. Todas elas, de algum modo, têm relação com o setor varejista e incorporam valores e noções com as quais as empresas hoje têm de lidar, o que amplia muito o campo de atuação desses profissionais.
Gestor de mídias sociais, ChiefTechnical Officer (CTO), especialista em mobile marketing, gestor de tecnologia, gestor de ecorrelações e analista de SEO são exemplos de novas profissões que chegam ao mercado, todas elas com grande demanda de expansão mercadológica. No que se refere muito especificamente ao setor varejista, tem-se a demanda por gerente de treinamento de varejo, gerente de identidade visual, gerente de comunidade, gestor de reestruturação, gerente de projetos e gerente de marketing on-line, apenas para citar alguns exemplos de profissões muito especializadas que atendem a uma demanda cada vez mais presente nas empresas lançando perspectivas sobre demandas futuras.
Mais do que promissoras, essas profissões revelam uma tendência mundial que precisa ser enxergada tanto por aqueles que já estão inseridos no mercado como pelos jovens que para ele se preparam.
Não vivemos época de resistência e acomodação, mas de integração total, de participação ativa e de adaptação rápida às proposições mercadológicas. Vivemos a era das novas profissões, portanto a era dos novos profissionais.
Estes serão disputados não somente pela função que irão exercer, mas também pela extensa capacidade de reformulação de conceitos e de modos de atuação, camaleões proficientes, puxadores de mudanças, planejadores do amanhã. Essa é a postura vencedora na era das novas profissões.
Honório Pinheiro
opiniao@opovo.com.br
Presidente da FCDL
Fonte: Jornal O POVO
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