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sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bill Gates: mundo deve se preparar para pandemia


NOTÍCIAS CIÊNCIA
28/01/2015 15h29

Gates
Para o cofundador da Microsoft, batalha contra Ebola deve servir de aprendizado para o planeta

O bilionário Bill Gates acredita que o mundo deve aprender com a batalha contra o vírus Ebola para se preparar para uma guerra contra uma possível doença faltal e global, utilizando, para isso, a ajuda das novas tecnologias.
O americano, que participou em Berlim de uma conferência de doadores da organização Gavi, a Aliança Global para Vacinas e Imunização, considera que seria imprudente não se preparar para o risco de uma pandemia mundial.
"Um patógeno ainda mais difícil (que o Ebola) poderia surgir: uma forma de gripe, de SARS ou um tipo de vírus nunca antes visto", declarou em uma entrevista à AFP.
"Nós não sabemos se isso vai acontecer, mas o risco é significativo o suficiente, e uma coisa que deveríamos aprender com o Ebola é perguntar-nos: Estamos prontos o suficiente? É como quando estamos nos preparando para a guerra, temos aviões e precisamos treinar", continuou ele.
Segundo ele, se preparar pode significar recrutar voluntários para serem treinados para responder rapidamente às emergências de saúde, à imagem dos planos desenvolvidos nos países mais atingidos pelo Ebola - a Guiné, Libéria e Serra Leoa -, que registraram quase 8.700 mortos, segundo o último relatório da OMS.
Campanha de vacinação infantil Bill Gates, classificado pela revista Forbes como o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de cerca de 80 bilhões de dólares, explicou que a fundação que dirige com sua esposa Melinda tem distribuído em torno de 4 bilhões de dólares por ano para ajudar os mais pobres do mundo.
A fundação também é um dos principais contribuintes da organização Gavi, que arrecadou promessas de doação de 7,5 bilhões de dólares para prosseguir com sua campanha de vacinação infantil de 2016 a 2020.
As vacinas são "os maiores salva-vidas de vidas humanas", de acordo com o americano de 59 anos de idade, que comemora o fato de a chanceler alemã Angela Merkel ter recebido esta conferência de doadores em Berlim e feito da vacinação no mundo uma das prioridades do G7 presidido pela Alemanha este ano.
Ele também expressou sua preocupação com a ascensão de uma corrente anti-vacinação nos países ocidentais, ligada a um medo exagerado dos riscos associados às vacinas.
"Nós nos concentramos em crianças pobres. Milhões delas morrem de doenças que poderiam ser evitadas por meio de vacinas", acrescenta. "É uma pena não haver uma taxa de 100% (de vacinação) nos países ricos."
"Eles escolhem infectar potencialmente pessoas que não podem se proteger", considera Bill Gates, observando que doenças como sarampo e a coqueluche podem voltar a se espalhar.
O co-fundador da empresa de software Microsoft também salienta a importância da tecnologia na realização de campanhas de vacinação.
"Nós usamos fotos de satélite para determinar onde as pessoas vivem, usamos o GPS com telefones móveis para ver se as equipes de vacinação estão indo em todos os lugares que precisam ir, fazemos uma análise estatística para ver se alguma criança não foi atendida", explica.
"As novas tecnologias inovadoras vão nos permitir ver o que está acontecendo, a um custo muito mais baixo", disse ele.
Bill Gates também diz estar orgulhoso de ter incentivado outros bilionários americanos, como Warren Buffett, a dedicar uma parcela significativa de sua riqueza à caridade.
Ele diz que quer levar esta mensagem para a Europa, Índia e China, "onde quer que eu vá, eu digo às pessoas o quanto eu me deleito na filantropia e eu encorajo outros a se envolver."
Fonte: Info Exame

quinta-feira, 28 de maio de 2015

VIII Edição dos Circuitos Culturais da Faculdade CDL




A VIII edição dos Circuitos Culturais da Faculdade CDL aconteceu no último dia 24 de maio de 2015. Os mais de 100 participantes se encontraram no Mercadinhos São Luiz da avenida Santana Junior, onde receberam as primeiras orientações sobre o passeio ao Parque Ecológico do Cocó.




Inaugurado em 1989, o Parque Ecológico do Rio Cocó é uma área de conservação ambiental localizada no entorno da área de influência do Rio Cocó. Ideal para atividades em família, é considerado um dos maiores parques urbanos da América do Sul e é a maior área verde dentro de Fortaleza.



O grupo foi acompanhado pelos turismólogos Gerson Linhares e pelo guia da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).















A principal atração do Circuito Cultural da Faculdade CDL foi a Trilha Ecológica onde, os participantes puderam percorrer 1.360 metros em contato direto com um ecossistema bastante rico e diverso, além de apreciar as belezas da biodiversidade local. 




O Circuito Cultural contou com a presença de pessoas diversas faixas-etárias, onde tiveram a oportunidade de despertar a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.



quarta-feira, 27 de maio de 2015

Turma de Logística "invade" a Biblioteca

Trabalho de pesquisa da disciplina do Professor Jaildo Borges, do Curso de Logística, foi realizado na Biblioteca na noite de hoje, a partir dos livros da bibliografia básica e complementar. 




Os alunos tomaram conta do novo espaço, que já mostra a sua aplicabilidade.





Biblioteca

terça-feira, 26 de maio de 2015

Biblioteca ampliada

A Faculdade CDL cresce a cada dia. Graduou várias turmas, entregando ao mercado profissionais altamente qualificados. Ganhou novo prédio, para atender as demandas de novas turmas e novos cursos, que estão sendo autorizados. 

Tudo isso refletiu diretamente na Biblioteca, que agora também ampliou sua movimentação. Diariamente, mais alunos adotam a Biblioteca como centro de convivência e estudo, fazendo com que o ambiente pareça cada vez menor. 

Pensando na melhoria do atendimento com mais conforto para o aluno, a Faculdade CDL executou projeto de ampliação, que agregou cerca de 60 m2 à área da Biblioteca, contando agora com ambientes integrados: leitura e acervo com estanteria, possibilitando a sua evolução. 

Alguns alunos já estão desfrutando do novo espaço. Convidamos todos a conhecerem a nova Biblioteca!






Biblioteca

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Reinvenção que transformou o comércio varejista cearense







MULTINEGÓCIO
24.05.2015

Honório Pinheiro saiu de uma mercearia para uma rede de 11 lojas ao inovar e diversificar o atendimento ao público


Diferencial do Pinheiro Supermercado se dá no atendimento ao cliente
Diferencial do Pinheiro Supermercado se dá no atendimento ao cliente

FOTOS: BRUNO GOMES

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A redução de custos, acrescenta Pinheiro, deve ser outra estratégia neste período, em que tanto a política como a economia estão conturbadas

Todo grande negócio - ou pelo menos a maioria deles - nasce de uma inquietação empreendedora, como uma intuição que instiga percepções além do comum. A inspiração do empresário cearense Honório Pinheiro veio, contudo, acrescida de alguns valores peculiares, como a necessidade de se reinventar e a preocupação em ter um bom relacionamento com a vizinhança, princípios que foram fundamentais não apenas para o sucesso do próprio negócio, o Pinheiro Supermercado, mas também para mudanças significativas no varejo do Estado do Ceará.
"Não tenho dinheiro, tenho ideias", diz ele, que também é presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cargo assumido no início deste ano. Essa vocação de Pinheiro para o comércio começou a ser construída ainda na infância, vivida em Solonópole, no Interior do Estado, compartilhando a rotina de feirante do pai, Joaquim Honório Alves.
"Esse viés, essa ginga de comércio, eu absorvi dele", conta. Aos 16 anos, Honório veio estudar na Capital, acompanhado do irmão, Bosco Pinheiro, que tinha 12 anos. Permeada de dificuldades, a vinda dos dois jovens representa também um momento de superação para os irmãos, que conseguiram seguir a rotina de estudos, entrar no mercado de trabalho e buscar sempre novas oportunidades.
"Em paralelo ao nosso trabalho, sempre fomos para as feiras; em dias de jogos, a gente colocava bar perto do estádio. A gente era inquieto nessa questão de construir mais e ter o próprio negócio", diz Honório.
O início do supermercado
Em 1979, os irmãos decidiram trazer os pais para Fortaleza e montar um pequeno negócio que ficaria sob a responsabilidade do pai, no bairro Pan Americano. Das vendas no balcão, o mercadinho foi crescendo e ganhando a atenção de Honório, até que ele resolveu abrir mão do emprego e enveredar, de vez, pelo ramo do comércio.
"Eu fui trabalhar com todas as realidade de um pequeno negócio, indo para a Ceasa (Centrais de Abastecimento do Ceará - S/A), fazendo compras", relembra. Em seguida, foi o irmão que abraçou o mercadinho, que abandonou o diminutivo e se consolidou como rede de supermercados. A expansão começou em bairros vizinhos, como Vila Manoel Sátiro e Maraponga, e assim, a pequena mercearia converteu-se em uma rede que hoje possui onze lojas, sendo cinco em Fortaleza e seis distribuídas pelo Interior.
A migração para outros municípios, segundo Honório, foi impulsionada, principalmente, pelas modificações do mercado. "Com a chegada dos players internacionais na Capital, foi diminuindo espaços para os menores. Foi então que tivemos a nossa primeira experiência, em Quixadá", lembra, reforçando que o investimento foi alicerçado na "velha intuição varejista".
A inovação
A atuação do Pinheiro Supermercado no Interior do Estado, aliás, é um capítulo importante na história de Honório. Pioneiro na migração para outros municípios entre os supermercados cearenses, ele superou empecilhos comuns aos pequenos negócios, como a logística, o comportamento do público e até o tipo de crédito usado pelos clientes.
"Eles tinham o costume da caderneta, que nós não podíamos praticar por conta da nossa estrutura. E até 14 anos atrás, no Interior, eles não conheciam certos produtos da linha de lactos, chocolates e comidas prontas", resgata da memória.
Outro destaque é modelo comercial que Honório criou, implantando, junto das lojas, serviços como restaurantes, parques infantis e até cinemas próprios.
"Como varejistas, nós entendemos que as pessoas buscam se deslocar para onde têm um melhor atendimento", justifica o presidente da rede. A ideia de apostar nas salas de cinema, um dos investimentos mais emblemáticos e bem sucedidos ligados ao supermercado da rede, veio da necessidade dar uma característica única às lojas. Hoje, são sete salas de exibição dividas entre Sobral, Limoeiro do Norte, Quixadá e Itapipoca, com lançamentos do circuito nacional.
"Isso nos diferenciou porque a comunidade passou a ter um olhar diferente para a gente, não apenas como quem explora comercialmente, mas contribui culturalmente (com o público local)", conclui Honório. O bom relacionamento com a comunidade, aliás, é um dos princípios que guia a administração dos supermercados, e justifica a assinatura da marca, "o bom vizinho". "A mamãe sempre nos ensinou que é muito bom ter um bom vizinho, e pelo fato de sermos do Interior, a gente sabe como isso é importante", defende.
Expansão contínua
Ainda no primeiro semestre deste ano, a rede Pinheiro deve inaugurar mais um empreendimento, em Aracati, no Litoral Leste do Estado. Mas, desta vez, será um shopping, o qual vai contar, além do supermercado - negócio âncora de toda a rede -, um restaurante e duas salas de cinema, e mais outras 30 lojas e praça de alimentação.
Aliando a característica sonhadora e desbravadora do cearense à criatividade necessária ao comércio varejistas, Honório Pinheiro promete ir ainda muito mais longe, sem esquecer das raízes e das ligações com seu público alvo. "Eu sempre tive um sonho de contribuir para o plural, e ainda estou acreditando que farei muito mais daqui pra frente", garante.
Criatividade e fortalecimento são as saídas para a crise
Completando cinco meses desde que assumiu a presidência da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o empresário e também presidente do Pinheiro Supermercado, Honório Pinheiro, acredita que é possível sim, para o setor, ultrapassar a crise econômica de que tanto se fala atualmente, e já traça o caminho para isso: reiventar-se e fortalecer a classe.
"O varejo se reinventa com promoções, novidades, sendo criativo. Mesmo vendendo menos, consegue manter algumas margens, e é nessa linha que estamos trabalhando", explica.
A redução de custos, acrescenta Pinheiro, deve ser outra estratégia neste período, em que tanto a política como a economia estão conturbadas. Já o fortalecimento do associativismo comercial, defende o presidente da CNDL, contribui para dar notoriedade aos negócios.
"Juntando as empresas de mesmo porte, elas podem treinar as pessoas e fazer determinadas compras juntas", orienta, sobre como agir no mercado.
Para além da crise econômica, que, espera-se, tenha efeito mais passageiro, o varejo cearense tem outros obstáculos a ultrapassar, de acordo com a análise feita pelo empresário.
Desafios dos cearenses
"Os desafios do varejo cearense são o reconhecimento, a capacitação e a aquisição de crédito", lista, em ordem de prioridade. O reconhecimento, explica, passa pelos incentivos que ainda não chegaram e pela reformulação da legislação tributária, em nível federal, estadual e municipal, para a atividade que "mais produz resultados socio-econômicos".
A dificuldade na capacitação dos profissionais, problema sentido também em escala nacional, segundo Pinheiro, ganha maior peso devido aos custos exigidos para as melhorias. "A tecnologia exigida para o varejo é muito cara. "Temos dificuldades enormes na aquisição de crédito, porque detemos os juros mais caros do mundo", pontua.
Prioridades
À frente da CNDL, o empresário estabeleceu, entre as prioridades da gestão, "desburocratizar as atividades do comércio, melhorando, principalmente, a vida do pequeno e microempresário, que sustenta o Brasil". "Queremos ser lembrados como a gestão que construiu algo mais duradouro", projeta.
Além disso, ele pretende captar os anseios e necessidades do setor, por meio de uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. "Um dos meus maiores objetivos é fazer com que o comércio esteja unido, porque, é clichê, mas a união é que faz a força", atesta.
Jéssica Colaço
Repórter

sexta-feira, 22 de maio de 2015

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Circuitos Culturais: Parque Cocó, vamos nós!

Venha conhecer a fauna, flora e história do Parque Cocó, fazendo o circuito cultural da Faculdade CDL, no próximo dia 24/05.

Aguardamos você! Clique aqui e faça a sua inscrição!



Dia do Pedagogo


Parabéns Pedagogos!


Muitas pessoas ainda veem o pedagogo como o responsável por cuidar e educar crianças. Entretanto, o campo de atuação desse profissional é muito vasto, sendo de fundamental importância em todas as instituições de cunho educativo.

As práticas educativas não estão restritas somente à escola, haja vista que a educação não se delimita à ação de ensinar e ao processo de aprendizagem no interior de instituições escolares, pois, ocorre também nos diversos espaços sociais.

O pedagogo tem como uma de suas funções, mobilizar competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva.

Dessa forma, ele se torna peça chave para o desenvolvimento nos mais diversos seguimentos, exercendo o papel de transformar, inovar e facilitar o processo de aprendizagem nesses ambientes.

Maria Caroline Mendes de Lima
Estudante de Pedagogia da UFC
Estagiária da Biblioteca

segunda-feira, 18 de maio de 2015

4 MARCAS QUE VÃO DOMINAR O VAREJO NOS PRÓXIMOS ANOS





11/05/2015 17h37 - ATUALIZADA EM: 12/05/2015 18h27 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

UM RELATÓRIO DA GOLDMAN SACHS CONSIDEROU AS COMPANHIAS COM MAIOR APELO AOS CONSUMIDORES ENTRE A GERAÇÃO DOS MILLENNIALS, NASCIDOS APÓS OS ANOS 80


PIB bom é o da legocity (Foto: Otávio Silveira)
Qual será o futuro do varejo? Para tentar chegar a uma resposta, analistas do banco de investimentos Goldman Sachs fizeram uma projeção sobre as marcas que terão maior importância para o principal grupo consumidor dos próximos anos, os millennials (nascidos entre anos 80 e 90). O resultado, publicado pelo site Business Insider, você vê abaixo:
 

Apple
Faz sete anos consecutivos que a Apple lidera a lista da revista Fortune das empresas mais admiradas do mundo. A reputação da marca é tão forte que a Apple conta com uma base de clientes cativos que aumenta a cada lançamento. De acordo com o Goldman Sachs, os millennials não só continuarão consumindo os produtos da marca como estarão dispostos a pagar muito dinheiro por eles. As previsões mostram que a capacidade de agregar valor e status aos diversos itens da marca vai ajudar a empresa crescer ainda mais no futuro.
 

Disney
Mesmo desconsiderando a importância da Disney para a indústria cinematográfica, a marca é um exemplo de sucesso no ramo de brinquedos e games. A parceria com a empresa infantil Hasbro permitiu a expansão dos produtos licenciados da marca, principalmente os das franquias Star Wars, Marvel e Frozen.  Segundo o Goldman Sachs, esse investimento continuará elevando o poder (e os lucros) da marca.
 

Nike
Apesar de enfrentar concorrentes de peso, como UnderArmour, New Balance e Adidas, a Nike aposta em inovação para lançar produtos atraentes aos consumidores. A avaliação do banco de investimentos atribui o sucesso da marca não só à inovação e cultura da empresa, como também à bem-sucedida segmentação de alguns produtos que competem com mercados menores, como, por exemplo, as submarcas Jordan e Nike SB.
 

Lego
O Goldman Sachs acredita que quando os millennials comprarem um brinquedo da Lego para os filhos, terão a certeza de que estarão investindo em desenvolvimento. “Ao vender criatividade, a companhia é um exemplo de apelo bem-sucedido”, aponta o relatório. Além disso, após o sucesso da animação Uma Aventura Lego, lançada em 2014, a tendência é que a marca entre cada vez mais na indústria do entretenimento.  Outra vantagem da Lego é o Lab Future, laboratório da empresa voltado para pesquisar os hábitos de consumo e desejo de seus clientes.


A Época NEGÓCIOS, em sua edição de abril, trouxe uma entrevista exclusiva com o presidente mundial da Lego, Jorgen Von Knudstorp, na qual ele dá detalhes sobre a estratégia que ajudou a marca a se fortalecer nesses últimos anos.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Alunos de Gestão Comercial visitam a Loja Acal

Acal prestigia a visita técnica dos alunos do Curso de Gestão Comercial da Faculdade CDL.



A oportunidade proporciona ao aluno verificar a aplicabilidade da teoria na prática.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

VESTIBULAR 2015.2 - FACULDADE CDL

Administração 
Ciências Contábeis
Gestão Comercial
Logística
Marketing

Na Faculdade dos Empreendedores, com certeza, a escolha por qualquer um desses cursos mudará a sua vida para melhor!

Venha para a Faculdade CDL!




sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia do Profissional de Marketing

Parabéns aos Profissionais de Marketing, que trabalham com criatividade, ousadia e inovação!

Em especial, aos que se dedicam a nossa instituição.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sumário de revista: Valor Setorial ENERGIA



Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Valor Setorial ENERGIA (Abril 2015), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!

SUMÁRIO

TENDÊNCIAS
8 Escassez ainda ameaça o sistema

CONSUMO
14 Queda é maior na indústria

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
18 Nível de perdas é elevado

PETRÓLEO
24 Freio nos investimentos

GÁS
28 Faltam incentivos para a produção

DERIVADOS
32 Dependência permanece

TECNOLOGIA
35 Orçamento enxuto

GERAÇÃO / HIDRELÉTRICAS
38 Menor participação no longo prazo

TERMELÉTRICAS
42 Garantia para o sistema
45 Controles mais rigorosos

EÓLICAS
46 Força do vento agita a produção

SOLAR
50 Leilões esquentam o mercado

DISTRIBUIÇÃO
61 Dívida enfraquece caixa das empresas

TRANSMISSÃO
64 Mudanças aumentam atratividade

CRÉDITO
67 Debêntures dão fôlego ao setor

MERCADO DE CAPITAIS
70 Falta de chuva afeta ações das geradoras

MERCADO INTERNACIONAL
73 Integração ainda é um sonho

GRANDES CONSUMIDORES
76 Custo alto para competir

SUSTENTABILIDADE
80 Impacto do clima afeta planejamento

NUCLEAR
82 Futuro ainda está indefinido

CADEIA PRODUTIVA
86 Sob o efeito da Lava-Jato

ETANOL
89 Mais incertezas no horizonte

BIOMASSA
92 Sem ânimo para investimentos

94 EQUIPAMENTOS
Crise traz oportunidades

97 INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Riscos para a produção

segunda-feira, 4 de maio de 2015

MOVIMENTAÇÃO DA BIBLIOTECA - ABRIL/2015

Estes são os números referentes ao serviço de empréstimo de livros durante o mês de abril/2015.

Parabéns aos leitores mais assíduos!


Qtd. de Empréstimos por período
1794

Leitores mais assíduos
Qtd. 22 - Nome: ANTÔNIA NAINGLÊS DE OLIVEIRA RODRIGUÊS
Qtd. 20 - Nome: JOSINEUDO DE SOUSA CASTELO
Qtd. 16 - Nome: JARDEL MACIEL COELHO
Qtd. 16 - Nome: MAGNO DOMINGOS FERREIRA

Livros mais emprestados
Qtd. 81 - Nome: Cálculo
Qtd. 73 - Nome: Contabilidade introdutória
Qtd. 63 - Nome: Equipamentos de movimentação e armazenagem

Dias em que houve mais empréstimos
Qtd. 280 - Data 06/04/2015
Qtd. 152 - Data 07/04/2015
Qtd. 145 - Data 14/04/2015

Disciplinas da matriz curricular mais requisitadas
Disc.: GESTÃO DO CAPITAL HUMANO - Qtd. 370 - Livro: Gestão de pessoas
Disc.: ECONOMIA E MERCADOS - Qtd. 350 - Livro: Fundamentos de economia
Disc.: PORTUGUÊS E REDAÇÃO - Qtd. 312 - Livro: Redação empresarial

Atividades no final do mês de abril

Alunos do turno da manhã e da noite concentrados nas atividades acadêmicas. Muita movimentação da Biblioteca no final do mês.