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terça-feira, 30 de julho de 2013

Os 7 maiores desafios dos franqueados

Especialista fala sobre os desafios de quem opera uma franquia

Editado por Priscila Zuini, de


Os 7 maiores desafios dos franqueados
Escrito por Adir Ribeiro, especialista em franquias

Operar um negócio franqueado exige muito trabalho e disciplina de seus participantes. Não se pode ter a ideia de que franquia, pelo conjunto de conhecimento organizado e pela transferência de know how por parte do franqueador, dará menos trabalho.

O mercado está cada vez mais competitivo, há diversas opções de compras para o consumidor, e ter uma oferta adequada e proporcionar uma experiência de consumo também adequadas é fundamental. Dessa forma, não pode ter a ilusão de que comprar a franquia é sucesso garantido. 

1. Capacidade de planejamento – muitas vezes o hábito de se planejar ainda não existe e traz enormes esforços dos franqueados na criação dos planos do negócio e ações, que visam manter a unidade alinhada e em perfeito funcionamento.

2. Atuar como empresário – respeitar as regras do franqueador e de seus padrões, sem perder a sua essência na gestão do negócio, é essencial. Precisa aceitar conviver com o suporte da franqueadora, que fornecerá orientações, diretrizes, explicações e procedimentos para melhorar os resultados do seu negócio. Mas as decisões do dia-a-dia serão tomadas pelos franqueados que devem capacitar-se cada vez mais para isso.

3. Entender claramente o papel das partes – uma das principais causas de desgaste no relacionamento entre franqueadores e franqueados está na falta de clareza sobre quem faz o que no decorrer da relação. Expectativas e frustrações são comuns para ambos os lados e é preciso entender que a visão estratégica e as diretrizes são responsabilidades da franqueadora e aos franqueados cabe a execução de um planejamento anual de negócios.

4. Ter disciplina – operar negócios, principalmente no varejo, exigirá uma alta dose de disciplina e envolvimento no negócio, muitas vezes abrindo mão de outras coisas, mas com um objetivo claro de conquistar mercado, melhorar os resultados do negócio e entregar uma excelente experiência de consumo ao cliente final.

5. Gerir pessoas – é um dos itens mais desafiantes nos dias de hoje, com a ausência de gente qualificada para trabalhar e com a alta rotatividade. Os empresários precisam criar estratégias inovadoras e que gerem engajamento nas suas equipes, para não haver perda da qualidade na prestação de serviços e conseguir gerir as pessoas de maneira mais adequada ao contexto atual dos negócios.

6. Fazer a gestão financeira – ter a habilidade de conhecer e entender os números do negócio, além de analisá-los e tomar ações de correções com base nessas informações financeiras.

7. Ter alto foco comercial – sem vendas nenhuma empresa sobrevive, muito menos uma franquia. Portanto, ter uma “pegada” comercial é fundamental para qualquer negócio.


Adir Ribeiro é especialista em franquias, varejo e educação corporativa e fundador da Praxis BusinessEnvie suas dúvidas com a palavra franquias no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br

Fonte: Exame

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