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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Donativos para o Interior do Estado





VÍTIMAS DA SECA
Interior recebe donativos da CDL de Fortaleza
29.01.2013

A entidade doou água e alimentos para complementar o obtido com Réveillon da Solidariedade

Fortaleza. Vários cearenses estão em situação nada confortável devido à seca que atinge suas cidades. Para minimizar os efeitos da ausência da chuva no Interior, o governo estadual, com a colaboração direta da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, está encaminhando água potável e alimentos não perecíveis aos 21 municípios mais atingidos pelos efeitos da estiagem.


Antônio Carlos Rodrigues, superintendente da CDL de Fortaleza, e capitão Manoel Privino, da Defesa Civil, conferem a entrega dos donativos. 
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

No ano passado, o Governo do Estado, já prevendo as dificuldades que os sertanejos iriam passar por conta da seca, lançou a campanha "Força Solidária", para a arrecadação de alimentos e água destinada às localidades com situação mais critica no Ceará. "O sentimento da CDL é de missão cumprida e consciência tranquila por atender ao chamado do governador nessa ação, justa e nobre, de doar água e alimentos para a Defesa Civil do Estado e ajudar nossos irmãos cearenses, vítimas da seca no Interior", ressalta o superintendente da CDL de Fortaleza, Antônio Carlos Rodrigues.

Nesse momento, o comércio, por meio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), tendo à frente o empresário Freitas Cordeiro e toda a sua diretoria, forneceram cerca de 47 toneladas de alimentos e mais de 3.780 litros de água no Réveillon da Solidariedade. "Fica o exemplo nobre da CDL para que outros também façam a sua parte e contribuam para melhorar um pouco a situação dos cearenses que estão sofrendo com a seca", reforça o superintendente da CDL de Fortaleza.

Em boa hora

Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Manoel Privino, responsável pela triagem e distribuição das doações, a contribuição da CDL agilizou o processo de montagem dos kits solidários. "Com o material doado pela CDL, demos uma acelerada porque recebemos itens que faltavam para montar as cestas. Vamos adicionar esse material que, certamente, vai aumentar a quantidade de cestas e acelerar a entrega".

A entrega dos donativos começou pelo Sertão Central e segue em ritmo acelerado desde o dia 7 de janeiro, quando os municípios de Caridade e Canindé receberam, cada um, 230 cestas e 2.760 litros de água. Depois, a Defesa Civil ainda abasteceu outras 12 cidades do interior com o mesmo número de cestas básicas e 2.820 litros de água, para cada uma.

Os próximos municípios que devem ser beneficiados com os donativos serão os situados na regiões Norte e Centro-Sul do Estado, a começar por Sobral. Ao longo desta semana, a Força Solidária deverá chegar aos municípios de Acopiara, Independência, Abaiara, Morada Nova, Tauá, Ibaretama e Iguatu. A expectativa é que todo o material da campanha seja entregue até o fim de fevereiro, conforme a Defesa Civil.

O capitão reforça que a Força Solidária pretende agilizar a distribuição das cestas e, por isso, depende de um retorno das prefeituras com os dados dos moradores mais afetados pela estiagem que tenha cadastro no programa Bolsa Família. "Nossa intenção é manter o ritmo, mas ainda temos algumas dificuldades como a falta de alimentos para completar as cestas".

Como ajudar

Para doar em grande quantidade e ajudar no trabalho da Força Solidária, o capitão pede que pessoas, físicas ou jurídicas, entrem em contato diretamente com ele através do telefone (85) 8899.1132. As seis unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da Capital (Aeroporto Pinto Martins, Centro, Conjunto Ceará, José Walter, Messejana e Mucuripe) também são pontos de coleta da campanha.

FIQUE POR DENTRO

Municípios beneficiados com as cestas

Até o momento, de acordo com a Defesa Civil, 14 municípios cearenses já foram agraciados com os donativos arrecadados pela CDL de Fortaleza. São eles: Canindé e Caridade (7 de janeiro); Boa Viagem, Madalena e Mombaça (dia 9); Quixadá e Quixeramobim (dia 14); Choró (16); Santa Quitéria e Irauçuba (17); Campos Sales (21); Crateús (dias22); Lavras de Mangabeira e Pedra Branca (último dia 23).

Mais informações:

CDL de Fortaleza
Rua 25 de Março, nº 882 - Centro
Telefone: (85) 3464.5506

Publicado originalmente em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1228233

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Expansão da Faculdade CDL






FORMAÇÃO 23/01/2013
Faculdade CDL vai iniciar obras de expansão para novos cursos

O curso de Bacharelado em Ciência Contábeis deve começar no 2º semestre de 2013. Já as graduações de Redes de Computadores e Análise de Sistemas serão para 2014, segundo O POVO apurou

Inaugurada em 2008, a Faculdade CDL será expandida, com a construção de 30 salas de aula e o início de três novos cursos. Os alunos terão ainda uma biblioteca, um auditório para 400 pessoas e três laboratórios, tudo até o final de 2014, revelou ao O POVO o coordenador do convênio Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), Fernando Xavier.

A Faculdade CDL é corporativa e desenvolve uma atuação direcionada exclusivamente para o comércio varejista. É a única com esse foco no Ceará, afirma Xavier. O crescimento físico tem a ver, principalmente, pelas limitações de espaço atuais, com 800 alunos na graduação.

O curso superior de Ciências Contábeis aguarda aprovação do Ministério da Educação (MEC) e deve ter início no segundo semestre de 2013, segundo o coordenador. Os outras duas graduações, de Rede de Computadores e de Análises de Sistema, devem ficar para 2014. Hoje, são ofertados quatro cursos: Gestão Comercial; Marketing; Logística e Bacharelado em Administração. Os valores variam de R$ 236,40 a R$ 480 mensais.

Para contribuir, na prática, com a gestão dos negócios do varejo, a CDL desenvolve parceria com bancos para que o lojista associado possa viabilizar empréstimos, explica Meirijane Anastácio, coordenadora acadêmica da Faculdade CDL. “Em geral, os financiamentos se destinam a otimização do ponto de venda. Além dos bancos, outros serviços, como planos de saúde e orientações sobre marcas e patentes também são fomentados pelo Espaço CDL de Negócios”, conta.

Feeling X formação
Já com experiência no mercado de óticas, a empresária Neures Caldas, resolveu ter uma formação teórica, na tentativa de ampliar os negócios. Parece ter dado certo. Neures tocava a Óticas Milenium desde 1999. Em 2012, após concluir o curso de Gestão Comercial na Faculdade CDL resolveu trocar o próprio negócio para ser franqueada da paulista Ótica Carol.

“A gente tinha um marketing que não funcionava. Agora, funciona. A gente também não se atrapalha mais na logística. Passamos a ter novos focos”, relata Neures. Para ela, a formação deu mais profissionalismo a ela e à sua sócia. “Um dos maiores desafios foi conciliar trabalho e faculdade. Mas valeu muito a pena”, lembra a empresária, que admite ainda faltar complementar sua capacitação com conhecimentos em línguas estrangeiras.

Pensando na Copa
O aspecto que a CDL-Fortaleza vai investir de forma mais acentuada para a Copa do Mundo de 2014 é nas vendas. Já são oferecidos cursos de idiomas, espanhol e inglês, que têm turmas lotadas. Fernando Xavier informa que há cursos de línguas com turmas fechadas para empresas.

A Faculdade CDL não tem fins lucrativos e funciona com preços abaixo dos de mercado. O lucro é reinvestido na expansão dos cursos, diz o coordenador do convênio.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Em diversos setores da economia, a formação e capacitação profissional são gargalos. Sobram oportunidades e falta pessoal capacitado. A Faculdade CDL faz uma função importante, mas não é o suficiente.

SERVIÇO

Boletos e demais informações na Sefin
Onde: www.sefin.fortaleza.ce.gov.br
Plantão Fiscal: (85) 3105-1211.
E-mail: plantao.fiscal@sefin.fortaleza.ce.gov.br

Resumo da Série

Durante quatro dias, O POVO apresentou a série de reportagens A Reinvenção do Consumo. Durante quatro dia, foram reportadas as tendências mundiais de formas venda; o e-commerce, a preparação do comércio para a Copa do Mundo e a formação profissional do varejo em Fortaleza.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FCDL e CDL FOR em Nova York: 102ª NRF






EM NOVA YORK 20/01/2013 


Líderes fazem crítica e autocrítica sobre o mercado 


Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e a CDL de Fortaleza, a aptidão para as vendas, uma qualidade rara no varejo norte-americano, é característica do cearense
                                                                               Foto Jocélio Leal
Freitas Cordeiro, presidente da CDL de Fortaleza, esteve em Nova York, na 102ª NRF

Os dois principais líderes do varejo cearense concordam num ponto: as realidades de Nova York e Ceará são distintas, mas as distâncias estão cada vez mais curtas. Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), e Freitas Cordeiro, presidente da CDL de Fortaleza, veem um diferencial a favor dos cearenses: a aptidão para as vendas, uma qualidade rara no varejo norte-americano.
Honório afirma ter a compreensão de que o avanço tecnológico não é somente uma questão de chip. Ele alerta para a necessidade de processos e rotinas bem definidas.
Honório aponta uma limitação dos varejistas brasileiros: a comunicação é focada em excesso no preço. “Nós não temos uma boa comunicação. E é preciso construir vínculos com o público por meio de ações”. Ele, que é diretor de um supermercado, citou o caso do Wal-Mart. Na 102ª NRF, a rede norte-americana listou como ação a contratação de veteranos de guerra. “No Brasil temos iniciativas do tipo, mas não comunicamos bem”. O presidente da FCDL cobra dos colegas lojistas o que ele chama de vetor de crença. “As pessoas precisam acreditar que podem fazer.” Para ele, ainda há muita dependência do Governo.
Freitas se surpreendeu com uma novidade discutida no evento. “Antes, o consumidor via a mercadoria na Web e depois comprava na loja, agora não apenas, ele também faz o processo inverso”. E o que fará o cliente ir à loja? Para Freitas, a fórmula é antiga. “Não tem nada de novo. Tudo se repete”. Ele fez uma exortação: embora para muitos varejistas a Web ainda não seja uma ameaça atual, é preciso estar atento. “Não precisa entrar em pânico, mudando tudo. Mas precisa saber que vai mudar”. Em tempo: a delegação brasileira na 102ª NRF foi a maior da história. Havia 1.412 brasileiros inscritos. Maior até do que a delegação do vizinho Canadá. O Ceará enviou uma delegação de 36 lojistas.

Pelo mesmo preço

A Babycenter, uma das mais tradicionais lojas de produtos para bebês no Ceará, entrou no comércio eletrônico na semana passada. Segundo o diretor-presidente, Francimar Albuquerque – o Lojista do Ano da CDL em 2012 - a decisão foi a partir de quando percebeu que muitos clientes estavam indo à loja testar produtos e comprar pela Internet. “Operamos em mercado bem específico, em que o cliente precisa de explicações detalhadas”. No modelo em implantação, o cliente pode comprar de casa no Ceará sem pagar frete, pelo mesmo preço da loja. Ele tem nove lojas em Fortaleza. (Jocélio Leal, enviado a Nova York)

Publicado originalmente em: 
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/19/noticiasjornaleconomia,2991498/lideres-fazem-critica-e-autocritica-sobre-o-mercado.shtml

Os dez mandamentos para o destaque de Micro e Pequenas Empresas (MPEs)



CONCORRÊNCIA 21/01/2013



Os mandamentos das MPEs no mercado mais competitivo

O estrategista de marketing Gabriel Rossi elencou os dez mandamentos para que Micro e Pequenas Empresas (MPEs) tenham destaque no mercado. 

O primeiro item da lista elaborada por Rossi é evitar a “miopia do marketing”. “Muitas empresas ainda focam no produto, não no mercado. É importante lembrar que o verdadeiro marketing é feito de fora para dentro. As empresas devem focar nos anseios e nas necessidades dos clientes, facilitando sua vida”.

O especialista orienta a pensar na marca desde o início; ser flexível, pois o consumidor é mutante; lembrar do pós-venda e estimular sempre o boca a boca.

Para Rossi, é importante Investir nas mídias digitais, mas com profissionais capacitados. Nada de colocar um conhecido. 
Será um “tiro no pé”. 

O funcionário está com um novo perfil e não existe mais equipe que quer bater ponto e receber o salário no fim do mês. Existem, sim, os nativos digitais. Independentemente de idade ou sexo, estão ansiosos por mudanças e novas oportunidades. 

Outra dica é fazer sempre networking, conhecer pessoas. Além disso, investir em design, o que pode significar que primeiro você será percebido, em seguida “gostado” e depois “confiado”. O consumidor está cada vez mais emocional, se apegando à comunicação visual e as experiências de compra. 

Por fim, é importante ter parceiros, é mais produtivo – e, muitas vezes, mais barato. (Andreh Jonathas)


Publicado originalmente em: 
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/21/noticiasjornaleconomia,2991862/os-mandamentos-das-mpes-no-mercado-mais-competitivo.shtml

Tendência mundial de marketing: cross channel






CROSS CHANNEL 20/01/2013

Integração dos canais para se destacar no varejo

O mercado se acirra e as empresas se reinventam para sobreviver e se destacar com a utilização de múltiplos canais, integrando-os. É o conceito de cross chanel, uma tendência mundial de marketing no comércio varejista



“O cross channel é o uso de um canal de marketing para promover outro, sem alterar a imagem da marca no mercado e comunicando sempre ao mesmo público alvo”, define Bruno Leitão, especialista em marketing e consultor. Ele afirma que o cross channel é uma tendência mundial e cita como exemplo de lojas que anunciam em revistas, incluindo um QR code, um código em 2D lido pela maioria dos celulares que se transforma em uma frase ou link para site.

A necessidade de acompanhar o que lojistas do mundo inteiro estão debatendo requer profissionalismo e cautela. Para Carlos Gouveia, professor de marketing da Faculdade CDL e sócio diretor da CT COMEX Consultancy & Trade, há poucas empresas que sabem utilizar estratégias entre canais de forma eficaz.

“A estratégia cross channel objetiva atrair e reter os consumidores multicanais de alto valor, o que proporciona um crescimento sustentável por meio dos benefícios da inovação e do relacionamento”, argumenta Gouveia.

O especialista explica que cada consumidor tem uma preferência de canais de comunicação. “Por exemplo, se o seu cliente gosta de usar o Twitter (microblog), ouvir rádio ou da compra coletiva, deve-se voltar esforços prioritários para estes canais. O mais importante, no entanto, é seguir a mesma linha de comunicação e promover um canal com o outro.”

O avanço da telefonia digital e da internet é a força motriz do croos channel, analisa Alex Araújo, economista especializado em comércio varejista. Ele afirma que as grandes empresas têm investido pesado para levar suas campanhas de marketing a diferentes mídias. “Isso dá credibilidade e também profissionaliza o setor”, defende.

O professor de marketing e empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wanderley Osterne, adverte que não se deve confundir o cross channel com multi channel marketin, conceito para a utilização de diversos canais para transmitir uma mensagem, mas sem a integração e mesma linguagem que é necessário. 

Entretenimento

As formas de marketing já fazem parte da experiência sensorial e marcante do consumo. Jeff Bezos, empresário norte-americano fundador da Amazom.com, parecia fazer uma profecia, em entrevista à revista Business Week, em 1999. “Há muitas dimensões que são importantes para os clientes, além do preço. Uma delas é o entretenimento. Então, muitas compras são feitas, em grande parte, como entretenimento. O que vai acontecer é que as lojas vão ficar mais divertidas”, dissera.

Passados 14 anos, as declarações de Jeff Bezos seguem verdadeiras, mas, agora, com a tendência de integração dos diversos canais - antes vistos como concorrentes -, em ações de marketing.

Inversão

Testar na loja e comprar na internet
Em sua pesquisa de mestrado, realizada em 2009, o professor de marketing, Bruno Leitão, apontou que a maioria dos usuários de internet compram via varejo tradicional, após pesquisar os produtos no varejo virtual antes da compra. Mas as coisas estão se invertendo. “Hoje, o internauta pesquisa, de dentro da loja física, utilizando tablets e smartphones, ou seja, ele vai ao varejista tradicional e confere se aquela oferta anunciada realmente vale a pena, caso contrário ele compra via internet.

Intimidade
Para Bruno Leitão, o hábito de comprar online vem aumentando também porque o medo de comprar online está se reduzindo, em função da intimidade que o usuário vem adquirindo com a internet. “Essa confiança vem aumentando gradativamente à medida em que o internauta passa mais tempo conectado em seu smartphone, tablet ou notebook.”

Sem pesquisa local
Não há pesquisas precisas apontando o crescimento do comércio eletrônico no Ceará. O consumidor está mais cauteloso, principalmente, em função da ocorrência de atraso na entrega. Sem isso, o crescimento do setor em 2012 seria muito maior. 

maior e-commerce do mundo será o brasileiro, em 2016, aponta estudo

24
bilhões de reais foi quanto movimentou o comércio eletrônico no Brasil em 2012

7,79
por cento foi o quanto ficaram mais baratos os produtos no e-commerce no Brasil


Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/19/noticiasjornaleconomia,2991485/integracao-dos-canais-para-se-destacar-no-varejo.shtml

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Expansão dos supermercados no Ceará






SETOR 18/01/2013
Supermercados representam 10% do PIB cearense, diz Acesu

Em números, o volume de riquezas do setor chega a R$ 9,4 bilhões


Um dos setores de maior expansão no Ceará nos últimos anos, os supermercados já representam aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado (soma das riquezas). A projeção é do novo presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Ramalho Neto, diretor geral dos Mercadinhos São Luiz. Ele assumirá oficialmente a presidência na próxima quarta-feira, 23, em substituição a Aníbal Feijó. Na ocasião, serão empossados também os novos diretores.

Em números, o volume de riquezas do setor chega a R$ 9,4 bilhões, já que a projeção PIB cearense no ano passado foi de R$ 94,6 bilhões, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Ramalho disse ainda que nos últimos 10 anos o setor triplicou o número de funcionários, passando de seis mil para 18 mil funcionários. Há mais de 200 supermercados ligados à Acesu tanto de marcas regionais, quanto nacionais e multinacionais.

Perfil
A primeira ação do empresário à frente da instituição será coletar dados mais precisos sobre o mercado. “A primeira coisa que estamos fazendo é quantificar, ter um dado mais preciso e demonstrar esse dado e a nossa representatividade claramente para o mercado fornecedor, para os órgãos reguladores”, explicou. São necessários ainda números sobre a representatividade do Estado nacionalmente. 

Outra estratégia de Ramalho será impulsionar os supermercadistas a investirem em qualificação. “A ideia é qualificar o funcionário e o supermercadista”, ressaltou. Ele acrescentou que o Ceará é referência de qualidade no Nordeste.

SERVIÇO

Posse da diretoria da Acesu
Quando: 23/1/2013
Horário: 8h30min
Onde: CDL - Auditório Gervásio Pegado (Rua 25 de Março, 882 - Centro)

Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/01/18/noticiasjornaleconomia,2990487/supermercados-representam-10-do-pib-cearense-diz-acesu.shtml

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Comércio varejista cearense








EM NOVEMBRO

Comércio do CE mantém ritmo e avança 12,7%

16.01.2013


Assim como no restante do País, comércio do Estado foi beneficiado pelas desonerações em alguns setores

Acabou 2012, mas os números para o comércio interno continuam comprovando a calmaria pela qual o setor passou no fim do ano passado - diferentemente da crise internacional. Segundo a pesquisa mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda em novembro, o crescimento as vendas do varejo ampliado cearense atestavam um crescimento de 12,7% ante igual mês de 2011. A variação superior à nacional (9,4%) e representou a quinta maior do Nordeste.



Setor supermercadista foi um dos principais impulsionadores do varejo cearense. O crescimento foi de 23,2% em novembro 
FOTO: TUNO VIEIRA

Entre os que mais cresceram naquele momento do ano, o Maranhão foi o primeiro, com 15,3%, seguido por Alagoas (15,2%) e Bahia (14,2%). Em contrapartida, algumas regiões do País, como Amazonas (-2%), nenhum estado nordestino registrou números negativos.


Combustíveis em alta


O comércio varejista ampliado teve como carro chefe em novembro de 2012 a venda de combustíveis e lubrificantes. O segmento alcançou uma alta de 27% e foi acompanhado pelo comércio de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (23,2%).


A venda de material de construção, que é incluída dentro do varejo ampliado, alcançou um crescimento de 22,2%, enquanto o veículo, também dentro desta classificação, foi de 2,1%.


Segundo a classificação do IBGE, completaram a lista de crescimento acima dos 10% a venda de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,4%) e "outros artigos de uso pessoal e doméstico" (13,6%). Já os "equipamentos e materiais para escritório, informática comunicação" amargaram a maior queda (-41,7%).


No País


Nacionalmente, as vendas do varejo ampliado caíram 1,2% em novembro ante outubro. Na comparação com igual período de 2011, as subiram 7,2%. De janeiro a novembro de 2012, acumulam alta de 8,4%.


O setor de veículos e motos, partes e peças registrou uma queda de 5,0% no volume de vendas na passagem de outubro para novembro.


Fôlego mantido


A desaceleração no ritmo de aumento das vendas do varejo na passagem de outubro para novembro não indica perda de fôlego no setor, segundo o IBGE. "Olhando para as atividades, percebe-se que realmente não há fundamento para apontar uma perda de fôlego no varejo", afirmou Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.


Na avaliação do instituto, a expansão nas vendas do comércio varejista restrito (que não inclui carros e material de construção) deve fechar o ano passado ao redor da taxa já acumulada nos últimos 12 meses até novembro, de 8,6%. "A gente está melhor do que no ano anterior, e não tão bom quanto 2010, porque tinha sido ano de recuperação da crise do fim de 2008 e de 2009", avaliou Aleciana. Em 2011, a alta nas vendas foi de 6,7%, após uma taxa de 10,9% registrada em 2010.


IPI


Ela aponta a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a estabilidade do emprego, o aumento de renda do trabalhador e a disponibilidade de crédito como impulsionadores dos bons resultados obtidos, sobretudo, nas atividades de móveis e eletrodomésticos, veículos e hipermercados. "O comércio está com desempenho considerável, e, de certa forma, o consumo das famílias está sendo preponderante para o crescimento econômico no ano de 2012", declarou.


Maior alta



27% foi o crescimento do comércio de combustíveis e lubrificantes em novembro, no Ceará. Segmento teve o avanço mais robusto do Estado.