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sexta-feira, 31 de julho de 2015

A inovação nos processos logísticos passa a ser enorme diferencial competitivo no cenário que temos no Brasil

Infracommerce


Insights  O super blog da Infra
O custo da logística tem um enorme peso na cesta que compõem todos os custos de entrega de um Ecommerce.
Os processos que constroem o custo da logística de um Ecommerce que opera do modo tradicional, são:
1) Abastecimento de estoque do Ecommerce – Normalmente fica sob responsabilidade do fornecedor, mas é um custo da cadeia;
2) “Fullfilment” – Este é o processo que engloba o recebimento dos produtos, armazenagem, separação e expedição dos produtos vendidos. É a etapa da cadeia em que a tecnologia pode ser a maior aliada na redução de custos;
3) Distribuição – Processo de entrega dos produtos ao consumidor. Este fica sob responsabilidade de um transportador, porém a gestão da entrega dos pedidos se mantém a cargo da logística do Ecommerce. Neste caso existem também algumas oportunidades tecnológicas, principalmente relacionadas à integração de sistemas com o transportador, que podem ajudar a reduzir custos diretos de logística ou custos em outras áreas, como atendimento.
Vou escrever um pouco mais sobre uma solução tecnológica que se aplica no “Fullfilment” e tem grande potencial para redução de custo pelo de aumento de produtividade.

“Picking by Voice”

cd
No método tradicional com lista de separação ou até mesmo com coletor wifi, o operador bipa a etiqueta do pedido que está sendo separado e na sequência sai para coletar os produtos listados em suas respectivas posições de armazenagem. Ele precisa ler na folha ou no coletor o local de armazenagem e depois ler as informações dos produtos (descrição do produto, cor, EAN, etc). Após isso, ele pega peça indicada, bipa o código de barras e o sistema valida a coleta dando uma baixa no WMS (“Warehouse Management System”).
No processo de separação utilizando a tecnologia de “picking by voice”, o sistema faz a leitura das informações e “sopra” no ouvido do operador as informações necessárias para que ele chegue na posição e colete o produto correto. O operador interage por voz com o sistema pedindo detalhes ou solicitando que o sistema repita alguma informação.
A soma de todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução custo operacional.
Com esse sistema o operador economiza o tempo de leitura das informações e não precisa desviar o olhar. Consegue fazer o deslocamento para o local de coleta enquanto ele ouve o sistema informando o endereço de coleta. Além disso, o operador fica com as mãos desocupadas para vasculhar a posição e pegar o produto.
Aparentemente estamos falando do ganho de alguns segundos por operação, porém quando somamos todas as operações, item por item que é coletado e armazenado, a soma de todo esse tempo em milhares de operações resulta numa significativa redução custo operacional.
[...]

Fonte: Infracommerce

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quarta-feira, 29 de julho de 2015

Só 37% dos gestores dizem que graduação ajuda no trabalho


As empresas exigem profissionais cada vez mais especializados e preparados, e a graduação muitas vezes, de acordo com os especialistas, não consegue acompanhar e dar aos profissionais as capacidades técnicas necessárias.

Postado 27/07/2015 09:05:12


“Hoje não dá mais para esperar quatro ou cinco anos para se formar na graduação e ir trabalhar. Você precisa estagiar logo”, explica o consultor da Deloitte, Ricardo Teixeira. Mais que isso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) em parceria com a Deloitte, apenas 37% dos executivos que responderam à pesquisa indicaram que a graduação ajudou nas competências técnicas da função, enquanto que 50% disseram que a pós-graduação foi decisiva nesse momento.
As empresas exigem profissionais cada vez mais especializados e preparados, e a graduação muitas vezes, de acordo com os especialistas, não consegue acompanhar e dar aos profissionais as capacidades técnicas necessárias. A pesquisa, que focou em executivos e profissionais da área financeira, aponta respostas vistas também em outras áreas.
“O mercado tem evoluído muito rápido, a cada dia você tem novas tecnologias auxiliando antigas funções, e a universidade funciona com outro tempo, não consegue passar esse conhecimento técnico mais atual”, explica Teixeira. Investir em cursos e certificações, mesmo durante a graduação, são essenciais para boa colocação no mercado.
“No mercado atual existem muitas pessoas com graduação no currículo, qualquer um pode fazer uma faculdade e isso não é mais diferencial”, conta a coordenadora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Kátia Lanuza. De acordo com a profissional, que atua como coordenadora de grupo e gestão de pessoas, por esse motivo “naturalmente” quem é escolhido para uma vaga numa seleção é aquele que tem mais experiência.
Muitas das experiências podem estar na própria universidade. Atualmente atuando como consultor empresarial da Deloitte, o administrador Yuri Caires afirma que o diferencial em sua carreira foi sua participação na empresa júnior da faculdade, instituições que costumam funcionar como laboratório para os estudantes. “É uma forma de se aproximar do mercado. A empresa júnior conseguiu me preparar de alguma forma para o mercado, e nada daquilo eu estava vendo na própria sala de aula”.
De acordo com Kátia, os estágios podem ditar o sucesso do recém-formado quando for para o mercado de trabalho. “É a partir desse tipo de experiência que as empresas vão te julgar capaz ou não”, afirma.
Teixeira afirma que os estágios, assim como os programas trainees, é uma forma de levar o conhecimento técnico para dentro da graduação. “Logo depois é fazer pós-graduação e investir em certificações para nichos”, explica.
Fonte: UOL

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O poder dos indicadores







Se você é líder, trabalha com uma equipe com mais de 4 integrantes e não possui indicadores como métricas, cuidado. Você corre um grande risco de estar indo por um caminho errado e ainda cometendo injustiças

Rodrigo Loures
Para gerir uma equipe com até 4 ou 5 integrantes, pode ser que seja fácil estar presente do dia-a-dia de cada um e saber exatamente a qualidade do trabalho de cada um. Mas, à partir do momento que a equipe começa a crescer, fica impossível ao líder gerir por feeling. Iniciando nesse momento a necessidade de criação dos indicadores.
O que são indicadores?
São representações numéricas de desempenho de uma equipe, setor ou empresa. Os indicadores devem ser usados para definição de métricas, tomada de decisões mais assertivas, e evitar que se caminhe para um lado errado ou se cometa injustiças.
Como eles pode ajudar?
Ao iniciar a implantação de indicadores, em um primeiro momento o líder terá uma visão geral do setor ou empresa. A partir da visão geral, surgirá a necessidade do detalhamento dessa informação, chegando ao nível de pessoas. Com esse detalhamento, mesmo que o setor ou empresa apresente um bom resultado, será possível realizar um trabalho individual, fazendo com que todos os números individuais acabem ficando dentro da expectativa.
Os indicadores serão muitos úteis na gestão, facilitarão ao líder que enxergue possibilidades de melhoria sem depender do "achismo" ou da vivência do cotidiano. Além disso, pode e deve ser utilizado para destacar o bom trabalho de cada integrante da equipe, mostrando onde cada um pode chegar e o que é esperado.
Para concluir, um setor ou empresa com indicadores é benéfico ao líder e também aos liderados, pois podem dar uma visão para ambos, onde queremos chegar e onde cada um pode melhorar, diminuindo as possibilidades de erros e maximizando as melhorias.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Cursos Faculdade CDL. Agosto 2015.

O sucesso profissional começa aqui! 

Conheça os Cursos Faculdade CDL que serão ofertados em agosto 2015.


quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vestibular Faculdade CDL - Prova 23 de julho de 2015

Confira os cursos ofertados 
VESTIBULAR da Faculdade CDL 
Prova 23 de julho

Não deixe de fazer sua inscrição!


Currículo - como aumentar a visibilidade frente às oportunidades







17/07/2015 11:54:41



Por: Cássia Marchetti - www.tantas.com.br


Como cenário atual do país, os postos e ofertas de empregos estão em constante diminuição. Com o mercado mais exigente, o setor de recursos humanos das empresas tem avaliado ainda mais os perfis dos candidatos. São várias as formas de entrar em contato com o recrutador, porém a mais comum e tradicional é a entrega do currículo. Apresentar o documento de forma adequada faz toda a diferença e pode abrir novos caminhos na carreira.

Comumente os currículos são encaminhados por e-mail, porém o envio por sites e redes sociais tem crescido com muita velocidade. Seja através do papel, preenchimento de dados nos sites ou mesmo pelas redes, alguns detalhes importantes devem ser observados. “Ter um currículo completo, elaborado, organizado, bem formatado e que mostre um profissional competente, adequado à função e disposto a engajar-se na busca por resultados, faz toda a diferença”, diz a professora da IBE-FGV, coach em desenvolvimento para alta performance e redirecionamento de carreira, Ida Fernandes.

Segundo a especialista, o candidato precisa preparar o currículo antecipadamente e com muita atenção. “Para aumentar o interesse do recrutador, o candidato deve deixar bem claro qual exatamente é o seu objetivo profissional, qual a área de interesse e em qual função está buscando carreira”.
A professora ressalta que empresas procuram um novo perfil de colaborador. O modelo de mercado e gestão atual requer profissionais dinâmicos, empreendedores, organizados, com foco nos resultados e espírito de liderança, por isso, os candidatos devem ficar atentos ao resumo de informações colocadas no documento. “Não perca oportunidades! Encaminhe seu currículo imediatamente ao identificar uma oportunidade de emprego compatível com sua qualificação”, diz.
Ainda segundo Ida, o cenário de negócios faz com que o candidato tenha que inserir informações essenciais como, por exemplo, a indicação de resultados conquistados até os dias atuais. “Você diminuiu custos, aumentou vendas, melhorou rentabilidade, melhorou a satisfação do cliente ou o clima interno? Quanto? Qual a porcentagem? Se você não tem resultado para apresentar, sugiro que comece já a mensurar sua contribuição”, destaca a especialista.

Confira outras dicas elaboradas pela especialista.

- Deixe claro para qual vaga o recrutador deve considerar a candidatura.  Troque o prolixo “buscando uma área que me dê oportunidade” por uma abordagem mais direta, informando qual é a área ou o cargo desejado como Assistente de Marketing, Administração de Vendas, Vendedor Externo, Engenheiro de Produção, Programador de Sistemas, por exemplo.

- Seja assertivo. Ao colocar como objetivo “estou disponível para qualquer área ou qualquer função”, o candidato corre o risco de não ser considerado em oportunidade nenhuma.

- Seja objetivo sobre sua competência geral para a função desejada. É importante incluir conhecimento, formação acadêmica ou habilidades para executar as atividades pertinentes ao cargo, além das características e atitudes que agregam valor para a empresa e significam um diferencial no recrutamento.

- A formação profissional e experiência são essenciais para compreensão do recrutador e aderência à vaga. Coloque da mais recente para a mais antiga, isso ajuda na visualização. Nas experiências coloque as empresas, cargos que ocupou, data de entrada e saída. “Isso facilitará o cálculo de tempo e causará uma boa impressão, de organização, de transparência e seriedade”, pondera a especialista.

- Seja preciso nas informações sobre as graduações e especializações, incluindo as instituições e datas de conclusão.

- Evite informações desnecessárias. “Ao buscar uma posição como Analista Financeiro em uma Construtora, por exemplo, incluir um curso de alimentação natural ou artesanato não vai ajudar muito”, analisa.

- Participações em causas sociais, voluntariado e ações que possam contribuir de alguma forma, devem ser colocadas no final do currículo, não na primeira abordagem, como habilidade principal.

- Nos dados pessoais, seja breve, coloque apenas nome e endereço completos e acrescente várias formas de contato. “Isso certamente facilitará no caso do recrutador encontrar dificuldade em localizá-lo e, obviamente, verifique constantemente seu e-mail, mensagem nas redes sociais e celulares”, afirma Ida.


Para os candidatos que nunca trabalharam a especialista também reservou dicas. “Encontre algo que possa fazer, mesmo que seja como voluntário. Arregace as mangas e transforme toda essa vontade de fazer, em resultado mensurável. Uma oportunidade pode estar aguardando seu retorno”, finaliza.

Fonte: Atibaia

segunda-feira, 20 de julho de 2015

10 atitudes que podem influenciar durante a entrevista de emprego






Estudo mostra que "dicas visuais" respondem por 55% da mensagem transmitida em entrevista; confira dicas


por Luís Philipe Souza - iG São Paulo
Publicada em 21/06/2015 11:18:23


Se expressar bem em uma entrevista de emprego é fundamental para qualquer pessoa que esteja almejando algum bom posto de trabalho. Pontualidade, boa aparência e saber o que dizer são qualidades imprescindíveis.
Apesar disso, o corpo humano não se comunica apenas pela fala, o que torna a linguagem corporal tão importante quanto todo o resto – ou até mais.
De acordo com estudos publicados em 2011 pelo site "Psychology Today", as palavras constituem apenas 7% da mensagem transmitida.
Já as qualidades vocais (tais como tom e volume) representam 38% e as ditas "dicas visuais" respondem por todos os 55% restantes da mensagem.
Especialistas brasileiros endossam a tese e frisam que a forma como um candidato se comunica pode influenciar mais o recrutador do que aquilo que efetivamente é respondido em uma entrevista.
"É importante ter consciência das posturas ou gestos mais negativos e treinar-se para evitá-los, assim como saber quais são os gestos mais positivos que podem contribuir para gerar mais simpatia. Afinal podemos estar diante de um entrevistador que leve a sério estes sinais", explica Fernando Lucena, presidente do Grupo Friedman, empresa de treinamento e consultoria para o varejo.
Mais ou menos perceptíveis, são várias as maneiras de agir que podem beneficiar ou prejudicar o candidato. Por conta disso, o iG separou 10 dúvidas de comportamentos que, mesmo inconscientemente, podem influenciar na hora de conversar com o recrutador.
Todos eles foram analisados por Gustavo Costa, sócio-fundador da Unique Group, consultoria executiva em Recursos Humanos para média e alta gestão.

1 - Sobrancelhas erguidas podem mostrar desconforto?
GC: Podem sim, ou também podem demonstrar espanto, surpresa com alguma informação ou pergunta, ou ainda irritação.

2 - Aumento e variação no tom de voz demonstra interesse?
GC: Não necessariamente. Às vezes a variação no tom de voz pode demonstrar ansiedade em excesso ou nervosismo.

3 - Contato visual direto mostra interesse (positivo ou negativo)?
GC: Sim, demonstra atenção. Mas não é válido um contato visual extremamente intenso, com olhos que nem piscam. 

4 - Porém, olhar fixamente "dentro dos olhos" pode indicar mentira?
GC: Não é verdade. Às vezes olhar “dentro dos olhos” é a melhor forma de mostrar atenção e perceber a linguagem corporal.

5 - Pernas cruzadas geralmente sinalizam resistência e baixa receptividade?
GC: Às vezes sim, mas podem também sinalizar tranquilidade e conforto com a forma como está sendo avaliado

6 - Se o entrevistador "espelhar" a linguagem corporal do candidato, provavelmente ele está indo bem?
GC: Não acho que isso seja regra, é muito raro. Apenas um entrevistador com pouca experiência se deixa levar pela postura do avaliado, pois normalmente ele tem domínio de sua própria postura quando está acostumado com a situação de avaliar profissionais.

7 - Ausência de pequenas rugas ao redor dos olhos podem denunciar um sorriso falso?
GC: Não vejo sentido.

8 - O entrevistador dar risadas com o candidato é um sinal positivo?
GC: Sim, dependendo da forma como a dinâmica da entrevista está sendo conduzida. Se ela ficar mais leve e permitir que deem risadas juntos de determinadas situações, pode melhorar a empatia.

9 - Ombros levantados mostram expansividade, autoritarismo, liderança?
GC: Depende. Combinado com outras expressões, pode demonstrar arrogância.

10 - Pernas inquietas podem indicar insegurança?
GC: Sim, muito comum em candidatos menos experientes, demonstra desconforto, ansiedade e nervosismo.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

5 dicas do empreendedor milionário que começou com 12 reais





PME
15/07/2015 14:30

Mariana Fonseca, de EXAME.com


Davi Pontes: sua banca de doces começou com uma decisão arriscada.


São Paulo - David Portes, cortador de cana de Campos de Goytacazes (RJ), decidiu se mudar para a cidade do Rio de Janeiro em busca de oportunidades. Ele conseguiu um emprego como motorista e uma casa na Rocinha. Mas, após ser demitido, perdeu a moradia e teve de tomar uma decisão que definiria sua trajetória como empreendedor.

O então morador de rua pegou os 12 reais que tinha (na época, o valor era em cruzados) e, em vez de comprar o remédio para dor que sua esposa grávida esperava, adquiriu doces para revender. Com a operação, ele conseguiu cerca de 24 reais, o dobro do que tinha inicialmente. Após destinar uma parte do valor para comprar o remédio (e um lanche), Portes continuou com a tática.

Assim, vender se tornou o negócio do empreendedor, que montou sua própria banca de doces. Ele só passou a prestar mais atenção no marketing quando começou a perder a clientela. Uma estratégia foi abrir vários departamentos dentro do negócio, como "Térreo" e "Mezanino EngorDiet" (veja na foto acima). 

Diante de outras ideias do mesmo tipo, o empreendedor começou a ser procurado por diversas empresas e executivos para ministrar palestras. "Eu percebi que o empreendedorismo era chave para que eu pudesse mudar de vida. Hoje, eu sou uma espécie de investidor-anjo", conta. 

Portes é palestrante e comanda as empresas Talk About (de palestras corporativas), a Agência D!Marketing, a AD POP e a Investcomm (aceleradora de investimentos). Apenas palestrando, Portes fatura 70 mil reais mensais. 

Nesta quinta-feira (16), o empreendedor irá lançar seu novo livro, chamado "O Segredo do Sucesso: 60 dicas do homem que transformou 12 reais em milhões". Veja algumas delas: 

1. Arrisque 

A decisão de Portes em gastar suas últimas economias para revender doces mostra que arriscar faz parte da trajetória de um empreendedor. "Milhares de pessoas estão pensando na mesma ideia que você. Enquanto você fica com medo, elas podem criar o negócio. Quem corre na frente bebe água limpa, e quem não corre fica sem nada para beber", diz. 

2. Monte o negócio perto do seu público-alvo 

Antes de abrir uma empresa, é preciso conhecer muito bem as características do seu ponto comercial, incluindo o perfil dos moradores da região. "Não abra uma concessionária de luxo em Paraisópolis, mas sim na Barra da Tijuca", exemplifica Portes. Segundo o empreendedor, esse é um exercício de paciência e de planejamento. 

3. Guarde uma parte do que você ganha 

Portes conta que dividia o dinheiro que ganhava com sua banca em três partes: a primeira parte era destinada a comprar o produto; a segunda era para gastos pessoais; e a terceira era guardada. 

"Não saia gastando o dinheiro que sobra. Guarde para saber que, no futuro, terá capital para introduzir outros produtos e, assim, ter um ganho maior", recomenda. "As pessoas acham que estão ganhando muito dinheiro no primeiro ano e gastam tudo. Depois, não têm capital de giro e a empresa quebra". 

4. Surpreenda o cliente 

Um bom atendimento é fundamental, já que um cliente encantado se torna um vendedor do seu negócio, conta Portes. "A única linguagem universal é o sorriso: abre todas as portas e, também, as carteiras", brinca o empreendedor. Tenha bom humor e dê brindes, mas como cortesia e não como bajulação. 

Falando no tema, Portes também recomenda dar apenas o que o cliente pediu, sem tentar empurrar outra venda ou, pior ainda, tentar vender sem cumprir a entrega que já havia sido prometida. 

5. Seja honesto e transparente 

Quem vende também precisa ser honesto e transparente com seu consumidor. "Deus perdoa, mas o cliente não. Se você fizer um marketing negativo, é como uma gota de veneno em um balde com água: acaba contaminando todas as partes do negócio", diz Portes. 

Uma atitude ruim é agravada com a internet. "As informações podem tanto empurrar o empreendedor para cima quanto para baixo. Se ele faz algo errado e não é transparente nem honesto quanto a isso, a velocidade da internet quebra seu negócio". 

Fonte: EXAME.com

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Como transformar o planejamento estratégico em ação



08/07/2015 - Por Ariadne Abdallah

ROBERT KAPLAN, PROFESSOR DE HARVARD, APRIMORA O MÉTODO CRIADO POR ELE EM 1992 PARA MONITORAR O QUANTO UMA ESTRATÉGIA É COLOCADA EM PRÁTICA

ROBERT KAPLAN, PROFESSOR DE HARVARD QUE 
DESENVOLVEU UM MÉTODO PARA GESTÃO DE ESTRATÉGIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um dos maiores desafios em grandes empresas é executar, no dia a dia, o planejamento estratégico de longo prazo. No papel, os objetivos costumam soar mais claros e simples do que na prática. Perceber como cada ação da agenda aproxima – ou afasta – os executivos do plano maior é uma tarefa difícil. Para sistematizar esse trabalho, de forma minuciosa e precisa, o americano Robert Kaplan, professor de Harvard, criou, em 1992, em parceria com seu colega David Norton, um método para medir e avaliar o desempenho de profissionais dentro das empresas.
Batizado de Balanced Scorecard (BSC), o sistema parte da definição da estratégia ligadas aos serviços e infraestrutura de uma companhia. Acompanha sua implantação e, finalmente, chega ao monitoramento dos resultados atingidos. Essa técnica continua sendo usado em corporações ao redor do mundo e, segundo Kaplan, ganhou ainda mais relevância no contexto econômico atual. “A ideia de não depender exclusivamente de medidas financeiras para avaliar o desempenho dos negócios tem se tornado mais importante nos dias de hoje”, diz ele a NEGÓCIOS. De acordo com o consultor, monitorar os impactos de questões intangíveis nas organizações – como lealdade do cliente, inovação, qualidade, motivação e competências dos funcionários, entre outras – é atualmente um dos principais pilares de uma companhia sustentável no longo prazo.
Ao longo de mais de duas décadas, Kaplan e Norton fizeram algumas adaptações ao BSC para adequá-lo aos desafios contemporêaneos e aos novos campos de atuação dos consultores – além de empresas privadas, o sistema agora também é implementado em companhias públicas e organizações sem fins lucrativos.
O maior aprendizado da dupla de Harvard ao longo desse caminho, foi reconhecer a importância do envolvimento da alta liderança na execução de seu método de gestão. “Os CEOs e diretores são essenciais para a criação de um mapa estratégico para a empresa, para a comunicação da estratégia a todos os funcionários e para a adesão deles ao novo método”, afirma.
O especialista esteve no Brasil em junho para o HSM Business Summit. No evento, ele apresentou um resumo de sua teoria atualizada em seu livro The Execution Premium(Harvard Business Review, 2008). A seguir, as seis etapas para colocar o método BSC em prática. E garantir que o planejamento estratégico de uma empresa será revertido em atitudes do dia a dia.
1. Desenvolver a estratégia. Definir para onde vai a companhia nos próximos anos. Quais seu propósito e objetivos? 
2. Traduzir a estratégia em um mapa estratégico de execução. Em outras palavras, cascatear as metas.
3. Alinhar funcionários e todas as unidades da organização na mesma estratégia. Mesmo que, para isso, precisem ser trabalhadas as áreas de negócios separadamente. As ações individuais devem estar alinhadas ao objetivo comum.
4. Vincular as melhorias operacionais às prioridades estratégicas. O que ocupa a agenda dos executivos impacta diretamente no objetivo de longo prazo? É importante repetir essa pergunta a todo momento para evitar desvio de rota ou desperdício de recursos.
5. Conduzir reuniões de revisão de estratégia para monitorar e guiar a implementação da estratégia. Nesses encontros, é possível reconhecer e corrigir os desvios de rotas e desperdícios de recursos.
6. Periodicamente, testar e adaptar a estratégia em curso. O aprendizado é constante. Em vez de entrar no piloto automático, revise o plano a todo momento.



quarta-feira, 8 de julho de 2015

3 passos para elaborar o logotipo perfeito





E-book gratuito dá dicas para um projeto bem-sucedido

Da Redação - 16/06/2015

É bom lembrar: design e marca são a mesma coisa (Foto: Reprodução)
Antes de começar a pensar no logo, estabeleça a visão e os conceitos da sua marca (Foto: Reprodução)


Quer criar um logotipo arrasador para a sua marca? A tarefa não é das mais fáceis. Afinal, um bom logo revela informações sobre a empresa assim que é visto por alguém. Para ajudar qualquer empreendedor a pensar no logotipo ideal, a 99Designs, que chegou ao Brasil em agosto do ano passado com a aquisição da LogoChef, publicou um e-book sobre o assunto.

O guia é gratuito e está disponível para download no site da startup. Veja aqui algumas dicas para elaborar um belo projeto.t

1. Defina a sua marca
A marca é fundamentada sobre os valores da sua empresa e, através dela, deve-se transmitir esses valores, com os quais os seus clientes poderão se identificar. Uma vez que a visão da marca esteja definida, será possível traduzir seus conceitos fundamentais em um logotipo através de símbolos, cores e palavras.

2. Conheça as melhores práticas
Logotipos de sucesso compartilham cinco características fundamentais: simplicidade, originalidade, relevância, atemporalidade e versatilidade. Uma boa dica para ajudar no processo de elaboração do que você gostaria de ter no seu logo é dar uma busca no Google para pesquisar imagens de logotipos do seu setor. Ao ver as imagens, tome nota do que você acha que funciona e do que definitivamente você acha que não funciona. Anote seus motivos.

3. Procure se familiarizar com o processo criativo
Na hora de criar o logotipo, o designer usará diferentes elementos para construir o projeto – estilo (tipográfico, símbolo ou ambos), cores, fontes. Se você estiver familiarizado com alguns deles, poderá fornecer um feedback mais significativo e assertivo para o profissional contratado.es de começar a pensar no logo, estabeleça a visão e os conceitos da sua marca.

Fonte: PEGN

segunda-feira, 6 de julho de 2015

5 vantagens competitivas dos introvertidos no trabalho











Por: Claudia Gasparini, de EXAME.com

Flickr/Creative Commons/Steven Depolo
Silêncio: o introvertido costuma capturar 
detalhes mais facilmente

Você fala baixo, fica vermelho ou gagueja quando lhe fazem uma pergunta? Pois saiba que o mercado de trabalho precisa de você - justamente por causa dessas características, e não apesar delas.
A introversão pode ser um traço muito valioso para ter sucesso profissional, segundo Adriana Gomes, psicóloga e especialista em carreira. “Esse pode ser um grande diferencial para quem desempenha atividades de análise e planejamento, por exemplo”, afirma.
Ao contrário do tímido, que não se expõe por insegurança pessoal, o introvertido prefere atividades solitárias e se ancora em seu próprio mundo interior.
De acordo com Adriana, esse perfil psicológico tem grandes vantagens sobre o seu oposto - o extrovertido.
É claro que a “balança” da sociedade sempre pendeu, e ainda pende, para os sociáveis, empolgados e tagarelas. Culturalmente, os quietos são percebidos como inseguros e hesitantes.
“No fim, muita gente acaba pensando que o comportamento do extrovertido é o mais adequado para o mundo do trabalho”, diz o profissional de coaching Maurício Sampaio. “Mas é impossível falar em um perfil certo para o mercado”, completa.
A diversidade de comportamentos, aliás, é o que gera resultados promissores, acrescenta Adriana. “Introvertidos e extrovertidos são perfis complementares, que contribuem cada qual à sua maneira para a produtividade de um grupo”, explica ela.
Sim, o extrovertido pode colaborar muito com sua sociabilidade, entusiasmo e facilidade de comunicação - mas o introvertido não fica atrás em número de qualidades. Veja a seguir algumas delas:
1. Concentração 
De acordo com Sampaio, o introvertido ganha pontos por perder menos tempo com conversas paralelas no trabalho. Graças à sua introspecção, ele tem mais facilidade para segurar o foco em suas entregas.
2. Sutileza
Imerso em sua tarefa, o profissional com esse perfil costuma capturar mais facilmente os detalhes implicados no que está fazendo. “São pessoas que tendem a fazer um trabalho mais minucioso e preciso ”, explica Sampaio.
3. Percepção
Outra grande virtude do introvertido é sua capacidade de escuta e de observação. “São hábitos em falta no mundo corporativo”, observa Adriana. Já que consegue enxergar e ouvir o outro, ele tende a fazer análises mais profundas sobre as diversas situações de trabalho.
4. Originalidade
Em equipes dedicadas à busca por inovação, o introvertido pode ser uma peça fundamental. “Ele tende a ter uma visão de mundo mais analítica e profunda, atenta a detalhes que passam despercebidos pelos outros. Por isso, consegue trazer opiniões inusitadas para o grupo”, diz Adriana.
5. Planejamento
Segundo Adriana, o introvertido tem o hábito de coletar um grande número de informações do ambiente antes de agir. Mais cauteloso e preparado, ele perde menos tempo lidando com surpresas desagradáveis - um ingrediente abundante na vida dos profissionais mais impulsivos.
Fonte: Info Exame

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Diversos cursos de pós-graduação na Faculdade CDL

Incremente seus conhecimentos e sua carreira! 
 Inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação na Faculdade CDL


Dez dicas de sucesso para ser um excelente líder


Para ser um líder que atende às exigências do mercado, é necessário desenvolver competências específicas. Um líder se depara com inúmeras situações diariamente, tendo a difícil missão de fazer com que a sua equipe produza melhor e promova resultados além das expectativas.

Veja 10 dicas práticas para que preparamos para você se tornar um excelente líder.


1- Para fazer com que a sua equipe seja mais produtiva, dê exemplos de eficiência entregando mais e exigindo menos.



Um excelente líder consegue ultrapassar expectativas e trazer ótimos resultados.


2- Diante de situações difíceis, mantenha o equilíbrio emocinal e reflita sobre as soluções, tirando o foco do problema.

3- Existem diversas competências que um líder dever ter. Porém, uma das mais importantes é a habilidade de se comunicar.

4- Um líder deve saber controlar o tempo das reuniões, tornando-as mais eficazes. Para isso, definida as metas, promova as ações e seja objetivo.


Equilíbrio emocional, comunicação e objetividade são essenciais para um líder.

 Otimizar o tempo é imprescindível para produzir mais e atingir metas.


5- Para manter uma equipe unida é fundamental ter uma relação profissional saudável, permitindo a descontração e o comprometimento na dose certa.

6- Em um momento de grande tensão, procure manter a calma para não perder a razão. A paciência é uma grande habilidade de um líder.

7- Se a sua equipe não cumpriu prazos, analise os pontos que prejudicaram o trabalho e identifique o que pode ser aprimorado.

Siga todas as dicas e aprimore sua liderança

Se sua equipe estiver num impasse, realinhe os objetivos, relembre os pontos em comum e reafirme o resultado desejado.


8- Planejamento é tudo! Antes de iniciar um trabalho, organize-se, trace um plano e estabeleça uma data de entrega.

9- O que fazer diante de prazo curto? Analise os possíveis riscos e seja prudente. Nunca se comprometa com prazos que não podem ser cumpridos.

10- O trabalho de um líder reflete diretamente no desempenho da equipe. Portanto, é preciso encarar os desafios diários de forma construtiva.


Autor: Villela da Mata.  Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, uma organização pioneira, com mais de uma década de tradição em excelência e qualidade. Master Coach com mais de 20 anos de experiência em grandes corporações globais, tais como Serasa, Votorantim, Coca-cola, Daimler Chrysler & Mercedes Benz. Formado em MBA pela FGV e possui diversas especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança. Membro do IOC e ICC. Me siga no Google+ ou no Twitter.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Sumário de revista: Valor Setorial Infraestrutura


Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Valor Setorial Infraestrutura (Junho 2015), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

SUMÁRIO

8 CONJUNTURA
Muitas incertezas com os projetos

16 CONCESSÕES
Governo enfrenta grandes desafios

20 FINANCIAMENTO
Linhas atraentes com debêntures

24 PAC
Foco é para as obras já iniciadas

28 RODOVIAS
Custo alto com pistas ruins

34 FERROVIAS
Negociação para renovar contratos

40 PORTOS
Mesmo com crise, interesse nos leilões

46 HIDROVIAS
Arco Norte atrai mais recursos

50 AEROPORTOS
Efeitos positivos da gestão privada

54 PETRÓLEO E GÁS
Pressões para rever o modelo

58 ENERGIA
Sinal amarelo no abastecimento

62 TELECOMUNICAÇÕES
Tráfego intenso nas redes

65 SANEAMENTO
Oportunidades de mais negócios

68 MERCADO IMOBILIÁRIO
Arrumação da casa para um novo ciclo

71 IMÓVEIS COMERCIAIS
Momento de trocar de endereço

74 MOBILIDADE URBANA
Sistema de ônibus vai mudar em SP

77 EQUIPAMENTOS
Vendas caem, mas há confiança

80 LOCAÇÃO
Forte queda no aluguel de máquinas

82 TECNOLOGIA
Aos poucos, avanços em inovação

85 INSUMOS
Previsão de um ano de maus resultados

88 SUSTENTABILIDADE

Preocupação com o rodízio de água