Voltar à página inicial

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entrevista de Honório Pinheiro na Revista Brasileira de Administração

A Biblioteca dispõe da assinatura da  Revista Brasileira de Administração - RBA impressa, para você ler a entrevista completa do Diretor da Faculdade CDL, Honório Pinheiro, que veiculou no número 99, março/abril de 2014,  



Abaixo, o trecho da entrevista disponibilizado no portal da Revista.

Sem tempo. Segredo é planejar. [entrevista]


Um quesito que não pode faltar é a vontade do colaborador em exercer determinada função, somado ao querer aprender sempre e, principalmente, ter pertencimento na sua atividade profissional dentro da empresa.”
O administrador Francisco Honório Pinheiro, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO
DAS CDL's DO CEARÁ E vice-presidente da CNDL, é exemplo de que é possível desenvolver muitas atividades com sucesso. Pelo menos é o que ele mesmo afirma. E garante: o planejamento é fundamental. “Falam que o tempo é precioso. E é mesmo. Infelizmente, ele não volta. Mas o planejamento é fundamental para nossas ações. Buscamos sempre planejar nossos projetos e o dia a dia em nossa empresa. Organizando as tarefas diárias e fazendo uma previsão futura, encontramos ‘tempo’ para gerir nosso negócio e representar as entidades das quais participamos.”
Revista Brasileira de Administração (RBA): Sabemos que o senhor construiu um grande patrimônio em sua região. Como foi essa trajetória? O senhor hoje está no ramo de supermercado, mas já atuou como executivo em outros ramos também, não é? Quais os desafios e empecilhos que enfrentou?
Francisco H. Pinheiro (FHP): Os desafios nos fortalecem com o tempo. Nascido em Solonópole, cidade fincada no Sertão Central cearense, distante 285 quilômetros de Fortaleza, eu e meu irmão Bosco Pinheiro tivemos o incentivo da família para enfrentar a cidade grande. Não foi fácil. Mas, para chegarmos ao patamar em que hoje nos encontramos, buscamos adquirir experiências profissionais em grandes empresas da capital e que eram referência no mercado. Muitas portas foram abertas e outras tivemos que transpor. Mas, graças a Deus, prevaleceram as oportunidades. Eu já passei por cargo de gerenciamento em empresa de grande porte, o que me trouxe larga experiência administrativa. Atividade profissional que só me ajudou na construção de um grande sonho, que começou a se tornar realidade com a abertura da pequena Mercearia União, fundada em 1979, por mim e por meu irmão Bosco Pinheiro, para ser administrada por nosso pai Joaquim Honório Alves. Enquanto seu Joaquim ia ganhando a simpatia dos moradores, nós continuávamos na batalha diária do nosso trabalho. Mas percebemos, que apesar do pequeno espaço para locomoção dentro da nossa mercearia, que os moradores do bairro se tornaram fregueses habituais por conta do atendimento e qualidade nos serviços. Resolvemos, então, ampliar nossa mercearia. E foi assim que tudo começou. Em um espaço modesto, mas aconchegante, consolidava-se a marca do Bom Vizinho.

O empreendedor
deve saber transpor
os obstáculos com
sabedoria, nunca
desistir de seus
planos e entender que
o ‘errar’ muitas vezes
o faz crescer.”
RBA: O que o senhor considera que o Administrador deve ter como requisitos para ser um empreendedor de sucesso? O senhor pode falar pela sua experiência, ou até por algo que o senhor ainda não tenha conseguido fazer, mas que pretende realizar...
FHP: Antes de tudo deve ter um perfil determinante em suas ações diárias, além de um olhar mais compreensivo e apurado das mudanças que ocorrerem em seu ambiente profissional. O empreendedor deve saber transpor os obstáculos com sabedoria, nunca desistir de seus planos e entender que o “errar” muitas vezes o faz crescer. O planejamento das ações é o maior êxito de um empreendedor, principalmente quando conhece o mercado em que deseja empreender.
Fonte: CRA/RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!