Voltar à página inicial

segunda-feira, 26 de março de 2012







NESTE ANO
Supermercados devem se expandir 5% no CE
24.03.2012

Embora continue a trajetória de expansão, o setor crescerá em ritmo menor que o registrado em 2011



 













Nos últimos anos, o setor supermercadista do Ceará vem crescendo acima da média nacional, reflexo de um mercado promissor que tem atraído para o Estado diversas lojas de grandes redes de supermercado nacionais e internacionais. Neste ano, o setor deverá manter a trajetória de expansão, ainda que em um ritmo menor que o registrado em 2011.
 
"O setor supermercadista cresceu 7% no ano passado. Para 2012, não iremos manter a mesma animação, devido a todo o contexto da economia mundial, que acaba nos afetando. A nossa expectativa é que, neste ano, o setor registre expansão de 5%", afirma o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e diretor presidente do Pinheiro Supermercado, Honório Pinheiro.
 
A afirmação do empresário é corroborada pelos resultados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o estudo, em janeiro deste ano, o setor supermercadista do Ceará registrou queda de 2,4%. Já no acumulado dos últimos doze meses, o setor cresceu de 5,9%.
 
Fatores positivos
 
Entre os fatores que têm contribuído para que o setor apresente resultados positivos no ano, estão o crescimento da renda e a expansão da classe C, sobretudo no interior do Ceará. "O mercado no interior está crescendo muito, principalmente por causa da forte ampliação da classe C. Com o mercado promissor, algumas redes internacionais já chegaram a cidades do interior", afirma Pinheiro.
 
De acordo com o empresário, a chegada das grandes redes supermercadistas em todo o Estado tornou o mercado muito mais competitivo. Para enfrentar a concorrência, as redes locais passaram a se organizar em centrais de negócios, o que possibilita, dentre outras coisas, a obtenção de melhores preços e a ampliação do poder de negociação. Outra medida adotada pelas redes regionais foi o maior investimento em capacitação dos colaboradores, a fim de melhorar o atendimento e torná-lo mais rápido.
 
Novo projeto
 
Em 2012, o Pinheiro Supermercado está apostando em um programa de merchandising e mídia interna. "O programa, intitulado Vila das Oportunidades, possibilitará que os fornecedores divulguem suas marcas em espaços como os dois cinemas que a rede possui, rádio interna e TVs de circuito interno, dentre outros", afirma Honório Pinheiro. "Esse é um modelo já utilizado por outras redes. O nosso diferencial será o jeito de ser do bom vizinho", completa. Conforme estudos, cerca de um milhão de pessoas circulam nas dez unidades da rede por mês.
 
O programa será lançado hoje, às 10h30, no La Maison. O evento reunirá cerca de 500 fornecedores da rede. Na ocasião, será concedida a comenda "Amigo do Bom Vizinho", que, neste ano, homenageará o governador Cid Gomes.
 
DHÁFINE MAZZA

REPÓRTER
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!