Voltar à página inicial

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sumários de revistas: Você s/a



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Você s/a (Agosto. Ed. 183), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

SUMÁRIO

CAPA


30 COMO ENCONTRAR SATISFAÇÃO NO TRABALHO Histórias de quem já descobriu o propósito na carreira


CARREIRA


50 COMO GERENCIAR SUA CARREIRA AGORA hora de investir em desenvolvimento


540 JEITO CERTO DE OUVIR Aprenda a aproveitar as criticas para crescer


56 HORA DE DESMONTAR A CAIXA Entrevista com o filósofo Clóvis de Barros Filho


60 AS LIÇÕES DE EIKE O que os erros e os acertos do empresário podem ensinar


MERCADO — ESPECIAL NORDESTE


64 A NOVA LOCOMOTIVA DA NAÇÃO As oportunidades de trabalho na região


72 CANTEIRO PERMANENTE DE OBRAS Mercado aquecido para engenheiros, arquitetos e gerentes de projetos


76 ROTA DA BELEZA A expansão das empresas de cosméticos na região


78 PUBLICIDADE COM SOTAQUE REGIONAL Espaço para os profissionais locais de publicidade


80 MAIS CÉREBROS PARA A EDUCAÇÃO Vagas para professores e técnicos administrativos


84 REVOLUÇÃO SILENCIOSA Criação da função de especialista em gestão pública abre postos de trabalho


DINHEIRO


88 QUANTO CUSTA SE REINVENTAR? As despesas envolvidas para mudar de carreira


92 REVEJA SUA CARTEIRA O melhor investimento para o novo cenário


94 PARA ENTRAR NO AZUL Organize-se e saia do sufoco


ESPECIAL CARREIRA JOVEM


100 EXPECTATIVAS CONTROLADAS A chave para ter sucesso na profissão


106 PERSONALIDADES SINCRONIZADAS Identifique a empresa adequada a seus valores


110 RECOMECEI COMO TRAINEE Programas para jovens gestores


116 SEM MISTÉRIOS Como se sair bem em uma entrevista de emprego


118 A VEZ DOS ESTAGIÁRIOS Programas de estágio para desenvolver futuros lideres


122 QUEM SÃO ELES? Um retrato do jovem profissional


126 AS LIÇÕES DOS ESPECIALISTAS Dicas para encarar os processos de seleção


PARA VOCÊ


7 O Valor do que você faz


CARTAS


8 Elogios e criticas dos leitores


ONLINE


10 Confira as novidades do site


AGORA


13 NOTAS Empreendedores de entregas sustentáveis


18 CONVERSA DE CORREDOR Novartis investe em nova fábrica


20 MULHERES Conheça Maria Fernanda Antunes, da CupoNation


24 MUNDO Príncipe George e os empregos na Inglaterra


26 HISTORIA INSPIRADDRA Nailde Borges e a preservação dos quilombos


28 RETRATO DE CARREIRA Javier [sonhado, da Hoteis.com


ARTIGOS


141 UMA MAIJUINA NO SEU LUGAR Por Gil Giardelli


142 0 LÍDER HUMILDE Por Luiz Carlos Cabrera


144 DO ESPORTE PARA AS FINANÇAS Por Samy Bana


145 A SÍNDROME DA SOBRELOJA Por Célia Leão


146 OLHE PARA A FRENTE Por Eugênio Mussak

Biblioteca

Sumários de revistas: Venda Mais


                                                          

Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Venda Mais (Agosto. Ed. 232), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!


SUMÁRIO

06 Editorial - Qual foi a última vez que você fez um check-up completo da sua equipe? Será que não está na hora?

08 Reservado para Você - Conheça as dicas campeãs de lucratividade

10 On-Line - Ideias e iniciativas criativas

12 Manual do Vendedor - Dicas rápidas para você vender mais

14 Entrevista - Roberto Vieira Ribeiro fala com exclusividade sobre como utilizar o coaching de maneira inteligente e produtiva

18 Estratégia - Você já foi alvo do "olho gordo" de alguém? JB Vilhena dá algumas dicas práticas para driblar esse problema

20 Supervendedor - Gilmar Edson Nogueira quebrou três vezes, mas nunca desistiu. Com dinheiro emprestado, montou seu negócio e hoje comanda a Repor Brasil, empresa com 1.300 colaboradores em todo o Brasil

22 Atendimento - No case "Atendimento Sem Entendimento", Lucena mostra que entender para atender melhor é sempre o melhor caminho

24 Técnicas de Vendas - Confira as orientações para acelerar as vendas e obter o máximo de retorno deste canal de vendas tão precioso e útil que é o e-mail

25 Atitude - Quais as respostas para as principais perguntas da prospecção?

26 Marketing - Em entrevista exclusiva, John Jantsch, aconselha as pequenas empresas a terem em seu marketing: clareza, cultura e comunidade, para encontrarem sucesso e crescimento

28 Sucesso em Vendas - Quer mudar seu resultado com algumas atitudes e táticas diárias ao começar seu dia de trabalho?

30 Gestão em Vendas - As seis respostas (e mais uma) sobre quais são os erros mais comuns em liderança

34 Decálogo - Você tem surpreendido positivamente seu cliente?

36 Capa - Coaching de vendas: a arte de guiar você à realização pessoal e ao sucesso de sua empresa

44 Análise de Crédito - Será que sua área financeira não pode fazer mais para sua área comercial?

46 Recrutamento e Seleção - Encontrar pessoas qualificadas é cada vez mais difícil. A saída é selecionar candidatos íntegros e com vocação para a função, e então capacitá-los

50 Crédito e Vendas - Especialistas apontam estratégias fundamentais para manter clientes ativos e prevenir a inadimplência até mesmo antes da venda

56 Inteligência - A jornada rumo às vendas de alto nível começou e você está convidado a embarcar em uma experiência única e particular

58 Campanhas de Vendas - Empresas podem utilizar a estratégia da campanha de vendas para aumentar o lucro nos negócios e, de quebra, motivar a equipe

64 Vendas de Guerrilha - Empresas que utilizam o marketing de guerrilha sabem que participar de feiras, eventos e exposições são uma excelente forma de vender. Confira seis dicas para aumentar suas chances de sucesso

66 Dicas - Quatro componentes são úteis para produzir progresso consistente. Pense na aplicabilidade dele aos seus esforços de atendimento ao cliente

67 Ralph Marston - Seu sucesso deve vir de você. Mas o que é o sucesso, de qualquer forma?

Biblioteca

Sumários de revistas: Harvard Business Review

 

 
Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Harvard Business Review (Agosto de 2013),  que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura.  Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

SUMÁRIO

30 Problemas na sala de reuniões
Estudo aponta caminhos para diminuir a desigualdade na alta hierarquia empresarial. Bons Groysberg e Deborah Bell 

40 A criatividade na propaganda
Não bastam ideias criativas para inspirar os consumidores a comprar mais. Werner Reinartz e Peter Saffert 

48 Fanáticos pelo paciente
Em poucos anos, a Clínica Cleveland saiu de um patamar medíocre e alcançou o topo dos rankings nos EUA. Não foi mágica. James Menino e Ananth Raman 

58 Criando o melhor local de trabalho do mundo
A empresa dos seus sonhos compreende a cultura empresarial e esforça-se por transcendê-la. Rob Goffee e Gareth Jones 

68 O que os CEOs realmente pensam de seus conselhos
A relação é famosa por ser controversa e muitas vezes ineficaz. Focar nas pessoas pode ser uma saída. Jeffrey Sonnenfeld, Melanie Kusin e Elise Wadon

8 Carta ao leitor 

RADAR 

12 MARKETING - Como lucrar com "publicidade enxuta"
O que as empresas precisam saber para aproveitar melhor os anúncios on-line. 

16 DEFENDA SEU ESTUDO
Se você quer motivar alguém, fique quieto — Ser instigado realmente diminui a nossa motivação? 

18 CAMPO DE VISÃO
Como o Pinterest leva as pessoas às lojas Está na hora do setor varejista aprimorar seus esforços em marketing digital.
Os Estados Unidos estão ficando para trás? Página 24 

76 GLOBO - Compreendendo o consumidor árabe Negócios e religião podem, sim, caminhar juntos. Vijay Mahajan

81 Experiência - GERENCIANDO SEU CRESCIMENTO
Mantenha-se em dia com os seus "quants" Cada vez mais decisões estratégicas dependem de processos analíticos. Confie nos seus experts. Thomas H. Davenport
A cada ano mais pessoas veem vídeos on-line. página 12 

COLUNAS
20 VINEET NAYAR Entregando as chaves para a Geração Y.
22 JOHN HEWKO Ao enfrentar grandes desafios, reúna os parceiros certos e não se intimide pela magnitude do trabalho.
24 NIALL FERGUSON Atualmente, só os advogados acreditam que os EUA tenham o melhor sistema jurídico.
26 COMO EU FIZ - Como a IMAX tornou-se uma potência em Hollywood - o sucesso exige flexibilidade. Richard Gelfond
Vivemos na era de grandes dados página 81
85 CASO - Aprendendo a jogar na nova "economia de compartilhamento"
A propriedade começa a dar lugar à acessibilidade. Susan Fournier, Giana M. Eckhardt e Fleura Bardhi
90 DE CORPO & ALMA
Russell Simmons, o magnata do Hip-hop, conta como ver o Fruindo em câmera lenta, sem Orar um minuto.
"As ideias criativas chegam da quietude" página 90

Biblioteca

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Novos livros de Marketing

Chegaram novos livros de marketing na Biblioteca. Confira os títulos abaixo.


BAUTZER, Deise. Marketing de cidades: construção de identidade, imagem e futuro. São Paulo: Atlas, único. 2010. 110 p.



HOYLE JR, Leonard H. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições. São Paulo: Atlas, único. 2013. 222 p.



MENEZES, Luis Cesar. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas, único. 2009. 242 p.


NEVES, Marco Favas. Marketing & exportação. São Paulo: Atlas, único. 2001. 316 p.



PAIVA, Hélio Afonso Braga de; NEVES, Marco Favas. Planejamento estratégico de eventos: como organizar um plano estratégico para eventos turísticos e empresas de eventos. São Paulo: Atlas, único. 2008. 192 p.


ROCCO JR, Ary José. Marketing e gestão do esporte. 2012. ed. São Paulo: Atlas, único. 2012. 102 p.



ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. 5. ed. São Paulo: Atlas, único. 2012. 364 p.

Biblioteca


Publicação lançada por integrante da CDL Jovem é doada à Biblioteca

Guilherme Said, professor, consultor de empresas e integrante da CDL Jovem, doou à Biblioteca um exemplar do seu livro, que acabou de ser lançado pela editora Qualitymark. O livro chama-se Intraempreendedorismo: conceitos e práticas para organizações empreendedoras

Leia o prefácio escrito por Ricardo Liebmann, empresário e fundador da Secrel e conheça um pouco mais sobre os assuntos abordados na publicação.



Imagem do hotsite da obra


Prefácio:

Com uma linguagem simples e objetiva, o livro Intraempreendedorismo apresenta os principais conceitos relacionados ao empreendedorismo dentro das empresas, além de discutir práticas de gestão desenvolvidas por organizações que buscam inovar constantemente. Apesar de existirem aspectos similares e diferenças entre empreendedorismo e intraempreendedorismo, a essência de ambos os conceitos está relacionada a uma forma específica de pensar sobre como aproveitar oportunidades com sucesso, bem como a criação de algo novo. Ambos os termos têm em comum essa “obsessão pela oportunidade”, a chance de criar algo que gere valor a partir de uma determinada situação, que outras pessoas não sabem como aproveitar de forma produtiva.
Texto extraído do hotsite da obra


O livro é também um rico texto sobre gestão, com diversos insights do autor, um profissional experiente em consultoria organizacional, tornando-se leitura de grande utilidade e deleite para as pessoas interessadas em gestão empresarial e seu impacto na sociedade.

Guilherme Said veio pessoalmente à Biblioteca fazer a doação do exemplar e registramos o momento. 




                                  
É com imenso prazer que a Biblioteca recebe o exemplar e agradece pela atenção e prestígio dispensados à Faculdade pelo autor.  

Acessem também o hotsite do livro clicando aqui

Com tema atual, abrangente e do interesse de diversas áreas, a obra é altamente recomendada àqueles que gostam de estar sempre por dentro de novas ideias e conceitos que possam ser aplicados na rotina profissional. 

O título já se encontra disponível para empréstimo na Biblioteca. Aguardamos sua visita!

Biblioteca

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nova classe média

EDITORIAL

21.08.2013


Os estímulos como melhoria da renda, a fase de estabilidade dos empregos oferecidos pela iniciativa privada e o serviço público e as oportunidades criadas pelo mercado de trabalho contribuíram para a ampliação da classe média. A constatação formal está comprovada por pesquisas do Instituto Data Popular.

A classe média tem peso considerável na economia de mercado, por seu poder de compra, diversidade de escolha e número de consumidores com capacidade para decidir diante das ofertas resultantes das promoções de venda. Ainda assim, a denominada classe C se preocupa com os preços na hora de adquirir alguns produtos e sua opção determina o giro dessas mercadorias.

De conformidade com as estatísticas levantadas, a classe média aumentou a presença no painel da sociedade brasileira em 14%, alcançando, durante o ano passado, 52% do conjunto da população. Embora todas as regiões do País tenham contribuído para esta expansão, o Nordeste atingiu patamar de destaque pelos 20% alcançados nessa evolução na renda interna.

O Instituto Data Popular constatou haver o Nordeste, na última década, dobrado a renda de seus assalariados em relação aos resultados obtidos pelo Sudeste. Nessa corrida pela ascensão social, o Norte e o Nordeste evoluíram 17 pontos percentuais nos dez anos estudados, registrando, desse modo, as maiores concentrações das classes sociais emergentes (D e E), antes estagnadas.

A melhoria da renda interna é fenômeno com ocorrência nacional, a partir dos critérios estabelecidos para o reajuste anual e automático do salário mínimo, em base superior aos índices da inflação. Por esse ângulo, os trabalhadores com menor remuneração recebem maiores percentagens de reajuste, havendo uma implícita transferência de renda.

Nesse ponto, a política trabalhista avançou, desmontando as pressões gerais por reajustes sempre acima da capacidade financeira das empresas e do próprio governo, responsável pela gestão doa recursos da Previdência Social. Outro ponto essencial, a pré-fixação dos índices de reajuste do salário mínimo inibiu o pretexto de reajuste preventivo das mercadorias em razão dos aumentos concedidos à massa de assalariados.

Os índices impactantes na renda do trabalhador nordestino trouxeram duas vertentes para o debate sobre a melhoria da renda interna: a primeira, relativa à melhoria de seu poder aquisitivo; a segunda, estimulando novos hábitos de consumo e, consequentemente, o aquecimento do mercado de bens de consumo. Houve também maior preocupação com a qualidade do bem adquirido.

Ainda assim, as pesquisas identificaram a concentração dos gastos das famílias arroladas como da classe média em setores básicos como habitação e alimentação. Os efeitos dessas tendências se projetam na aquisição da moradia própria e na diversificação dos negócios supermercadistas. Esses dois segmentos têm alcançados margens de crescimento acima da média nacional.

A melhoria das condições de vida dos assalariados desencadeia, agora, a descoberta de nichos de negócios exatamente nos bairros onde ela tem moradia fixa. Parangaba, ultimando a instalação de dois shoppings, descobre filões de vendas. A mesma tendência se verifica no entorno da Lagoa do Papicu, onde o futuro shopping vai trazer mudanças benéficas. O novo consumidor gasta mais tanto em volume de mercadorias como na qualidade dos produtos. É uma ascensão social de larga abrangência. 



Colação de grau 2013.1: Gestão Comercial e Logística


Na noite de ontem a Faculdade CDL formou mais quatro turmas da graduação tecnológica de Gestão Comercial e de Logística.

A Faculdade foi representada na mesa pelos Presidentes da Faculdade CDL, Honório Pinheiro, da Mantenedora CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro e do Prof. Fernando Menezes Xavier. Autoridades da UFC, Uece, Sinepe-CE e Prefeitura de Fortaleza fizeram parte da mesa.



O Presidente Honório abriu a solenidade destacando os números de 5 anos da Faculdade.



O aluno Antonio Pádua da Rocha Costa foi o orador do Curso de Gestão Comercial.



A aluna Elayne Cristina Marques Barreto da Costa foi a oradora do Curso de Logística.



O Prof. Bruno Rocha discursou representando o corpo docente, destacando o carinho pela docência.



O Presidente da CDL Freitas Cordeiro também falou para os alunos, enfocando a questão da renovação do conhecimento.



A ata da solenidade com o nome dos formandos foi entregue pela Coordenadora Acadêmica Meirijane Anastácio Barata González.



Os alunos Francisco Wagner da Silva Gomes e Ana Rodrigues da Silva obtiveram a maior média global e receberam bolsas de estudo para cursos de especialização na Faculdade CDL.




Dando sequência à solenidade, os alunos fizeram o juramento.




Pedro Ednilson Gomes de Oliveira, do Curso de Gestão Comercial, foi o leitor mais assíduo da Biblioteca e representou todos os formandos, recebendo o diploma simbólico das mãos do Presidente da Faculdade CDL.



A solenidade foi encerrada e os alunos formados pousaram para as fotos.




 




Biblioteca