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quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Não existe marketing digital sem conteúdo de qualidade



Comunicação digital e mídias sociais são apenas o caminho para aquilo que temos a entregar: conteúdo de qualidade

25 de agosto de 2016 - 16h55

No século passado o marketing ainda acontecia apenas por meio do bom e velho conceito eternizado por Philip Kotler e seus 4Ps: Produto, Preço, Promoção e Praça. Com o passar do tempo e a chegada do marketing digital, os 4 Ps de Kotler ganharam mais 3 Ps, incluindo-se aí Pessoas, Processo e Performance (ou Prova Física). Esses novos Ps foram essenciais na forma como empresas e marcas passaram a vender seus produtos e serviços, e como o próprio Kotler sempre frisou, “na forma como poderíamos influenciar pessoas”. Ao invés de pensar apenas em quanto o produto vai custar e quais serão as formas de pagamento, o mercado passou a se interessar muito mais em conhecer qual é o público com quem precisa lidar e como acontece a sua experiência de compra.

Pensar no público como o centro de toda nossa comunicação é o grande segredo para produzir conteúdos cada vez mais coerentes e atrativos. Não é raro encontrarmos empresas e agências que focam toda sua estratégia na elaboração de complexos planos de mídia programática, muito bem segmentada na busca do “seu” consumidor. Ok!

Aí então é preciso medir a conversão e muito se surpreendem ao ver um grande número de visitas (leads), mas poucas compras finalizadas.

O que alguns deles ainda falham é não perceber que não basta apenas trazer o seu consumidor até sua loja ou site. É preciso que, assim como você buscou segmentar precisamente o seu público, também seja entregue um produto ou conteúdo que envolva, conquiste e entretenha. É preciso entregar aquilo que foi prometido quando fizemos o nosso anúncio com palavras-chave escolhidas a dedo, até que cheguemos ao famoso: “shut up and take my money!”

Para realizar toda essa amarração entre a segmentação de público e conteúdo, começa a se consolidar no mercado das agências de comunicação uma nova denominação para se fazer “quase” a mesma coisa que já se fazia, mesmo sem saber que era esse o seu nome: é o marketing de conteúdo. A meu ver, um nome muito mais apropriado para o produto que todas as agências de comunicação deveriam entregar. E por que marketing de conteúdo e não apenas comunicação digital ou mídias sociais como tantas agências se anunciam? Porque esses são canais e não produtos!

Comunicação digital e mídias sociais são apenas o caminho para aquilo que temos a entregar: conteúdo de qualidade, perfeitamente ajustado ao público de nossos clientes, aquele texto, imagem ou vídeo que as pessoas assistem e logo se veem naquela mesma situação, um conteúdo que você lê e logo te faz lembrar de alguém com quem você sente necessidade de compartilhar aquela informação. Será que é isso que minha amiga Ana Holanda, editora da revista Vida Simples, chamaria de “escrita afetuosa”?

Não é fácil! Não tem fórmula mágica! Não se acerta logo na primeira tentativa! Mas sabendo medir (ler) suas KPIs, em pouco tempo é possível corrigir o ajuste fino que fará os índices de conversão saltarem aos olhos. Vale tentar!

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Manual de Normalização, Manual de Projeto Integrado e de Estágio Supervisionado

A Faculdade CDL adota as normas da ABNT para elaboração dos trabalhos acadêmicos, requisitos parciais para obtenção de títulos, sejam os projetos integrados e relatórios de estágio, ambos da graduação, sejam as monografias e artigos científicos, da prós-graduação.

Para Severino (2003, p. 130), “esses trabalhos didáticos não podem ser deixados à pura espontaneidade criativa do aluno [...] é através desse tipo de trabalho que o estudante, além de ampliar seus conhecimentos, se iniciará no método da pesquisa e da reflexão”. 

Para conhecer as normas da ABNT que norteiam a elaboração desses trabalhos, consulte o Manual de Normalização.


Os Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade CDL possuem em sua matriz curricular as disciplinas: Projeto Integrado I, II, III e IV. 

Os Projetos Integrados compreendem duas fases distintas: diagnóstico e orientação empresarial. Na fase de diagnóstico, os alunos realizarão levantamentos nas diversas áreas funcionais de uma empresa, previamente selecionada, que se dispõe, a priori, a colaborar, fornecendo as informações necessárias para a realização do diagnóstico organizacional. 

Cada Projeto Integrado deverá ser fundamentado nas competências desenvolvidas pelos conteúdos analíticos e interpretativos apresentados nas disciplinas. 

Para conhecer a estrutura do Projeto Integrado conforme seu curso/módulo, consulte o Manual do Projeto Integrado.


A construção do Projeto Integrado deve ser finalizada com a normalização da estrutura, de acordo com o Manual de Normas para Elaboração de Trabalhos da Faculdade CDL, que tem como objetivo padronizar a apresentação dos trabalhos da graduação tecnológica, conforme as normas adotadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 



O Estágio Supervisionado I e II, presente na matriz curricular dos cursos da Faculdade CDL, são disciplinas obrigatórias que, tem como intuito oportunizar o desenvolvimento na prática, em organizações públicas ou privadas, das habilidades e competências referentes ao relacionamento interpessoal, ao trabalho em equipe, a realidade empresarial, a assimilação de novas informações e adaptação às novas situações. 

Desta forma, foram estabelecidos critérios, normas e procedimentos relacionados à execução, acompanhamento e avaliação das atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado. 

Para conhecer a estrutura e normas das disciplinas de Estágio, consulte o Manual de Estágio Supervisionado.


Biblioteca

Sumário de revistas: HSM Management (Julho/Agosto 2016)


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista HSM Management (Julho/Agosto 2016, n. 117), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

Nosso código de cores

HSM Management organiza seu conteúdo pelos temas de gestão que mais interessam aos líderes de hoje e de amanhã. Cada matéria tem um tema principal e, de modo multidisciplinar, aborda outros. Identifique os temas também pelas cores:

 estratégia e execução
 liderança e pessoas
 empreendedorismo
• educação executiva
 ética e sustentabilidade
 inovação 
 marketing e vendas

Sumário

DIRETO AO PONTO


08 Contagem regressiva com Rodrigo Rocha
10 Palantir, mistério e confiança
12 Como um crowdfunding promove a inovação
13 Por que ter geeks na direção da empresa
14 Quando o funcionário desenha o trabalho
16 O Facebook como instrumento de pesquisa
18 Cresce a pressão sobre as telecoms

DOSSIÊ
20 Orientação para vendas 2.0

MARKETING E VENDAS
46 X, Y, Z e... a geração Minecraft50 Na economia digital, o cliente é mais rei
ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO
56 Suzano: em busca do próximo modelo de negócio
86 A ciência de dados na prática
EMPREENDEDORISMO
Coluna 
70 Autorretrato de um investidor do vale
LIDERANÇA E PESSOAS
72 O primeiro romântico dos negócios76 Raj Sisodia propõe novo líder
80 O futuro da gestão do desempenho
Coluna 
86 Uma história de treinamento com uma boa reviravolta
INOVAÇÃO
102 Descobrindo o action learning
EDUCAÇÃO EXECUTIVA
102 Descobrindo o action learning
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
106 Empresas contra a corrupção
114 HSM: O Action Learning ganha força no Brasil

Ciclo de Palestras com Kelly Malheiros

Destinado aos associados à entidade e alunos da Faculdade CDL, o Ciclo de Palestras CDL apresenta no dia 15 de setembro de 2016, às 18h30, no auditório da entidade a palestra "Você não precisa de crachá para ser líder", que será ministrada por Kelly Malheiros. 

Formada em Coach e  Biopsicologia, Kelly Malheiros possui 20 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas com foco em resultados.

A inscrição pode ser feita no site da CDL de Fortaleza.
No dia da capacitação, o participante deverá levar 1 kg de alimento não-perecível. 
As vagas são limitadas.



Faculdade CDL - Ciclo de Palestras
Ciclo de Palestras - Faculdade CDL - Kelly Malheiros


Biblioteca

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Alunos em busca de conteúdos

Durante a semana que se passou, os alunos visitaram a Biblioteca, buscando conteúdos para seus trabalhos acadêmicos. 

Revistas, livros, internet, foram requisitados individualmente e para estudo em equipe.






 






Biblioteca

Mapeando a jornada e a experiência do usuário





Quando mapeamos a jornada do usuário conseguimos colocá-lo no centro das nossas soluções, conseguimos contar sua história para o time ou outros tomadores e decisão de uma forma visual e completa. Esse mapa nos ajuda a sincronizar pontos de contato para que a experiência do usuário com nosso produto ou serviço seja mais harmônica.

O que é?

Mapeamento de Jornada é uma ferramenta para identificar todos os pontos de contato de um usuário ao realizar uma atividade como comprar um livro, fazer compras no supermercado, viajar para outro país, pagar contas no banco, escolher uma escola para o filho, ir ao médico, assistir a um filme no cinema e QUALQUER outra coisa!

As pessoas realizam atividades o tempo todo e cada uma delas pode ser analisada como se fosse uma jornada, para isso fazemos um mapa do caminho que um usuário tem que seguir quando quer realizar algo, passo a passo.

Todo caminho tem começo, meio e fim. Assim como heróis em jornadas fictícias, durante sua trajetória, o usuário usa ferramentas e interage com cenários e personagens para atingir seus objetivos. Como toda história bem contada, a jornada é carregada de detalhes das expectativas, emoções, sofrimentos e realizações do nosso protagonista: o usuário!


Para que serve?

A jornada permite visualizar como está a interação do usuário em todos os pontos de contato com um produto ou um serviço, nos ajudando a orquestrá-los com mais eficiência para que ofereçam uma experiência consistente para as pessoas. É importante também para definir o papel de cada um desses pontos, inclusive aqueles que acontecem ou poderiam acontecer por meio interações digitais.

Esse mapeamento ajuda na concepção e melhoria das interfaces, pois entendendo como é a experiência da pessoa antes, durante e depois de realizar uma atividade, enxergamos as barreiras atuais e oportunidades para o produto que vai nascer ou evoluir. Podemos investigar as nuances de cada interação

o que as pessoas esperam em cada um desses momentos

o que elas precisam?

suas habilidades estão coerentes com os desafios cognitivos envolvidos?

o próximo passo está claro?

O mapa nos dá ótimas pistas de como a interface pode se integrar ou substituir um dos pontos de contato. Alan Cooper diz que esse entendimento nos ajuda a projetar o comportamento do software, afinal ele está ali para proporcionar uma experiência positiva para o usuário.

A necessidade dos mapas de jornada começaram a ficar mais frequentes quando as empresas entenderam sua entrega como um ecossistema com pontos interdependentes, a tal experiência “cross channel”. E que a falha em um nó dessa jornada pode comprometer a experiência como um todo, podendo impedir que as pessoas cheguem à conclusão dessa atividade (como efetivar a compra, por exemplo) e também afastando-as emocionalmente daquela marca, já que não se sentem compreendidas por ela.
Como é?

A jornada do usuário é viva, dinâmica. As pessoas sempre estão querendo realizar suas atividades de um jeito mais rápido e simples. Além disso, no ecossistema os diversos atores e pontos de contato podem estar trabalhando individualmente e nem sempre de forma sincronizada para que a interação seja mais eficiente. Exatamente por isso, sua representação precisa de atualizações constantes.

Geralmente a jornada é representada por um mapa ou uma linha do tempo, que pode ser um desenho complexo e cheio de detalhes ou post its na paredes. As ferramentas de design de serviços ajudam bastante a desenhar um mapa assim.

Geralmente o mapa terá essa estrutura:

1) Linha horizontal superior com os passos do usuário antes durante e depois da atividade;
2) Coluna vertical com os canais e pontos de contato;
3) Linha horizontal inferior que representa as emoções do usuário;
4) Oportunidades de melhorias;

A jornada ideal é aquela sem nenhum ponto de fricção, se de alguma forma seu produto altera uma jornada estabelecida que seja para reduzir essas fricções ao máximo!



Como é feito?

O mapeamento pode ser feito tanto para iniciar a concepção de um produto ou serviço como para mapear a interação do usuário com algum que já esteja rodando. Só lembrar que o foco é a ATIVIDADE que a PESSOA tem que desempenhar, o seu serviço é o facilitador, pode ser um elemento constante, mas é apenas mais um dos elementos dessa experiência.

A jornada, a experiência, pensamentos, sentimentos e dificuldades são daspessoas, por isso ela deve ser feita com base na definição e conhecimento profundo do usuário.

Os elementos que compõem a jornada então, são:
  • Protagonista: O usuário realizando uma atividade, com suas habilidades, características comportamentais, emoções e valores
  • Enredo: Como é a experiência antes, durante e depois de realizar essa atividade
  • Cenário:Pontos de Contato onde as interações acontecem
  • Ferramentas: Produtos e serviços usados com o fim de atingir um objetivo
  • Personagens: Outros atores envolvidos no ecossistema onde a ação acontece
  • Clímax e Anticlímax: Pontos altos e baixos, pontos de fricção e as experiências positiva
Como poderíamos então, mapear esses elementos para contar a jornada do nosso usuário para nós mesmos, para nosso time e todos os tomadores de decisão em um projeto? Como podemos usar esse conhecimento para criar interações que melhorem a experiência as pessoas com produtos e serviços?

São cenas do próximo post! ;)

REFERÊNCIAS E INDICAÇÕES



Sobre o Autor



Bibliotecária especialista em Comunicação Digital, curiosa e idealista. Busca insights de inovação para produtos, serviços e modelos de negócios por meio da pesquisa etnográfica e empatia. Advoga pela humanização da tecnologia e por uma visão positiva de futuro.



sábado, 27 de agosto de 2016

Onboarding, o que isso realmente significa?








Como esta estratégia pode alavancar ações de publicidade digital e mídia programática


24 de agosto de 2016 - 8h00

(*) Por John de Tar

Sobre publicidade digital e mídia programática, vamos abordar o tema que o mercado publicitário tanto tem falado: onboarding. Mas o que isso significa exatamente e como funciona?

Muito simples, onboarding significa a combinação de dados off-line com os dados on-line, para a criação de dados extremamente valiosos e endereçáveis que podem ser direcionados para a publicidade online. Em outras palavras, o onboarding permite que os profissionais de marketing alavanquem os seus dados de CRM a um ambiente on-line, de modo a atingir os seus clientes e potenciais clientes.

O processo de Onboarding vem acontecendo desde 2012, mas passou a ganhar mais e mais tração assim que os anunciantes passaram a perceber o valor de ser capaz de atingir o seu público com extrema precisão – como um sniper -, graças as combinações on-line /offline.

O processo é simples: em primeiro lugar, o dado é criptografado (Hashed), o que então o torna anônimo e elimina as informações pessoalmente identificaveis (também conhecidas como PII’s). Assim, torna-se elegível para a construção de segmentos e ativação através de campanhas de mídia digital. O Onboarding permite com que, por exemplo, dados demográficos possam ser incorporados aos dados comportamentais e permitam a criação segmentos muito mais precisos. Na pratica, isso significa que não se trata mais do anunciante adivinhando se o usuário é homem ou mulher, e sim sabendo, assim como a idade, faixa de renda etc.

No entanto, o problema do Onboarding é que muitas vezes leva-se semanas para obtenção da construcão destes segmentos e para a ativação das campanhas de fato, e, durante este tempo, os dados podem perder muito do seu valor. Invariavelmente durante esta janela de tempo, o consumidor interessado já realizou a compra e já está em outro estágio do processo, muito antes de o anunciante ter condições de impactar este mesmo público.

Não é que o cruzamento dos dados criptografados seja muito difícil. É o linkage e o sync dos dados com as DSPs que é o mais complicado. A construção desta correspondencia leva tempo e muito esforço, e a plataforma de dados deve ser constantemente requisitada para que seja capaz de ativar os dados rapidamente. É preciso, portanto, garantir o sincronismo entre todas estas peças além de uma grande escala de dados e requisições.

Ao longo dos últimos seis meses no Global Data Bank (GDB), nós tivemos como prioridade a construção de um processo de Onboarding o mais ‘real time’ possível. Queríamos ver o que aconteceria se pudéssemos reduzir o tempo de Onboarding de semanas para minutos e qual seria a diferença de resultados da campanha. Nós já reduzimos este tempo para pouco mais de 5 minutos a partir do momento em que o arquivo é arrastado para a nossa Interface de usuário. Isso produziu um aumento dramático nos resultados dos nossos clientes, especialmente naqueles que hoje executam campanhas sensíveis ao tempo.

Diante disto, acreditamos fortemente que cada vez mais as marcas irão querer se beneficiar deste processo de utilização dos dados offline, pois trata-se de um dos sets de dados mais valiosos que as marcas possuem.

De uma maneira geral, a indústria como um todo continua a evoluir, e um onboarding mais rápido e mais inteligente é um exemplo perfeito de como a evolução dos serviços e tecnologias estão proporcionando melhores oportunidades para os anunciantes ativarem seus ativos de dados.

* John de Tar é CEO da ROIx

Fonte: PROXXIMA

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mais uma visita de turma na semana!

O Professor Denio Igor trouxe à Biblioteca a turma do 1º semestre de Ciências Contábeis, para ministrar aula da disciplina de Fundamentos de Economia. Na oportunidade, ele ressaltou que o momento reforça a teoria dada em sala de aula.

Os alunos pesquisaram as questões nos livros de economia dos autores Rossetti, Vasconcellos e Equipe de professores da USP.





Biblioteca

Está disponível na biblioteca livro de Pio Rodrigues Neto

Como publicado anteriormente, Pio Rodrigues Neto, vice-presidente do Grupo C. Rolim e da CDL de Fortaleza, apresentou no "Diálogos Empresariais", ocorrido na noite de 25 de agosto de 2016, a sua trajetória pessoal e empresarial.

Travessia 60,  Pio Rodrigues Neto

O livro "Travessia 60" foi doado pelo empresário e está disponível na Biblioteca da Faculdade CDL. Para quem estiver interessado na leitura, basta dirigir-se à unidade para realizar o empréstimo.

Vale a pena ler a entrevista cedida por Pio Neto ao Jornal O Povo, em que fala sobre o trajeto empresarial de sua família.


Biblioteca

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

100 sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer


Postado por: Carolina Pignatari

Olá, pessoal!

Quando você precisa de material acadêmico para fazer algum trabalho, você sabe onde procurar?

Pois saiba que existem inúmeros sites com um infinito material sobre todo tipo de assunto. E para ajudar nesse momento que disponibilizamos nada menos que 100sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer.

São textos, documentos, resenhas, artigos, áudios, vídeos e tudo o que você precisa para fazer uma pesquisa acadêmica completa. E além de tudo, é ainda mais conhecimento ao alcance de um clique.

Dentre tantas opções, destacamos 4 delas:


Este site é muito interessante. Nele você pode pesquisar por todo tipo de línguas e linguagens do mundo com enciclopédia de referências de todas as palavras conhecidas dos idiomas ainda existentes. A busca é dividida por países, mapas, nome da língua ou até uma palavra conhecida.
Você sabia que no Brasil, por exemplo, foram listadas 238 linguagens? São 5 linguagens instituídas, 29 se desenvolvendo, 26 em uso, 57 com problemas e 99 linguagens morrendo.


Tudo o que você precisa para fazer uma pesquisa científica, escrever um artigo, uma monografia, dissertação ou apenas para ler e enriquecer seu conhecimento acerca de temas dessa área, você encontra aqui. É como um Google científico com buscas por documentos, autores e grupos.
Todo assunto relacionado à literatura científica está nesta Biblioteca Digital de Pesquisa Científica.


O The Virtual Learning Resoucers Center (Centro de Recursos para o Aprendizado Digital) tem uma busca do Google personalizada com milhares dos melhores sites acadêmicos selecionados por professores e profissionais de bibliotecas do mundo inteiro para atender às necessidades de educadores e alunos.
Professor: encontre planos de aulas, sugestões, materiais, apresentações e muito mais. Estudante: ache apostilas, textos, dicas de estudos, planilhas e tudo o que você precisa para facilitar sua vida na escola.


Este site de buscas da Microsoft oferece acesso a mais de 38 milhões de publicações acadêmicas com imagens, gráficos e outros tipos de recursos. A pesquisa pode ser feita por autor, publicação, textos, conferências, palavras-chave e organizações.
Tá curioso? Então, confira a lista completa abaixo, salve esses sites nos seus favoritos e mãos à obra! Todas as páginas são em inglês.

100 sites de pesquisa acadêmica

Livros e Jornais

  • Google Scholar: encontre todo tipo de material didático.
  • Google Books: pesquise um índice de livros do mundo inteiro, com várias opções gratuitas.
  • WorldCat: itens de 10 mil bibliotecas como livros, DVDs, CDs e artigos.
  • Open Library: encontre livros clássicos, e-Books e todo tipo de material gratuito. Você pode indicar textos para o site.
  • Directory of Open Access Journals: ache textos de alta qualidade.
  • Scirus: exclusivo para informações científicas. São mais de 460 milhões de materiais da área.
  • Jurn: resultados de pesquisa de mais de 4 mil jornais escolares gratuitos sobre artes e humanidades.
  • SpringerLink: publicações digitais, protocolos e livros sobre todo assunto possível.
  • Vadlo: repositório de pesquisas científicas.
  • Online Journals Search Engine: ferramenta de pesquisa científica poderosa em que você pode achar jornais, artigos, reportagens e livros científicos.
  • Bioline International: para publicações científicas; feita por cientistas de maneira colaborativa.
  • HighBeam Research: pesquise com vários tipos de filtros e ferramentas.

Negócios e Economia


  • Research Papers in Economics: pesquisa em economia e ciências relacionadas. Artigos, livros e até softwares com mais de 1,2 milhões de resultados.
  • Virtual Library Labour History: esta biblioteca oferece conteúdo histórico sobre economia, negócios e muito mais.
  • EconLit: acesse todo tipo de material de mais de 120 anos de literatura sobre economia mundial de 1886 a 1968.
  • National Bureau of Economic Research: tenha acesso a grandes ferramentas na pesquisa sobre economia.
  • BPubs: tenha acesso a publicações sobre negócios e mercado em uma ferramenta de busca especializada.
  • DailyStocks: site para monitorar ações de mercado.
  • Inomics: economistas vão adorar este site com recursos que incluem empregos, cursos e conferências.
  • EDGAR Search: sistema de pesquisa eletrônica com documentos e textos sobre investimento.
  • Corporate Information: perfeito para empresas de pesquisa.

História


  • Library of Anglo-American Culture and History: guia histórico da Biblioteca Anglo-Americana de Cultura e História.
  • Internet Modern History Sourcebook: milhares de materiais sobre história moderna.
  • American History Online: encontre coleções de materiais históricos digitais.
  • David Rumsey Historical Map Collection: mais de 30 mil imagens históricas que podem ser buscadas por palavra-chave.
  • HistoryBuff: arquivo de jornais históricos online e biblioteca de referência.
  • Genesis: excelentes materiais sobre a história da mulher.
  • Fold3: tenha acesso a um grande arquivo histórico militar com registros originais e memoriais.
  • Internet Ancient History Sourcebook: bom lugar para pesquisar sobre a origem humana com textos completos sobre antigas civilizações como Mesopotâmia e Roma, além da origem cristã.
  • History and Politics Out Loud: pesquise registros importantes da história do mundo, principalmente material político em áudio.
  • History Engine: ferramenta colaborativa para educação em que os alunos aprendem história ao pesquisar, escrever e publicar artigos, criando uma grande coleção de textos sobre a história dos EUA que podem ser buscados por outros alunos.
  • Digital History: banco de dados digital histórico da Universidade de Houston com links para textos e todo tipo de material educacional sobre história.

Ciências Sociais


  • WikiArt: acesso livre a artigos sobre arqueologia.
  • Anthropology Review Database: banco de dados com resenhas e vários outros materiais sobre antropologia.
  • Behavioral Brain Science Archive: extenso arquivo para pesquisa sobre artigos de ciência do cérebro e psicologia.
  • SocioSite: site feito pela Universidade de Amsterdã  com material de assunto sociológico incluindo ativismo, cultura, paz e racismo.
  • Psycline: localizador de artigos e textos sobre psicologia e ciências sociais.
  • Social Sciences Citation Index: site pago, mas que vale a pena devido à riqueza e relevância dos artigos apresentados na pesquisa.
  • Ethnologue: pesquise por todo tipo de línguas e linguagens do mundo com enciclopédia de referências de todas as palavras conhecidas dos idiomas ainda existentes.
  • Political Information: ferramenta de busca sobre política com mais de 5 mil sites cuidadosamente escolhidos.
  • The SocioWeb: guia para todo tipo de material sociológico que possa ser encontrado na internet.
  • Encyclopedia of Psychology: informações básicas ou não, traduzidas para o inglês sobre carreiras na psicologia, organizações, publicações, pessoas e história.
  • Anthropological Index Online: pesquisa em mais de 4 mil periódicos da Biblioteca do Museu de Antropologia Britânico, assim como filmes do Instituto Royal de Antropologia.
  • Social Science Research Network: grande variedade de artigos sobre ciências sociais de fontes especializadas.

Ciências


  • WorldWideScience: mostra excelentes resultados na pesquisa de ciências e até em bancos de dados específicos.
  • SciCentral: as melhores fontes sobre ciências com pesquisas de literatura, banco de dados e outros recursos para achar o que precisa. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 10/12/2015)
  • CERN Document Server: esta organização de pesquisa nuclear disponibiliza um grande diretório com experimentos, arquivos, artigos, livros e apresentações de seu acervo.
  • SciSeek: ferramenta de pesquisa científica com o melhor que a internet pode oferecer.
  • Chem BioFinder: tudo sobre química, incluindo propriedades e reações.
  • Athenus: autoridade em ciência e engenharia na web.
  • Strategian: encontre informações de qualidade em todas as áreas da ciência como livros completos, jornais, revistas e muito mais.
  • Science.gov: neste portal da ciência feito pelo governo norte americano, você pode pesquisas em mais de 50 bancos de dados e 2100 sites selecionados de 12 agências federais.
  • Analytical Sciences Digital Library: ache recursos educacionais na área de ciências com uma grande variedade de formatos e aplicações.

Matemática e Tecnologia


  • Math WebSearch: neste site você pode fazer uma busca por números e fórmulas, além de textos. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 03/12/2015)
  • MathGuide: encontre diversas fontes de informação sobre matemática.
  • Citebase: recurso para achar materiais de matemática e tecnologia, entre outros assuntos.
  • ZMATH Online Database: milhões de resultados de milhares de artigos sobre matemática desde 1826.
  • CiteSeerX: através deste site você tem acesso à Biblioteca Digital de Pesquisa Científica.
  • Current Index to Statistics: índice bibliográfico com publicações sobre estatística, probabilidade e áreas correlatas. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 03/12/2015)
  • Inspec: banco de dados feito para cientistas e engenheiros pelo Instituto de Engenharia e Tecnologia. São mais de 13 milhões de resultados na busca por física e engenharia..
  • The Collection of Computer Science Bibliographies: mais de 3 milhões de referências em artigos, textos, jornais e relatórios técnicos de ciências.

Bancos de Dados e Arquivos


  • NASA Historical Archive: explore a história espacial neste arquivo da NASA.
  • Smithsonian Institution Research Information System: tenha acesso a recursos do Instituto Smithsonian através do exclusivo sistema de pesquisas.
  • The British Library Catalogues & Collections: explore a Biblioteca Britânica e todo seu material catalogado tanto impresso quanto digital.
  • Library of Congress: acervo da Biblioteca do Congresso norte-americano; acesso a documentos, fotos históricas e incríveis coleções digitais.
  • CIA World Factbook: a agência de inteligência dos EUA oferece muita informação de referência mundial como história, pessoas, governos, economias e muito mais.
  • Catalog of U.S. Government Publications: pesquise o catálogo de publicações do governo dos EUA para achar textos históricos e atuais.
  • National Archives: acesse os Arquivos Nacionais e pesquise documentos históricos, com informações do governo e muito mais.
  • Archives Hub: encontre o melhor do que a Grã-Bretanha tem para oferecer nestes arquivos de mais de 200 instituições britânicas.
  • arXiv e-Print Archive: arquivos da Universidade Cornell e acesso a materiais de matemática, ciências e assuntos relativos.
  • Archivenet: iniciativa do Centro Histórico Overijssel, o site facilita a busca de arquivos em holandês.
  • National Agricultural Library: serviço do Departamento de Agricultura norte-americano com todo tipo de informação relacionada a agricultura.
  • State Legislative Websites Directory: use este banco de dados para achar informações de legislaturas sobre todos os estados americanos.
  • OpenDOAR: busque por pesquisas acadêmicas gratuitas.

Geral


  • Mamma: a mãe das ferramentas de pesquisa a reunir os melhores recursos da web. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 08/12/2015)
  • Dogpile: encontre o melhor das maiores ferramentas de busca com resultados do Google, Yahoo! e and Bing.
  • MetaCrawler: pesquisa ferramentas de pesquisa com resultados do Google, Yahoo! e Bing.
  • iSEEK Education: ferramenta de pesquisa destinada a especialmente a estudantes, professores, administradores e tutores.
  • RefSeek: mais de 1 bilhão de documentos, sites livros, artigos, jornais sobre qualquer assunto.
  • Internet Public Library: encontre materiais diversos divididos por temas.
  • Digital Library of the Commons Repository: encontre literatura do mundo inteiro incluindo acesso gratuito a textos, artigos e dissertações.
  • Google Correlate: permite encontrar pesquisas que se relacionam com dados da vida real.
  • Virtual LRC: tem uma busca do Google personalizada só com o melhor dos sites acadêmicos. O material é disponibilizado apenas por professores e profissionais da área.
  • Academic Index: este diretório foi criado só para estudantes. As indicações deste site são de professores, bibliotecários e profissionais da educação.
  • OAIster: ache milhões de recursos digitais de milhares de contribuintes, com acesso livre.
  • Infomine: ferramenta incrível para encontrar recursos digitais educativos, principalmente em ciências.
  • Microsoft Academic Search: oferece acesso a mais de 38 milhões de publicações com imagens, gráficos e outros tipos de recursos.
  • Wolfram|Alpha: este site não só acha links, mas responde perguntas, analisa e gera relatórios.
  • BUBL LINK: catálogo baseado no Dewey Decimal system. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 03/12/2015)

Referências


Outros

  • Lexis: encontre material confiável e autorizado neste site.
  • Education Resources Information Center: registros bibliográficos sobre literatura educativa.
  • PubMed: site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA onde você encontra textos e artigos completos sobre medicina. São mais de 19 milhões disponíveis.
  • MedlinePlus: serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA com ferramenta de busca e dicionário para materiais cuidadosamente escolhidos sobre saúde.
  • Circumpolar Health Bibliographic Database: banco de dados com mais de 6 mil registros relacionado à saúde humana na região do círculo polar.