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segunda-feira, 16 de julho de 2012

Saiba como se comportar no mundo virtual e evite problemas

Usuário deve zelar por um bom convívio virtual

A falta de bons modos na internet pode causar problemas para o usuário tanto no mundo digital como fora dele







As regras de bons modos e educação são a chave para uma convivência pacífica em qualquer ambiente social. Não falar alto, não interromper as pessoas em uma conversa e nem usar palavras grosseiras são algumas atitudes simples que podem facilitar o relacionamento entre os indivíduos no dia a dia. No mundo virtual, não poderia ser diferente. A chamada netiqueta (fusão dos termos "net" e "etiqueta") vem sendo discutida desde antes da popularização da internet como uma forma de evitar mal-entendidos e constrangimentos no ambiente virtual.

Com o advento da web e dos muitos canais de comunicação desenvolvidos a partir dela, a exemplo dos e-mails, fóruns de discussão, chats e, mais recentemente, das redes sociais, essas regras de etiqueta tornaram-se cada vez mais necessárias entre os usuários.

Para a gestora de mídias sociais Emanuelle Silveira, a falta de bons modos na internet pode ser considerada um reflexo do que acontece na vida offline. "A falta de etiqueta e educação já existe fora dessa realidade. Quando as pessoas passam para ela, apenas levam o que já são acostumadas a fazer. Mas podemos dizer que nesse meio há uma influência para a indiscrição e mais abertura para expor os pensamentos, seja lá de que forma. Portanto, fica mais visível", destaca Emanuelle.

E-mails e chats

Segundo a especialista, os ambientes onde a falta de bons modos online é mais recorrente são os chats, as redes sociais e o correio eletrônico. Para Emanuelle Silveira, a leitura superficial que alguns usuários fazem do conteúdo escrito nos e-mails pode causar incômodo a quem costuma receber e enviar mensagens diariamente.

"Uma coisa que me incomoda muito é a falta de leitura. Por exemplo, você envia um e-mail à pessoa, e ela te responde falando seu nome diferente. Preguiça de ler, né? Pior ainda é quando você manda um e-mail ou deixa uma mensagem, e a pessoa pergunta aquilo que você acabou de falar", cita Emanuelle.

Outro ponto criticado pela gestora de mídias sociais são os comuns erros gramaticais e coloquialismos utilizados por alguns usuários. "Coisas básicas como Caps Lock e muitos pontos de exclamação e interrogação também não são legais. Português errado, então, nem se fala!", pontua Emanuelle Silveira.

Para a gerenciadora de conteúdos digitais Rebeca Freitas, no e-mail, uma das piores gafes é a escassez de informações no conteúdo da mensagem. "A falta de contexto em certos diálogos dá margem para várias interpretações desnecessárias e isso acaba criando ruídos. O ideal é ter calma, fazer introduções e tentar finalizar assuntos antes de inserir outros tópicos", destaca.

Já quanto aos chats, Rebeca reclama da inconveniência de certos usuários. Um caso comum é quando as pessoas iniciam conversas em horário inoportunos para o usuário que recebe a mensagem. "Eu procuro ficar sempre offline para que meus contatos entendam que a comunicação não precisa ser síncrona. Respondo com calma e com a atenção devida na hora em que eu puder. Acho mais simpático do que deixar a pessoa falando sozinha", conta Rebeca.

Redes sociais

Algumas das principais reclamações de quem utiliza as redes sociais são os comportamentos inadequados de algumas pessoas nesses ambientes. Não é raro, por exemplo, ver usuários que fazem do Facebook um diário ou púlpito, expondo muitos detalhes de sua vida pessoal, ou expressando pontos de vista em demasiado.

No Twitter, é comum encontrar pessoas usando o microblog como se fosse um chat ou postando excessivamente notícias relacionadas aos conteúdos que acha interessante, o que acaba lotando o feed dos outros usuários com atualizações que nem sempre lhe são relevantes.

Fernanda Bartels, produtora de conteúdo digital da agência Gaia Creative, diz que, apesar do caráter informal e da liberdade de expressão que as redes sociais proporcionam, os usuários precisam ficar atentos às posturas que assumem nesses portais e ao tipo de imagem que podem passar. "As redes nos deram uma voz, mas a gente tem que pensar bem em como vai usar essa voz. A primeira impressão às vezes não é tirada quando você encontra uma pessoa, mas sim pelo que ela fez online, nas redes. Por isso, você precisa pensar no que está falando e na imagem e você está criando online quando reclama, quando compartilha conteúdo", ressalta Fernanda.

Imagem profissional

Essa questão da imagem nas redes sociais torna-se ainda mais importante quando está relacionada à vida profissional dos usuários. Segundo Fernanda Bartels, a falta de bom senso nas redes sociais pode ficar ainda mais evidente quando ocorrem equívocos no anúncio de promoções em perfis de empresas e marcas. "Quando se fala em marca, isso fica ainda pior. Há alguns dias vimos uma promoção de uma marca durante a final da Libertadores pelo Twitter, dizendo que se você retuitasse uma mensagem, iria ganhar um óculos, mas era falsa e muita gente reclamou. Só depois a empresa disse que o Twitter da marca havia sido invadido. Então, tem que tomar cuidado com essas informações", alerta a produtora de conteúdo digital.

Outra situação citada por Fernanda Bartels é a análise do Facebook e Twitter do internauta em seleções de emprego, prática cada vez mais frequente. "As pessoas, às vezes, têm a ideia de que a internet é muito volátil, mas não é verdade. Quando a gente tá recrutando pessoas com quem vamos trabalhar, olhamos a presença delas online. Então, você tem que cuidar da sua imagem digital", alerta Fernanda.

Para a gestora de mídias sociais Emanuelle Silveira, a falta de netiqueta pode prejudicar cada usuário de acordo com o uso que ele faz da internet. "Se ele trabalha com isso, pode sair muito prejudicado, porque é a imagem pessoal dele em jogo. Mas se ele usa a rede apenas por diversão, acho que perde os amigos menos pacientes", destaca.

A solução encontrada pela gestora para evitar incômodos causados pelos maus modos de alguns internautas é afastar-se do contato. "Eu paro de seguir, tiro a pessoa da lista de feed e, em casos mais chatos, bloqueio, embora evite. Mas acho que seria melhor se as pessoas buscassem entender o funcionamento das redes online e a forma de comunicação que existe nelas, assim, a educação estaria mais presente", afirma Emanuelle.

DICAS DE NETIQUETA

Leia atentamente

Antes de responder e-mails e mensagens, leia com atenção o que foi escrito pelo remetente para evitar perguntas desnecessárias e informações repetidas.

Verifique a gramática

A linguagem na internet pode ser coloquial, mas erros não são permitidos. Antes de enviar um e-mail ou mensagem, faça a verificação gramatical e ortográfica .

Modere nos coloquialismos

Em e-mails e chats, evite utilizar emoticons (símbolos da internet que expressam emoções) e abreviações em excesso para não poluir a conversa nem dificultar a interação

COMPARTILHE O NECESSÁRIO

Restrinja-se a compartilhar apenas conteúdos relevantes para a maioria dos usuários em sua rede. Evite repassar correntes e piadas, por exemplo.

Facebook não é diário

Seus amigos não precisam saber de todos os detalhes de sua vida nem ouvir seus problemas e suas opiniões sobre o mundo. Não utilize as redes sociais como se fossem diários ou púlpitos e modere nos comentários.

Publicado originalmente em:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1160182

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