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sexta-feira, 1 de abril de 2011

Zona de conforto

Sugestão de leitura do Professsor Mardônio Costa.

Opinião
Diário do Nordeste

Idéias    
Zona de conforto 
01/04/2011
 
A expressão zona de conforto, que para alguns pode não ser tão comum, quer significar que as pessoas buscam refugiar-se na rotina estabelecendo modo de vida que repercute no âmbito familiar, nas relações sociais e, particularmente, no trabalho. Em qualquer das situações, a rotina quando aflora se manifesta em forma de acomodação que deve ser combatida, sob pena de inibir o crescimento das pessoas levando, até mesmo, a sua marginalização dos processos social, econômico e tecnológico. Como tal, se contrapõe à superação dos desafios, frente às mudanças tão frequentes e velozes nos dias atuais, gerando ansiedade e insegurança. Quando aplicada ao ambiente empresarial, contamina a motivação para o alcance de novas metas. Na maioria das vezes se basta do "status quo", inspirado na metáfora - deitado em berço esplêndido, fruto do alcance de privilégios que se perpetuam em determinados segmentos de negócios, que foge a lógica do mercado - prática equivocada da reserva de mercado, políticas comerciais protecionistas visando à substituição das importações, incentivos fiscais à industrialização, etc. Nesses casos específicos é preciso redobrar a atenção do empreendedor - manter a prontidão na visão estratégica para não se deixar iludir pelo dia-a-dia do resultado fácil, se concentrando no curto prazo sem focar a visão prospectiva do seu futuro. O desafio é como trabalhar na empresa, como um todo, a cultura do protagonismo das mudanças e não simplesmente da receptividade confortável as mudanças. Essa deve ser a atitude do fazer acontecer, que deverá envolver a organização, evitando que no futuro tenha de correr atrás do prejuízo, superando o atraso por estarem, pelo menos, alguns pontos à frente. Na tentativa de superação o estrategista de plantão deve ousar colocando desafios que parecem intransponíveis, enquanto estímulo a saltos de patamar e transformações e /ou reinvenções na essência do negócio. O desafio é gerar transformações a partir da base, renovando as premissas até então existentes, sinalizando mudanças efetivas na cultura organizacional. A reflexão e o diálogo geram massa crítica e transformações eficazes.

Cláudio Montenegro - diretor do Instituto Centec.

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