Voltar à página inicial

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sumário da Revista Carta Capital

 
Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Carta Capital  (Julho 2016), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

Sumário

10 BRASILIANA A indigenista que vetou o acesso do príncipe Charles aos índios

12 ROSA DOS VENTOS Maurício Dias e os rumos do mundo político

15 A semana
 
18 O CERCO DOS VENTOS As olimpíadas preocupam o interino em época decisiva

SEU PAÍS
 
23 MARCOS COIMBRA

26 SÃO PAULO A pressa de Alckmin na gestão hídrica pode afetar reservas florestais

29 WÁLTER FANGANIELLO

30 ARTIGO Política externa e relações Sul-Sul não são narrativas vazias
 
ECONOMIA

32 TRIBUTAÇÃO O PIB da Califórnia cresce após aumento dos impostos ricos

35 DELFIM NETO

36 NINTENDO O sucesso explosivo de Pokémon Go

37 THOMAZ HOOD JR.

NOSSO MUNDO

38 TURQUIA A tentativa de golpe fortalece Erdogan

44 EUA Convenção Republicana é pautada por tom radical de Trump

PLURAL

49 MÚSICA  maestro Laércio de Freitas planeja dois lançamentos aos 75 anos

49 BRAVO!

QI
 
55 NICE É NICE! Como a cidade turística vai reagir ao terror que assusta

60 CIÊNCIA Não foi só o asteroide que dizimou os dinossauros

61 ESTILO Pampulha adquire status de Patrimônio da Humanidade

63 PRAZER DE PONTA Por Felipe Marra Mendonça
 
63 CHARGE Por Venes Caitano

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pokémon Go: 3 lições que as empresas podem tirar do fenômeno

Se você está atento às notícias dos últimos dias, com certeza já se deparou com alguma sobre este aplicativo. Afinal, o que devemos aprender com ele?


Divulgação
O Pokemón Go é a perfeita ilustração do poder que a plataforma mobile pode trazer aos seus negócios/suas ideias

















Era uma vez, um jogo de tamanho sucesso que foi capaz de virar um fenômeno mundial em poucos dias após o lançamento... Já conseguiu pensar em que estamos falando? Isso mesmo, esta é mais uma matéria sobre o Pokémon Go, porém, tem um viés diferente: é voltada para empreendedores e empresários que querem tirar boas lições e inspirações até mesmo de um jogo de celular.

Segundo os conceitos de marketing, um produto (bem sucedido) passa por quatro fases: experiência do usuário, adoção, monetização e potencial de crescimento. Conforme percebemos, o aplicativo Pokémon Go já ultrapassou todas essas metas, uma vez que já foi baixado por 15 milhões de pessoas somente na última semana. E aí, como podemos entender tamanha aderência?

Sob uma perspectiva de publicidade, o especialista em plataformas midiáticas “MediaMath”, Madhusdhan Gurumurthy, falou ao site Entrepreneur sobre o fenômeno. Para ele, é preciso olhar com muita atenção a este jogo, já que ele soube usar, de maneira muito eficaz, todos os aspectos da plataforma – que é o dispositivo móvel -, alcançando uma taxa de adoção sem precedentes.

Além disso, conseguiu tornar-se viral também na grande mídia, superando a base de usuários do Twitter nos Estados Unidos, por exemplo. Se você ainda não está convencido, então se liga nessa informação: este foi o jogo de maior monetização da história - chegando ao topo do número de receita por downloads em celulares. Tudo isso em sete dias.

Por todas essas características, o especialista aponta 3 lições que todo empreendedor deveria tirar deste case de sucesso.

O uso correto do mobile pode ser maravilhoso

O Pokemón Go é a perfeita ilustração do poder que a plataforma mobile pode trazer aos seus negócios/suas ideias se seus recursos são usados corretamente. A Nintendo já foi apontada como “muito atrasada” para migrar para o mobile – mesmo com tudo de bom que há nisso. Eles construíram um produto que entrega uma experiência única, usando as capacidades de localização, câmera, gráficos e mapas em alta definição.

O aplicativo teve de superar muitas dificuldades (como problemas de segurança do Gmail no iOS), mas é forte o suficiente para atrair a atenção de milhões de usuários. Ele possui uma engenharia tal como a Ingress (houve um aplicativo previamente construído pela Niantic, Ingress) – o que é um exemplo muito legal sobre desenvolvimento de produtos, com testes eficientes e rápidos da ideia até a construção de um produto verdadeiramente poderoso.

Os mundos reais e virtuais podem ser misturados com perfeição

O aplicativo Pokémon Go é o primeiro exemplo sólido de uma quebra de paradigma no universo tecnológico ao longo de uma década – mostrando-nos a tal “realidade aumentada”. Este conceito é muito badalado, mas nunca houve, anteriormente, um modelo que superasse as problemáticas técnicas encontradas nos dispositivos móveis (tais como capacidade de processamento e fragmentação de desenvolvimento). E a promessa de futuro deste mercado é imensa: junto da “realidade virtual”, a realidade aumentada deverá chegar a US$120 bilhões em 2020, de acordo com a empresa Digi-Capital.

Assim, com o sucesso do novo aplicativo, percebemos a maravilha que pode ser a mistura do real e o virtual – como podem caminhar juntos. A Nitendo trouxe a interação por meio de imagens que aparecem na câmera do seu celular, personagens que agem “dentro” da realidade, do mundo físico. Veja só como o comportamento dos usuários já se tornou notícia! Pessoas estranhas que começam a se encontrar, a conversar e a interagir por causa de uma “jogo de caça”. É ou não é um exemplo impressionante de como o ser humano pode ser influenciado por um mundo virtual.

E isso só está começando! Afinal, o Pokémon Go já tomou o primeiro passo lógico em relação à publicidade integrada na experiência de app com varejistas e restaurantes se tornando locais patrocinadores-patrocinados, em vez de anúncios chato ou de pop-up. As oportunidades para aproveitar a ideia e construir novas experiências na plataforma estão logo aí.

Publicidade deveria se misturar ao conteúdo, melhorando a experiência do usuário

O objetivo final para qualquer marca é ser capaz de direcionar o usuário à compra do produto. A pergunta eterna de publicitários é conseguir entregar uma experiência comercial que seja relevante, valiosa e possível para o consumidor. Todo empreendedor sabe que o fluxo para a publicidade online começa com anúncios, passando por cliques de potenciais clientes, chegando às compras dos produtos online e, por fim, a ação atribuída à publicidade veiculada. Dessa maneira, é essencial que o anúncio esteja na hora certa, no lugar correto.

O novo aplicativo traz uma forma elegante que simplifica esse fluxo por, literalmente, fazer com que os consumidores andem para a porta de locais físicos, enquanto os mantêm engajados nessa caça aos monstrinhos. É algo inacreditavelmente esperto que a Nintendo pode fazer com esse produto – de uma experiência pura para a monetização e a publicidade.

Pense no deslocamento de potenciais consumidores, chegando próximo de locais patrocinados (tudo baseado em dados em tempo real – com informações sobre o clima, ofertas de lojas próximas e muito mais). Portanto, vale a pena ficar de olho no Pokémon Go para se inspirar e ser um empreendedor melhor.

Fonte: Economia IG

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Curso de extensão Técnicas de Administração de Almoxarifado

O objetivo do curso de extensão Técnicas de Administração de Almoxarifado é orientar os profissionais responsáveis pela guarda e movimentação dos estoques, sobre normas e procedimentos operacionais dos almoxarifados.
Faça sua inscrição em: http://bit.ly/AdministraçãoAlmoxarifado

quarta-feira, 6 de julho de 2016

É amanhã!!!


É amanhã!!! :)

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e diretor geral da Faculdade CDL de Fortaleza, Honório Pinheiro, palestrará amanhã, dia 07 de julho (quinta-feira) no Ciclo de Palestras realizado pelo IBEF Ceará. Não fique de fora! :D

> Acesse www.ibefce.org.br e inscreva-se! O evento é gratuito! <

terça-feira, 5 de julho de 2016

Sumário da Revista HSM Management (Maio/Junho 2016)



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista HSM Management (Maio/Junho 2016, n. 116), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

Nosso código de cores

HSM Management organiza seu conteúdo pelos temas de gestão que mais interessam aos líderes de hoje e de amanhã. Cada matéria tem um tema principal e, de modo multidisciplinar, aborda outros. Identifique os temas também pelas cores:

 estratégia e execução
 liderança e pessoas
 empreendedorismo
• educação executiva
 ética e sustentabilidade
 inovação
 marketing e vendas

Sumário

DIRETO AO PONTO



08 Contagem regressiva com Michael Watkins
10 A empresa deve ajudar seus líderes a dormir bem
12 Um novo documento garante transparência nas decisões do board
14 Impressão 3d dará impulso à economia circular
DOSSIÊ
Produtividade: como fazer mais (e melhor) com menos
18 Nunca desperdice uma boa crise
22 Eficiência organizacional começa por desburocratizar
28 Eficiência operacional deve ir além de cortar custos
32 Eficiência comercial faz agir em três fronts
38 Eficiência de capital leva a crescer
42 O líder deve focar lucros e custos
48 Mergulhe na produtividade
ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO
50 Por que o Tinder é um negócio tão promissor
56 O que a Amazon quer com o varejo físico
Coluna
60 O poder da estratégia com método
LIDERANÇA E PESSOAS
62 As 100 melhores empresas para trabalhar na américa latina 2016
74 As empresas como plataformas de negócios
Coluna
84 Comprometimento é a chave para abrir as portas do mercado
EMPREENDEDORISMO
86 A causa que inspira a airbnb a crescer coluna
90 Sua empresa está preparada para o novo mundo? A era bitcoin? Não, do blockchain
Coluna 
96 Quem inspira você: a velha ou a nova economia
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
98 Um mundo sem trabalho
Coluna 
108 O que aprendemos com a gestão de crise da samarco
Coluna 

114 Supply chain: nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco



























Quando acreditamos e vamos atrás, alcançamos!

Faça das oportunidades o caminho certo para a realização dos seus objetivos! Quando acreditamos e vamos atrás, alcançamos!