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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FCDL e CDL FOR em Nova York: 102ª NRF






EM NOVA YORK 20/01/2013 


Líderes fazem crítica e autocrítica sobre o mercado 


Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e a CDL de Fortaleza, a aptidão para as vendas, uma qualidade rara no varejo norte-americano, é característica do cearense
                                                                               Foto Jocélio Leal
Freitas Cordeiro, presidente da CDL de Fortaleza, esteve em Nova York, na 102ª NRF

Os dois principais líderes do varejo cearense concordam num ponto: as realidades de Nova York e Ceará são distintas, mas as distâncias estão cada vez mais curtas. Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), e Freitas Cordeiro, presidente da CDL de Fortaleza, veem um diferencial a favor dos cearenses: a aptidão para as vendas, uma qualidade rara no varejo norte-americano.
Honório afirma ter a compreensão de que o avanço tecnológico não é somente uma questão de chip. Ele alerta para a necessidade de processos e rotinas bem definidas.
Honório aponta uma limitação dos varejistas brasileiros: a comunicação é focada em excesso no preço. “Nós não temos uma boa comunicação. E é preciso construir vínculos com o público por meio de ações”. Ele, que é diretor de um supermercado, citou o caso do Wal-Mart. Na 102ª NRF, a rede norte-americana listou como ação a contratação de veteranos de guerra. “No Brasil temos iniciativas do tipo, mas não comunicamos bem”. O presidente da FCDL cobra dos colegas lojistas o que ele chama de vetor de crença. “As pessoas precisam acreditar que podem fazer.” Para ele, ainda há muita dependência do Governo.
Freitas se surpreendeu com uma novidade discutida no evento. “Antes, o consumidor via a mercadoria na Web e depois comprava na loja, agora não apenas, ele também faz o processo inverso”. E o que fará o cliente ir à loja? Para Freitas, a fórmula é antiga. “Não tem nada de novo. Tudo se repete”. Ele fez uma exortação: embora para muitos varejistas a Web ainda não seja uma ameaça atual, é preciso estar atento. “Não precisa entrar em pânico, mudando tudo. Mas precisa saber que vai mudar”. Em tempo: a delegação brasileira na 102ª NRF foi a maior da história. Havia 1.412 brasileiros inscritos. Maior até do que a delegação do vizinho Canadá. O Ceará enviou uma delegação de 36 lojistas.

Pelo mesmo preço

A Babycenter, uma das mais tradicionais lojas de produtos para bebês no Ceará, entrou no comércio eletrônico na semana passada. Segundo o diretor-presidente, Francimar Albuquerque – o Lojista do Ano da CDL em 2012 - a decisão foi a partir de quando percebeu que muitos clientes estavam indo à loja testar produtos e comprar pela Internet. “Operamos em mercado bem específico, em que o cliente precisa de explicações detalhadas”. No modelo em implantação, o cliente pode comprar de casa no Ceará sem pagar frete, pelo mesmo preço da loja. Ele tem nove lojas em Fortaleza. (Jocélio Leal, enviado a Nova York)

Publicado originalmente em: 
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/19/noticiasjornaleconomia,2991498/lideres-fazem-critica-e-autocritica-sobre-o-mercado.shtml

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