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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Atitudes que afastam os clientes


4 erros que afastam os clientes do seu negócio

Especialista fala sobre o que faz com que os clientes saiam correndo da sua empresa


Editado por Priscila Zuini, de 

Japonesa fazendo compras em Tóquio

4 erros que afastam os clientes do seu negócio
Respondido por Carlos Cruz, especialista em vendas
Atrair a atenção de um consumidor é uma das principais missões de um profissional de vendas. No entanto, alguns erros podem fazer com os consumidores saiam correndo do seu negócio.
Falta de empatia é um grande problema. Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as compras. As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem possui algo em comum com elas.
Não seja muito invasivo. Pergunte, mas também saiba ouvir. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os seus problemas. Lembre-se que o vendedor deve ajudar quem o procura.
Fuja dos clichês utilizados pelos vendedores. Jargões, exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a negociação. A sinceridade é mais bem vista e aceita pelos clientes do que a simpatia exagerada, que soa como falsidade.
despreparo e a insegurança atrapalham a credibilidade do profissional. Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e o mercado no qual a empresa está inserida, e fique antenado às tendências e acontecimentos.
Mário Rodrigues é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).Envie suas dúvidas com a palavra vendas no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
Publicado originalmente em:http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/4-erros-que-afastam-os-clientes-do-seu-negocio

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