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terça-feira, 10 de julho de 2012


BRANDING 10/07/2012

A alma do negócio é a marca

Alguns especialistas defendem que, mais forte que um produto é a marca que ele carrega. Através do branding, organizações desenvolvem estratégias de criação de vínculos emocionais entre marcas e consumidores

                                                                                                           DIVULGAÇÃO

Marcas importantes consolidadas no mercado


 
Tão fundamental quanto vender um produto é reconhecer a importância do fortalecimento de sua marca. Esse é o princípio do conceito de branding, cuja missão é elaborar estratégias de conexão com o público e criar laços emocionais entre marca e consumidor.

Porque pagar mais caro em um produto de padrões similares aos que são oferecidos na praça? A razão é a marca. O valor de um Ipode, por exemplo, pode ser mais elevado no mercado, em função do valor agregado, representado pela marca Apple. Nessa seletiva, aspectos como confiança e qualidade de produtos podem ser mais importantes do que o preço baixo.

Para a consultora de marketing, Gal Kury, o branding surge no plano estratégico de uma empresa quando ela “entende que a marca está muito além do produto”. Hoje, as marcas representam as principais riquezas das organizações, com papel decisivo no desempenho dos negócios. Além de serem as “fortalezas” das empresas em momentos de crise.

A pesquisa “As Marcas Mais Valiosas do Brasil em 2012”, realizada em parceria pela BrandAnalytics/ Milward Brown, identificou as principais marcas do Brasil. A Petrobras foi identificada como a mais valiosa, avaliada em mais de 10 milhões de dólares, em 2011. Dentre as mais fortes, ou seja, que têm a lealdade do consumidor, está o sabão Omo, da Unilev.

O branding começa com um trabalho de pesquisas e diagnósticos, quanto à representação da marca no mercado. Pode exigir o envolvimento de equipes multidisciplinares, como marketing, administração, semiótica, design gráfico e arquitetura.

Os estudos devem gerar um posicionamento de comunicação da marca. Cada empresa costuma criar sua metodologia específica de branding, “considerando a essência da marca, sua razão de ser”, diz Gal.

Esse processo é conhecido como “arquitetura de marca”, pelo qual se avalia seu histórico de relacionamento, desempenho mercadológico e projeta os resultados diante das ações escolhidas.

No processo de fortalecimento, é importante atribuir personalidade e identidade à marca. “É como se ela fosse uma pessoa. Se é jovem, moderna, casual. Já a identidade são as cores, formas, cheiros que a identificam” complementa Gal.

Consumidor
As ações do branding visam propiciar interações com o consumidor. Desde um atendimento diferenciado, até personalização de itens a campanhas. A prioridade é estabelecer vínculos afetivos.

Para a sócia-diretora da G Marketing, Renata Regueira, isso demonstra que “a troca de serviços passou a ser algo muito maior do que a mera venda dos produtos. A empresa precisa da saúde dos seus clientes para permanecer saudável”.

Variáveis

Composição da marca

Lealdade da marca – Potencial de confiança da marca. Se a concorrência vier com um produto semelhante, a empresa pode ter tempo de melhorar seu produto, antes de ser desbancado.

Conhecimento da marca – Vale tudo para a divulgação: campanhas publicitárias, comerciais, redes sociais, eventos, entre outros.

Qualidade percebida – É a razão pelo que se compra um produto. Preço mais caro, mas a qualidade compensa.

Associações da marca - São valores que vem à mente quando se pensa na marca. É o que leva os consumidores a preferirem uma marca, com um senti- mento de admiração e respeito, diferenciando-se das demais.

Outros ativos – Fatores que diferenciam a marca, tornando-a mais competitiva, como distribuição geográfica, filosofia empresarial, preocupação ambiental, e outros.

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