Início de semestre com excelente frequência na Biblioteca, os alunos de ambos os turnos marcaram presença, conhecendo o espaço, fazendo a leitura diária nos jornais, folheando as revistas e buscando os livros das disciplinas.
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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Veja 10 truques para negociar um aumento salarial
O site Business Insider compilou alguns itens que vão fundamentar essa negociação, fugindo da contradição ou de argumentos 'clichês'
Por Luiza Belloni Veronesi
SÃO PAULO - Seja em uma entrevista de empregou ou com o atual gestor, negociar um aumento salarial pode ser uma das situações mais embaraçosas para um profissional, principalmente para quem nunca fez isso. Para tornar este pedido mais fácil, o site Business Insider compilou alguns itens que vão fundamentar essa negociação, fugindo da contradição ou de argumentos 'clichês'. Confira abaixo 10 truques de negociação para aumentar seu salário:
1. Pense na negociação como uma competição
Negociar o salário tem, basicamente, a mesma fórmula: o profissional quer algo que o empregador não quer dar. No final das contas, é preciso saber negociar, ter fundamentos, explicar claramente as razões, fazer estratégia, entre outras formas para ganhar a competição. “Vê-la dessa forma pode otimizar os resultados”, disse a publicação.
2. Humanize sua causa
Um teste feito com alunos da Stanford University mostrou que aqueles que compartilham detalhes pessoais ao longo de uma negociação salarial tiveram melhores resultados do que os que se basearam em apenas número, metas e resultados.
Negociar o salário é, basicamente, a mesma fórmula: o profissional quer algo que o empregador não quer dar (Getty Images)
3. Evite conversar “cara a cara”
Pode parecer incomum, mas uma pesquisa mostra que negociações salariais bem-sucedidas são conduzidas, geralmente, por telefone ou via e-mail. Segundo o Business Insider, isso acontece porque o empregador ou gestor está em uma posição de poder sobre o empregado, o que pode determinar em uma negociação ineficaz.
4. Se você for negociar frente a frente, faça contato visual constante
Se preferir negociar com seu chefe ao vivo, fazer contato visual constante mostra mais confiança e dá credibilidade ao que o empregado diz.
5. Se a oferta for insatisfatória, demonstre
Quando o empregador fizer uma oferta insatisfatória em relação ao aumento salarial, não esconda o desapontamento e siga com seu objetivo. Fingir estar feliz não vai ajudar e só acumulará mais problemas.
6. Faça-o a falar de si mesmo
Um estudo da Harvard University revelou que falar de si mesmo provoca sensações de prazer, como ao comer ou ganhar dinheiro. Quando você entra em uma negociação, no fundo, você quer que seu par concorde com seus argumentos. Para isso, a pesquisa sugere que você faça-o falar de si mesmo.
7. Beba uma xícara de café um pouco antes de iniciar a negociação
Café deixa a pessoa mais alerta e focada, o que pode ajudar em sua negociação. Além disso, um estudo publicado no European Journal os Social Psychology mostra que pessoas que bebem café antes de uma negociação ou reunião se tornam mais resistentes à persuasão.
8. Não tente achar um meio-termo (permaneça com sua meta)
Ao entrar numa negociação, há um impulso para encontrar uma solução em que ambas as partes concordem. De acordo com a publicação, achar um meio-termo pode atrapalhar chegar ao seu objetivo, que é ter um aumento.
9. Faça a primeira oferta
A sabedoria “convencional” diz que você deve esperar a outra parte fazer a oferta inicial, a fim de ter mais informações para agir. Na verdade, é mais vantajoso ser o primeiro a fazer a oferta, porque será você que definirá a base para a negociação.
10. Liste suas prioridades
“Em uma entrevista de emprego, por exemplo, pode-se dizer que o salário é mais importante para você, seguido do local de trabalho, as férias e o bônus”, disse um professor da Wharton School of the Universitu of Pennsylvania, Adam Grant. “Pesquisas mostram que ordenar suas prioridades é a melhor maneira de informar ao gestor a importância do salário para você.”
Por Luiza Belloni Veronesi
SÃO PAULO - Seja em uma entrevista de empregou ou com o atual gestor, negociar um aumento salarial pode ser uma das situações mais embaraçosas para um profissional, principalmente para quem nunca fez isso. Para tornar este pedido mais fácil, o site Business Insider compilou alguns itens que vão fundamentar essa negociação, fugindo da contradição ou de argumentos 'clichês'. Confira abaixo 10 truques de negociação para aumentar seu salário:
1. Pense na negociação como uma competição
Negociar o salário tem, basicamente, a mesma fórmula: o profissional quer algo que o empregador não quer dar. No final das contas, é preciso saber negociar, ter fundamentos, explicar claramente as razões, fazer estratégia, entre outras formas para ganhar a competição. “Vê-la dessa forma pode otimizar os resultados”, disse a publicação.
2. Humanize sua causa
Um teste feito com alunos da Stanford University mostrou que aqueles que compartilham detalhes pessoais ao longo de uma negociação salarial tiveram melhores resultados do que os que se basearam em apenas número, metas e resultados.
Negociar o salário é, basicamente, a mesma fórmula: o profissional quer algo que o empregador não quer dar (Getty Images)
3. Evite conversar “cara a cara”
Pode parecer incomum, mas uma pesquisa mostra que negociações salariais bem-sucedidas são conduzidas, geralmente, por telefone ou via e-mail. Segundo o Business Insider, isso acontece porque o empregador ou gestor está em uma posição de poder sobre o empregado, o que pode determinar em uma negociação ineficaz.
4. Se você for negociar frente a frente, faça contato visual constante
Se preferir negociar com seu chefe ao vivo, fazer contato visual constante mostra mais confiança e dá credibilidade ao que o empregado diz.
5. Se a oferta for insatisfatória, demonstre
Quando o empregador fizer uma oferta insatisfatória em relação ao aumento salarial, não esconda o desapontamento e siga com seu objetivo. Fingir estar feliz não vai ajudar e só acumulará mais problemas.
6. Faça-o a falar de si mesmo
Um estudo da Harvard University revelou que falar de si mesmo provoca sensações de prazer, como ao comer ou ganhar dinheiro. Quando você entra em uma negociação, no fundo, você quer que seu par concorde com seus argumentos. Para isso, a pesquisa sugere que você faça-o falar de si mesmo.
7. Beba uma xícara de café um pouco antes de iniciar a negociação
Café deixa a pessoa mais alerta e focada, o que pode ajudar em sua negociação. Além disso, um estudo publicado no European Journal os Social Psychology mostra que pessoas que bebem café antes de uma negociação ou reunião se tornam mais resistentes à persuasão.
8. Não tente achar um meio-termo (permaneça com sua meta)
Ao entrar numa negociação, há um impulso para encontrar uma solução em que ambas as partes concordem. De acordo com a publicação, achar um meio-termo pode atrapalhar chegar ao seu objetivo, que é ter um aumento.
9. Faça a primeira oferta
A sabedoria “convencional” diz que você deve esperar a outra parte fazer a oferta inicial, a fim de ter mais informações para agir. Na verdade, é mais vantajoso ser o primeiro a fazer a oferta, porque será você que definirá a base para a negociação.
10. Liste suas prioridades
“Em uma entrevista de emprego, por exemplo, pode-se dizer que o salário é mais importante para você, seguido do local de trabalho, as férias e o bônus”, disse um professor da Wharton School of the Universitu of Pennsylvania, Adam Grant. “Pesquisas mostram que ordenar suas prioridades é a melhor maneira de informar ao gestor a importância do salário para você.”
Fonte: InfoMoney
Os 4 principais tipos de líderes empreendedores
Saber desenvolver a equipe de funcionários e proporcionar um ambiente agradável são alguns dos desafios dos gestores de pequenas empresas
Camila Lam, de Exame
Camila Lam, de Exame
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São Paulo – O estilo de liderança do empreendedor pode definir a trajetória de uma pequena empresa ou startup. Afinal, é ele que está por trás do negócio e faz questão de participar de todas as decisões.
Danielle Marin, sócia da consultoria De Bernt Entschev, afirma que um gestor com perfil controlador, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial para um empreendimento, pois não ajuda a desenvolver as pessoas da maneira que deveria.
Entretanto, para Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas, palestrante e consultor, um líder carismático tem as suas desvantagens também. “Ele não funciona com equipes que precisam de regras rígidas, ele não manda ninguém embora, por exemplo”, explica. Veja outros exemplos de líderes e os pontos negativos e positivos de cada um.
1. Controlador
Cobra horário e olha se o funcionário está no cafezinho, mas não avalia de acordo com a performance da equipe. “Ele valoriza esse tipo de controle e não controla a entrega do resultado. A principal desvantagem, ele fica olhando detalhe e não tem visão sistêmica”, afirma Danielle.
“É um líder baseado no ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’. Essa liderança pode funcionar com uma equipe muito imatura”, diz Ferraz. Mas, o especialista explica que a médio prazo não é saudável para a empresa porque uma rotatividade dos funcionários é ruim para as finanças de qualquer negócio.
2. Carismático
Aquele empreendedor que conversa, gosta de motivar todo mundo e tem um relacionamento bom com a equipe é um tipo de chefe dos sonhos para muitos. “É um líder que funciona bem quando as pessoas estão precisando de reação, mas não funciona se os funcionários precisam de regras rígidas”, explica Ferraz.
Para Danielle, ele consegue fazer as coisas acontecerem porque as pessoas o consideram como um exemplo a ser seguido. “É aquele gestor que inspira e não aquela liderança só que ocupa a função como ele fez, para ele chegar até aqui”, resume.
3. Sistemático
Um líder sistemático gosta das coisas feitas de determinada maneira e deseja que todos façam do jeito dele. “Atrapalha na questão de que não há uma confiança no time como deveria ter. Ele acha que ninguém vai conseguir entregar do jeito que ele acha que deveria ser e fica preso a detalhes”, pontua Danielle.
“O estilo funciona bem, numa empresa de altos padrões de qualidade, mas nada de criatividade e improviso”, ressalta Ferraz.
4. Meritocrático
Metas, tabelas e planilhas são ferramentas que o líder que observa a equipe por meio do desempenho de cada um. “Ele baseia toda a gestão dele na ação e reação dependendo da performance da equipe”, explica Ferraz.
Se a pessoa cumpre todas as metas, ele deixa mais solto e cobrará mais daquele funcionário que não está entregando.
3. Sistemático
Um líder sistemático gosta das coisas feitas de determinada maneira e deseja que todos façam do jeito dele. “Atrapalha na questão de que não há uma confiança no time como deveria ter. Ele acha que ninguém vai conseguir entregar do jeito que ele acha que deveria ser e fica preso a detalhes”, pontua Danielle.
“O estilo funciona bem, numa empresa de altos padrões de qualidade, mas nada de criatividade e improviso”, ressalta Ferraz.
4. Meritocrático
Metas, tabelas e planilhas são ferramentas que o líder que observa a equipe por meio do desempenho de cada um. “Ele baseia toda a gestão dele na ação e reação dependendo da performance da equipe”, explica Ferraz.
Se a pessoa cumpre todas as metas, ele deixa mais solto e cobrará mais daquele funcionário que não está entregando.
Fonte: Exame
Conheça mais a Biblioteca
A Biblioteca está com mais uma novidade, para atender melhor aos alunos novatos e veteranos.
Dispomos de um folder, com diversas informações, referentes aos processos e rotinas da Biblioteca. Com esse material, você pode tirar suas dúvidas referentes em relação à inscrição na Biblioteca, acesso ao ambiente, guarda-volumes, atendimento, acesso ao acervo, material de uso interno, empréstimo domiciliar e suas permissões, acesso aos micros, saída do ambiente, Blogteca e ao Programa de comunicação.
Dispomos de um folder, com diversas informações, referentes aos processos e rotinas da Biblioteca. Com esse material, você pode tirar suas dúvidas referentes em relação à inscrição na Biblioteca, acesso ao ambiente, guarda-volumes, atendimento, acesso ao acervo, material de uso interno, empréstimo domiciliar e suas permissões, acesso aos micros, saída do ambiente, Blogteca e ao Programa de comunicação.
Compareça a Biblioteca e tire suas dúvidas.
Aguardamos a sua visita!
Biblioteca
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Varejo global: ambiente e relacionamento
ARTIGO 22/01/2014
Há 103 anos acontece nos Estados Unidos um importante evento para o mundo do varejo. Dele participam cerca de 60 países que ali aglutinaram, neste ano, 27 mil participantes. Há dois anos consecutivos, o Brasil participa com a maior delegação entre todos os presentes, fato que destaca não só o crescimento do varejo brasileiro como também o interesse dos nossos varejistas de estabelecerem vínculos imediatos com as novas tendências do mercado global.
Um evento desse porte se faz extremamente necessário diante de todos os desafios que o dinâmico setor do varejo enfrenta, já que nesse encontro mundial são discutidas desde as mudanças exigidas pelas lojas físicas à competitividade do mercado das lojas virtuais.
Um dos aspectos a ser destacado em relação ao tema do encontro é a perspectiva elevada sobre o futuro do varejo, da importância do ambiente onde este se realiza e do relacionamento entre parceiros e concorrentes, além das modernas técnicas que podem ser aplicadas em qualquer local do planeta e em empresas de qualquer tamanho. O ambiente de trabalho pode ser construído a partir dos ensinamentos adquiridos na família; o relacionamento também. E ambos podem ser aprimorados para adquirirem a relevância que a atuação no setor do varejo exige.
No Brasil, temos as melhores condições de aplicabilidade dessas técnicas exatamente por tudo que vivemos em nosso país. Somos um povo que se lança aos desafios, que busca a superação e que, por isso, conquista as metas que para si estipula. Um povo cujo crescimento está apenas vivendo seus primeiros anos. Há muito a se crescer em todos os setores e em todas as regiões do País, com inevitável destaque para o Nordeste.
Nosso país já tem lugar de destaque no cenário mundial. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é membro da NRF - National Retail Federation, entidade com sede em Washington-EUA e que representa o varejo americano, e vem, nos últimos sete anos, fazendo muito bem o seu papel junto ao varejo brasileiro, oportunizando conhecimento, alegria e desenvolvimento a um setor vital para um país com as características do Brasil. Se os americanos estão há um século construindo uma matriz que possa demonstrar aos governos a necessidade que tem o setor de varejo de ser ouvido, imaginemos o que nós, brasileiros, precisamos entender e fazer para obter o mesmo espaço.
George Bush disse em sua exposição que só é possível enfrentar os desafios do impossível se tivermos boas companhias, estrutura de família e fé em Deus. Disse ainda que a falta de liderança e de líderes comprometidos e éticos faz com que as pessoas paguem mais caro sob todos os aspectos a fim de conseguirem viver melhor. Acreditamos nisso, portanto, precisamos fortalecer as nossas entidades para que, através delas, consigamos que as experiências de compra sejam mais compreendidas e divulgadas atingindo a melhoria da vida dos nossos clientes.
Hoje, os nossos clientes querem mais do que projetar valores, querem estar com estes valores integrados à própria vida. Se não temos duvidas de que o varejo é uma atividade que constrói o futuro através do ambiente e do relacionamento, devemos estabelecer parcerias que nos possibilitem as condições para conquistá-los. No mercado atual, mais que objetivo, isto é causa de sobrevivência.
Honório Pinheiro
presidente@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE)
Sumário de Revistas
Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (JANEIRO, Nº300), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!
SUMÁRIO
6 Carta ao Editor
15 ONLINE
16 Pequenas Empresas Grandes Ideias
16 Show de Calouros
18 Cozinha Elegante
20 Loja, Blog e Marketing
22 Torneiras abertas
24
Generosidade
26
Calendário Feminino
28 O Poder do Microcrédito
30 10 Dicas para você começar bem 2014
NOSSAS REPORTAGENS
32 Extreme Makeover
Agora é hoara de crescer
Orientados pelos
consultores, os sócios da carioca Neguinho Descartáveis e das paulistanas
Quitanda Tomio e Grafflas Arquitetura adotaram novas estratégias de gestão e
ferramentas de tecnologia. Com isso, ganharam produtividade e tempo para
planejar o futuro. O caminho está aberto para uma fase de expansão
CAPA
38 100
IDEIAS
Os 17 mercados mais
promissores para abrir um negócio inovador, com investimentos que vão de R$
8.200 a R$ 3,4 milhões
42 Alimentação
45 Beleza e
bem-estar
48 Biotecnologia
48 Comércio
eletrônico
51 Diversão
53 Econegócio
55 Economia
criativa
58 Educação
60 Logística
62
Mobilidade
64 Moda
66 Negócio
de impacto social
69 Pets
70 Saúde
71 Serviços
73 Terceira
idade
73 Turismo
76 50
tendências de comportamento e consumo para 2014
95 Como fazer
96 Gestão
99
Tecnologia
104 O Mês em Revista
114 Faça o que você gosta
Biblioteca
Sumário de Revistas
Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Veja (JANEIRO, Edição nº2357), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!
SUMÁRIO
11 Carta ao Leitor
13 Entrevista Dick Costolo
18 Maílson da Nóbrega
22 Leitor
28 Blogosfera
PANORAMA
31 Imagem da Semana
32 Datas 33 Holofote
34 Conversa com Bruna
Vieira
34 Números
35 SobeDesce
36 Radar
38 Veja Essa
BRASIL
40 Sociedade
Rolezinho: o mais novo fenômeno urbano do Brasil
44 Eleições
O PT e a decisão que dificulta a investigação de crimes eleitorais
48 Governo
Aliados ameaçam e pedem mais cargos
ECONOMIA
50 Bancos
Os riscos de usar a Caixa para inflar o crédito no país
Internacional
52 França
O amor presidencial
56 Egito
Os militares tentam legitimar o seu poder 581 Argentina A amizade
entre o chefe da alfândega e o contrabandista
GERAL
60 Tecnologia
A segunda revolução da internet
68 Gente
70 Religião
Por que Francisco tirou dom Odilo do banco do Vaticano
71 Educação
O homem que enterrou a Gama Filho e a UniverCidade
72 Saúde
O suco verde é saudável e até ajuda a perder peso, mas não existem
dietas mágicas
GUIA
84 Consumo
Como enfrentar o verão sem ar-condicionado
86 Umidificadores e desumidificadores são aliados dos alérgicos
Artes & Espetáculos
88 Cinema
O Lobo de Wall Street, com Leonardo DiCaprio
92 Livros
A História do
Brasil em 50 Frases, de Jaime Klintowitz
94 Música
A trilha sonora
espiritual do filme A Grande Beleza
96 Veja Recomenda
97 Os livros mais vendidos
98 Roberto Pompeu de Toledo
Biblioteca
Sumário de Revistas
Confira abaixo o sumário da última edição da Revista Valor Econômico ( nº12), que já se encontra disponível na Biblioteca para leitura. Escolha a matéria de sua predileção. Aguardamos sua visita!
SUMÁRIO
8 ÍNDICE DE
GRUPOS
10
CONJUNTURA
Hora de fazer a
lição de casa
18
ESTRATÉGIA
A ordem é passar
longe das dívidas
23 RANKING
DOS 200 MAIORES GRUPOS
COMÉRCIO
32 Ajustes
buscam mais eficiência e novos canais
35
Recuperação à vista
38 Destaques
do ranking
40
Organograma dos grupos
FINANÇAS
66
Capacidade de superar obstáculos
69 Azeitar a
operação
72 Destaques
do ranking
74
Organograma dos grupos
INDÚSTRIA
104
Perspectiva de adiar a retomada
107 Planos
diversificados
110 Destaques
do ranking
127
Organograma dos grupos
SERVIÇOS
230
Concessões ampliam os negócios
233 Agenda
de prioridades
236
Destaques do ranking
261
Organograma dos grupos
344 ÍNDICE
DE EMPRESAS
Biblioteca
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Transforme sua forma de buscar empregos em 2014!
A corrida para um novo emprego em 2014 promete ficar ainda mais difícil e, para destacar-se dos demais concorrentes serão necessárias novas estratégias. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para ajudar você a alinhar tática e objetivo na hora de procurar uma nova oportunidade.
1 - Mantenha seu currículo sempre atualizado.
É muito importante que seu resumo profissional contenha todas as suas informações profissionais relevantes. Desta forma, verifique sempre se seu CV contém todos os conhecimentos importantes para a vaga que está se candidatando e não se esqueça de acrescentar formações e dados atuais que podem ser interessantes para os recrutadores.
2 - Não seja apenas mais um candidato.
A busca de emprego é muito pessoal e específica, portanto, algumas estratégias bem sucedidas para alguns candidatos podem não ser as melhorer para você. Procure ressaltar suas preferências, experiências pessoais e seu objetivo de carreira para posicionar-se como um candidato único.
3 - A primeira impressão é importante SIM!
Grande parte dos recrutadores utilizam as redes sociais durante o processo seletivo, e esta ferramenta passou a ser o primeiro contato entre profissionais e empresas, por isso, tome cuidado com suas configurações de privacidade para não deixar exposta sua vida pessoal. Utilize sempre uma foto que represente sua imagem profissional e lembre-se: toda informação pública do seu perfil vai ser usada pelo recrutador para avaliar seu potencial.
4 - Esteja preparado para CONSEGUIR o emprego.
Isso mesmo, não vá para uma entrevista apenas para dar informações sobre seu perfil profissional e conhecer melhor a empresa. Esta ocasião é uma oportunidade única e você deve saber utilizá-la para alcançar o seu objetivo.
5 - Seja estratégico nas redes sociais.
Redes sociais é um campo vasto para quem está em busca de um emprego. Em primeiro lugar, descubra os perfis e por onde navegam os recrutadores e gerentes das empresas que você quer fazer parte. O twitter pode ser uma boa ferramenta para te ajudar nesta hora já que você pode interagir com pessoas e marcas através desta plataforma.
6 - Pratique o networking.
Encontre maneiras de ser a primeira pessoa que vem à mente de seus colegas quando recrutadores pedirem recomendações. Estas conexões têm o poder de abrir e fechar portas e podem ser uma excelente fonte de avaliações e feedbacks honestos sobre seu desempenho e reputação no trabalho.
7 - Seja Realista.
Seja honesto na hora de dizer o que você pode oferecer para um empregador. Candidatar-se para uma vaga desafiante e prestigiosa é tentador, mas tenha a certeza que você possui as competências necessárias para ser bem sucedido na vaga. Às vezes, podemos dar um tiro certo, mas prometer mais do que podemos dar pode ser um grande risco na sua estratégia.
1 - Mantenha seu currículo sempre atualizado.
É muito importante que seu resumo profissional contenha todas as suas informações profissionais relevantes. Desta forma, verifique sempre se seu CV contém todos os conhecimentos importantes para a vaga que está se candidatando e não se esqueça de acrescentar formações e dados atuais que podem ser interessantes para os recrutadores.
2 - Não seja apenas mais um candidato.
A busca de emprego é muito pessoal e específica, portanto, algumas estratégias bem sucedidas para alguns candidatos podem não ser as melhorer para você. Procure ressaltar suas preferências, experiências pessoais e seu objetivo de carreira para posicionar-se como um candidato único.
3 - A primeira impressão é importante SIM!
Grande parte dos recrutadores utilizam as redes sociais durante o processo seletivo, e esta ferramenta passou a ser o primeiro contato entre profissionais e empresas, por isso, tome cuidado com suas configurações de privacidade para não deixar exposta sua vida pessoal. Utilize sempre uma foto que represente sua imagem profissional e lembre-se: toda informação pública do seu perfil vai ser usada pelo recrutador para avaliar seu potencial.
4 - Esteja preparado para CONSEGUIR o emprego.
Isso mesmo, não vá para uma entrevista apenas para dar informações sobre seu perfil profissional e conhecer melhor a empresa. Esta ocasião é uma oportunidade única e você deve saber utilizá-la para alcançar o seu objetivo.
5 - Seja estratégico nas redes sociais.
Redes sociais é um campo vasto para quem está em busca de um emprego. Em primeiro lugar, descubra os perfis e por onde navegam os recrutadores e gerentes das empresas que você quer fazer parte. O twitter pode ser uma boa ferramenta para te ajudar nesta hora já que você pode interagir com pessoas e marcas através desta plataforma.
6 - Pratique o networking.
Encontre maneiras de ser a primeira pessoa que vem à mente de seus colegas quando recrutadores pedirem recomendações. Estas conexões têm o poder de abrir e fechar portas e podem ser uma excelente fonte de avaliações e feedbacks honestos sobre seu desempenho e reputação no trabalho.
7 - Seja Realista.
Seja honesto na hora de dizer o que você pode oferecer para um empregador. Candidatar-se para uma vaga desafiante e prestigiosa é tentador, mas tenha a certeza que você possui as competências necessárias para ser bem sucedido na vaga. Às vezes, podemos dar um tiro certo, mas prometer mais do que podemos dar pode ser um grande risco na sua estratégia.
Fonte: Infojobs
Conheça as atitudes necessárias em 2014 para aprimorar seu aprendizado
Se você deseja conquistar seus objetivos, manter um aprendizado constante pode ser a solução. Confira as atitudes necessárias para aprimorar essa característica
Ser curioso e estar atento ao observar situações faz com que você aprenda mais facilmente
Manter um desenvolvimento constante de nossas habilidades de aprendizado é essencial para diversas áreas da vida. Seja nos estudos ou no trabalho, a vontade de continuar a aprimorar conhecimentos pode fazer com que você conquiste seus objetivos e encontre o sucesso de maneira muito mais fácil. Para que você possa tornar essa situação possível, confira 5 atitudes para aprimorar seu aprendizado:
1. Ter foco
Ter foco ao estudar é essencial para garantir um aprendizado eficiente. Se você não dedica seu tempo aos estudos, não revisa as matérias vistas em aula no mesmo dia em que foram ensinadas e não faz atividades propostas, você não assimilará o conteúdo da maneira ideal. Por isso, se esforce e veja que os resultados de seu desempenho valerão a pena.
2. Observar atentamente
Ser curioso e estar atento ao observar situações faz com que você aprenda mais facilmente. Dessa maneira, você está sempre aberto a receber informações importantes, aprimorando seus conhecimentos cada vez mais.
3. Aprender com erros
Se você tem receio de errar, seu aprendizado pode ser prejudicado. Isso ocorre porque você evitará fazer perguntas sobre dúvidas e também porque não tentará novas experiências por medo de cometer enganos, fazendo com que você não aprenda. Por isso, lembre-se de que erros são oportunidades de obter mais conhecimento.
4. Não desistir
Quando uma situação complicada surgir, não desista. Faça o que for possível para encontrar uma solução. Ao planejar sobre o que poderia ser feito para resolver um problema, você estimula sua criatividade e aprimora sua capacidade de aprendizado.
5. Lembrar-se de que sempre é possível aprender mais
Pensar que você já sabe de tudo e que não precisa estudar ou escutar a opinião de outras pessoas sobre um determinado assunto fará com que seu conhecimento seja, na verdade, muito menor do que você imagina. Por isso, procure estar sempre aberto a novas informações para que seu aprendizado esteja em constante desenvolvimento.
Ser curioso e estar atento ao observar situações faz com que você aprenda mais facilmente
Manter um desenvolvimento constante de nossas habilidades de aprendizado é essencial para diversas áreas da vida. Seja nos estudos ou no trabalho, a vontade de continuar a aprimorar conhecimentos pode fazer com que você conquiste seus objetivos e encontre o sucesso de maneira muito mais fácil. Para que você possa tornar essa situação possível, confira 5 atitudes para aprimorar seu aprendizado:
1. Ter foco
Ter foco ao estudar é essencial para garantir um aprendizado eficiente. Se você não dedica seu tempo aos estudos, não revisa as matérias vistas em aula no mesmo dia em que foram ensinadas e não faz atividades propostas, você não assimilará o conteúdo da maneira ideal. Por isso, se esforce e veja que os resultados de seu desempenho valerão a pena.
2. Observar atentamente
Ser curioso e estar atento ao observar situações faz com que você aprenda mais facilmente. Dessa maneira, você está sempre aberto a receber informações importantes, aprimorando seus conhecimentos cada vez mais.
3. Aprender com erros
Se você tem receio de errar, seu aprendizado pode ser prejudicado. Isso ocorre porque você evitará fazer perguntas sobre dúvidas e também porque não tentará novas experiências por medo de cometer enganos, fazendo com que você não aprenda. Por isso, lembre-se de que erros são oportunidades de obter mais conhecimento.
4. Não desistir
Quando uma situação complicada surgir, não desista. Faça o que for possível para encontrar uma solução. Ao planejar sobre o que poderia ser feito para resolver um problema, você estimula sua criatividade e aprimora sua capacidade de aprendizado.
5. Lembrar-se de que sempre é possível aprender mais
Pensar que você já sabe de tudo e que não precisa estudar ou escutar a opinião de outras pessoas sobre um determinado assunto fará com que seu conhecimento seja, na verdade, muito menor do que você imagina. Por isso, procure estar sempre aberto a novas informações para que seu aprendizado esteja em constante desenvolvimento.
Fonte: Universia Brasil
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Sejam bem-vindos a 2014.1! Sucesso!
Prezados Alunos e Professores,
Desejamos aos calouros e aos veteranos um feliz 2014.1, que este período seja rico em novos conhecimentos para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
A Biblioteca pode contribuir para esse fim e está de portas abertas para recebê-los e atendê-los em suas necessidades de informação e pesquisa.
A leitura é essencial para a trajetória acadêmica. Compareça e usufrua do nosso espaço e acervo!
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Futuro do varejo está no foco
LOJAS FÍSICAS
13.01.2014
Novidades e tendências para o setor estão sendo apresentadas no Retail's Big Show, em Nova York, nesta semana
Nova York. Como as lojas físicas poderão prosperar no Século XXI? A pergunta, tema da principal sessão de ontem do Retail's Big Show, que acontece em Nova York, foi respondida com cases de mercado e levou à reflexão varejistas do mundo todo. Eles lotaram o North Hall do Jacob K. Javits Convention Center, neste domingo, 12. A sessão foi liderada por Rick Caruso, fundador e CEO da Caruso Affiliated, reconhecida mundialmente como um dos mais inovadores e bem-sucedidos desenvolvedores de complexos varejistas. Sua receita: o comprometimento com o senso de serviço à comunidade local, ou seja, oferecendo uma experiência de consumo ligada à cultura de cada lugar onde se insere.
Os presidentes da CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro, e da FCDL, Honório Pinheiro, estão nos EUA e falaram com o Diário do Nordeste
Fotos: Divulgação
Caruso considera que as lojas físicas, frente ao varejo on-line, possuem oportunidade de renascimento, com foco na criação do que chamou de uma "experiência de compra mágica". Conforme comenta o empresário, o consumidor quer se sentir bem no ambiente de consumo e assim, seguramente, compra mais. "O sucesso está na conexão do varejo com o seu público", ensina.
As principais lideranças lojistas cearenses estão atentas às novidades e tendências apresentadas no Retail's Big Show, com a participação de uma delegação com 34 pessoas. Os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Freitas Cordeiro, ao lado do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro, comentaram ao Diário do Nordeste
sobre o novo desenho de negócio nas lojas físicas.
Segundo Honório Pinheiro, "embora reconheça que no Ceara há uma vocação para o varejo por conta de uma série de fatores que contribuem, o que se trata aqui é da experiência de compra, que deve ser construída caso a caso. Nós precisamos não só ter vocação, mas muito mais do que isso construir o ambiente de consumo, ouvindo as pessoas", avalia. O que ficou provado nesse painel, disse, é que "os avanços tecnológicos são complementares. Vamos ter sempre a necessidade de contar com eles, mas adaptando à nossa realidade".
Ainda de acordo com Pinheiro, seja qual for a comunidade que surge, ela nasce junto a um pequeno comércio, que pode obter êxito caso se adapte à sua cultura, aos modos com os quais os clientes da comunidade vivenciam e precisam ser atendidos. "Então o que está presente é a chamada psicologia do consumidor", assinala.
O presidente da FCDL considera também que a experiência mostrada por varejistas dos EUA, na manhã de ontem, detém lições fáceis de serem colocadas em prática na realidade cearense. "Quem está adotando essa estratégia, com foco no ambiente de negócio, tem se dado bem em Fortaleza", ilustra. Agora, aponta Pinheiro, a expectativa é de repassar a experiência adquirida no Retail's Big Show aos demais lojistas no Estado. "No Cenários de Varejo – que acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro – vamos levar as informações para oportunizar o conhecimento aos que não estiveram aqui. Nosso papel é de agente catalizador das boas práticas". Ele conclui que o varejo é global. Os canais de venda vão se complementando com o surgimento das tecnologias como vetor de venda, as coisas vão se modificando e se complementando".
Rick Caruso, da Caruso Affiliated, foi o palestrante da principal sessão de ontem, no evento que acontece no North Hall do Jacob K. Javits Convention Center
Chave é o relacionamento
Para Roque Pelizzaro, da CNDL, pode-se dizer que o varejo físico tem um espaço assegurado no futuro do comércio. Entretanto, ele vai ter que se redesenhar e voltar à origem do varejo. "Resumindo isso tudo em uma palavra ela é: relacionamento", diz. Para ele, "a loja física vai ter que usar a tecnologia para melhorar o relacionamento com o seu cliente. O que aconteceu ao longo do tempo foi que o varejo foi crescendo, se distanciando e se desarmonizando com a sua clientela. E o varejo físico que vai permanecer no século XXI é o focado no relacionamento, no contato, num trânsito de informações em duas vias", diagnostica Pelizzaro. Ele entende ainda que o conceito de lojas muito grandes está morrendo. "Surgem lojas menores, mais focadas na comunidade onde estão e com um portfólio adequado àquele ambiente", conclui.
Desempenho do setor e Copa
Ao fazer um balanço do ano passado e projetar o atual, Roque Pelizzaro afirma que 2013 não foi um ano ruim para o setor. "É que estávamos acostumados a um crescimento muito acima do que se viu. O Brasil está sob um novo patamar de resultado. Não existe nenhum cenário futuro que possa projetar uma expansão como tivemos em 2010, 2011. Nós teremos neste ano um cenário muito parecido com o de 2013, com expansão prevista de 4,5%”, avaliou.
A preocupação, segundo revelou, é com a situação do comércio nas cidades sedes da Copa – caso de Fortaleza. Para o líder lojista o setor pode passar pelo percalço de lojas fechadas nos feriados de dias de jogos. "É uma anomalia que vai trazer um prejuízo enorme para essas economias, que são as 12 principais cidades brasileiras", dispara.
Segundo ele, foi iniciado um diálogo no fim do ano, no sentido de tentar reverter isso, que deve ser retomado agora. "Oficiamos ao Ministério dos Esportes e "à Secretaria Nacional da Copa para que revejam essa posição. O turista quer o comércio aberto", afirma. Atualmente, acrescenta não há ainda nenhuma sinalização de resultado". De acordo com Honório Pinheiro, da FCDL, conversas com o governo estadual e a Prefeitura de Fortaleza também foram iniciadas.
Regina Carvalho
Editora de Economia