As estratégias de inovação de uma micro e pequena empresa abrangem várias áreas. A consultora Flávia Chagas salienta o olhar nas oportunidades e atendimento diferenciado.
Uma micro e pequena empresa precisa inovar sempre em produção, atendimento ao cliente e principalmente deve “olhar” as oportunidades.
São muitos os caminhos para inovação, no entanto é importante também manter as atenções voltadas para o espaço fora da empresa, avisa a professora da Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e consultora, Flávia Chagas.
“É a questão de ver a oportunidade e então conseguir extrair algo daquilo”, comenta. Como exemplo ela cita uma dona de casa que passa a vender salgadinhos e chamar a atenção do cliente ao presentear com amostras grátis dos produtos que não foram encomendados por ele. Como dica, ela diz que o fato de ouvir com atenção as reclamações dos clientes é essencial e muitas vezes um olhar de fora é essencial.
Investimentos
Na avaliação da consultora, para agir com inovação não é necessário desembolsar grandes quantias. “Muitas vezes você não tem grandes custos iniciais para começar uma empresa, existem entidades que podem ajudar. Além de curso sobre planejamento, em que alguns lugares têm cursos grátis”, afirma a consultora Flávia Chagas.
Outra sugestão para a micro e pequena empresa é pensar bem, planejar, e ter paciência, lembra Chagas.
E, um alerta: “Nós cearenses somos muito acolhedores e temos o emocional muito apurado. Aqui temos muitos casos de empresas familiares, mas o profissionalismo deve prevalecer, o ideal é saber dividir”, orienta Flávia.
Quebrar o mito de que inovação só cabe no bolso de uma grande empresa, esse é o intuito do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O superintendente do banco, José Rubens Dutra Mota, diz que só em 2011 foram disponibilizados R$ 300 milhões em linhas de crédito para micros e pequenas empresas por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
“É muito importante entendermos que a inovação pode estar numa nova forma, num modelo, no atendimento, numa embalagem, na diversificação dos produtos, é um gesto e isso o BNB vem apoiando com as linhas de créditos”, diz o superintendente.
Já o diretor de Gestão de Desenvolvimento do BNB, José Sydrião Alencar, destaca a importância das empresas exportarem e para isso a inovação é um passo maior.
“Em todo o Nordeste apenas 1,3% de micro e pequena empresa exporta, é um número muito pequeno. Queremos nos próximos anos, no mínimo 5% a 6% de exportadoras”, projeta José Sydrião Alencar.
Números
1,3%
é o percentual de micro e pequena empresa da Região Nordeste, que exporta produtos, de acordo com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
300
milhões de reais
é valor em linhas de crédito que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) disponibilizou em 2011 para inovação em micros e pequenas empresas
Dicas
Empreendedores, atenção!
1 Identificar as competências de empreendedor.
2 Conhecer o mercado de atuação.
3 Ver quais ferramentas são necessárias para o funcionamento da empresa.
4 Buscar parcerias de entidades.
5 Pensar a longo prazo, fazendo planejamentos.
6 Quando já estiver com a empresa, o ideal é sair da “zona de conforto”, não é porque a empresa está dando certo que o empreendedor deixa de buscar novas alternativas.
7 Sempre ousar, o medo da mudança é normal.
8 Saber ouvir as reclamações dos clientes.
9 Ter paciência para esperar o retorno nos negócios.
10 Inovar é saber “ver” novas possibilidades dentro da empresa nos mínimos detalhes, nas próprias atitudes.
Fonte: Flávia Chagas
Natalie Caratti
Publicado originalmente em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/10/08/noticiaeconomiajornal,2312103/pensar-planejar-e-ter-paciencia.shtml
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