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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Opção para ter exclusividade e melhor atendimento

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LOJAS CONCEITO 04/11/2013

As lojas conceito são destaques na Capital. Permitem ao consumidor ter uma experiência de consumo mais marcante. A busca por excelência em atendimento é um dos diferenciais


Yara Peres

                                                                       DEIVYSON TEIXEIRA


Sapataria Nova abriu sua primeira loja conceito em Fortaleza


Concept stores ou lojas conceito objetivam transformar a experiência de compra, estimulando sentidos e criando vínculos. Afinal, a concorrência está cada vez maior offline e também online.

A coordenadora de pós-graduação da Faculdade CDL, Meirijane Anastácio, afirma que a loja conceito oferece um diferencial em padrão de atendimento, design e tecnologia. “Ela agrega valor aos produtos e serviços das lojas convencionais. O consumidor encontra mais liberdade e opções de produtos, além conhecer mais sobre a marca”.

A Sapataria Nova, por exemplo, inaugurou este mês a sua primeira loja conceito em Fortaleza. Lá, são apresentados ao consumidor produtos exclusivos, além de mais opções de cores e modelos. A executiva de atendimento Rafaela Santana ressalta que ao entrar na loja já percebe-se a diferença no ambiente. “A rede dispõe atualmente de 12 lojas convencionais. A ‘conceito’ conta com 400 m² de área construída e o objetivo é oferecer mais conforto, variedade e trazer novos clientes.”

A abrangência do modelo de loja física é grande, vai de supermercados a produtos de tecnologia. O grupo Carmehil, há 22 anos no mercado de produtos para a construção civil, instalou uma nova loja para atender os consumidores com maior nível de exigência.

“Trouxemos as linhas nobres com produtos exclusivos. A estrutura e o atendimento técnico direcionado fizeram o público entendê-la como uma loja conceito. A exibição dos produtos é arquitetonicamente bem distribuída e diferenciada”, afirma o gerente comercial da Carmehil Network, Arthur Santos.

Anúncio ao vivoPara o coordenador do curso de comunicação mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo, Luciano Bonetti, as lojas conceito transformam o consumo em algo mais eficaz e positivo para o consumidor pós-moderno que busca viver uma experiência de compra com a marca. 

“Elas trazem o DNA da empresa. É praticamente o anúncio ao vivo, em cores, e em movimento para o cliente”, ressalta Bonetti, que também é autor do livro Marketing Promocional - Um olhar descomplicado e professor de pós-graduação em Marketing da USP.

Saiba mais

Loja conceitoAs lojas conceito, em geral, são desenvolvidas para o consumidor ter contato com o conceito da arte, ensina o professor de Marketing e Comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Sócio-consultor no Segunda Opinião, Carlos Eduardo Silva. “Transforma a loja numa experiência de consumo. Algumas permitem a compra e outras são apenas para exibição de produtos.”

Maison

O estilo de lojas Maison, segundo Silva, oferece aos consumidores produtos mais caros e o atendimento diferenciado se destaca para os que não se importam em pagar um pouco a mais pela comodidade. “Há serviços de entretenimento para os maridos que acompanham as esposas na maratona de compras”, por exemplo. Para a coordenadora de pós-graduação da Faculdade CDL, Meirijane Anastácio, o estilo de loja também envolve o conceito de megaexposição dos produtos.

Megastore

As Megastores oferecem, além de toda linha de produtos da loja, os saldões e opções de entretenimento como restaurante e espaço para crianças, afirma Carlos. “É como um shopping center popular.”


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