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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Movimentação diversificada: ambiente multitarefas!

Registramos uma movimentação bem diversificada na terça-feira. 

Alunos compareceram à Biblioteca na terça-feira, para desenvolver trabalho em equipe, escolher a leitura de lazer, ler notícias diárias e jogar xadrez.

Ambiente multitarefas!







 

Biblioteca

19ª edição da Franchising Fair em FORTALEZA!

A 19ª edição da Feira Nacional de Franquias estará presente no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. A Biblioteca da Faculdade CDL não poderia deixar de avisar aos estudantes sobre esse importante evento. A dica é da aluna da Pós-Graduação, Juliana Vasconcelos Vergara, que estamos compartilhando. 

Segue abaixo uma matéria do "O Estado" falando sobre o evento.

19ª edição da Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair) acontece de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos, em Fortaleza

Fortaleza está na rota dos principais encontros de negócios do Brasil e do mundo. Pensando nisso que, em 2014, acontecerá, de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair). Promovida e realizada há 12 anos pela empresa Relance Feiras e Eventos – em três edições ao ano, de forma alternada pelas principais capitais do País –, o encontro é uma vitrine de opções de negócios, destinada a investidores, empreendedores e pessoas interessadas em abrirem seu próprio negócio. A expectativa é de que sejam gerados R$ 300 milhões em negócios, durante e após a feira, que deverá receber 10 mil pessoas de toda a região e contará com mais de 100 marcas expositoras dos mais diversos segmentos, devendo gerar, em média, mais de 500 novos cadastros para cada expositor.

Após 13 anos sendo realizada, de forma itinerante, pelas principais capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a Feira chega ao Nordeste. A ideia é levar centenas de marcas franqueadoras dos mais diversos segmentos e valores de investimento, todas interessadas na expansão de suas redes nesta região em especial. Estão sendo aguardadas 10 mil pessoas de toda a região.

O objetivo principal da Franchising Fair é proporcionar um meio dinâmico de oferta e procura, oportunizando um leque de opções de novos negócios, centralizados em um único espaço, onde empreendedores e investidores encontrarão orientação e oportunidades para alcançarem o sucesso profissional. Além disso, licenciadores e franqueadores já estabelecidos no mercado tem a contingência de ampliar suas redes.

De acordo com o diretor geral do evento, Ademar Pahl, o Ceará foi o Estado escolhido para sediar a feira, “principalmente pelo seu desenvolvimento sócio-econômico, renda per capita e importância estratégica dentro da Região Nordeste como um todo”.

Em 2014, a Franchising Fair comemora a sua 19ª edição, consolidando-se como o maior “canal de prospecção e expansão de negócios” para novas redes franqueadoras, bem como às tradicionais redes franqueadoras já existentes, que utilizam a feira para a expansão de suas redes pelo País. “A Franchising Fair é hoje o mais importante canal de expansão e prospecção de negócios das redes franqueadoras, através do seu sistema único de feiras itinerantes, cobrindo todo o território nacional”.
 
INSCRIÇÕES
Para participar, o visitante poderá efetuar sua inscrição online, por meio do site oficial da feira: www.franchisingfair.com.br ou adquirir a entrada no local do evento, que dará direito às palestras. Já os expositores que ainda não reservaram seu espaço na feira, devem entrar em contato com a organização do evento.
 
SERVIÇO
19ª Feira Nacional de Franquias (Franchising Fair)
Data: 29 a 31 de agosto de 2014
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
Endereço: Av. Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz
Horário: sexta (29) e sábado (30), das 13 às 21 horas, e domingo (1) das 13 às 19 horas


Fonte: O Estado

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Semana do Colaborador 2014

Colaboradores da Biblioteca participando da Semana do Colaborador da CDL, regando amizade junto aos livros e aos usuários.





Biblioteca


Consumidor terá mutirão para renegociar dívidas



EM FORTALEZA

26.08.2014

A ação, promovida pelo Procon Municipal, acontece no próximo dia 11 de setembro, na sede do órgão

Feirao Limpa Nome
A cobrança indevida de bancos e operadoras de cartão de crédito é a campeã de reclamações no Procon Fortaleza
FOTO: MIGUEL PORTELA
Mais um mutirão de conciliação deverá beneficiar quem possui dívidas acumuladas na Capital cearense. Os fortalezenses que desejarem renegociá-las poderão fazê-lo no próximo dia 11 de setembro, quando o Procon Municipal promove iniciativa dessa natureza. Para participar, os interessados precisarão procurar a sede do órgão entre os dias 1º e 5 de setembro, para agendamento do horário da audiência. A cobrança indevida de bancos e operadoras de cartão de crédito, explica a entidade de defesa do consumidor, lidera o ranking de reclamações. Esta é a primeira vez que o Procon realizará o Mutirão de Conciliação de Dívidas.
Para que isto se torne possível, a entidade reuniu, ontem (26), instituições financeiras de crédito e imóveis e bancos comerciais a fim de sensibilizá-los para que ofereçam ao consumidor condições mais favoráveis de parcelamento e redução de juros e multas durante as renegociações. Foram convidadas 25 empresas.
Segundo a coordenadora geral, do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, algumas empresas impõem juros e taxas abusivas nas dívidas cobradas. "Nosso papel será de chegar a um denominador comum e positivo para as partes envolvidas, de modo que o consumidor tenha a garantia de liquidar a dívida, com redução de cobranças extras e parcelamentos convenientes para o orçamento doméstico", defende.
A representante do órgão também alertou que muitos consumidores, diante da possibilidade anunciada de pagar mais barato, se rendem às compras não programadas, principalmente quando ocorrem promoções e liquidações. "O consumidor deve comprar apenas o indispensável e verificar parcelas que já compõem o comprometimento financeiro mensal", complementa Cláudia Santos.
Participantes
As empresas convidadas para participar do mutirão de conciliação são as seguintes: Banco BGN, Banco BMG (Belo Horizonte), Bradesco Cartões, Bradesco Financiamentos (ex-Finasa), Bradesco Ibi S/A, Bradesco S/A (agências), Banco Carrefour S/A, Banco CSF S/A, Banco Citicard S/A, Banco Daycoval, Banco do Brasil, taú Unibanco, Banco Itaucard S.A, Banco Panamericano, Santander (Brasil), Banco Votorantim, Bradescard Elo Participações S.A, BV Financeira S.A, Banco Votorantim Cartões, Caixa Econômica Federal, Credicard, Crefisa Crédito, Financiamento e Investimentos, Embracon Administradora de Consórcios Ltda, Fort Brasil Administradora de Cartões de crédito Ltda, Hipercard Banco Múltiplo S/A, HSBC Brasil e MRV Engenharia e Participações.
Feirão Limpa Nome
Também com a finalidade de renegociar dívidas de consumidores que estejam inadimplentes, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza promove a edição 2014 do Feirão Limpa Nome. Será no período de 21 a 25 de outubro, na área de eventos do Marina Park Hotel, em um galpão localizado quase em frente ao Mucuripe Club, conforme publicou o Diário do Nordeste na edição do dia 12 de agosto último. A Estratégia do varejo, explicou ao Jornal o presidente da CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro, é habilitar inadimplentes às compras de fim de ano.
Na primeira edição do Feirão Limpa Nome, realizada em setembro de 2013, 16 empresas participaram do evento e cerca de 20 mil consumidores saíram da inadimplência e voltaram a ter crédito na praça, devido à ação da CDL de Fortaleza.
No rol dos participantes do Feirão no ano passado estão Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco Pan, Casa Pio, C. Rolim. Loja Esplanada, FortBrasil, Avon Cosméticos, Sapataria Nova, CDL de Fortaleza, Hilpro Idiomas Aldeota, Tijuca Alimentos, GK Fashion, Casas Bahia, Coelce e Imperjet.
Ainda sem os nomes da empresas que farão parte da iniciativa deste ano, informa Freitas Cordeiro, a CDL de Fortaleza está construindo o evento, negociando com os parceiros.
A expectativa, segundo ele, vai depender das adesões. Porém, a ideia é repetir pelo menos a mesma performance do feirão do ano passado.
Mais informações
Mutirão de Conciliação de Dívidas
Local: 11 de setembro, no Procon Fortaleza, Rua Major Facundo, 869- Centro. O agendamento de horário será de 1º a 5 do mesmo mês

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Circuito Maranguape: 5ª Edição dos Circuitos Culturais da Faculdade CDL














A 5ª Edição dos Circuitos Culturais levará dia 31 de agosto de 2014 os participantes ao município de Maranguape, onde todos terão oportunidade de visitar prédios antigos e de conhecer um pouco da história da cidade e de seus filho ilustres como Capistrano de Abreu e Chico Anísio. O ônibus sairá da faculdade CDL pontualmente as 7h30 da manhã, retornando por volta das 12h30 para o local da saída.

O grupo será acompanhado pelo turismólogo Gerson Linhares.


Empresas sobre rodas ganham as ruas da cidade







EMPREENDIMENTOS ITINERANTES

24.08.2014


Em Fortaleza, já é considerável o número dos chamados empreendimentos itinerantes, sobretudo na área de serviços , como salões de beleza, lava-jatos e pet shops
Empresas sobre rodas ganham as ruas da cidade
Em Fortaleza, já é considerável o número dos chamados empreendimentos itinerantes, sobretudo na área de serviços
DIVULGAÇÃO

A expansão da classe média ao longo dos últimos anos modificou o perfil do consumidor brasileiro e levou os empresários do setor de comércio e serviços a ampliarem seus investimentos e apostarem em inovação, como uma forma de manterem-se competitivos e atrair o consumidor. Hoje, as mudanças que privilegiam a comodidade dos clientes sãos as que mais crescem, atendendo a uma exigência do mercado, que quer não apenas consumir, mas consumir de forma cômoda, rápida e fácil.

Mas uma dessas inovações que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado tem inspiração em um passado não tão distante e foca, sobretudo, em comodidade. Os antigos comerciantes popularmente chamados de “galegos”, que vendiam produtos diversos de porta em porta, ou mesmo as sacoleiras, já anunciavam essa tendência e, hoje, empreendimentos formais e modernos apostam nesse tipo de estratégia, em estar mais perto do consumidor, para ganhar espaço no mercado.

Em Fortaleza, já é considerável o número dos chamados empreendimentos itinerantes, sobretudo na área de serviços, como salões de beleza, lava-jatos e pet shops. Montados em veículos, eles circulam pela cidade e levam mais praticidade ao dia a dia da população. Também tem se destacado o surgimento de lojas móveis, que param em pontos estratégicos da cidade e atraem a atenção do consumidor.

“As coisas se renovam. Nós tínhamos aqui os nossos ambulantes, os galegos. Isso já vinha há muito tempo, em outra roupagem. Eles já sabiam que era importante levar o produto nas casas. Isso ainda funciona muito. Hoje, temos visto essa tendência do pequeno levando o serviço até o consumidor. Há muito mais condições, soluções modernas que permitem que o serviço seja de melhor qualidade. É algo que se renova e que é importante, pois não deixa de irrigar a economia, de criar uma cadeia produtiva, uma cadeia do bem”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Freitas Cordeiro.

Ele ressalta, contudo, que esse tipo de empreendimento precisa ser orientado e fiscalizado pelo poder público para garantir a qualidade dos produtos e serviços. “As pessoas têm que ser orientadas para que os serviços melhorem”, reforça, acrescentando que os negócios itinerantes já fazem sucesso em outros países. “Isso ocorre no mundo todo. É uma tendência. Não estamos distantes, mas não podemos deixar que proliferem de forma desordenada”, afirma.

Formalização

O presidente Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, também destaca a importância da formalidade desses negócios e louva a iniciativa dos empreendedores. “O comércio no Brasil começou com o que nós chamávamos de galegos. Também tinham os vendedores ambulantes de carne e de pão, por exemplo. Hoje, isso se formalizou. É uma modernização do que já ocorria. Isso é muito importante, é a constatação da liberdade comercial do País. É digno de aplausos”, avalia.

Mas se os negócios sobre rodas levam praticidade ao consumidor, eles também trazem benefícios aos investidores, estimulando o empreendedorismo. “Esses negócios vêm para atender (a uma demanda), mas também conciliam com investimentos. Em um ponto fixo, os custos são bem maiores. Muitas vezes, para estar diante de um volume de público, você tem que estar em shoppings, com custos fixos altos. Na rua, se pode selecionar o público e os custos são muito menores”, observa Mônica Tomé, articuladora da Unidade de Acesso ao Mercado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Dháfine Mazza
Repórter

Pesquisa IDT por Mardônio Costa



Recebemos um exemplar da obra "Juventudes e Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Fortaleza: trajetórias recentes", de autoria do Professor Mardônio Costa, publicada pelo IDT. 

A publicação já faz parte do acervo da Biblioteca e está disponível para empréstimo.


Biblioteca

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

65% das pessoas estão com dívidas






EM FORTALEZA

21.08.2014

A proporção dos consumidores com contas a pagar em atraso, porém, teve queda em agosto


Segundo a pesquisa da Fecomércio-CE, o cartão de crédito foi o instrumento mais utilizado neste mês, citado por 82,8% dos consumidores
Segundo a pesquisa da Fecomércio-CE, o cartão de crédito foi o instrumento mais utilizado neste mês, citado por 82,8% dos consumidores
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Atualmente, 65,1% dos consumidores da Capital cearense possuem algum tipo de dívida. Desse total, estima-se que 5,3% não conseguirão pagar suas contas. Os dados são da Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, referente ao mês de agosto, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
Os instrumentos de crédito mais utilizados foram: cartões de crédito, citados por 82,8% dos entrevistados; financiamento bancário (12,6%); empréstimos pessoais (8%); e carnês e crediários (5,8%).
O consumidor usou o cartão de crédito, por exemplo, para comprar: itens de alimentação (46,9%); artigos de vestuário (37,4%); eletroeletrônicos (36,1); e pagar despesas de educação e saúde (21,1%). O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.084, e o prazo médio para o pagamento de sete meses, comprometendo 27,5% da renda familiar.
Por outro lado, a proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve queda de 3,6 pontos percentuais, passando de 19,1%, em julho, para 15,5% neste mês. O tempo médio de atraso é de 64 dias, sendo o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos - a principal justificativa para o atraso, citado por 71,6% dos entrevistados. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 22,5%, seguindo pela contestação da dívida (9,8%).
Inadimplência
A taxa de inadimplência potencial - a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos - subiu 0,5 ponto percentual, passando de 4,8% para 5,3%.
A pesquisa revela, ainda, que 79,0% dos consumidores de Fortaleza fazem orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos; 10,5% relatam que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos; e 10,5% dos entrevistados informam não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento. Entre os fatores que mais contribuem para isso estão: as compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário (22,7%); o aumento dos gastos considerados essenciais (14,7%); a falta de orçamento e controle dos gastos (13,7%); e compras antecipadas (13,1%).

Jogando xadrez

Mais alunos demonstraram habilidade no xadrez. E você, por que não?

O tabuleiro está sempre armado, aguardando mais uma dupla. Combine com um colega e venha também jogar. 

Xadrez é raciocínio e estratégia.



Biblioteca


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Lendo "Opiniões"

Fizemos ontem a divulgação dos artigos de Honório Pinheiro veiculados no Caderno Opinião do Jornal O POVO e já tivemos leitores interessados.

O Professor Luiz Carlos Menezes fez a leitura no local, o aluno Ricardo Vieira da Silva levou um exemplar emprestado e outros alunos curiosos como Valdiane e Antonio Franklin, folhearam a publicação.













Biblioteca

Leitura, leitura e leitura

Intervalo, Biblioteca cheia!
Todo mundo lendo alguma coisa.







Biblioteca

Interpretação de texto na Biblioteca

Os alunos da Professora Sany Rios, da disciplina de 1º semestre Redação Empresarial, compareceram à Biblioteca para elaboração de trabalho de interpretação de texto.

Todos concentrados!





Biblioteca

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Coletânea de artigos Honório Pinheiro

A Biblioteca recebeu 09 exemplares da coletânea de artigos Honório Pinheiro, que veicularam no Caderno Opinião do Jornal O POVO, durante os anos de 2010 a 2014.

Como o próprio título já comunica, são opiniões de Honório Pinheiro acerca de temas atuais, os quais fazem parte do cenário empresarial e do varejo, que o autor se preocupou em reuni-las cronologicamente em cadernos, disponibilizando-as para leitura. Muitas dessas opiniões já foram inclusive postadas nesse ambiente virtual Blogteca.

Venha fazer a leitura das opiniões de Honório Pinheiro, refletir e discutir a respeito, com certeza elas contribuirão de alguma forma para ampliar seus conhecimentos!

 Os cadernos estão disponíveis também para empréstimo.


Honório Pinheiro é Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e Diretor Geral da Faculdade CDL.
Biblioteca

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sumário de revista: RAE


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista RAE (Julho - Agosto. Vol. 54, N. 4), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita! clique aqui




ARTIGOS___________________________________________
358 PARA QUE SERVE UM ESTUDO DE CASO ÚNICO NA PESQUISA DE GESTÃO?
Artigo com defesa do uso de estudo de caso único na pesquisa em Administração.
Fabio Luiz Mariotto, Pedro Pinto Zanni e Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes

370 O MARKETING SOCIAL E A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO ALEITAMENTO MATERNO
 Investigação qualitativa exploratória sob a perspectiva do modelo ecológico tendo como objeto comportamento em relação ao aleitamento materno.
Oliva Maria Dourado Martins, Arminda Maria Finisterra do Paço, Emerson Wagner Mainardes Ricardo Gouveia Rodrigues

381 O PAPEL DO BALANCED SCORECARD NA GESTÃO DA INOVAÇÃO
Estudo descritivo com 121 empresas sobre como o balanced scorecard se relaciona com o processo de inovação nas organizações.
Fábio Frezatti, Diógenes de Souza Bido, Ana Paula Capuano da Cruz e Maria José de Camargo Machado

393 SATISFAÇÃO: DETERMINANTE DA FAMILIARIDADE DO DESTINO TURÍSTICO
Análise da hipótese de que a satisfação do turista é consequência do benefício funcional, hedônico e simbólico obtido no destino.
Enrique Marinao Artigas, Eduardo Torres Moraga e Coro Chasco Yrigoyen

405 OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIOS: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA
Estudo do comportamento de uma carteira de ativos selecionados por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA) e otimizada pela abordagem de Sharpe, seguida de comparação entre os dc métodos empregados isoladamente.
Paulo Roteia Junior, Edson de Oliveira Pamplona e Fernando Luiz Riêra Salomon

414 COMPARTILHANDO CONHECIMENTO EM PROJETO AUTOMOTIVO: O ECOSPORT DA FORD DO BRASIL
Estudo de caso visando à compreensão de como o conhecimento foi compartilhado e qual foi a efetividade do compartilhamento no desenvolvimento do projeto do novo EcoSport.
Renelson Ribeiro Sampaio, Francisco Uchoa Passos e Victor Assis

429 IMERSÃO SOCIAL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEU EFEITO PARADOXAL NO DESEMPENHO OPERACIONAL
Análise dos impactos da imersão (embeddedness) relacional e estrutural no desempenho operacional das firmas, medida em termos de produtividade e ganhos em qualidade.
Luciano Rossoni, Guilherme Silveira Martins, Ricardo Silveira Martins e Rebecca Impelizieri Moura da Silveira

445 VALORES RELATIVOS AO TRABALHO DE PESQUISADORES EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA
Estudo sobre a organização dos valores relativos ao trabalho de pesquisadores em um firma brasileira de P&D, por meia da definição de suas prioridades axiológicas laborais.
Marília Cammarosano, Fernando Césal Almada Santos e Francisco Antônio Rojas Rojas

PENSATA___________________________________________
458 O IMPACTO SOCIAL DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Uma reflexão sobre a proposta de um modelo de ações para que se conheça o impacto de pesquisa de Administração de Empresas e Administração Pública.
Giovanna de Moura Rocha Lima e Thomaz Wood Jr.

RESENHA___________________________________________
464 A ÉTICA E O MERCADO: O QUE ESTÁ EM JOGO?
Gabriel Aguiar de Araújo e Josir Simeone Gomes

 INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS_________________________
 466 HISTÓRIA SOCIAL DOS ESPORTES
 Bernardo Buarque de Hollanda

 467 O FUTEBOL SOB A ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
 Victor Andrade de Melo

Sumário de revista: Distribuição


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Distribuição (Agosto. Ed. 259), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!clique aqui


NESTA EDIÇÃO

32 ENTREVISTA
Ilana Berenholc, estrategista em personal branding e consultora de imagem, apontam os fatores que devem permear as relações profissionais dentro das companhias

38 CAPA
Em busca do eixo

Especialistas em economia, cientistas políticos e empresários esperam que o vitorioso à presidência da República tenha pulso firme para fazer as mudanças necessárias na economia

ABAD 2014 CURITIBA

58 CONVENÇÃO
Ponto de encontro

Mais de 20 bilhões de reais em geração de negócios, com a presença de 35 mil visitações, é o resultado que se espera para a maior feira do setor atacadista distribuidor da América Latina

64 EM DESTAQUE

Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba/PR, aborda os desafios enfrentados pelo seu governo e ressalta a importância do comércio para a economia de sua cidade

68 GESTÃO
De olho no futuro
A sucessão familiar precisa manter as atividades comerciais da empresa em funcionamento durante o período de transição de governança das gerações

78 CONGELADOS
Tendências nos lares

Praticidade e correria cotidiana contribuem para o aumento do espaço reservado, no mix de produtos, aos pratos semiprontos

84 PERFIL DE SUCESSO
Em uma nova fase

A Himalaia Distribuidora aprove a comemoração de seus 20 ano para inaugurar novo centro de distribuição e promover o varejo de vizinhança

92 LOGÍSTICA
Na medida certa

Tecnologia pode ser a principal aliada para tornar a empresa m competitiva e contribuir para a redução dos custos logísticos

98 COMPORTAMENTO
Tendências de consumo

Para conquistar os clientes, empresas da cadeia de abastecimento correm atrás de informações que lhes permitam atualizar-se constantemente

108 RELACIONAMENTO
Serviço é a resposta

Aqueles que oferecem mais do que produtos aos pequenos e médios varejistas levam uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes

114 FOCO
Na mesma direção

Uma equipe de vendas motiva& capacitada e alinhada aos objetivos da companhia é capaz de ultrapassar limites e obstáculos, se superar e obter resultados positivos

120 VAREJO
Com o apoio do atacado


Mercados de até quatro checkouts constatam evolução depois de receberem ajuda para organizar a loja, a gestão financeira e as gôndolas de seus fornecedores

Sumário de revista: Harvard Business Review


Confira abaixo o sumário da última edição de Revista Harvard Business Review (Agosto 2014), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!top afiliado




8 Carta ao leitor

12 Radar

12 DEFENDA SEU ESTUDO

À tarde, a inclinação moral fica escorregadia. As pessoas tendem a mentir mais nesse período.

14 COMO EU FIZ

CEO da Ozon diz como ergueu gigante de comércio eletrônico numa economia sem cartão. Entre outras coisas, a empresa teve de criar seu próprio FedEx para contornar os precários sistemas de entrega da Rússia.
Maelle Gavet

A GRANDE IDEIA
20 A crise no planejamento da aposentadoria

Gestores de fundo e poupadores devem parar de pensar em acumular o maior pote possível de poupança e, em vez disso, fazer investimentos que proporcionem uma renda garantida na aposentadoria.
Robert C. Merton

EDIÇÃO BRASIL
30 O espelho brasileiro: a falta de planejamento para a aposentadoria

"Não precisamos passar pelas mesmas dificuldades que o contexto norte-americano impõe aos seus poupadores. Um dos grandes benefícios da globalização é encurtar caminho rumo aos patamares de desenvolvimento das grandes economias."
Evandro L. Oliveira

38 Do propósito ao impacto

A liderança com propósito é cada vez mais vista como a chave para o alto desempenho e bem-estar, mas muitas vezes os executivos não têm uma compreensão clara de seu propósito, muito menos um plano para colocá-lo em prática. Um novo esquema mostra o caminho.
Nick Craig e Scott Snook

46 Aconselhando o líder tóxico

Chefes que sofrem de narcisismo, psicose maníaco-depressiva e outros distúrbios sérios podem perturbar suas organizações. Mas, com o tipo certo de ajuda, eles podem se tornar gestores eficientes.
Manfred F.R. Kets de Vries

56 Gerenciando os "Invisíveis"

Muitas das melhores pessoas de uma organização não buscam os holofotes - querem simplesmente fazer um excelente trabalho. É importante conhecer seus anseios e satisfazê-los.
David Zweig

GLOBO
64 Por que a China não pode inovar

A capacidade intelectual do povo chinês não é o problema.
Regina M. Abrami, William C. Kirby e F. Warren McFarlan

70 Experiência

70 GESTÃO PESSOAL
Em quem você pode confiar?

Quatro princípios para melhorar sua capacidade de julgar a confiabilidade dos outros.
David DeSteno

74 CASO
Pode um banco "ético" apoiar armas e fraturamento hidráulico?

Os diretores do Rocky Mountain Green Bank estão divididos enquanto analipm dois problemáticos pedidos de empréstimo.
Cristopher Marquis e Juan Almandoz