A cada semestre a Faculdade conta com novas turmas iniciando a disciplina de Projeto Integrado e com o avanço das turmas já existentes, que agregam conteúdo aos seus projetos, a fim de formar o todo a ser apresentado por ocasião do último módulo. Portanto, é sempre bom ressaltar esse trabalho acadêmico, que além de seguir um roteiro pré-determinado, conforme a matriz curricular de cada curso, também segue as normas da ABNT.
São por demais positivos os momentos de encontro do Projeto Integrado, que proporciona esclarecimento de dúvidas, discussão e debate, busca de dados e informações, reunem as equipes em torno do objeto e que fazem acontecer o processo ensino-aprendizagem e o pensar da comunidade acadêmica.
Para entendermos melhor o Projeto Integrado, transcrevemos o trecho introdutório do Manual de Projetos Integrados dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade CDL, que esclarece acerca das disciplinas, das fases do projeto e da sua composição:
CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS DISCIPLINAS: PROJETOS INTEGRADOS I, II, III e IV.
Os Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade CDL possuem em sua matriz curricular as disciplinas: Projeto Integrado I, II, III e IV, cada uma delas com carga horária de 25 horas/aula, representando um total de 100 horas/aula, que estão incluídas na carga horária mínima do curso e que são exigidas pela legislação em vigor.
As disciplinas de Projeto Integrado devem ser cursadas a partir do segundo módulo da matriz curricular.
Os Projetos Integrados compreendem duas fases distintas: diagnóstico e orientação empresarial. Na fase de diagnóstico, os alunos realizarão levantamentos nas diversas áreas funcionais de uma empresa, previamente selecionada, que se dispõe, a priori, a colaborar, fornecendo as informações necessárias para a realização do diagnóstico organizacional.
Os alunos buscarão identificar situações-problemas, para posterior análise e avaliação do desempenho organizacional. Decorrida esta fase, deverá ser elaborado um plano de sugestões para a empresa aproveitar oportunidades e pontos fortes, bem como evitar ou minimizar a ação de ameaças e fortalecer os pontos considerados fracos.
Cada Projeto Integrado deverá ser fundamentado nas competências desenvolvidas pelos conteúdos analíticos e interpretativos apresentados nas disciplinas, conforme abaixo especificado.
Além da orientação de conteúdo do Professor Tutor, os alunos podem contar com a orientação da Biblioteca para a formatação do trabalho, conforme as normas da ABNT, que disponibiliza o Manual impresso e em formato eletrônico para consulta, assim como atende às equipes, para esclarecer dúvidas a respeito.
Seguem algumas recomendações práticas para o Projeto Integrado:
- Escolher a empresa pensando em tê-la como objeto de estudo ao longo dos 4 projetos, pois facilita o andamento do trabalho e a composição do seu conteúdo, sem sofrer solução de continuidade;
- Atentar para o conteúdo do Projeto definido no manual do projeto;
- Rever notas de aula;
- Buscar a fundamentação teórica em pelo menos 5 livros, conforme as disciplinas que abrangem cada Projeto;
- Ir a campo depois de efetuar as leituras necessárias para compreensão da teoria, dessa forma, durante a entrevista, será possível associar as informações ao conteúdo estudado em sala de aula;
- Atentar na coleta de dados, criando instrumento adequado, se necessário (planilha, questionário, entrevista), pensando no tempo valioso do gestor que está se disponibilizando a atender;
- Trabalhar os dados colhidos para que gerem a informação pretendida (tabulação, discussão, analogia, gráficos, etc);
- Associar a informação à teoria estudada;
- Não se limitar a responder de forma resumida aos itens do roteiro, elaborar texto incluindo a fundamentação teórica (utilizar o recurso de citação);
- Redigir o projeto final, lembrando que além de ser requisito parcial para a disciplina, será um produto do aluno/faculdade para a empresa pesquisada.
Agora, dicas para a apresentação em sala de aula:
- Slide de abertura destinado à capa/folha de rosto;
- Nº recomendável de slides: entre 10 e 15, conforme tempo disponível para apresentação, definido pelo Professor (ensaiar cronometrando);
- Cor do pano de fundo em contraste com a cor da fonte;
- Tamanho da fonte entre 24 e 28;
- Cuidado com a poluição visual;
- Nº de linhas distribuídas em cada slide não superior a 10;
- Frases curtas em formato de tópicos, mas completas de sentido, que auxiliem o desenvolvimento da fala;
- Construção em forma modular, após a introdução, apresentar “pacotes” completos de informação, até a conclusão;
- Referências na finalização.
Mãos à obra e boa sorte!
Biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário!