Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

As 10 carreiras dos sonhos das crianças

CARREIRA12/10/2016 14:00


Executivo mirim: 4 em cada 5 crianças imaginam banqueiros como homens e enfermeiras como mulheres



São Paulo — A empresa de recrutamento Michael Page decidiu fazer uma pergunta clássica a 100 crianças com idade entre 7 e 11 anos: “O que você quer ser quando crescer?”.

A resposta não chegou a surpreender: a profissão mais citada pelas meninas foi a de professora, enquanto a carreira mais popular entre os meninos foi a de jogador de futebol. 

Para Oliver Watson, diretor executivo da empresa no Reino Unido, país onde foi feita a pesquisa, os resultados mostram que os estereótipos de gênero permanecem muito vivos no imaginário infantil. 

“As meninas mostraram um foco em profissões mais colaborativas, como educação, enfermagem e veterinária, e também no entretenimento, como música e arte”, diz o especialista.

Já os meninos aspiram a profissões ligadas ao esporte, como jogadores de futebol, pilotos e jogadores de rugby, além de carreiras em que eles podem exercer autoridade na sociedade, como bombeiros e policiais, completa ele.

Veja o quadro com as 10 profissões dos sonhos das crianças, segundo o estudo:


Com base em desenhos feitos pelos entrevistados, o estudo ainda mostrou que quatro em cada cinco crianças imaginam banqueiros como homens e enfermeiras como mulheres. Além disso, a área de construção civil é associada ao gênero masculino por 88%, enquanto o direito é associado ao gênero feminino por 65%.

“Os desenhos podem parecer uma maneira bastante inocente e ilustrativa de examinar o tema da diversidade na infância, mas temos que pensar por que as crianças ainda estão associando certas funções a gêneros específicos”, diz Watson. “É fundamental incentivarmos desde já a diversidade e a inclusão na escola e no mundo do trabalho".


Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...