Voltar à página inicial

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Lendo como se fosse um folhetim

Atenção alunos da Faculdade CDL!




O projeto Lendo como se fosse um folhetim da Faculdade CDL tem como objetivo promover a leitura como um espaço de aprendizagem e conhecimento, propiciar o ato de ler como um diálogo educacional e incentivar o contato com as grandes obras da literatura brasileira.

Semanalmente, estará disponível para download capítulos de uma obra e iniciaremos o projeto com a leitura do romance IRACEMA, de José de Alencar. Ao final da leitura, promoveremos um seminário para debate sobre a obra.

Inscreva-se no projeto Lendo como se fosse um folhetim e receba semanalmente os capítulos da obra.





Clique aqui e leia o folhetim de Iracema (Capítulos de 1 a 5) na tela passando a folha ou faça o download. Fazendo a inscrição, você recebe no seu e-mail os próximos capítulos. 

Participem desse projeto! 

Quanto mais leitura, mais conhecimento!

O Projeto também comemora o Dia da Literatura Brasileira (01/05). 

Coordenação da Faculdade CDL

Alunos sempre buscando informação...


Leitura diária, estudo individual ou em equipe, os alunos estão sempre buscando informação. 









Biblioteca

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Passeio pelos prédios históricos do Centro





CIRCUITO CULTURAL 28/04/2014


Os participantes da terceira edição do projeto Circuitos Culturais tiveram a oportunidade de visitar prédios antigos e de conhecer um pouco da história de Fortaleza. Caminhadas ocorrem no último domingo do mês

FOTOS MAURI MELO

O primeiro ponto visitado foi a Casa de Juvenal Galeno, onde morava o poeta de mesmo nome

A história dos prédios é um reflexo da própria história das cidades. Ela fala sobre como uma população criou determinado modo de vida, sobre a construção do espaço urbano, sobre as mudanças econômicas. Pensando nesse conceito, o projeto Circuitos Culturais - promovido pela Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) - realizou sua terceira edição com uma caminhada a pé por quatro construções significativas para a memória de Fortaleza. 

A Casa de Juvenal Galeno, o Espaço Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), o Paço Municipal e o Sobrado Doutor José Lourenço foram visitados na manhã de ontem, 27. Essa é a terceira etapa do projeto, que leva grupos de pessoas para fazer caminhadas pelo Centro de Fortaleza. O objetivo é conhecer a história, as memórias e os tesouros guardados pelo bairro mais comercial da Cidade. Os passeios acontecem sempre no último domingo do mês e necessitam de inscrição antecipada (ver serviço). O participante pode levar uma lata de leite em pó, que será doada para uma instituição de caridade.

“O Centro precisa ser visitado. Somos moradores de uma cidade turística e precisamos desse conhecimento. Até para receber melhor os nossos visitantes. Atualmente, o Centro é quase inteiramente comercial. São poucas as residências. Mas existem muitas histórias traduzidas em edificações”, afirmou o turismólogo Gerson Linhares - responsável pela orientação do trajeto.

Na Casa de Juvenal Galeno, primeiro ponto do circuito, os visitantes ficaram encantados com a riqueza de informações. Muitos não conheciam as obras literárias do escritor. “Nunca havia entrado aqui. Essa é a primeira vez. Fiquei muito feliz por saber que um cearense foi tão ilustre em seu tempo e uma personalidade reconhecida por outros escritores. Isso nos enche de orgulho”, diz Cristiene Freire, 27 anos, estudante de Logística. Já a guia de turismo Raquel Costa, 34 anos, ficou feliz por ter conversado com Antônio Galeno (bisneto do escritor). “É gratificante ter contato direto com a história, fontes confiáveis que têm muito para ensinar”, afirma.

A caminhada teve participação de 30 pessoas. Ao longo do trajeto, um carro dava apoio aos participantes com água e lanches. Agentes da Guarda Municipal também acompanharam todo o percurso. No Sobrado Doutor José Lourenço, os participantes ficaram encantados com a quantidade de obras expostas. Alguns afirmaram nunca ter entrado no local antes. (Isabel Costa / isabelcosta@opovo.com.br)

Saiba mais

O Centro Cultural do Crea-CE - situado no cruzamento das ruas Castro e Silva com Floriano Peixoto - foi inaugurado em 2010 e está disponível, prioritariamente, para funcionários do conselho. A visão panorâmica do Centro da Cidade é uma das atrações do espaço.

Atual sede do governo, o Paço Municipal tem acesso pela fachada leste para o bosque Dom Delgado. Esse foi o último ponto de visitação do Circuitos Culturais. O bosque é repleto de mangueiras, azeitoneiras, pitombeiras e palmeiras de dendê.

Na terceira edição do Circuitos Culturais, as latas de leite arrecadadas foram destinadas ao Lar Amigos de Jesus - que acolhe gratuitamente crianças e adolescentes. 

Serviço

Circuitos Culturais

Quando: último domingo do mês
Quanto: uma lata de leite em pó
Outras informações: (85) 3464 5514
Inscrições pelo site: www.faculdadecdl.edu.br
Fonte: Jornal O POVO

Opções de passeio no Centro





PRÉDIOS EM IMAGENS 28/04/2014





MEMÓRIA

1) O bosque do Paço Municipal é repleto de mangueiras, azeitoneiras, pitombeiras e palmeiras de dendê.
2) O Sobrado Doutor José Lourenço foi um dos locais visitados.
3) Uma das atrações do Centro Cultural do Crea-CE é a vista panorâmica do último andar.

Projeto Circuitos Culturais visita pontos históricos do centro de Fortaleza





ARTE & DIVERSÃO
Quinta-feira, 24 de Abril de 2014



Chegando a sua terceira edição, os Circuitos Culturais realiza no próximo dia 27 de abril, uma caminhada pelos principais pontos históricos do centro da cidade. Realizado sempre no último domingo de cada mês, o evento promovido pela Faculdade CDL tem como principal objetivo valorizar os espaços históricos e culturais da cidade, proporcionando um resgate da história dos locais visitados.
Com saída prevista para as 8 horas da manhã na sede da CDL de Fortaleza, o roteiro da caminhada vai passar pela Casa de Juvenal Galeno, Sobrado Dr. José Lourenço, seguirá pelo Espaço Cultural do CREA-Ce, terminando no Paço Municipal.
Durante o trajeto, os participantes terão o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar, sendo acompanhados ainda por um carro de apoio, que fará a distribuição de camisas e água. Os inscritos serão guiados pelo guia turístico Gerson Linhares, que vai contar as principais histórias e curiosidades de cada local visitado.
Inscrições
As inscrições são gratuitas. A Faculdade CDL sugere a doação de 1 lata de leite em pó, que será doada para uma instituição de caridade. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo site www.faculdadecdl.edu.br
Serviço
Circuitos Culturais- 3ª edição, caminhada pelos pontos históricos do centro de Fortaleza.
Concentração: 7h30, na sede da Faculdade CDL
Rua 25 de março, 882 – Centro. Mais informações: (85) 3464.5578
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa
(AG)

Contação de histórias anima a manhã de sábado

A manhã de sábado 26/04 foi muito animada com a participação de 37 crianças na atividade de contação de histórias, promovida pela Faculdade CDL e CDL de Fortaleza, por intermédio do Grupo Convite de Contadores de Histórias, do Curso de Biblioteconomia, da UFC. 

O Grupo é coordenado pela Profª. Laiana Ferreira de Sousa, do Departamento de Ciências da Informação.







O hall foi todo preparado para receber as crianças, que aos poucos foram chegando e tomando conta do espaço.






Os participantes doaram livros infantis, os quais serão encaminhados para uma instituição carente.




Enquanto aguardavam o primeiro grupo chegar as crianças pintaram gravuras, comeram pipoca e posaram para as fotos.









O Grupo Convite de Contadores de Histórias proporcionou alegria com muita interação junto às crianças. As crianças ficaram atentas, vibraram, bateram palmas e dialogaram com os integrantes, participando da narração das histórias.



O Grupo iniciou as atividades no auditório com a música recreativa Cabeça, ombro, joelho e pé, para mexer com a platéia.







A primeira história contada foi O menino que foi ao vento norte, de Bia Bedran, seguida de A princesa e a ervilha, de Hans Christian Andersen, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado e da história do Porcolino e sua Mamãe.





No intervalo, foi servido lanche e o Grupo fez atividades junto às mesinhas do hall, enquanto chegavam mais crianças para a próxima sessão de histórias.
 




Mais livros foram doados...




... E a segunda sessão se iniciou com o conto popular da Dona Baratinha, dando sequência com o poema Jogo de bola, de Cecília Meireles, Leo e Albertina, de Christine Davenier e outras histórias, encerrando com um cordel das histórias populares de Seu Lunga, que extraiu muitos risos da platéia.














A Faculdade CDL e a CDL de Fortaleza agradeceram ao Grupo Convite de Contadores de História pela manhã lúdico recreativa maravilhosa de convivência e descontração, proporcionada às crianças dos alunos e dos colaboradores das duas instituições.






  Biblioteca