Voltar à página inicial

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reflexões sobre marketing







Com Philip Kotler

Reflexões sobre marketing

Publicado em 30 de setembro de 2011


O professor americano Philip Kotler, autoridade da área de administração, estará hoje em Fortaleza para uma palestra no La Maison Coliseu. Kotler, que vem pela primeira vez ao Ceará, vai discutir o conceito de “Marketing 3.0” que, como ele mesmo sugere, trabalha em consonância com a realidade de um mundo conectado por redes. Assim, o professor deverá conduzir empresários e executivos à reflexões sobre oportunidades e desafios do marketing no século XXI. Entre as estratégias que deverão ser apresentadas estão como incorporar as mídias sociais ao marketing; aprender a lidar com as inovações de ruptura e qual é o futuro do marketing nas redes sociais, entre outros temas de extrema relevância para a gestão contemporânea. O evento, promovido pela HSM – líder mundial em educação executiva –, em parceria com o Instituto Empresariar, já passou por diversas cidades no país e, em Fortaleza, conta com o apoio do Diário do Nordeste e da Unifor.



“Pai do Marketing”


Autor de 51 livros traduzidos para mais de 20 idiomas, Philip Kotler é professor da Kellogg School of Management, da Northwestern University, nos Estados Unidos, e atua há quatro décadas na área, desenvolvendo conceitos vigentes até hoje. Seu livro mais famoso, Marketing Management, é considerado “a bíblia do marketing” e é usado por quase todas as escolas de negócios do mundo.

Influência

Kotler foi listado pelo The Wall Street Journal como a 6ª pessoa mais influente no mundo dos negócios e é consultor das maiores empresas do mundo.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Pais publicitários têm dificuldade para controlar o consumismo dos filhos"







Dr. Içami Tiba fala sobre a relação entre crianças e adultos
26 de Setembro de 2011 • 12:55  

Psiquiatra, psicodramatista e educador, Içami Tiba deixou a vida de professor universitário para escrever livros voltados para a família brasileira. Admirado por muitos pais, o autor do best-seller Quem ama, Educa ganhou fama também na mídia e hoje comemora os seus 40 anos de carreira com o lançamento de mais uma obra - Pais e Educadores de Alta Performance. Nesta entrevista, o médico faça sobre a relação entre crianças e adultos e como a publicidade estimula o desejo excessivo por produtos anunciados.



Meio & Mensagem ›› Por que o livro Quem ama, Educa ainda faz tanto sucesso ?


Dr. Içami Tiba ›› A explicação está ligada à quebra de um paradigma. Quanto mais rico um País, menos ele investe em educação. Não temos investimento suficiente. O livro resgata os valores da educação e mostra que só ela pode dar a sabedoria para que as riquezas sejam corretamente aproveitadas. Somente em 2003, foram vendidas mais de 560 mil cópias. Hoje, ele faz parte de um total de 30 obras e mais de quatro milhões de exemplares comercializados no Brasil, Portugal, Itália e Espanha. O livro mais recente é o “Pais e Educadores de Alta Performance”, lançado em julho. Esse trabalho aponta as melhores ações educativas com base e defende mudanças urgentes, começando dentro de casa, com a prática dos valores que realmente importam na hora de educar. Meritocracia, motivação para aprender, alcoolismo e drogas são alguns dos temas tratados tanto sob a ótica dos pais quanto dos filhos.


Meio & Mensagem ›› Qual será o próximo lançamento ?


Dr. Içami Tiba ›› Ainda é segredo. Mas já estou trabalhando em um novo projeto, que deve ser lançado dentro de um ano e meio.


Meio & Mensagem ›› O que mudou na educação ?


Dr. Içami Tiba ›› Os pais de hoje pertencem à geração da “responsabilidade sem liberdade”. Faltou base educativa e hoje eles exageram na importância dada aos bens materiais. Querem comprar de tudo para seus filhos. O amor não mudou, mas falta autonomia comportamental e competência para educar. Em geral, eles não têm conhecimento. E ninguém sente falta do que não conhece, portanto, a dica é estudar e se preparar para educar os pequenos. Castigo também não funciona, senão, a cadeia resolveria. Hoje, muitos assumem o papel de amigos dos filhos porque não sabem ser pais. A função de pai e de mãe não pode mudar.


Meio & Mensagem ›› Qual é o impacto das redes sociais ?


Dr. Içami Tiba ›› Para os pais que assumem o papel de amigos dos filhos, aí vai um alerta: os “amigos” de hoje podem ser facilmente deletados. Esse é um dos principais ensinamentos mostrados atualmente pelas redes sociais e a superficialização das relações.


Meio & Mensagem ›› A propaganda atrapalha a educação dos filhos ?


Dr. Içami Tiba ›› Não. Os publicitários são formadores de opinião e têm um papel importante. Mas até eles se perdem na hora de educar. Há uma confusão entre a atuação profissional e pessoal e, muitas vezes, eles se esquecem de que também são pais. Acabam se queixando da dificuldade de controlar um consumo que eles mesmos incentivam. O consumismo é justamente a principal reclamação associada ao meio publicitário hoje considerando os atendimentos feitos em consultório. De qualquer forma, a publicidade - dentro do modelo capitalista - cumpre o seu papel. Os pais é que estão mal preparados. Eles não sabem dizer “não” de forma definitiva. Sempre dão a entender que essa é uma decisão momentânea, o que dá margem para novas tentativas dos filhos, gerando inúmeros conflitos e desgastes no relacionamento.


Meio & Mensagem ›› Como a propaganda pode auxiliar ?


Dr. Içami Tiba ›› A propaganda precisa incentivar um consumo consciente. Ela tem o poder de abrir a cabeça das pessoas. Pode levar o consumidor a desejar um produto, mas com ressalvas.


Meio & Mensagem ›› Quais os cuidados com as mensagens voltadas para os adolescentes ?


Dr. Içami Tiba ›› Os profissionais da área de comunicação devem redobrar a atenção ao direcionar mensagens para esse público. Eles não podem fazer propaganda pensando somente nos lucros. Precisam ter sempre a ética em primeiro lugar. A ética não pode ser vendida ou trocada por dinheiro. O segmento de cervejas é um exemplo, pois conseguiram transformar uma bebida alcoólica em refrigerante. Hoje, esse tipo de mensagem já desperta em crianças entre 12 e 13 anos de idade a vontade de experimentar esse tipo de bebida. São 30 segundos dizendo “consuma” e apenas um segundo, ou menos, recomendando moderação.


Meio & Mensagem ›› Há algum outro fator que reflete no comportamento das pessoas ?


Dr. Içami Tiba ›› Existe uma forte influência da própria cultura do brasileiro, que tem o hábito de reproduzir e repetir determinadas ações ou gestos. O pensamento de que “só porque todo mundo faz ou compra eu quero fazer ou comprar também” acaba levando a muitas distorções de comportamento.
 
Sugestão do aluno Carlos Manuel Mendes Cavalcante.

sábado, 24 de setembro de 2011

Um espaço diferente para ler





Almanaque / Notícias
23/09/2011 às 17:16:14 - Atualizado em 23/09/2011 às 17:26:33


Bolha inflável vira espaço de leitura na Biblioteca Pública
SMCS


















Frequentadores da Biblioteca Pública do Paraná foram surpreendidos nesta sexta-feira (23) com um novo e inusitado espaço de leitura, instalado no andar térreo do prédio, no Centro de Curitiba: uma espécie de bolha inflável, com cadeiras em seu interior.


A bolha, batizada de Baiúca pelo autor da obra, o artista Fernando Rosenbaum, faz parte da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, aberta no fim de semana passado. A programação da Vento Sul inclui uma série de intervenções urbanas pela cidade.  A bienal irá até 20 de novembro.


Rosenbaum explicou que a ideia da Baiúca é proporcionar uma experiência sensorial de abrigo ou casa. A obra é feita junto a situações urbanas diversas, de forma a convidar as pessoas a entrarem, criando seus usos, favorecendo um aspecto de intimidade, de relações e de trocas numa circunstância que é pública e problematizada.

Leia a matéria completa.

Todo mundo integrado no Projeto Integrado

Equipes discutem os últimos detalhes dos seus Projetos e aplicam a normalização.






Biblioteca

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Café Literário 2011.2 completo!

Venha saborear esse café!

Comunicação regada a Marketing ajuda a digerir a Cultura-mundo.




AJZENTAL, Alberto. HPM História do pensamento em marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. 243 p.
O livro traz uma abordagem histórica, contextualizada e inovadora da história do pensamento em marketing e sua trajetória, mostrando a evolução pela qual o marketing passou até chegar aos dias de hoje. Além disso, apresenta as mais variadas teorias e conceitos das principais escolas de pensamento em Marketing, o que o torna ferramenta essencial para todos os estudiosos da área.

MAXWELL, Jonh C. Todos se comunicam, poucos se conectam. Rio de Janeiro: Thomas nelson Brasil, 2010. 261 p.
Em Todos se comunicam, poucos se conectam John Maxwell apresenta princípios e práticas da conexão de empreendedores, além da própria experiência em se comunicar com o público. Segundo o autor, as habilidades pessoais para promover mudanças e gerar resultados em qualquer organização estão ligadas ao uso da capacidade de fazer conexões produtivas e duradouras com as pessoas.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 207 p.
A noção de cultura alterou-se profundamente. Nos nossos dias, moda, publicidade, turismo, arte, urbanismo… nada escapa ao domínio da cultura. Esta transformou-se numa cultura-mundo, a do tecnocapitalismo generalizado, das indústrias culturais, do consumismo à escala global, dos media e das redes digitais. Ao transcender agora todas as fronteiras, e tornando mais confusas as antigas dicotomias entre «civilização» das elites e a «barbárie» da populaça, ela manifesta uma vocação planetária e permeia todos os sectores de actividade. Ao analisarem esta transformação, os autores avançam pistas para um possível curso de acção que enfrente o primado, em crescimento, do consumismo e a desorientação generalizada desta época. E se os anos vindouros fossem, paradoxalmente, os da vingança da cultura.
 
Resenhas extraídas dos sites das livrarias.

Biblioteca

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novos livros para o Curso de Logística

Já disponíveis na Biblioteca!



ARAÚJO, Giovani M. . Segurança na armazenagem, manuseio e transporte de produtos perigosos: gerenciamento de emergência química. 2. ed. Rio de Janeiro: GVC, 2005. 948 p.


ARKADER, Rebecca (Org). Compras e gerência de fornecimento no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. 324 p.





Biblioteca

1º Café Literário 2011.2

A Biblioteca já dispõe de 07 exemplares de um dos títulos do Café Literário, programado para o primeiro encontro a ser realizado em 15/10/2011.

AJZENTAL, Alberto. HPM História do pensamento em marketing. São Paulo: Saraiva, 2010.
Faça a leitura, ganhe conhecimentos e pontos nas atividades complementares.


Biblioteca


sábado, 17 de setembro de 2011

Equipe trabalhando

Estamos nos movimentando para os trabalhos da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece de 24 a 28 de outubro. Está no calendário acadêmico. Aguardem! Vem coisa boa por aí.


Biblioteca

Demanda correspondida

Com a instalação de mais 7 microcomputadores, totalizando 12 na bancada, a Biblioteca está atendendo perfeitamente à demanda de seus usuários. Fila de espera, por enquanto, ainda não é necessária. Registramos o movimento do dia 12 de setembro.




Biblioteca

domingo, 11 de setembro de 2011

52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista em Fortaleza

O maior encontro do segmento comercial já começou!

Fortaleza está em festa. De 11 a 14 de setembro será realizado o maior encontro do segmento comercial, a 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.
O evento tem o objetivo de unir representantes das CDLs, FCDLs e empresários do comércio varejista de todo o Brasil, para um amplo debate sobre temas que auxiliem no desenvolvimento do setor. Palestrantes de renome nacional abordarão temas como inovação, tecnologia e diversos assuntos de interesse do comércio.



Biblioteca

10 dicas para poupar dinheiro em livros

Os livros são um prazer e uma boa companhia, mas os seus preços muitas vezes elevados contribuem para uma baixa no seu consumo. Felizmente, é relativamente fácil poupar dinheiro em livros, para que não tenha de abdicar deste passatempo.

1.Biblioteca: a ideia que muitas vezes temos de bibliotecas é que são espaços antigos e desatualizados – uma ideia errada! As bibliotecas estão cada vez mais modernas e atualizadas no que toca a títulos de livros recentes. Inscreva-se e precisará apenas do seu cartão de biblioteca para ler os livros que quiser, sem pagar nada por isso!

2.Emprestas-me? Uma das formas mais fáceis de poupar dinheiro em livros é através da troca dos mesmos com amigos e familiares – há sempre alguém que compra livros e cujas bibliotecas estão recheadas de títulos interessantes, por isso, em vez de comprar livros, proponha uma troca, leia os livros todos do seu irmão ou melhor amiga e poupe dinheiro.

3.Ofereces-me? Tem alguns livros na wishlist, mas não quer gastar dinheiro neles? É fácil: se vai fazer anos ou se for Natal, comunique os títulos desses livros a quem lhe perguntar o que gostaria de receber. Em contrapartida, peça um cartão oferta da sua livraria preferida.

4.Compre apenas o que vai realmente ler: é muito fácil cair na tentação de comprar os livros da moda ou aqueles que lideram a tabela de vendas… mas será que são realmente o seu tipo de livro? Vai mesmo lê-lo ou vai simplesmente ficar esquecido na mesa-de-cabeceira? Se quer poupar dinheiro em livros, antes de fazer uma compra leia reviews sobre o livro que lhe interessa ou pergunte aos amigos se já leram (e já agora, se o têm!): é uma boa forma de obter o feedback necessário para avaliar se vale a pena comprar esse livro ou não.

5.Evite comprar livros recentemente lançados: este é o momento em que os livros são sempre mais caros, por isso, se tem a certeza que o quer comprar – mas por um preço mais atrativo – espere algumas semanas (em alguns casos serão meses) e verá o seu preço descer significativamente. Um pequeno sacrifício em nome do lazer e da leitura…

6.Cartão de fidelização: se habitualmente compra livros nas mesmas livrarias, então será uma boa ideia subscrever o seu cartão de fidelização que, na maioria dos casos, acumula pontos por cada compra, podendo mais tarde serem trocados por mais livros!

7.Livros usados: estes são sempre mais baratos! Quer seja na Amazon ou no eBay, em feiras ou lojas de segunda mão, esta é uma das formas mais fáceis de poupar dinheiro em livros… e com a vantagem de poder encontrar verdadeiros clássicos a preços muito reduzidos!

8.Promoções: esteja atento às promoções de livros nas suas livrarias de eleição – inscreva-se e receba as suas newsletters via email – assim estará sempre a par dos descontos e promoções, poupando dinheiro em livros facilmente.

9.E-books gratuitos: a Internet também é um aliado de quem quer poupar dinheiro em livros, na medida em que existem inúmeros sites que disponibilizam milhares de e-books gratuitos – é só escolher, fazer o download e começar a ler!

10.Atenção aos supermercados: não é raro encontrar livros mais baratos nos supermercados do que em muitas livrarias, por isso, antes de comprar o seu próximo livro, dê uma vista de olhos na secção de livros do seu supermercado e surpreenda-se com o dinheiro que vai poder poupar! Para além disso, várias vezes por ano os supermercados organizam as suas próprias feiras do livro, com descontos ainda maiores… vale a pena estar atento!






















sábado, 10 de setembro de 2011

Blogteca supera os 3.000 acessos!


Registramos neste final de semana a superação dos 3.000 acessos à Blogteca. Nossa meta agora é dobrar esse número até janeiro 2012.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Trabalho em equipe do Curso de Marketing



A equipe composta dos alunos Roberto Juliano, Diana Carla, Herbert Bruno, Karla Angélica, Alessandra Veras, Rodrigo de Almeida, esteve reunida na Biblioteca na segunda-feira, dia 05/09/2011, para elaboração de trabalho da disciplina de Princípios de Administração Mercadológica, do Prof. Amaury, do Curso de Marketing.

Biblioteca

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Consumo consciente

Pratique os 8 Rs quando for às crompras
Tribuna do Norte, Natal
Coluna do Consumidor


Refletir:
Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta. Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos;

Reduzir:
Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia;

Reutilizar:
Use até o fim, não compre novo por impulso. Invente, inove, use de outra maneira. Talvez vire brinquedo, talvez um enfeite, talvez um adereço...

Respeitar:
A si mesmo, o seu trabalho, as pessoas e o meio ambiente. As palavras mágicas sempre funcionam: "por favor" e "obrigado".

Reciclar:
Mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem hoje no Brasil, quer fazer o bem? Separe em casa o lixo sujo do limpo. Só descarte na coleta comum o sujo. Entregue- o limpo na reciclagem ou para o catador;

Reparar:
Quebrou? Conserte. Brigou? Peça desculpas e também desculpe.

Responsabilizar-se:
Por você, pelos impactos bons e ruins de seus atos, pelas pessoas, por sua cidade.

Repassar:
As informações que você tiver e que ajudam na prática do consumo consciente. Retuite, reenvie e-mails.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Movimento na sexta-feira


A Professora Artilene orienta a aluna Rissileyri Nunes Ribeiro, do Curso MBA Administração e Marketing no Varejo, para elaboração da sua monografia.



Equipe dos alunos Katiuscia, Rosilania e João Neto, do Curso de Gestão Comercial, elaboram trabalho buscando argumentos para o comportamento do consumidor pós-moderno, estético e efêmero.


Biblioteca

Desburocratização: Comércio pede crédito mais fácil

Negócios
Diário do Nordeste

Publicado em 3 de setembro de 2011

Presidente da FCDL no Ceará ponderou, durante o encontro com o banco, a desburocratização das operações de crédito

Convidado pela SePlag para participar da reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, dada a importância do comércio para economia estadual, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Honório Pinheiro, questionou, durante o encontro, a burocracia ainda exigida pelo bancos para concessão de crédito, principal dificuldade do setor.

"Para nós foi importante essa reunião e o presidente do BNDES mostrou-se bastante sensibilizado em relação às nossas demandas. Hoje, a maior dificuldade que temos com relação ao crédito, por conta do engessamento e normatização das instituições, é a burocracia. Assim ponderamos com ele sobre a desburocratização das operações", destaca.

Fundo garantidor

Nesse sentido, adianta Pinheiro, Coutinho afirmou que encontra-se em tramitação a criação de um fundo garantidor para tornar as operações de crédito do BNDES mais facilitadas.

Facilidades do cartão

Uma outra defesa da classe comercial, acrescentou Pinheiro, é a ampliação das funções do cartão de crédito do BNDES para as empresas. "O cartão do BNDES é uma espécie de crédito desburocratizado. Portanto, queremos que além de compras, o cartão do BNDES possa ser utilizado como crédito para capital de giro e ainda para aquisição de imobilizado para as empresas", afirmou.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais micros para a Biblioteca

A sala interna da Biblioteca agora conta com 12 micros. A bancada está completa!

Reinvindicação feita pela Biblioteca/Coordenação/Faculdade a fim de atender às demandas do movimento diário dos usuários  e atendida pela Mantenedora. Com o aumento das turmas são mais alunos para pesquisar e elaborar trabalhos, principalmente no momento do Projeto Integrado.
 



Todos os micros foram devidamente formatados e preparados pela equipe da T.I. da CDL e já estão instalados, prontos para uso. Na tela padrão estão definidos os ícones de atalho para acesso rápido ao site da CDL, da Faculdade/portal do aluno, à Blogteca, ao portal CAPES de periódicos e ao sistema COMUT.


A Biblioteca e seus usuários agradecem.








Biblioteca